Autor Tópico: Certezas  (Lida 7809 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Certezas
« Resposta #50 Online: 05 de Abril de 2007, 02:25:00 »
Ah Luis tb não é assim …gosto  das coisas  que vc escreve , so que as vezes vc exagera um pouquinho  no ceticismo…rs…mas no geral …gosto sim…
beijos carinhosos a ti !

Uma dica, Artemis: se vai me criticar, procure explicar o motivo.  Alegações tão vagas não tem utilidade, só servem para ser ignoradas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #51 Online: 05 de Abril de 2007, 02:39:07 »
Que mal humor Dantas....

Ela não quis criticar por criticar, e outra, porque ruim?, estamos sujeitos à críticas, não?

Danieli

• Visitante
« Resposta #52 Online: 05 de Abril de 2007, 02:45:46 »
Acho que entendo o Dantas.

Mas acho que sei lá, se for pra criticar que se tenha no _mínimo_ embasamento para o que se está falando senão deixa prá lá senão se passa vergonha.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #53 Online: 05 de Abril de 2007, 02:47:52 »
Que mal humor Dantas…

Ela não quis criticar por criticar, e outra, porque ruim?, estamos sujeitos à críticas, não?

Não quis?  Para mim parece que foi exatamente o que ela fez.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #54 Online: 05 de Abril de 2007, 03:08:28 »
Bem, esquece, não vou meter o meu bedelho onde não sou chamado, vou me limitar somente a entender que não estamos sujeitos a não sermos criticados.

Abraços pra ti.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #55 Online: 05 de Abril de 2007, 07:59:32 »
citação de  Adriano ( em verde )

Quando falam em sentir deus, vejo como associação a aspectos positivos tanto "materiais" (saúde, trabalho, finanças, ect), quanto "espirituais" (sentimento numinoso ou sagrado, relações amorosas e em geral, etc) sendo a expressão "sentir deus" como situações que não são necessariamente relacionadas a idéia de deus, mas sim creditadas a ele.

Sendo esse seu ponto de vista,  cabe a mim respeitar , mas  sobretudo enfatizar  o que sinto e percebo em minhas pronfundas experiências com o infinito amor D’Aquele a quem chamo  Deus e Pai.
Além da maneira simbólica e "exagerada" de falar de deus (profundas experiências, infinito amor, Deus e Pai), me ressalta a relação que faz com amor, e é nesse ponto no qual acredito que as pessoas enraizam a fé, pois relacionam a idéia de deus a amor e portanto a sua ausência seria ausência de amor. 

Seria nesse sentido que "sente" deus? Através das "bençãos" que recebe (material e espiritual)?

Foi de certo muito bom vc  fazer-me essa pergunta. Não  Adriano. Para mim as bênçãos e Deus se acentuam sobre tudo  na minha  capacidade de dar e receber amor, de estar sempre e sintonia  com meu próximo sem que  as divergências ou os preconceitos terrenos  nos abata os sentimentos  de respeito .
Vejo divergência e preconceito nas atitudes dos religiosos e espiritualistas que se consireram superiores devido a sua crença e aos seus sentimentos de fé. A filosofia e a ciência são "terrenas" e nos proporcionam conhecimentos para embasamento moral e ético. Entendo o uso da palavra amor de maneira a associar as questões éticas, como você cita sobre a relação com o próximo.

Nunca  pensei em Deus  como Alguém capaz de dar-me coisas  ou tirá-las de mim…Ele já me deu a vida que a Ele credito e por isso  sou grata. E quando vc fala na   capacidade espiritual, esta  é uma conquista mediante a realidade que vivemos …a medida que no doamos mais, nos abrimos tb a receber um maior entendimento , mas não vejo isso  como uma benção própriamete dita, e sim  como algo que em sintonia com a benção da vida pode se estender e desenvolver de forma apreciável  como  um dom ‘natural’  do ser humano.
Agora mais objetivamente  respondendo a sua pergunta(Seria nesse sentido que "sente" deus? ), as minhas experiências  com Deus são frutos de minha íntima capacidade de conexão com Ele…E  quando digo ‘sinto’…é sinto mesmo …ssim como sentiria sua presença ao meu lado se você aqui etivesse… Mas de maneira única por tratar e traduzir em mim  algo marcante e singular como só ELE  conseguiria.
Em ciências da religião tem o termo numinôso, também podendo ser relacionado ao sagrado, pois é um sentimento especificamente religioso, penso ser mais ou menos isso o que se refere.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #56 Online: 05 de Abril de 2007, 12:20:59 »
Que mal humor Dantas…

Não quis?  Para mim parece que foi exatamente o que ela fez.

Não, não foi...mas já esclarecemos isso!
Beijos  Luis.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #57 Online: 05 de Abril de 2007, 12:39:20 »
Além da maneira simbólica e "exagerada" de falar de deus (profundas experiências, infinito amor, Deus e Pai), me ressalta a relação que faz com amor, e é nesse ponto no qual acredito que as pessoas enraizam a fé, pois relacionam a idéia de deus a amor e portanto a sua ausência seria ausência de amor.  ( citação de Adriano )

Nunca vc ou qualquer pessoa que seja, irá  encontrar   uma alusão de minha parte a ideia  de  Deus e amor  e a falta dessa ideia ,como falta de amor. Aqui mesmo já citei alguns comentários   sobre ateus  amigos , ou os notórios  que admiro.Inclusive dizendo  descordar de certas pessoas que assim julgam este ou aquele ser humano, sendo passivel de sentimentos  e lógica  moral , pq não possui crença. Não somente condeno , como deploro tais fatos e atitudes.

Vejo divergência e preconceito nas atitudes dos religiosos e espiritualistas que se consireram superiores devido a sua crença e aos seus sentimentos de fé. A filosofia e a ciência são "terrenas" e nos proporcionam conhecimentos para embasamento moral e ético. Entendo o uso da palavra amor de maneira a associar as questões éticas, como você cita sobre a relação com o próximo. ( citação de Adriano )

pois é tb vejo muito preconceito em muitas atitudes de religiosos , em verios seguimentos ...o que é lamentável .A eles  que se dizem  algo de 'modelo' para com as pessoas...pois o amor já foi por agua a baixo no primeiro gesto de  repulsa e habitrariaedade  às ideias  em contrario .

Abraços  e beijos fraternos  Adriano.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!