Autor Tópico: Marketing é falta de ética?  (Lida 8130 vezes)

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
Marketing é falta de ética?
« Online: 02 de Maio de 2007, 18:37:09 »
http://metalingua.biz/forum/viewtopic.php?pid=20
Não, não é. Não qualquer marketing! É que não pensei em um título curto que mostrasse melhor minha idéia. E estou falando estritamente da propaganda no marketing.

Propaganda torna os produtos e serviços mais populares, faz com que se tornem mais consumidos e utilizados. Mas existe justificativa ética pra propaganda?

Sim eu sei, estamos em um mundo em que o dinheiro não é ferramenta, é obsessão. Nos preocumamos mais com o dinheiro do que com caridade, por exemplo. Como seria um profissional da propaganda se ele utilizasse a filosofia utilitarista em todos os seus trabalhos?

Algumas perguntas que deveriam ser feitas por eles para eles mesmos:

* A propaganda é sobre um bom produto?
    * Existe um produto concorrente com melhor custo-benefício no segmento?
    * Estarei prejudicando as vendas de um produto melhor que o meu?
    * Essa propaganda será o melhor pra todos?

Eu arriscaria dizer que boa parte das propagandas não é ética.  Na minha opinião propaganda deveria informar para a população sobre os melhores produtos, nada além disso.  O que vejo são propagandas tentando popularizar produtos que sem dúvida não são os melhores.

Sabe aquele papo de trabalhar para o que você gosta, para o que você acredita realmente? Como seria bom se todos levassem à sério.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Marketing é falta de ética?
« Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2007, 18:41:25 »
ok, alguém dá um pirulito pra ele.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Atheist

• Visitante
« Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2007, 18:45:30 »
O assunto é interessante.

Por exemplo, tem propagandas, principalmente de rádio, no seguinte esquema:

pessoa 1 - oi, estou precisando de um produto assim e assim, você sabe onde eu encontro?
pessoa 2 - ah, vai na loja do fulano, lá tem tudo da marca X que é a melhor do mercado.

narrador: - viu só? a loja do fulano é a melhor loja do mercado!

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2007, 19:33:47 »
Ser melhor é tão subjetivo… Depende de tantas coisas. Não somos formigas, cada consumidor tem sua necessidade e seu interesse. Se uma empresa basear sua propaganda numa ética utilitarista, terá que decidir o que é bom, o que é útil, e se meterá em um monte de outras discussões que são, no mínimo, antiqüíssmas, e duvido que sejam resolvidas tão cedo.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2007, 19:52:37 »
Ser melhor é tão subjetivo… Depende de tantas coisas. Não somos formigas, cada consumidor tem sua necessidade e seu interesse. Se uma empresa basear sua propaganda numa ética utilitarista, terá que decidir o que é bom, o que é útil, e se meterá em um monte de outras discussões que são, no mínimo, antiqüíssmas, e duvido que sejam resolvidas tão cedo.

Sim, sem dúvida... mas não precisamos nos aprofundar tanto pra ver coisas claramente erradas, como o exemplo que o Atheist deu.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #5 Online: 02 de Maio de 2007, 20:07:28 »
Gosto de definir Marketing como "a arte de ludibriar o consumidor".

O objetivo de uma propaganda não é mais do que fazer o consumidor pensar que o "meu" produto é melhor do que o do concorrente, por mais que ele não seja, ou por mais igual que seja. Para isso usam recursos dos mais variados.

Logo me vem à cabeça as propagandas de cerveja apelando para mulheres seminuas; propagandas de cigarro mostrando o "homem aventureiro livre que fuma a marca X"; comerciais de jeans que também apelam para a imagem do aventureiro, livre e despojado; a Visa e o seu slogan "porque a vida é agora", tentando usar a bonita espontaneidade da vida para incitar as pessoas a comprarem mais - nada mais adequado à uma empresa de cartões de crédito, produto cujo principal atrativo é a facilidade e rapidez com que se fazem as compras, sem que o consumidor perceba que está gastando; A Coca-Cola e seus slogans de frases bonitinhas e inspiradas, mas que nada têm a ver com o produto em si; e por aí vai. É só ligar a TV, o rádio, ou abrir um impresso.

