Autor Tópico: O estado deve gastar com a arte?  (Lida 4192 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
O estado deve gastar com a arte?
« Online: 26 de Abril de 2007, 18:58:02 »
O estado deve gastar com a arte? Quer dizer, o que acham do estado manter orquestras, bancar mostras de pintura e espaços de exposição artística, academia de letras, etc? Deve o governo manter um ministério da cultura para se preocupar com estas coisas?

Eu penso que não. A arte é algo muito enriquecedor, sem dúvida, mas também é uma coisa extremamente subjetiva. Por exemplo, de nada adianta bancar uma mostra de arte moderna se só uns poucos são admiradores deste ramo, se apenas alguns vão tirar proveito disso. O que é de bom gosto para mim pode não ser para o outro e vice-versa.

Ou seja, no final das contas, só o que acaba contando no direcionamento dos gastos é o gosto pessoal da "elite" que administra tais verbas.

O que vocês acham?

Rhyan

• Visitante
Re: O estado deve gastar com a arte?
« Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2007, 19:55:31 »
Governo gasta em arte enquanto morre gente em hopitais públicos, enquanto não tem luz nas escolas públicas. É muita burrice mesmo...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2007, 21:19:45 »
Vocês não fazem idéia do horror de dinheiro que se gasta em uma Bienal do Mercosul (inciativa privada (entenda-se, desconta-se em impostos) + incentivo público)… é algo indecoroso… chega a ser uma afronta.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2007, 00:26:16 »
Vcs  chegaram a ver há algumas semanas atrás uma matéria da revista Veja, sobre a grana preta que o governo enterrou em filmecos que  nunca sairam do papel, ou se sairam tiveram resultado pouco acima de mediocre?Vários "artistas " embolsaram uma grana preta sem prestar contas de nada.

Eu pessoalmente acho o seguinte: O cara quer viver de arte,então que vá a um banco e pegue um empréstimo dando algo como garantia, como todo mundo faz quando quer investir em uma empresa, e depois que tenha o retorno cobrando ingressos ...

Por qual motivo temos que pagar  para algum mediocre produzir um lixo que ninguém aguenta ver?

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2007, 01:58:27 »
Essa história é velha, talvez tenha começado no Romantismo. Artista que quer ser "livre", não dever nada à ninguem, somente à "arte", livre da noção de produção e mercado… Acaba virando um marginal, ou faz da marginalização o seu modo de vida. Ou, talvez pensando mais duramente, isso não passe de hipocrisia. Afinal, vender o trabalho todos vendem, de uma forma ou de outra. Se não o vendem, ou é porque ele não presta, ou porque não presta ainda. E se não presta ainda, como diabos vamos adivinhar? Nessas artes mais caras (como o cinema) é que se precisa de patrocínio. Mas até o cinema dito independente tem um mercado específico. Em contrapartida, fazer cinema tem ficado cada vez mais barato, felizmente.

Não sei. Bach chegou a trabalhar de organista para a igreja e não deixou de ser genial. Os artistas deveriam parar de querer viver de verba pública e passar a viver de mecenato ou ter um pequeno trabalhinho numa empresa qualquer, em que seus dotes artísticos possam ser interessantes para o consumidor médio.

Eu sou contribuinte, eu gosto de arte, mas a idéia de sustentar muitos desses "artistas" atuais não faz muito sentido. Se fosse por mim, colocaria o dinheiro em uma instituição ou um museu qualquer de preservação, por exemplo, da poesia brasileira anterior ao século XX. Esse é o meu interesse, é o meu dinheiro, deveria ser minha escolha, também.

Pra vocês terem idéia: o John Neschling ganha R$ 86.500,00 por mês. Eu tenho absoluta paixão pela música sinfônica, acho ótimo o trabalho da OSESP, mas é complicado pagar tudo isso para ele. Isso porque os ingressos são pagos e são bem caros, imaginem se não fossem. No total, a orquestra recebe R$ 40 milhões ao ano. As partes boas: tem muita qualidade e os ingressos devem ser de grande ajuda financeira (afinal, vocês acham que ela duraria muito se vivesse apenas de verba pública?)… Agora, se eu acho a quantia meio alta já nesse caso, imagine se eu pagaria por um filminho porcaria qualquer aí que mal pagasse os próprios gastos (minha opinião). :D

