Não entendo propaganda como divulgação de produtos e serviços, e sim, a tentativa de vendê-los, algumas vezes de forma ética, outras não. O marketing não tem nenhum sentido social, pois não produz desenvolvimento, a não ser da empresa que o vende, em detrimento de outras que podem até ter um produto melhor, mas não possuem verbas para demonstrá-lo.
Eu não teria nada contra as propagandas se elas fossem somente divulgação, o que claramente não são. Se não houvesse propaganda, o produto de melhor custo benefício sempre sairia ganhando, o que nem sempre ocorre em função dela. Existem as exceções é claro, mas são a minoria. Você acredita sinceramente que quando uma empresa publicitária planeja um comercial ela pensa no bem dos clientes? Só até o ponto em que este bem os mantenha fiéis ao produto.
Uma coisa que me enoja, é quando a propaganda utiliza a emoção, e não argumentos racionais, para vender um produto.
Não sou fundamentalista Ricardo, meus argumentos estão bem claros, não há nehuma crença dogmática neles.