Mas antiético não é a palavra adequada. A responsabilidade é do consumidor, ele é quem vai decidir se vai se deixar levar por estas fantasias.
« Última modificação: 02 de Maio de 2007, 20:10:02 por Procedure »

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #6 Online: 02 de Maio de 2007, 21:02:19 »
E quando é gatil que faz isso? Tem muita gente que acredita, eu fico triste. Tem idiota que paga 3000,00 reais num filhote de gato porque é ludibriado por propaganda enganosa. Um gato de mesma linhagem e garantias é vendido por 1.200,00 reais por outros criadores.

Este gatil vende maine coons aqui em Sampa. Eles tem um site fora da realidade, literalmente falando. Lista de propagandas ou mentiras veiculadas:

- O gatil têm 3 anos de existência, mas dizem que são pioneiros na América Latina, quando a criação de coonies data de 12 anos!
- Dizem que tem o melhor valor genético, mas isso é impossível de ser inferido, porque valor genético depende da herdabilidade de uma série de características e eles não tem valores numéricos disso (nem de outros gatos para dizer que é melhor).
- Dizem que o plantel é 100% testado para uma mutação que causa HCM, mas não dizem se os gatos sã negativos (livres da doença) ou positivos, sendo que 60% dos gatos no brasil são positivos e eles tem linhagens comuns aqui, tendo várias matrizes que são irmãs de ninhada.
- Dizem que trabalham sem cruzamentos cosanguíneos mas cruzam mãe com filho, gerando filhotes com índice de parentesco de 42%.

Tudo isso tá escrito no site e é passível de comprovação. Eu acho que é anti-ético, porque realmente engana as pessoas. Quem não sabe o que é valor genético, ou que ser testado para DNA não significa ser negativo para uma mutação acaba acreditando… é agir de má-fé…
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #7 Online: 02 de Maio de 2007, 21:04:35 »
Mas respondendo à pergunta do tópico, acho que marketing PODE ser falta de ética, mas não acho que necessariamente seria...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Maio de 2007, 21:15:00 »
Tudo isso tá escrito no site e é passível de comprovação. Eu acho que é anti-ético, porque realmente engana as pessoas. Quem não sabe o que é valor genético, ou que ser testado para DNA não significa ser negativo para uma mutação acaba acreditando… é agir de má-fé…

Sim Nina, mentira é falta de ética. No caso que você citou é mentira descarada.

Mas nos exemplos que citei, não é mentira exatamente, apesar de eu ter usado a palavra "ludibriar". Quis usar o "ludibriar" em um sentido de "fantasiar" mesmo. Quer dizer, é o próprio consumidor o principal responsável na associação "cerveja da marca X" - "mulheres que vi na propaganda da cerveja".
« Última modificação: 03 de Maio de 2007, 13:23:50 por Procedure »

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Maio de 2007, 22:48:28 »
olha, o rapaz tem de ser muito burro pra cair na propaganda da cerveja com mulheres gostosas, burrice esta que não é escusável. a lei e a doutrina estão de acordo comigo, só não exatamente nestas palavras hehe
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #10 Online: 02 de Maio de 2007, 22:55:38 »
Propaganda é o ato de informar com determinado propósito.

Existem algumas:
- Uma parte para o emocional da pessoa.
Por exemplo, a lambreta. Em determinada época dos EUA, motoqueiro era sinônimo de marginal, até que lançaram a lambreta, que em sua publicidade usou "pessoas comuns" montando-as. Assim, gerou uma grande demanda, genial e com grande retorno. Ele fez a pessoa se identificar, mas não deu nenhuma informação.
- Outra para a informação.
Veja qualquer comercial. "O melhor do mercado", etc. Informação falsa.
- Outro tipo é o que une emocional e informação.
Veja o Lula chorando, ele quer usar isso para mostrar que não teve culpa. Ele chora ao dizer "eu não estava envolvido", então se usa o emocional para a informação.
- Também tem a "ilusão de ótica".
Lá vem o comercial da Polishop. Pegam uma colher, e começam a "aumentar a verdade" citando "esse incrível artefato de metal tem a capacidade de melhorar sua alimentação, segurar o alimento…". Ele não informa nesse caso (apesar da Polishop em si usar muita informação falsa), mas te leva a crer que há algo mais devido a quantidade de palavras. Ele não está mentindo, a mentira vem da nossa mente, mas como é voltado para pessoas deduze-se que é para dar informação falsa.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #11 Online: 02 de Maio de 2007, 23:33:42 »

* Estarei prejudicando as vendas de um produto melhor que o meu?
    * Essa propaganda será o melhor pra todos?

