Autor Tópico: Certezas  (Lida 7808 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Certezas
« Resposta #25 Online: 03 de Abril de 2007, 22:23:09 »
Oi Lela…""Alguém concordou comigo!""
Eu tb concordo com vc…até pq nossos conceitos sobre TUDO são apenas humanos e existe dentro dessa vastidão  universal e em expansão, algo  que nem de longe  ainda podemos   ter noção sequer…está ainda tudo muito longe de um conceito real , mesmo o explicado  na fisica , astrofisica e astronomia e claro um pouco e levemente  encaminhado na fisica quântica…mas  nem por isso somos obrigados a concordar  com o  que nos é imposto  como verdades absolutas ou não.
Mais importante que  crer é vc experenciar  as verdades .Pois  aí sim , ninguém  e digo ninguém mesmo poderá testificar ao contrario…Quando vc diz tenho fé…ou creio …infalivelmente será cobrado uma prova para  que vc assim prosiga…e se não tendo  como provar,  acaba  por sentir-se  frustrada…então  o necessario a tal  afirmação  pessoal , que seja …eu experenciei, eu sinto…e pra mim  é um fato…ou não experenciei , não sinto …esse grau de convicção é algo  maior  que as ditas verdades abusolutas  ou a negação das mesmas. E não deixe nunca ninguém dizer  que vc  não pode  deixar de crer em algo. Vc é livre  . Não faça media com seu professor , mas aprenda a ponderar as suas certezas.Se vc não sente a presença de  Deus em sua vida, pois so isso lhe daria tal certeza de Sua existência , não será ele , seu professor  ou qualquer outra pessoa  , que a sentirá por vc.
Beijo no seu coração Lala.

Me desculpe Artemis de estar me opondo as suas afirmações, mas o respeito que consideramos dentro do ceticismo é a possibilidade de crítica através da duvida, para melhor analizar afirmações e suposições.

Então vamos lá…

Quando falam em sentir deus, vejo como associação a aspectos positivos tanto "materiais" (saúde, trabalho, finanças, ect), quanto "espirituais" (sentimento numinoso ou sagrado, relações amorosas e em geral, etc) sendo a expressão "sentir deus" como situações que não são necessariamente relacionadas a idéia de deus, mas sim creditadas a ele.

Seria nesse sentido que "sente" deus? Através das "bençãos" que recebe (material e espiritual)?   
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #26 Online: 03 de Abril de 2007, 22:33:00 »
:sleepy: Aula de religião:

Mariella, nós não podemos duvidar NUNCA da existência de Deus, você quer uma certeza? Então tenha certeza que Deus existe e que ele criou o mundo.

:'( :'( :'(

Afirmação tosca essa…

Oi Luiz ! tudo bem ? Não leve a mal , mas  " tosco " foi seu comentário . Ora e desde quando as certezas de alguém tem que passar pelo crivo de  A ou B…seja rasoável …vc pegou ´pesado…rs
Beijos fraternos .

Não acho, não acho mesmo, Artemis.

Essa história de "não podemos nunca duvidar" é mesmo tosca.  Por que eu deveria dizer que não é, ou mesmo me isentar de denunciar essa inadequação grosseira?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

blue pill

• Visitante
« Resposta #27 Online: 03 de Abril de 2007, 22:45:36 »
Cara, me ajudem a desamarrar esse nó, se for possível.

-Não existe certeza
 -Se não existe a certeza de não existir certeza, então existe certeza.

Existe ou não existe certeza ?

blue pill

• Visitante
« Resposta #28 Online: 03 de Abril de 2007, 22:51:41 »
edit:

O fato de não precisarmos dessa sentença paradoxal para continuar a raciocínar, tem nome ?

A priori, parece que precisamos fixar alguns fundamentos filosóficos para conseguir desenvolver um raciocínio não é mesmo ?

E sem fixar com concréto um fundamento filosófico, isso não implica nele ser necessariamente refutavel ?
« Última modificação: 03 de Abril de 2007, 22:59:59 por Blue Pill »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #29 Online: 03 de Abril de 2007, 23:05:50 »
Paradoxos são só paradoxos.  Não é preciso se deixar deter por eles.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #30 Online: 03 de Abril de 2007, 23:27:44 »

:o Beijo pra quem?

-Não existe certeza

:hihi: Vamos tentar:

Na forma mais simplificada possível: podemos acreditar que não existem certezas, mas não temos certeza da existencia de certezas.

Entre achar e ter certeza, há uma GRANDE diferença.

blue pill

• Visitante
« Resposta #31 Online: 03 de Abril de 2007, 23:48:15 »

:o Beijo pra quem?

-Não existe certeza

:hihi: Vamos tentar:

Na forma mais simplificada possível: podemos acreditar que não existem certezas, mas não temos certeza da existencia de certezas.

Entre achar e ter certeza, há uma GRANDE diferença.

Ah é.. tem a opinião no meio do caminho...

Quer dizer, o mundo inteiro é só opiniões...

