Além da maneira simbólica e "exagerada" de falar de deus (profundas experiências, infinito amor, Deus e Pai), me ressalta a relação que faz com amor, e é nesse ponto no qual acredito que as pessoas enraizam a fé, pois relacionam a idéia de deus a amor e portanto a sua ausência seria ausência de amor. ( citação de Adriano )
Nunca vc ou qualquer pessoa que seja, irá encontrar uma alusão de minha parte a ideia de Deus e amor e a falta dessa ideia ,como falta de amor. Aqui mesmo já citei alguns comentários sobre ateus amigos , ou os notórios que admiro.Inclusive dizendo descordar de certas pessoas que assim julgam este ou aquele ser humano, sendo passivel de sentimentos e lógica moral , pq não possui crença. Não somente condeno , como deploro tais fatos e atitudes.
Vejo divergência e preconceito nas atitudes dos religiosos e espiritualistas que se consireram superiores devido a sua crença e aos seus sentimentos de fé. A filosofia e a ciência são "terrenas" e nos proporcionam conhecimentos para embasamento moral e ético. Entendo o uso da palavra amor de maneira a associar as questões éticas, como você cita sobre a relação com o próximo. ( citação de Adriano )
pois é tb vejo muito preconceito em muitas atitudes de religiosos , em verios seguimentos ...o que é lamentável .A eles que se dizem algo de 'modelo' para com as pessoas...pois o amor já foi por agua a baixo no primeiro gesto de repulsa e habitrariaedade às ideias em contrario .
Abraços e beijos fraternos Adriano.