Existe um remédio para aumentar a inteligência. Chama-se estudo.
Assino embaixo.
O
"mestre-avatar-sensei 10o dan do obvio e da auto-ajuda cética, Fenrir, o oraculo mistico das estepes do valhalla",
diz: (solenemente,gravemente,dogmaticamente)
Ritalina nao aumenta a inteligencia.
So ajuda um pouquinho a que tem Hiperatividade/Deficit de atencao a fixar o foco. Sou usuario dela, infelizmente.
Para quem nao tem deve ser que nem tomar cafe, suponho. So que cafe é bem mais barato e mais facil de se obter...
Existem outras substancias, as chamadas smart drugs, ou nootropicos que muitos tomam na esperanca de se tornarem mais inteligentes.
Eu mesmo ja experimentei uma: O Piracetam (Nootropil). Nao notei diferenca significativa.
Tambem ja ingeri capsulas de Omega-3 e nao notei nenhuma mudanca.
Acredito que o melhor a fazer e não deixar o cerebro enferrujar e mante-lo sempre ativo, estudando
e estudando inclusive coisas que sejam ineditas e desafiadoras e obrigar-se a persistir nelas e aceitar os muitos percalcos que virao.
Isto nao e chute, tomografias PET mostram que o cerebro fica mais ativo quando empenhado na solucao de um problema que pede um grau maior de concentracao ou quando na absorcao de alguma coisa inedita (por ex: aprender a dirigir para quem nunca pegou no volante, aprender alguma coisa da qual voce nao sabia nada antes, etc).
Tambem ja vi que uma das atividades onde a atividade cerebral é menor é assistir TV...
Pena que nao tenho um link para passar como prova disso.
É meio como fazem na musculacao. Um aluno nao vai ficar mais forte se passar 10 anos fazendo os mesmos exercicios, com as mesmas cargas. Apos algum tempo, ele vai querer uma ficha com exercicios mais avancados e cargas maiores para poder progredir.
Idem, para artes marciais e outros esportes.
Entao, acho que deve ser a mesma coisa com o cerebro: Force a barra com ele.
E ai, se no fim der certo, ter ou nao mais inteligencia que antes sera irrelevante e o que vai contar é o que voce aprendeu e agora domina.
Muita gente vai por este caminho e pratica Xadrez, Sudoku e outros jogos.
Pessoalmente nao vejo muita graca neles, entao prefiro exercitar o cerebro com outras coisas tipo aprender uma nova lingua, estudar logica, matematica, filosofia (e gracas ao topico do Eremita, linguistica e fonetica - ja encomendei o "handbook" do IPA e estou tentando praticar e imitar os sons da tabela).
Logo, tambem é importante que o estudo seja feito por outras causas que nao apenas exercitar o cerebro.
Se nao tiver nenhum interesse naquilo, esqueca que provavelmente nao vai dar certo.
O exercicio cerebral deveria ser um subproduto da sua atividade e nao a meta principal dela!
Finalmente, mestre Fenrir acrescenta que depressao nao combina com inteligencia.
Tentem estudar numa fase mais down e entenderao o que eu digo.