Autor Tópico: Lingüista coloca em xeque teoria de Chomsky  (Lida 7456 vezes)

Eriol

• Visitante
Lingüista coloca em xeque teoria de Chomsky
« Online: 14 de Abril de 2007, 07:39:15 »
O lingüista Dan Everett e sua mulher estudaram a tribo Pirahã, que vive às margens do rio Maici, em Rondônia, e fala uma língua que aparentemente não é relacionada a nenhuma outra. Um artigo sobre a tribo Pirahã, descrevendo a descoberta de Everett, foi publicado na última edição da revista americana The New Yorker.

Segundo Everett, os Pirahã não demonstram fazer uso de um recurso lingüístico que consiste em inserir uma frase dentro de outra do mesmo tipo, como quando o narrador combina pensamentos ("o homem caminha pela rua", "o homem está usando uma cartola") em uma única sentença ("O homem que está usando uma cartola está caminhando pela rua"). Chomsky argumenta que esse recurso é um marco comum a todos os idiomas.

Steven Pinker, cientista da Universidade de Harvard, afirma que a teoria de Everett é "uma bomba atirada em uma festa" e, durante meses, foi discutida nos meios acadêmicos.

Everett, que já foi discípulo de Chomsky, insiste que não apenas os Pirahã são um "exemplo contrário" à sua teoria de Gramática Universal, mas também que não são um caso isolado.

"Acredito que uma das razões de não termos encontrado outros grupos como este é porque, simplesmente, nos falaram que não era possível", disse.

Os Pirahã usam apenas oito consoantes e três vogais. Por outro lado, seu idioma possui grande variedade de tons, sílabas longas e sílabas fortes.

Os índios podem usar estes recursos com vogais e consoantes juntas, cantando, cantarolando baixo ou assobiando conversas inteiras.

Mas os Pirahã não possuem palavras para designar números ou quantidades – termos como "tudo", "cada um", "cada", "muito" ou "pouco" -, algo que era considerado comum a todas as línguas.

Lingüistas acreditam que tais termos são blocos comuns, básicos, do conhecimento humano. A língua da tribo também não tem nenhum termo fixo para cores, não tem tempos verbais perfeitos, e os índios não têm tradição em artes ou desenho.

Os fonemas (os sons que constroem as palavras) da linguagem dos Pirahã são extremamente difíceis, com sons lamentosos nasais, respirações curtas e precisas e sons feitos com estalos ou simplesmente por bater os lábios.

A natureza tonal do idioma também confunde: o significado das palavras depende de mudanças de volume. Por exemplo: as palavras para "amigo" e "inimigo" diferem apenas no volume de uma única sílaba.

http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=16308
---

outro prego no caixão inatista.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Lingüista coloca em xeque teoria de Chomsky
« Resposta #1 Online: 14 de Abril de 2007, 08:14:22 »
Interessante. Parece indicar (eu acho) que a língua realmente constrói o Homem e nem tanto o contrário.

Orwell ficaria orgulhoso, talvez.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Abril de 2007, 08:38:44 »
Juro que entendi lingüiça. :/
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Abril de 2007, 14:25:15 »
bom, talvez seja exagerar dizer que põe em cheque toda a teoria do rapaz, né.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

blue pill

• Visitante
« Resposta #4 Online: 14 de Abril de 2007, 14:32:48 »
Caramba... que notícia surpreendente...
Como é que pode existir uma forma de comunicação tão complexa assim... Ton das vogais, bater de labios, respiração...

Eriol

• Visitante
« Resposta #5 Online: 14 de Abril de 2007, 15:57:49 »
bom, talvez seja exagerar dizer que põe em cheque toda a teoria do rapaz, né.

parece (e digo parece por só conheço por descrição) que o modelo de Chomsky é fechado e inatista… Essa nova língua é uma refutação. Mas parece que o velho já tinha mudado sua teoria uma vez antes por causas similares.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #6 Online: 15 de Abril de 2007, 04:43:41 »
Já tinha ouvido falar disso. Parece interessante, mas li também que muitos linguistas estao questionando a interpretaçao dele.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Eriol

• Visitante
« Resposta #8 Online: 15 de Abril de 2007, 10:42:28 »
ninguém nega os mecanismos que nos diferenciam dos nossos parentes, sejam próximos ou longínquos.

Se quiser posso dar uma lista desses mecanismos.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #9 Online: 16 de Abril de 2007, 10:10:10 »
Saiu uma matéria na UOL sobre isso hoje:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe1604200701.htm

Eriol

• Visitante
« Resposta #10 Online: 16 de Abril de 2007, 10:13:15 »
área restrita...

