Essas portas lógicas não estão destruindo informação, mas sim transformando a informação.
Nao quero parecer pedante, mas acho que você deveria se informar melhor antes de fazer esse tipo de afirmaçao.
Acredite, os processadores estao mesmo destruindo informaçao. Aquilo que falei antes nao é especulaçao minha, mas é algo
estudado por pesquisadores. Por exemplo, é possível provar que existe um valor preciso para dissipaçao mínima inevitável de energia associada
aa essa perda de informaçao. No caso de uma porta do tipo AND por exemplo, o input sao 2 bits ((0,1),(1,0),(0,0),(1,1)) e o output
é apenas 1 ou 0. Como eu disse antes, a informaçao é perdida na medida em que se torna impossível descobrir qual foi exatamente
o input dado um certo output (neste caso, por exemplo, (0,1) e (1,0) geram o mesmo output: 0).
Você está considerando que a informação é um objeto, que pode quebrar e assim deixar de ser uma informação… Uma informação na computação não é fundamental, um eletron é mais fundamental que uma informação, e todos os eletrons que antes compunhão a informação que você disse ter sido perdida, não deve ter sido perdidos não, é isto que se observa na natureza, que as coisas não somem sem um motivo, nem aparecem (criam-se) sem um motivo.
Na verdade (e isso é realmente algo surpreendente) é possível tratar a informaçao como algo físico. Novamente, isso nao é especulaçao minha,
mas resultado de pesquisas.
Desta forma, até mesmo uma informação deste computador, nada mais é do que o conjunto de partículas fundamentais que não somem, mas transformam-se de acordo com algumas leis que conhecemos até certo ponto.
No universo as coisas devem transmformar-se de acordo com as leis.
Informaçao nao é "partículas", mas algo que se refere a correlaçoes entre partículas. Quando eu apago uma fita magnética, eu nao fiz nenhuma
partícula desaparecer. Apenas destruí a informaçao contida nos domínios magnéticos. Isso me parece bastante óbvio.
Aquilo a que chamamos de aprendizado, só pode ser uma cópia de leis físicas, uma cópia porque todo o universo ja "sabe" das leis físicas, uma partícula imita a outra, guian-se pelas mesmas leis então elas são idênticas, são cópias umas das outras.
Veja bem que nao estou propondo que algo "de fora" do universo seja o responsável pela criaçao de informaçao, ou que a criatividade
tenha algum aspecto que viole a causalidade. Estou apenas dizendo que
dentro do universo, as interaçoes entre as partículas podem
gerar informaçao. Até dei um exemplo disso.
Por outro lado, tudo o que falei antes se referia a objetos macroscópicos. Se levarmos os efeitos quânticos em conta, a coisa fica Muito mais
complicada. Existe toda uma área da física quântica que lida com o chamado "Problema da Mediçao" (houve alguns longos tópicos sobre isso aqui no
passado). Só para você ter uma idéia, o que acontece é que a descriçao quântica dos sistemas é reversível, isto é, ela nao distingüe uma direçao
temporal. Daí que realmente, enquanto o sistema evolui de forma reversível (também chamada evoluçao unitária), a informaçao contida no sistema
é conservada (é por isso que as portas lógicas de um computador quântico devem ser diferentes das portas lógicas convencionais, para preservar
a informaçao). Só que o processo de mediçao destroi essa simetria temporal, e consequentemente destrói informaçao. Ou seja, sabemos, com bastante
confiança, que sistemas macroscópicos como computadores clássicos e cérebros destroem informaçao (e criam também).
Se você tiver mais dúvidas, pergunte a Gui, ela parece saber mais disso do que eu.