19/10/2010 - 17h17
PF prende 5 pessoas e apreende 15 mil comprimidos em operação contra venda de medicamentos
Do UOL Notícias*
Em São Paulo
A Polícia Federal prendeu cinco pessoas em flagrante durante uma operação de combate à venda de medicamentos pela internet, realizada nesta terça-feira (19). A Operação Panaceia foi realizada em conjunto com outros 45 países, com coordenação da Interpol.
No Brasil, os presos foram rendidos no Maranhão, Santa Catarina, São Paulo e duas pessoas em Minas Gerais. No país, este comércio é considerado crime hediondo e pode levar a dez anos de prisão.
Também foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão nos Estados do Rio de Janeiro, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo, Paraíba, Santa Catarina e Ceará. A ação policial apreendeu 15 mil comprimidos. Nenhum dos medicamentos tinha autorização para a venda.
Segundo a polícia, a quadrilha que atuava no Brasil negociava anabolizantes, abortivos, inibidores de apetite, medicamentos caseiros e fórmulas sem registros. Para vender os produtos, eles utilizavam sites, classificados em jornais, fóruns e redes sociais.
A operação contou com o apoio da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Segundo o delegado que comandou a operação, Eumer Coelho, foram investigados 61 endereços na internet, 54 no Brasil e sete no exterior. Todos anunciavam venda direta para o Brasil. “A maioria das pessoas que compram os medicamentos pela internet tem consciência de que é uma venda ilegal, na medida em que esses medicamentos ou não têm a venda permitida ou precisam de uma receita especial, que não é cobrada na venda por esses sites”, disse.
Coelho informou que o próximo passo da Operação Panaceia será a investigação da origem desses medicamentos.
*Com informações da Agência Brasil
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/10/19/pf-prende-5-pessoas-em-operacao-contra-venda-de-medicamentos.jhtm