Que pensamento de pobre... :sleepy:
Quando as empresas procuram uma agência para fazer uma campanha elas só levam o produto, e o marketing serve para aumentar as vendas desse produto, a propaganda não tem que ser ética, ela tem que ser eficaz.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 03 de Maio de 2007, 00:54:21 »
a propaganda não tem que ser ética, ela tem que ser eficaz.

É justamente isso que eu critico!

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #13 Online: 03 de Maio de 2007, 01:05:41 »

Mas porque? ela tem que vender, esse é o papel dela, você não pode exigir da propaganda mais que isso, não é função dela.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #14 Online: 03 de Maio de 2007, 02:21:58 »
A propaganda em si pode até não ser falta de ética, mas não contribui em nada para o desenvolvimento da civilização, sendo desnecessária. A utilidade da propaganda para a sociedade é questionável, não acrecenta nada na ciência, nada na educação, e nem mesmo no bem estar social, portanto não deveria estar inclusa por exemplo nas universidades federais.

A propaganda é uma ferramenta que beneficia algúem em detrimento de outrém, ou seja, é uma soma igual a zero, totalmente anti-desenvolvimento, apenas um parasita que sobrevive no sistema capitalista e ajuda a tornar o dinheiro mais valioso do que pessoas.

Muitos de nós aqui no fórum criticamos a religião; que governa as pessoas através de mentiras, medo e utiliza o controle emocional; qual a diferença da propaganda? Ela nao distorce o pensamento das pessoas da mesma forma?
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Maio de 2007, 02:31:40 »

Mas porque? ela tem que vender, esse é o papel dela, você não pode exigir da propaganda mais que isso, não é função dela.

Ah, não to exigindo nada. Meu artigo é utópico.

Na minha opinião o cara que colabora pra que uma propaganda que faz com que um determinado produto pareça melhor do que o concorrente está sendo anti-ético. Em outras palavras ele engana pessoas pra ganhar dinheiro e/ou realização pessoal.

Como eu disse no primeiro post, boa parte das propagandas são assim, mas não todas. Sou à favor de propagandas que mostram o real potencial de um produto ou serviço e que realmente informam e não iludem.

Inclusive, é só no Brasil que propaganda é sinônimo de publicidade. O termo propaganda em si já quer dizer que aquela mensagem é enganosa.

Muitos de nós aqui no fórum criticamos a religião; que governa as pessoas através de mentiras, medo e utiliza o controle emocional; qual a diferença da propaganda? Ela nao distorce o pensamento das pessoas da mesma forma?

:lol:

Atheist

• Visitante
« Resposta #16 Online: 03 de Maio de 2007, 09:47:46 »

Mas a custo da desinformação dos clientes, enganando os clientes? Propaganda tem que vender, mas é necessário haver um mínimo de ética para não ferir a inteligência dos possíveis clientes.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #17 Online: 03 de Maio de 2007, 13:29:03 »
olha, o rapaz tem de ser muito burro pra cair na propaganda da cerveja com mulheres gostosas, burrice esta que não é escusável. a lei e a doutrina estão de acordo comigo, só não exatamente nestas palavras hehe

A relação é feita inconscientemente. Por isso não vejo como uma questão de "burrice".

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Maio de 2007, 14:31:03 »
A propaganda em si pode até não ser falta de ética, mas não contribui em nada para o desenvolvimento da civilização, sendo desnecessária. A utilidade da propaganda para a sociedade é questionável, não acrecenta nada na ciência, nada na educação, e nem mesmo no bem estar social, portanto não deveria estar inclusa por exemplo nas universidades federais.

A propaganda é uma ferramenta que beneficia algúem em detrimento de outrém, ou seja, é uma soma igual a zero, totalmente anti-desenvolvimento, apenas um parasita que sobrevive no sistema capitalista e ajuda a tornar o dinheiro mais valioso do que pessoas.