Só que, num país em que político ganha o que ganha e faz o que faz, eu trocaria mil deputados por uma orquestra, sem nem pensar duas vezes. Na verdade, o problema maior é a falta de escolha e a mentalidade estatista de apropriação e aplicação pouco inteligente do dinheiro público, não somente a habilidade do artista. Se enxugassem o funcionalismo, diminuíssem os impostos e passassem a investir somente em educação e cultura (ou seja, uma maldita prioridade) eu ficaria satisfeito. E, de preferência, que patrocinassem a arte pela qualidade minimamente estabelecida do artista, não pela amizade e pelos contatos políticos dele.
« Última modificação: 27 de Abril de 2007, 02:11:56 por Worf »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2007, 08:58:55 »
Vc tem toda a razão sobre a orquestra,mas  o que realmente me irrita quando um governo qualquer enfia um monte de verba pública no bolso de um "artista", é que normalmente o tal artista  é só um cabo eleitoral. Cansei de ver um fulano qualquer  falar que uma "obra" custou "X" milhões.Olho aquela M* e  normalmente é um monte de ferro retorcido exposto em praça pública, um filmeco de quinta ou  uma tela  borrada.Qualquer um faz esse tipo de "Arte".

Acho certo apoiar uma orquestra em que os músicos precisam de anos de estudo, ou a usar o dinheiro para  manter um museu, mas por qual motivo pagar para um cara pegar um balde de tinta e jogar numa parede?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2007, 09:15:48 »
Vc tem toda a razão sobre a orquestra,mas  o que realmente me irrita quando um governo qualquer enfia um monte de verba pública no bolso de um "artista", é que normalmente o tal artista  é só um cabo eleitoral. Cansei de ver um fulano qualquer  falar que uma "obra" custou "X" milhões.Olho aquela M* e  normalmente é um monte de ferro retorcido exposto em praça pública, um filmeco de quinta ou  uma tela  borrada.Qualquer um faz esse tipo de "Arte".

Acho certo apoiar uma orquestra em que os músicos precisam de anos de estudo, ou a usar o dinheiro para  manter um museu, mas por qual motivo pagar para um cara pegar um balde de tinta e jogar numa parede?

Arte é uma questão pessoal.Do mesmo modo que você não gosta do balde de tinta na parede (Eu pessoalmente também não gosto ) um monte de gente deve odiar musica orquestrada e museus.Não da pra ser parcial, ou paga pra todos ou pra ninguém.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2007, 10:19:59 »

Arte é uma questão pessoal.Do mesmo modo que você não gosta do balde de tinta na parede (Eu pessoalmente também não gosto ) um monte de gente deve odiar musica orquestrada e museus.Não da pra ser parcial, ou paga pra todos ou pra ninguém.

Tudo bem, sei que muita gente tb não gosta de música orquestrada,e eu tb não gosto, mas o que eu quis dizer é o seguinte:

Um músico tem que estudar anos seguidos e isso fica caro, acho certo que um governo que diz financiar a cultura pague pelo menos uma escola para que todos tenham acesso,isso tb é apoiar   a arte, não estava falando para darem dinheiro  diretamente ao músico..O que acho errado é dar dinheiro a uma única pessoa como vem sendo feito. O cara compra uma filmadora, pega grana do governo sem prestar contas, não produz porcaria nenhuma e não devolve o dinheiro.

Não seria mais bem investido  em uma escola em que qualquer um possa estudar e depois que se virar  sozinho?

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2007, 12:07:10 »
O estado deve gastar com a arte? Quer dizer, o que acham do estado manter orquestras, bancar mostras de pintura e espaços de exposição artística, academia de letras, etc? Deve o governo manter um ministério da cultura para se preocupar com estas coisas?

Eu penso que não. A arte é algo muito enriquecedor, sem dúvida, mas também é uma coisa extremamente subjetiva. Por exemplo, de nada adianta bancar uma mostra de arte moderna se só uns poucos são admiradores deste ramo, se apenas alguns vão tirar proveito disso. O que é de bom gosto para mim pode não ser para o outro e vice-versa.

Ou seja, no final das contas, só o que acaba contando no direcionamento dos gastos é o gosto pessoal da "elite" que administra tais verbas.

O que vocês acham?

Não acredito no que estou lendo nesse tópico...