Todas as mentes humanas tem apenas opiniões...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #32 Online: 03 de Abril de 2007, 23:53:12 »
Paradoxos são só paradoxos.  Não é preciso se deixar deter por eles.
E como podem ser criados paradoxos com a linguagem é impressionante!
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Raphael

• Visitante
« Resposta #33 Online: 04 de Abril de 2007, 01:17:57 »
Não é posssível ter certeza da falta de certezas pois a certeza da incerteza não é incerteza da incerteza da certeza mas uma certeza de que o incerteza é o certo da incerteza da certeza que é incerta diante da certeza da incerteza de certezas incertas.

Entendeu?  :hihi:

Cara, que coisa foda, vou tomar nota. :lol:

Raphael

• Visitante
« Resposta #34 Online: 04 de Abril de 2007, 01:26:10 »
Sobre o assunto do tópico. Muita ladainha pra um assunto simples.

Nossas percepções de verdade são limitadas a cada indivíduo, um indivíduo surdo por exemplo nunca terá certeza sobre a existência de sons ou não, ele é surdo, nunca escutou som, sabe que existe pois sente as vibrações, por isso, sabe, de alguma forma da existência de sons. Beethoven era surdo e compos maravilhas pra música.

Mas aí é que mora o perigo, se formos pro espaço cideral, não há circulação de ar, portanto, o som não se propaga, com isso, podemos dizer que um som existe ou não existe?, ora, de acordo com nossas percepções existe sim, mas isso é estreitamente limitante.

Certezas existem de acordo com nossas percepções de verade, e isso se limita a nada mais nada menos do que nossas capacidades específicas de perceber a verdade, não é tão complicado assim.

Abraços.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #35 Online: 04 de Abril de 2007, 04:39:34 »

-Não existe certeza

Humpf, pra que tanto alvoroço por um paradoxo?

Qualquer um que já viveu por mais de um dia sabe que podemos nos enganar. Logo sabemos que temos nossos sentidos limitados. Logo sabemos que não podemos ter certeza sobre o que nossos sentidos captam. A única coisa que podemos ter certeza é de conceitos lógicos (Deus não é onipotente se descansou no sétimo dia e vice-versa - isso é uma certeza).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #36 Online: 04 de Abril de 2007, 09:19:14 »
A única coisa que podemos ter certeza é de conceitos lógicos

:lol:

Foxes, você nunca estudou Lógica Formal ou Teoria dos Números, né?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #37 Online: 04 de Abril de 2007, 09:24:11 »

-Não existe certeza

edit:

O fato de não precisarmos dessa sentença paradoxal para continuar a raciocínar, tem nome ?

A priori, parece que precisamos fixar alguns fundamentos filosóficos para conseguir desenvolver um raciocínio não é mesmo ?

E sem fixar com concréto um fundamento filosófico, isso não implica nele ser necessariamente refutavel ?

Blue Pill, eu lhe apresento o conceito de Strange Loops

Divirta-se :-)

E eu fortemente recomendo, mais do que antes, que você procure ler algo do Douglas Hofstadter!

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #38 Online: 04 de Abril de 2007, 10:44:04 »

-Não existe certeza

Menino... :o não fuma mais hoje... :?
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #39 Online: 04 de Abril de 2007, 10:44:34 »
Sobre o assunto do tópico. Muita ladainha pra um assunto simples.

Nossas percepções de verdade são limitadas a cada indivíduo, um indivíduo surdo por exemplo nunca terá certeza sobre a existência de sons ou não, ele é surdo, nunca escutou som, sabe que existe pois sente as vibrações, por isso, sabe, de alguma forma da existência de sons. Beethoven era surdo e compos maravilhas pra música.

Mas aí é que mora o perigo, se formos pro espaço cideral, não há circulação de ar, portanto, o som não se propaga, com isso, podemos dizer que um som existe ou não existe?, ora, de acordo com nossas percepções existe sim, mas isso é estreitamente limitante.

Certezas existem de acordo com nossas percepções de verade, e isso se limita a nada mais nada menos do que nossas capacidades específicas de perceber a verdade, não é tão complicado assim.

Abraços.

:ok: Yes!
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Raphael

• Visitante
« Resposta #40 Online: 04 de Abril de 2007, 10:45:07 »

-Não existe certeza

Menino… :o não fuma mais hoje… :?

:lol:

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #41 Online: 04 de Abril de 2007, 15:46:12 »
citação de  Adriano ( em verde )

Me desculpe Artemis de estar me opondo as suas afirmações, mas o respeito que consideramos dentro do ceticismo é a possibilidade de crítica através da duvida, para melhor analizar afirmações e suposições.

Creio haver entendido a sua  duscordãncia.Claro que as pessoas podem discoradar do quizerem...mas no entento   vc ou quelquer outra pessoa pode afirmar  algo com toda a convicção sem  no entanto ser   ridicularizado ou mesmo obrigado a  voltar atrás às mesmas.E de certo, o direito de duvidar  é invicto.Daí minha afirmação  que nada pode ser considerado como verdade absoluta.