Não seja tão fundamentalista. Claro que há profundas questões morais que podem ser debatidas quando alguém tenta convencer os outros de que determinando produto é o melhor disponível apenas porque está recebendo para isso. Mas demonizar a publicidade desta forma é um exagero sem tamanho. Só pelo importante trabalho de divulgação de produtos e serviços que esta esta faz, já poderiamos dizer que a propaganda é importante para a sociedade.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Maio de 2007, 14:53:28 »

Não entendo propaganda como divulgação de produtos e serviços, e sim, a tentativa de vendê-los, algumas vezes de forma ética, outras não. O marketing não tem nenhum sentido social, pois não produz desenvolvimento, a não ser da empresa que o vende, em detrimento de outras que podem até ter um produto melhor, mas não possuem verbas para demonstrá-lo.

Eu não teria nada contra as propagandas se elas fossem somente divulgação, o que claramente não são. Se não houvesse propaganda, o produto de melhor custo benefício sempre sairia ganhando, o que nem sempre ocorre em função dela. Existem as exceções é claro, mas são a minoria. Você acredita sinceramente que quando uma empresa publicitária planeja um comercial ela pensa no bem dos clientes? Só até o ponto em que este bem os mantenha fiéis ao produto.

Uma coisa que me enoja, é quando a propaganda utiliza a emoção, e não argumentos racionais, para vender um produto.

Não sou fundamentalista Ricardo, meus argumentos estão bem claros, não há nehuma crença dogmática neles.
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 03 de Maio de 2007, 15:02:35 »
Todas as vezes em que um novo produto é lançado no mercado ocorrem campanhas de divulgação, claro que elas existem.

Não estou defendendo que as propagandas estão certas ou erradas na sua parcialidade, nem quero entrar nessa discussão. Apenas acho que é exagerado dizer que a publicidade é inútil para a sociedade, ela é a ponte (muitas vezes indispensável) entre produtor e consumidor.

Eriol

• Visitante
« Resposta #21 Online: 03 de Maio de 2007, 15:03:58 »
uma sociedade com acesso à informação não necessitaria (nem seria vulnerável a) propagandas; enganosas ou não.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 03 de Maio de 2007, 18:37:51 »
uma sociedade com acesso à informação não necessitaria (nem seria vulnerável a) propagandas; enganosas ou não.

E informar as pessoas sobre produtos e serviços, mesmo que sem todos os efeitos da publicidade moderna, não seria uma forma rústica de fazer propaganda? Não se trata de propaganda quando, por exemplo, o governo anuncia as datas e locais de uma campanha de vacinação na televisão? Talvez os conceitos de propaganda que estamos utilizando sejam diferentes.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 03 de Maio de 2007, 19:41:27 »

E informar as pessoas sobre produtos e serviços, mesmo que sem todos os efeitos da publicidade moderna, não seria uma forma rústica de fazer propaganda? Não se trata de propaganda quando, por exemplo, o governo anuncia as datas e locais de uma campanha de vacinação na televisão? Talvez os conceitos de propaganda que estamos utilizando sejam diferentes.

Publicidade é uma coisa, propaganda é outra. No Brasil os termos se confundem.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Propaganda_%28comunica%C3%A7%C3%A3o%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Publicidade_%28comunica%C3%A7%C3%A3o%29

Um dirigível da Goodyear é publicidade, a Xuxa se lambuzando com creme hidratante Monange é propaganda.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #24 Online: 03 de Maio de 2007, 20:29:09 »

Mas a custo da desinformação dos clientes, enganando os clientes? Propaganda tem que vender, mas é necessário haver um mínimo de ética para não ferir a inteligência dos possíveis clientes.
O problema é que vocês querem dar um papel que a propaganda não tem, ela serve para vender um produto: para aumentar as qualidades de um produto e diminuir os defeitos.
Quem aqui acredita que só porque comprou uma geladeira brastemp vai estar trocando de marido? É o que a propaganda da brastemp passa, mas as pessoas são inteligentes o suficiente para saber distinguir a fantasia da realidade.

Você que é homem, você realmente acredita que quando você compra uma cerveja da antartica quem vai servir você vai ser a Juliana Paes?

Sei, se você não sabe todos tem acesso a informação, mas conhecimento já é outra coisa. Sem uma propaganda como será que o Fidel Castro faria a população "engolir" o socialismo ditador?

Na minha opinião o cara que colabora pra que uma propaganda que faz com que um determinado produto pareça melhor do que o concorrente está sendo anti-ético.
Pra mim ele está sendo esperto, não se esqueça que o concorrente também pode fazer uma propaganda.
« Última modificação: 03 de Maio de 2007, 20:37:57 por Fabi »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!