Autor Tópico: Durante fuga, empresária atropela 6 e mata 2 em SP  (Lida 4826 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Durante fuga, empresária atropela 6 e mata 2 em SP
« Resposta #25 Online: 05 de Abril de 2007, 15:15:16 »
Não vejo boa-fé, Amon, mas também não vejo equilíbrio mental.

Claro que não deixa de ser homicídio doloso por isso!

Aliás, você não acha que ela optar por correr o risco de matar gente e ser punida só para não pagar os custos de uma batida sem vítimas em um fusca é em si um sinal de problemas emocionais?

Pode até ser, mas não acredito que seja algo a ponto de torná-la inimputável (não punível)... Lembrando que caso a pessoa seja considerada inimputável, é aplicado Medida de Segurança (internação ambulatorial etc) e não uma pena privativa de liberdade.

Claro que é precipitado afirmar isso, só uma perícia médica para confirmar algo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #26 Online: 05 de Abril de 2007, 15:16:18 »
Não é dificil par aninguém imaginar que sair dirigindo na contramão correndo (estava em fuga) significa a grnade possibilidade de causar acidentes, seja batendo de frente com os carros que vem na via, seja atropelando alguém. É uma informação de conhecimento comum. Logo ela assumiu o risco sim, é homicídio doloso. Com tantos crimes e condutas diferentes, é concurso material (somam-se as penas de cada crime), a pena dela irá nas alturas…

Nops... só pela reportagem, vemos que não foi bem assim...

que manobrava para estacionar, na Major Prado. Depois da colisão, ela saiu em alta velocidade e entrou na contramão na rua Riachuelo, onde atropelou o grupo.

O que eu tô chutando (mero achismo) que influiu no fato de estar sendo considerado homícidio culposo, por crime de trânsito é a possibilidade de ela ter entrado em alta velocidade na rua Riachuelo e ter dado de cara com as pessoas, próximas à esquina, não tendo sido capaz de desviar.

Minha opinião é a de que ela não pode ter considerado a possibilidade de matar essas pessoas pois ainda não havia tomado conhecimento da existência delas na via.

Mas como eu disse, o fato de estar sendo considerado culposo não é meramente um ato de bondade do delegado, por isso considero válida essa alternativa...  :?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 05 de Abril de 2007, 15:31:29 »
Não é dificil par aninguém imaginar que sair dirigindo na contramão correndo (estava em fuga) significa a grnade possibilidade de causar acidentes, seja batendo de frente com os carros que vem na via, seja atropelando alguém. É uma informação de conhecimento comum. Logo ela assumiu o risco sim, é homicídio doloso. Com tantos crimes e condutas diferentes, é concurso material (somam-se as penas de cada crime), a pena dela irá nas alturas…

Nops… só pela reportagem, vemos que não foi bem assim…

que manobrava para estacionar, na Major Prado. Depois da colisão, ela saiu em alta velocidade e entrou na contramão na rua Riachuelo, onde atropelou o grupo.

O que eu tô chutando (mero achismo) que influiu no fato de estar sendo considerado homícidio culposo, por crime de trânsito é a possibilidade de ela ter entrado em alta velocidade na rua Riachuelo e ter dado de cara com as pessoas, próximas à esquina, não tendo sido capaz de desviar.

Minha opinião é a de que ela não pode ter considerado a possibilidade de matar essas pessoas pois ainda não havia tomado conhecimento da existência delas na via.

Mas como eu disse, o fato de estar sendo considerado culposo não é meramente um ato de bondade do delegado, por isso considero válida essa alternativa…  :?

Ela não tinha conhecimento da existência de pedestres??? Até na minha cidade que é pequena, quase toda rua é lotada de pedestres. Se ela não sabia deveria saber, por que é de conhecimento comum, por isso dolo eventual.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #28 Online: 05 de Abril de 2007, 15:48:15 »
Ela não tinha conhecimento da existência de pedestres??? Até na minha cidade que é pequena, quase toda rua é lotada de pedestres. Se ela não sabia deveria saber, por que é de conhecimento comum, por isso dolo eventual.