Acredito que Schopenhauer deve estar se mexendo no túmulo... de raiva, claro!
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2007, 13:19:22 »
Qual a sua opinião exatamente, Hugo?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2007, 16:58:24 »

O que vocês acham?

Não acredito no que estou lendo nesse tópico…

Acredito que Schopenhauer deve estar se mexendo no túmulo… de raiva, claro!

well, azar o dele. a arte nunca precisou do estado pra ser feita, e acho que dê pra dizer que seus 'anos de ouro' aconteceram sem qualquer tipo de leis rouanets.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Abril de 2007, 09:06:54 »

Sem muitas delongas... respondo pela arte...

Comida
(Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto)

bebida é água.
comida é pasto.
você tem sede de quê?
você tem fome de quê?
a gente não quer só comida,
a gente quer comida, diversão e arte.
a gente quer saída para qualquer parte
a gente quer bebida, diversão, balé.
a gente quer a vida como a vida quer.
bebida é água.
comida é pasto.
você tem sede de quê?
você tem fome de quê?
a gente não quer só comer,
a gente quer comer e quer fazer amor.
a gente quer prazer pra aliviar a dor.
a gente não quer só dinheiro,
a gente quer dinheiro e felicidade.
a gente quer inteiro e não pela metade.
bebida é água.
comida é pasto.
você tem sede de quê?
você tem fome de quê?

"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #12 Online: 28 de Abril de 2007, 09:48:37 »

Sem muitas delongas… respondo pela arte…

Comida

bebida é água.
comida é pasto.
você tem sede de quê?
você tem fome de quê?
bebida é água.
comida é pasto.
você tem sede de quê?
você tem fome de quê?
bebida é água.
comida é pasto.
você tem sede de quê?
você tem fome de quê?

E o governo também tem que fornecer sexo?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

rizk

• Visitante
« Resposta #13 Online: 28 de Abril de 2007, 09:56:07 »
well, azar o dele. a arte nunca precisou do estado pra ser feita, e acho que dê pra dizer que seus 'anos de ouro' aconteceram sem qualquer tipo de leis rouanets.
Isso é bem verdade. Arte sempre foi financiada pela iniciativa privada, e, na situação em que o nosso orçamento se encontra, acho que financiar artista com dinheiro de imposto é uma falta de vergonha absurda.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Abril de 2007, 13:41:16 »

Hehehe, é um lado bom do estado paternalista que eu nunca tinha pensado... :lol:

Mas e então, Hugo?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #15 Online: 28 de Abril de 2007, 14:42:21 »

Comida

bebida é água.
comida é pasto.
você tem sede de quê?
você tem fome de quê?
bebida é água.
comida é pasto.
você tem sede de quê?
você tem fome de quê?
bebida é água.
comida é pasto.
você tem sede de quê?
você tem fome de quê?

Mas o governo já não fode o povo?  :histeria:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Abril de 2007, 18:18:42 »

Hehehe, é um lado bom do estado paternalista que eu nunca tinha pensado… :lol:

Mas e então, Hugo?

Tenho certeza que a capacidade intelectiva de voces é respeitável…

Não respondo à falácia ad desvius argumentus.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #17 Online: 28 de Abril de 2007, 18:33:19 »
Apenas dê a sua opinião com clareza, então: por que discorda da idéia de que o estado não deve gastar com arte?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 29 de Abril de 2007, 20:37:06 »
Eu acho que depende do que se refere por arte. Não fosse o maldito modernismo, seria sim a favor, na maior parte do tempo, acho. O modernismo, em páreo com as religiões, é uma das maiores evidências da habilidade do ser humano em ser engabelado, de como impostores e espertos podem se dar bem.

E o engraçado e/ou trágico, é que possivelmente há "céticos" apreciadores de "arte" modernista... e ironicamente acho que todos já ouviram a história da "roupa nova do imperador", mas não ligam os pontos. Não seria tão terrível não fosse o fato de terem havido obras do modernismo como "branco sobre branco" e "pintura abstrata".

De qualquer forma... acho meio parecida a construção de teatros e etc como a de praças públicas. Lazer. Acho que deveria ser um gasto do estado sim. Só fico um tanto sem saber quais critérios seriam desejáveis. Se me lembro bem, a lei Rouanet é um tanto ruim apesar de muito elogiada por uns.