Então vamos lá…

Quando falam em sentir deus, vejo como associação a aspectos positivos tanto "materiais" (saúde, trabalho, finanças, ect), quanto "espirituais" (sentimento numinoso ou sagrado, relações amorosas e em geral, etc) sendo a expressão "sentir deus" como situações que não são necessariamente relacionadas a idéia de deus, mas sim creditadas a ele.

Sendo esse seu ponto de vista,  cabe a mim respeitar , mas  sobretudo enfatizar  o que sinto e percebo em minhas pronfundas experiências com o infinito amor D’Aquele a quem chamo  Deus e Pai.

Seria nesse sentido que "sente" deus? Através das "bençãos" que recebe (material e espiritual)?

Foi de certo muito bom vc  fazer-me essa pergunta. Não  Adriano. Para mim as bênçãos e Deus se acentuam sobre tudo  na minha  capacidade de dar e receber amor, de estar sempre e sintonia  com meu próximo sem que  as divergências ou os preconceitos terrenos  nos abata os sentimentos  de respeito .Nunca  pensei em Deus  como Alguém capaz de dar-me coisas  ou tirá-las de mim...Ele já me deu a vida que a Ele credito e por isso  sou grata. E quando vc fala na   capacidade espiritual, esta  é uma conquista mediante a realidade que vivemos ...a medida que no doamos mais, nos abrimos tb a receber um maior entendimento , mas não vejo isso  como uma benção própriamete dita, e sim  como algo que em sintonia com a benção da vida pode se estender e desenvolver de forma apreciável  como  um dom ‘natural’  do ser humano.
Agora mais objetivamente  respondendo a sua pergunta(Seria nesse sentido que "sente" deus? ), as minhas experiências  com Deus são frutos de minha íntima capacidade de conexão com Ele...E  quando digo ‘sinto’...é sinto mesmo ...ssim como sentiria sua presença ao meu lado se você aqui etivesse... Mas de maneira única por tratar e traduzir em mim  algo marcante e singular como só ELE  conseguiria.

Beijos fraternos Adrino.

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #42 Online: 04 de Abril de 2007, 16:01:51 »
:sleepy: Aula de religião:

Mariella, nós não podemos duvidar NUNCA da existência de Deus, você quer uma certeza? Então tenha certeza que Deus existe e que ele criou o mundo.

:'( :'( :'(

Afirmação tosca essa…

Oi Luiz ! tudo bem ? Não leve a mal , mas  " tosco " foi seu comentário . Ora e desde quando as certezas de alguém tem que passar pelo crivo de  A ou B…seja rasoável …vc pegou ´pesado…rs
Beijos fraternos .

Não acho, não acho mesmo, Artemis.

Essa história de "não podemos nunca duvidar" é mesmo tosca.  Por que eu deveria dizer que não é, ou mesmo me isentar de denunciar essa inadequação grosseira?

Oi Luiz...bem se vc houvesse lido o que postei para a Lala saberia que eu disse  a ela que  é dela o direito de questionar  e crer ou deixar de crer livremente sobre o tema  que for.
O que  pretendi dizer a vc é  que o seu comentário a afirmação do professor denotou certa  grosseria . O 'tosco'...não é nem digno de vc a quem já venho lendo algumas semanas.O direito de   discordar é tanto seu quanto o dele das afirmações de ambos, sem que para isso seja implícito o desrespeito do pessamento em contrário através de certos termos depreciativos.
Abraços fraternos.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #43 Online: 04 de Abril de 2007, 16:04:05 »

Beijo pra quem?
Ora Lala..rs..pra vc ! (  Não entendi sua pergunta...)
(Nelson Mandela)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #44 Online: 04 de Abril de 2007, 18:12:20 »

Beijo pra quem?
Ora Lala…rs…pra vc ! (  Não entendi sua pergunta…)

:sleepy: Olha qual é o meu nick...

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #45 Online: 04 de Abril de 2007, 18:25:10 »

Beijo pra quem?
Ora Lala…rs…pra vc ! (  Não entendi sua pergunta…)

:sleepy: Olha qual é o meu nick…

Vixi…rs…deixe eu colocar a culpa nos óculos , falou?…rs…
Beijão Lela !

(Nelson Mandela)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #46 Online: 04 de Abril de 2007, 19:17:40 »
Lamento que você tenha uma compreensão tão precária das minhas atitudes, Artemis.

Raphael

• Visitante
« Resposta #47 Online: 04 de Abril de 2007, 23:12:14 »
Lamento que você tenha uma compreensão tão precária das minhas atitudes, Artemis.

Isso é ruim pra você?

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #48 Online: 05 de Abril de 2007, 00:12:26 »
Ah Luis tb não é assim …gosto  das coisas  que vc escreve , so que as vezes vc exagera um pouquinho  no ceticismo…rs…mas no geral …gosto sim…
beijos carinhosos a ti !
« Última modificação: 05 de Abril de 2007, 00:15:36 por Artemis »
(Nelson Mandela)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #49 Online: 05 de Abril de 2007, 02:23:39 »

Isso é ruim pra você?

Para mim, um pouco, sim.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!