Tô dizendo que ela não tinha conhecimento prévio de que AQUELAS pessoas estavam ali. Ela não considerou a hipótese de matar ninguém, pois não sabia que tinha ninguém ali e o carro não foi usado como arma, pois matar não era o objetivo dela...

Claro, hipóteses baseadas na notícia e no fato do crime ter sido considerado culposo...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 05 de Abril de 2007, 15:54:47 »

Tô dizendo que ela não tinha conhecimento prévio de que AQUELAS pessoas estavam ali. Ela não considerou a hipótese de matar ninguém, pois não sabia que tinha ninguém ali e o carro não foi usado como arma, pois matar não era o objetivo dela…

Claro, hipóteses baseadas na notícia e no fato do crime ter sido considerado culposo…

Você é muito bonzinho :quase-anjo:! Deve ser aqueles garantistas e abolicionistas xaropes que ficam citando aqueles caras da Espanha...

:harhar: pra você!

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #30 Online: 05 de Abril de 2007, 16:03:20 »
Você é muito bonzinho :quase-anjo:! Deve ser aqueles garantistas e abolicionistas xaropes que ficam citando aqueles caras da Espanha…

E você, se por acaso virar promotor, vai ser daqueles que colocam caras como eu no banco dos réus e dizem: "Esse aqui, senhores jurados, é um bandido de farda... não um policial... ele utiliza do poder discricionário dado a ele pelo Estado para cometer seus crimes e abusos..." num caso onde um morador de uma área de risco, que passeava tranquilamente com a sub 9mm dele acidentalmente metralhou 2 viaturas e tomou 2 tiros por isso, quando era necessário somente 1... ¬¬

Mas sem problema... o mundo gira...  :twisted:

:histeria:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 05 de Abril de 2007, 16:09:07 »
Você é muito bonzinho :quase-anjo:! Deve ser aqueles garantistas e abolicionistas xaropes que ficam citando aqueles caras da Espanha…

E você, se por acaso virar promotor, vai ser daqueles que colocam caras como eu no banco dos réus e dizem: "Esse aqui, senhores jurados, é um bandido de farda… não um policial… ele utiliza do poder discricionário dado a ele pelo Estado para cometer seus crimes e abusos…" num caso onde um morador de uma área de risco, que passeava tranquilamente com a sub 9mm dele acidentalmente metralhou 2 viaturas e tomou 2 tiros por isso, quando era necessário somente 1… ¬¬

Esqueceu do vagabundo, safado e pilantra...  :twisted:

Brincadeira...mas que você é muito bonzinho isso é  :D

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 05 de Abril de 2007, 16:29:56 »
Mas e o assunto da hipocrisia /dois pesos e duas medidas, não vai rolar? Por que todos são razoavelmente condescendentes com ela, e estão fulos da vida com Fernandinho Beira Mar e com os pobres garotos que foram forçados pela sociedade a fazer o que fizeram com o burguesinho arrogante João Hélio?

Por que trabalham com a hipótese de acidente, em vez de frenesi assassino? Apenas por ser burguesa, igual aquela Ulzefer? E que fim teve aquela, afinal? Ninguém sabe, ninguém viu. Mas no fundo todos burgueses/pessoas que ganham razoavelmente bem para não seerm consideradas gente/povo, aprovam o que elas fizeram. Ah, disso eu sei.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #33 Online: 05 de Abril de 2007, 16:37:19 »
Mas e o assunto da hipocrisia /dois pesos e duas medidas, não vai rolar? Por que todos são razoavelmente condescendentes com ela, e estão fulos da vida com Fernandinho Beira Mar e com os pobres garotos que foram forçados pela sociedade a fazer o que fizeram com o burguesinho arrogante João Hélio?

Forçados pela sociedade? Está sendo irônico ou acredita mesmo nisso?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 05 de Abril de 2007, 16:41:16 »

Forçados pela sociedade? Está sendo irônico ou acredita mesmo nisso?

::)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #35 Online: 05 de Abril de 2007, 17:50:42 »
Você realmente é bonzinho demais, DiegoJaf... um motorista que anda na contramão a alta velocidade tem a obrigação não só de supor a existência de pedestres no seu caminho, como também de estar treinado para procurar por eles antes de conduzir o veículo.