Hoje, alterada sucessivamente por dispositivos da Lei 8.685/93 (de Lei do Audiovisual), da Lei 9532/97 (art. 6º, inciso II) e da Lei 9.874/99 e Medida Provisória 2.189-49/2001, a Lei de Incentivo à Cultura ou Lei Rouanet prevê uma alíquota 100% de dedução do valor do patrocínio do imposto de renda para projetos que atendem às artes cênicas, os livros de valor artístico, literário ou humanístico, a música erudita ou instrumental, a circulação de exposições de artes plásticas e as doações de acervos para bibliotecas públicas e para museus (4% do IR com base no lucro real das pessoas jurídicas). Para os demais vale a regra geral dos benefícios da Lei nº 8.313. A Lei do Audiovisual estipula uma alíquota de dedução de 125%.

http://integracao.fgvsp.br/ano7/01/opiniao.htm

e

tópico "O império contra-ataca"

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #19 Online: 29 de Abril de 2007, 21:30:55 »
O ser humano não vive só de alimento e saúde, precisa também de entretenimento.
Só que a questão muda quando se trata de uma população que em grande parte passa fome...

Rhyan

• Visitante
« Resposta #20 Online: 29 de Abril de 2007, 22:11:40 »

Comida

bebida é água.
comida é pasto.
você tem sede de quê?
você tem fome de quê?
bebida é água.
comida é pasto.
você tem sede de quê?
você tem fome de quê?
bebida é água.
comida é pasto.
você tem sede de quê?
você tem fome de quê?

Querem tudo de "graça" né?

E quem paga isso? Eu?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 30 de Abril de 2007, 01:02:07 »
Nada contra investir (ou incentivar)  a arte... mas depende do alcance desta arte. Não adianta usar dinheiro publico para incentivar um tipo de arte que só vai privilegiar um grupo seleto e restrito de pessoas... penso que a arte custeada por dinheiro público tenha que ser acessível ao maior numero de pessoas o possível.
Entra também a questão das prioridades... é preferível aplicar 20 milhões em uma exposição de arte sacra em um grande (e requintado) museu ou aplicar 10 milhões levando artístas de menor calibre as salas de aula e os outros 10 milhões em reaparelhamento das escolas e/ou professores?

Já estive envolvido na elaboração da IV Bienal do Mercosul, em 2005, bastante acessível ao público... muitas obras lindíssimas foram exposta... mas paralelo a isto vi cada merda (como por exemplo uma artista chilena que fez uma mesa e um banco de concreto com caldinho de defunto   :nojo: ) e ser pago um horror de dinheiro por estas merdas.

Critérios e bom senso... as vezes falta.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #22 Online: 30 de Abril de 2007, 04:23:30 »

O que vocês acham?
Primeiro o ministério da cultura não cuida só de orquestras, e exposições, ele cuida de livros também, alguns shows, teatro e etc. Você acha realmente que isso é só "gosto" da elite? Olha, aqui na minha cidade no domingo o ingresso para o cinema da prefeitura custa bem pouco, claro que não passa filmes de hollywood mas passou por exemplo aquele filme "A Queda", e filmes que o Rodrigo ia gostar de ver.

Exposições são abertas ao público, somente no museu do estado tem que pagar 3 reais para entrar, e você vem dizer que isso é gosto da elite? Se o governo não bancar a cultura ela nunca vai chegar para a população mais pobre.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #23 Online: 30 de Abril de 2007, 06:11:56 »
Ja disse, o problema é que arte é muito subjetivo........ O que eu considero um lixo muitas pessoas podem considerar arte...... Quem deve definir o que é arte e o que não é?Se for pra atingir muita gente vai ter show do Frank Aguir pago com o dinheiro dos impostos, se for pra ser arte barroca vai ter 100 pessoas de classe média alta.....

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #24 Online: 30 de Abril de 2007, 14:43:07 »
Citação de: Buckaroo Banzai
De qualquer forma… acho meio parecida a construção de teatros e etc como a de praças públicas. Lazer. Acho que deveria ser um gasto do estado sim. Só fico um tanto sem saber quais critérios seriam desejáveis.

O problema em achar critérios desejáveis torna-se impossível de resolver quando tratamos de algo subjetivo como arte.

É difícil estabelecer um paralelo entre a construção de teatros e praças públicas. A praça pública cada um usa "do jeito que quiser", é um empreendimento de garantida satisfação. O mesmo não pode ser dito sobre um teatro, onde peças de gosto duvidoso são apresentadas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!