Rússia caminha para a irrelevância, diz Rice A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, disse nesta quinta-feira que a postura adotada pelo governo da Rússia no cenário internacional está levando o país ao "isolamento auto-imposto e à irrelevância internacional".
Em um discurso recheado de críticas à Rússia em Washington, Rice disse que a ofensiva russa na Geórgia, no mês passado, representou um momento crítico para o país e para o mundo, mostrando como o governo russo está se tornando mais agressivo.
"O ataque contra a Geórgia cristalizou o caminho que os líderes russos estão seguindo", disse.
"Em contraste com a posição da Geórgia, a postura adotada internacionalmente pela Rússia é hoje pior do que qualquer outra adotada desde 1991", continuou. "E o custo desse isolamento auto-imposto tem sido alto."
As relações diplomáticas entre Rússia e Estados Unidos vivem um momento difícil, não só por causa da ofensiva russa na Geórgia (um aliado americano no Cáucaso), mas também devido ao plano americano de instalar um escudo de defesa antimísseis na Europa Oriental, o que enfrenta a resistência de Moscou.
Rice salientou no discurso que os Estados Unidos e a União Européia não irão permitir que a Rússia afaste o governo da Geórgia e também advertiu que a crise pode atrasar o ingresso russo na Organização Mundial do Comércio (OMC).
Anteriormente, o presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, havia dito que seria "uma falta de visão política de longo prazo" se os dois países arriscassem suas ligações políticas e econômicas por causa do que chamou de "questões triviais".
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/09/080918_russia_ricerg.shtml