Buckaroo, salvo engano meu o que acontece é que REALMENTE há dois pesos e duas medidas.  Culturalmente esperamos que quem não tem dinheiro ou comete crimes à mão armada seja "mal-intencionado" e quem tem dinheiro seja "boa gente".

Sim, é um preconceito tolo.  É isso que você queria ouvir?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 05 de Abril de 2007, 18:02:35 »
Está dizendo que se esses mesmos exatos crimes tivessem sido cometidos por uma mulher bem pobre, e não por uma empresária, diferindo apenas em ter amassado um BMW com um carro popular (com as mesmas duas mortes na tentativa de fuga), ela teria tido uma pena bem maior e haveriam manifestações popular-burguesas a favor de pena de morte?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #37 Online: 05 de Abril de 2007, 18:04:44 »
Não chego a tanto necessariamente, mas acho que nos aproximaríamos desse cenário, sim.  No mínimo não haveria tanta vontade de encontrar uma explicação ou atenuantes para o que ela fez.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 05 de Abril de 2007, 18:11:34 »
E se a notícia não desse informação qualquer que se pudesse saber ou inferir sobre classe social? A opinião das pessoas ficaria numa espécie de limbo, seriam indiferentes, e conforme mais tarde soubessem as classes sociais dos participantes, teriam diferentes graus de condenação?

Interessante experimento. Poderia se dividir grupos de pessoas e mostrar notícias do tipo como descrevi. Depois redividir o grupo homogeneamente e dar diferentes, discrepantes informações sobre as classes sociais das pessoas envolvidas, e então colher algum tipo de dado sobre o grau de condenação, ver se as pessoas ricas seriam mesmo mais aliviadas e as pobres mais condenadas.

Depois ainda só de sacanagem poderiam deixar os diferentes grupos debaterem sobre a culpa e ver no que resultava :D

... talvez alguém até já tenha feito algo assim, é razoavelmente provável.... alguém conhece? Vou ver se acho......

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #39 Online: 05 de Abril de 2007, 18:15:11 »
E se a notícia não desse informação qualquer que se pudesse saber ou inferir sobre classe social? A opinião das pessoas ficaria numa espécie de limbo, seriam indiferentes, e conforme mais tarde soubessem as classes sociais dos participantes, teriam diferentes graus de condenação?

Duvido.  Acredito que a maioria das pessoas tem pré-disposição a escolher lados por critérios bem subjetivos; por exemplo, quem tem o carro mais luxuoso, qual dos lados envolve uma mulher, ou mesmo quantas pessoas há de cada lado da questão.

Interessante experimento. Poderia se dividir grupos de pessoas e mostrar notícias do tipo como descrevi. Depois redividir o grupo homogeneamente e dar diferentes, discrepantes informações sobre as classes sociais das pessoas envolvidas, e então colher algum tipo de dado sobre o grau de condenação, ver se as pessoas ricas seriam mesmo mais aliviadas e as pobres mais condenadas.

Depois ainda só de sacanagem poderiam deixar os diferentes grupos debaterem sobre a culpa e ver no que resultava :D

… talvez alguém até já tenha feito algo assim, é razoavelmente provável… alguém conhece? Vou ver se acho….

Procure nas turmas de Psicologia Social nas faculdades.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #40 Online: 05 de Abril de 2007, 18:55:14 »
Você realmente é bonzinho demais, DiegoJaf… um motorista que anda na contramão a alta velocidade tem a obrigação não só de supor a existência de pedestres no seu caminho, como também de estar treinado para procurar por eles antes de conduzir o veículo.

Procurando como assim? Mirando? :hein:

Buckaroo, salvo engano meu o que acontece é que REALMENTE há dois pesos e duas medidas.  Culturalmente esperamos que quem não tem dinheiro ou comete crimes à mão armada seja "mal-intencionado" e quem tem dinheiro seja "boa gente".

Sim, é um preconceito tolo.  É isso que você queria ouvir?