Raphael

• Visitante
« Resposta #11 Online: 16 de Abril de 2007, 10:14:55 »
área restrita…

Ohhh yeah... Acho que o D... esqueceu-se que não somos assinantes UOL. :D

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #12 Online: 16 de Abril de 2007, 10:22:27 »
Oops, desculpe. É que eu já estava logado e não percebi que era restrito.

Segue o texto:

Tribo do AM causa guerra na lingüística
Americano diz que a língua dos pirahãs, que só contam até três, desafia a teoria mais aceita sobre a linguagem humana

Segundo Daniel Everett, idioma é exceção à chamada Gramática Universal; trio que analisou trabalho, no entanto, critica a hipótese

CLAUDIO ANGELO
EDITOR DE CIÊNCIA

Uma tribo de caçadores-coletores do sul do Amazonas está colocando lingüistas e antropólogos em pé de guerra. Segundo um pesquisador, a língua dos pirahãs, um grupo de 350 pessoas que habitam o rio Maici, perto da divisa com Rondônia, é tão excepcional que põe em xeque a principal teoria vigente sobre a linguagem humana. A tese, no entanto, é contestada por outros lingüistas.
Os pirahãs ficaram famosos entre os acadêmicos devido ao trabalho do americano Daniel Everett, 55, um ex-missionário cristão que hoje é professor da Universidade Estadual de Illinois. Ele começou a estudar a língua da tribo nos anos 1970, com o objetivo (que nunca foi cumprido) de catequizá-los.
Enquanto aprendia a língua, vivendo numa aldeia pirahã com a mulher e os filhos, Everett descobriu uma série de peculiaridades no idioma. Os pirahãs não têm palavras para cores. Usam apenas oito consoantes e três vogais. Não possuem mitos de criação, não têm tempos verbais, não fazem arte só sabem contar até três.
Em 2005, Everett publicou no periódico "Current Anthropology" um artigo no qual afirmava também que a língua pirahã não tem recursividade, ou seja, a capacidade de formar sentenças encaixando uma frase na outra. Assim, um pirahã seria capaz de dizer "a canoa de João", "o irmão de João", mas nunca "a canoa do irmão de João". Como vivem numa sociedade extremamente simples, onde o que conta é a experiência imediata (o aqui e agora), os pirahãs, argumenta Everett, têm sua língua (e, portanto, seu pensamento) limitados pela cultura -um caso único.
O trabalho caiu como uma bomba no meio lingüístico. Se Everett estivesse certo, o idioma pirahã seria um sério desafio à teoria da Gramática Universal. Desenvolvida pelo influente lingüista americano Noam Chomsky, a teoria afirma que todos os seres humanos possuem uma faculdade inata da linguagem, uma espécie de "órgão da linguagem" no cérebro. Essa capacidade independeria do meio cultural, tendo sido impressa nos circuitos cerebrais do Homo sapiens pela evolução. E a principal marca dessa faculdade é justamente a recursividade.
Uma exceção a essa regra significaria ou que os pirahãs não são humanos ou que o arcabouço intelectual chomskiano -sob o qual se formaram gerações de lingüistas- está falido. Everett, é claro, aposta na segunda hipótese.

Bombando
A tese de Everett sobre como a chamada "experiência imediata" limita a competência lingüística dos pirahãs saiu do domínio da academia na semana passada e se espalhou como rastilho de pólvora na imprensa popular. Uma reportagem de 20 páginas intitulada "O Intérprete - Será que uma tribo remota da Amazônia virou do avesso nossa compreensão da linguagem?" foi publicada na prestigiosa revista americana "The New Yorker" e citada por jornais on-line, revistas e blogs nos EUA e no Brasil.
No entanto, no final do mês passado, antes de a "New Yorker" ir para a banca, um trio de lingüistas dos EUA e do Brasil postou no site especializado Lingbuzz um artigo contestando ponto a ponto o trabalho de Everett. Andrew Nevins, da Universidade Harvard, David Pesetsky, colega de Chomsky no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e Cilene Rodrigues, da Unicamp, afirmam -com base em trabalhos anteriores do próprio Everett- que o pirahã não apresenta desafio à Gramática Universal.

Raphael

• Visitante
« Resposta #13 Online: 16 de Abril de 2007, 10:32:05 »
Por que será que eu sinto cheiro de um teor religioso aí na tentativa de fraudar a TE?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #14 Online: 16 de Abril de 2007, 10:33:36 »
TE?

