Vou cotar de um em um.
Blue Pill, discordo do seu argumento de que o cérebro não é capaz de criar nada. (Mais uma vez, "nada" e "tudo" caem no mesmo problema do "nunca" e "sempre")
Não é uma verdade absoluta o que eu disse, a questão é que eu não posso provar o não-alguma coisa, assim não posso provar que o cerebro não-cria nada, mas posso observar que tudo o que todo mundo é capaz de fazer é copiar. Vou usar o seu mesmo exemplo, o carro! É nada mais do que uma extraordinária sucessão de cópias, nada genuíno. Vou tentar explicar ali pra baixo.
Veja o exemplo de um automóvel, criação do cérebro humano. Por mais que você diga que o cérebro humano copiou e reorganizou coisas, o todo é maior do que a soma das partes. O que, neste exemplo, o homem teria "copiado"? A roda?
Até onde sei, não existia uma roda com função locomotora na Natureza (se é que existia roda alguma), e o exemplo mais próximo passível de cópia seriam as formas circulares do Sol e da Lua. É preciso concordar que há uma diferença sutil entre a forma circular observável de um astro e objeto com função de auxiliar o transporte roda.
Partindo para um nível mais abstrato, vejamos por exemplo a matemática… copiamos as raízes e as equações diferenciais de onde, de quem? E o sistema decimal, binário, hexadecimal e as outros tantos possíveis de serem imaginados pelo cérebro humano?
Vamos decompor um carro e selecionar um objeto, a roda…
A roda foi descoberta pelos homens, não foi criada pelos homens.
Funcionamento do carro, fizemos uma cópia de eventos da natureza como a combustão, aumento de pressão, tudo
descoberto pelo homem e dado para a ciência (e guardado em livros mais especificamente).
Ha uma lista muito grande de objetos de um carro, não só os objetos, mas os conceitos também são copiados, por exemplo: O carro é um objeto que tem por objetivo conduzir as pessoas.
Conduzir pessoas neste caso é uma forma de poulpar energia, gastar energia do petróleo para locomoção.
Podemos dizer que a cópia do conceito de um carro foi de
qualquer evento que um homem tenha visto em que um bixo qualquer estava em cima de uma madeira quando alguem pegou a madeira e levou para outro lugar (isto é um exemplo)
Por essas associações, eu posso deduzir que tudo o que o homem fez até hoje, até que provem o contrário (que mostrem algo genuíno) foi copiar o que viu.
A ciência é nada mais do que a copia da natureza, ainda que seja uma copia meio falha, mas é uma cópia.
Ai você pode se perguntar, então porque os carros não foram inventados logo que os seres humanos começaram a existir ? Ou qualquer outra coisa, porque não foram inventados logo no início dos tempos se foram apenas copiados ?
A grande dificuldade que se tem para construir um carro é a complexidade dele, a quantidade de conceitos e teorias e leis e etc, etc. etc… tudo COPIADO da natureza se você retroceder na história da ciência.
Esse acúmulo de
ciências (no sentido de
saber) traz a evolução da tecnologia, e permite assim a construção de coisas que complexissimas como um carro, que até parecem não ser copias, mas são.
Os modernos computadores possuem um conjunto de instruções muito simples em um nível muito baixo de abstração. Estas instruções simples combinadas permitem a criação de um conjunto de instruções de um nível de abstração maior, formando uma camada superior. Em cima desta camada superior pode-se criar uma outra com um nível de abtração maior, e assim sucessivamente.
Ta vendo, você ta usando a mesma lógica que eu para o funcionamento do computador, ele usa instruções basicas em cima de instruções basicas e assim sucessivamente, até que uma instrução seja extremamente complexa, mas mesmo essas instruções complexas são nada mais do que resultados de instruções que foram implantadas por seres humanos (que por sua vez são limitados pelo seu conhecimento).
Desta forma, eu digo que um ser humano e seu cerebro, a MAQUINA DE COPIAR DA NATUREZA, até hoje se mostrou assim para mim, ninguem nunca chegou e me falou uma idéia que seja genuína.
Digamos que uma idéia seja um muro, você só pode pegar tijolos da natureza, e assim construir o seu muro - sua idéias - e me contar ela, até mesmo a forma como você escolheu em que lugar cada tijolo foi colocado, é uma instrução copiada, e seu muro - sua idéia - sempre será uma informação
extraída e copiada e que ja existia na natureza.
Não sei se essa analogia com um muro foi boa… Mas enfim.
(OFF-TOPIC) Interessante que isto parece tão obvio para mim hojê, e eu me lembro que quem me disse isso pela primeira vez foi um mendigo que tava passando na minha rua quando eu era moleque e tava jogando bola...
Eu sempre gostava de perguntar as coisas, e o mendigo chegou para mim como se fosse contar um segredo e disse - O garoto, tudo que existe são cópias, não existe imaginação...
Minha primeira reação foi discordar dele, e perguntar de onde é que tinham copiado o CARRO (exatamente o que o ricardo abdala falou, não estou querendo acossiar ele a uma copia de mim é obvio, pois ele nem me conhecia, é mera coincidência) Dai ele continuou argumentando...
Me lembro vagamente deste momento, na hora pareceu tão vago, tão sem sentido, mas hojê eu acho entendo o que ele queria dizer...
Talvez fosse filósofo anonimo...