Não sou bonzinho... só que acusar e julgar sem conhecer integralmente os fatos costuma ser privilégio de outro tipo de pessoas... ¬¬

Não importa se ela matou 5, 10 ou 20... o que vocês estão colocando em evidência é o fato de ela ter grana e carro importado e a condenação que vocês desejam aparentemente não tem nada a ver com o atropelamento... nem mesmo com todas as possibilidades envolvidas na questão... :/

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #41 Online: 05 de Abril de 2007, 19:05:15 »
Você realmente é bonzinho demais, DiegoJaf… um motorista que anda na contramão a alta velocidade tem a obrigação não só de supor a existência de pedestres no seu caminho, como também de estar treinado para procurar por eles antes de conduzir o veículo.

Procurando como assim? Mirando? :hein:

Não!  Olhando para saber se é seguro ir nessa direção!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #42 Online: 05 de Abril de 2007, 19:10:05 »
Não sou bonzinho… só que acusar e julgar sem conhecer integralmente os fatos costuma ser privilégio de outro tipo de pessoas… ¬¬

Não importa se ela matou 5, 10 ou 20… o que vocês estão colocando em evidência é o fato de ela ter grana e carro importado e a condenação que vocês desejam aparentemente não tem nada a ver com o atropelamento… nem mesmo com todas as possibilidades envolvidas na questão… :/

Bom, eu espero que nenhum de nós queira realmente condenar alguém só a partir de uma notícia de jornal.  Mas se há alguma verdade na informação de que ela bateu em um carro e depois partiu acelerada na contramão e causou todo esse estrago, não vejo por que relutar em dizer que há algo de muito errado com ela.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 05 de Abril de 2007, 19:33:19 »
por que haveria pedestres na contra-mão? seria de se esperar que estivessem na calçada, não?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 05 de Abril de 2007, 19:46:52 »
por que haveria pedestres na contra-mão? seria de se esperar que estivessem na calçada, não?

Quando as pessoas vão atravessar a rua, se é mão punica, costumam olhar para um lado só...não esperam que alguma lunática venha da contra-mão.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #45 Online: 06 de Abril de 2007, 10:37:28 »
Será que ela sabia que era uma contra-mão?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 06 de Abril de 2007, 13:03:38 »
existe placa pra quÊ?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 06 de Abril de 2007, 13:10:28 »
http://www.pr.gov.br/mtm/legislacao/ctb/cap_xix.htm

CAPÍTULO - XIX DOS CRIMES DE TRÂNSITO
Seção I - Disposições Gerais

Art. 304. Deixar o condutor do veículo, na ocasião do acidente, de prestar imediato socorro à vítima, ou, não podendo fazê-lo diretamente, por justa causa, deixar de solicitar auxílio da autoridade pública: Penas - detenção, de seis meses a um ano, ou multa, se o fato não constituir elemento de crime mais grave. Parágrafo único. Incide nas penas previstas neste artigo o condutor do veículo, ainda que a sua omissão seja suprida por terceiros ou que se trate de vítima com morte instantânea ou com ferimentos leves.

Art. 305. Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída: Penas - detenção, de seis meses a um ano, ou multa.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #48 Online: 06 de Abril de 2007, 16:18:20 »
Bateu em outro carro e fugiu em alta velocidade na contramão. Atropelou e não prestou socorro. Matou.
Simples: cadeia nela. Não me venham com churumelas… |(
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

rizk

• Visitante
« Resposta #49 Online: 06 de Abril de 2007, 18:38:08 »
Ainda assim fico com medo de acontecer comigo. Acho que pode acotnecer com qualquer um que esteja com dor de cabeça, tpm e/ou precisando chegar no hospital em menos de 5 minutos
POR ISSO que eu não dirijo. Se eu acontecer de ficar muito puta, dou uns murros na porta e o motorista abre. Não que isso tenha acontecido, naturalmente. ::)
Eu acho que o mero fato de POSSUIR um carro já pressupõe dolo. Carro é ruim pro meio ambiente e é instrumento de matar gatos e zoar pernas dos irmãos das pessoas.

De boa, quem atropela seis pessoas e derruba uma árvore no pleno uso das suas capacidades? Atropela-se duas pessoas, derruba-se uma árvore, mas não tudo junto de uma vez só.

E bom, dane-se o delegado. Tem que ver o que o MP denuncia, se o juiz decide que é outro crime, e depois tem as outras instâncias e todo o caralho-a-quatro, né?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!