Raphael

• Visitante
« Resposta #15 Online: 16 de Abril de 2007, 10:36:08 »
TE = Teoria da Evolução.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #16 Online: 16 de Abril de 2007, 10:40:24 »
Sim, eu supus que fosse. Mas o que tem a TE a ver com a história? Digo, o cara não está pondo a Evolução em cheque... ao menos pelo que entendi.

Raphael

• Visitante
« Resposta #17 Online: 16 de Abril de 2007, 10:43:57 »
Como não Dbohr?

O cara é ex-missionário cristão e tentou catequisar a tribo. Prova que é um religioso, ou semi religioso, assim como os carinhas da IASD(igreja adventista do sétimo dia)para com a evolução da pata do cavalo.

E outra, após isso, foi provado que a teoria do cara não apresenta grande furo à gramatica universal.

Sacou a jogada, um boboca fedido feioso querendo se meter a falseador, isso é até bom pra ciência, inclusive a biologia, na qual sai mais vitoriosa em cada debate.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #18 Online: 16 de Abril de 2007, 10:47:07 »
Esse é o ponto: o cara é ex-missionário. Não conheço a vida do sujeito para saber o que ele é ou deixa de ser, e deveríamos julgar o trabalho dele por seus próprios méritos. ;-)

Tudo que as duas notas sugerem é que ele está questionando a teoria do Chomsky. Alguns concordam, outros não. O que vai sair daí eu não sei, mas como você disse, vai ser melhor para a Ciência :-)

Raphael

• Visitante
« Resposta #19 Online: 16 de Abril de 2007, 10:52:40 »
Com certeza devemos julgar o trabalho de alguém pelos seus méritos, mas isso não inclui uma tentativa frustrada de corromper a ciência para suas inclinações religiosas, sacaste?

Vide Quem somos nós, oooo filminho tosco.

Sobre o ser melhor pra ciência, concordo inteirmante com você. :ok:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #20 Online: 16 de Abril de 2007, 10:58:36 »
Raphael, acho que você está exagerando um pouco. O fato do autor do trabalho ser religioso por sí só não implica em
desonestidade. Pelo que já li sobre esse caso, a controvérsia está ocorrendo no âmbito da ciência, e não fora dela.

Não devemos desqualificar esse sujeito pela sua religião, da mesma forma que não devemos desqualificar Mendel e Lemâitre.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #21 Online: 16 de Abril de 2007, 11:00:10 »
Beaten to the punch, again :-D

Raphael

• Visitante
« Resposta #22 Online: 16 de Abril de 2007, 11:04:46 »
Raphael, acho que você está exagerando um pouco. O fato do autor do trabalho ser religioso por sí só não implica em
desonestidade. Pelo que já li sobre esse caso, a controvérsia está ocorrendo no âmbito da ciência, e não fora dela.

Não devemos desqualificar esse sujeito pela sua religião, da mesma forma que não devemos desqualificar Mendel e Lemâitre.

Ei M... não desqualifiquei ninguém homem. Leia de novo, pra mim, com o que está escrito no texto, se interpretei bem, o cara tem intenção de falsear a teoria da evolução, encontrando erros na mesma. O que não seria tão ruim. Não digo que ele é desonesto, seria ele se contorcesse toda uma idéia para a sua crença, assim como ocorre na grande maioria das vezes.

Raphael

• Visitante
« Resposta #23 Online: 16 de Abril de 2007, 11:06:04 »
Beaten to the punch, again :-D

No tradutor do google, isso quer dizer "Batido ao perfurador, outra vez".

:???:

O que quer dizer exatamente?

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #24 Online: 16 de Abril de 2007, 11:17:55 »
Parece-me que a teoria da evolução nada tem a ver com a questão, mas eu logo pensei num problema de evolução lingüística.
Ao contrário do que pode parecer óbvio, a evolução das línguas não costuma seguir um caminho de aumento da complexidade, muito pelo contrário.
A maioria das línguas mais primitivas que ainda conhecemos são gramaticalmente mais complexas do que aquelas a que deram origem.
O latim tem recursos mais complexos do que as línguas latinas atuais, o eslavônico é mais complexo do que as línguas eslavas, línguas germânicas antigas idem em relação às atuais.
Isso leva a pensar se o idioma pirahã foi tão  radicalmente empobrecido (no aspecto estrutural, não na dificuldade dos sons) a partir de línguas antigas mais completas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!