Sem se estender, se a teoria da evolução de darwin leva ao ateismo, então a negação da evolução teria de levar ao teismo. Evidentemente, isso não ocorre. Não me lembro de ter lido argumento filosófico, em qualquer lugar que seja, que a inexistência de uma teoria naturalista para o aparecimento das espécies leva a crença em Deus.
A teoria da evolução
pode levar ao ateísmo mas não necessariamente , já que é possível ter uma visão idealista da evolução na qual a causa se encontra em uma ordem cósmica , não material ,como o faz a Teosofia que postula uma "cadeia evolutiva" que parte do mineral e atinge o ser humano , tendo um caráter progressivo e portanto com uma finalidade ( que seria a absorção final na divindade)
Se a proposição "a teoria da evolução leva ao ateísmo" pode ser verdadeira , a inversa ( a não-crença na evolução leva ao teísmo) é falsa , já que a crença em um Deus é o pressuposto do criacionismo pois ,se não existe um mecanismo natural para surgimento e para a multiplicidade dos seres vivos ,em algum momento tem que ser admitida uma intervenção fora da natureza ( e portanto supra natural)