Euzébio
Existe uma diferença entre ilusionistas como David Coperfield e Houdini e charlatões como o Gevaerd e o Urandir, os ilusionistas não fazem "magia" como v/ se referiu, isso é feito por charlatões, os ilusionistas avisam que o que eles fazem é ilusionismo, que aquilo tem a finalidade de entretenimento, que não é "magia".
Wal Disney também não afirmava a existência dos sete anões e da Cinderela como entidades reais.
Agora o Gevaerd e o Urandir tentam convencer todo mundo que as afirmações deles são reais, que existem de verdade e influenciam na nossa vida, se a revista UFO tivesse um aviso de que o conteúdo da revista é ficção e que tem o objetivo de entreter o leitores com históris fantásticas porém inventadas, aí sim ele estaria na mesma categoria dos ilusionistas e dos produtores de desenho animado, estaria inserido na indústria do entretenimento.
A maior prova de que o Gevaerd é um charlatão foi a vergonhosa fuga do desafio proposto por ele mesmo, quando ele teria que apresentar algo palpável sobre as alegações que ele usa para ganhar dinheiro, afirmando que é tudo verdade.
Agora é fácil vender um monte de bobagem e na hora de provar o que se alega botar a culpa na FAB, inventando que eles possam ter uma informação privilegiada que provaria tudo o que o sujeito alega e que numa conspiração maligna estão ocultando tudo, se a FAB diz que não tem nada o cara diz que eles estão escondendo. É muito fácil botar a culpa nos outros.
Se o Gevaerd fosse um sujeito honesto ele poderia tomar duas atitudes, admitir que o que ele vende é ficção e vender como entretenimento, ou provar o que ele alega.
Essa vissão de que todo o conteúdo de informação sigilosa deve ser liberado é no mínimo infantil,ali tem informações que podem custar acordos comerciais vantajosos, relações diplomáticas que poderiam ficar estremecidas, paz entre países, e até mesmo vidas de pessoas.
O simples argumento de que "se escondeu é porque deve" é muito simplista, quem manipula estas informações tem a difícil tarefa de avaliar os danos que uma informação pode causar. Veja os dandos diplomáticos provocados pelos discursos improvisados do nosso presidente, com simples palavras mal colocadas. Agora imagine informações importantes o estrago que poderíam fazer.
Muita coisa sim, pode ser liberada para o público pois agora que o tempo passou não provocarão mais danos, mas existem informações que devem continuar sigilosas para sempre, para nossa própria segurança .