Autor Tópico: Marketing é falta de ética?  (Lida 8131 vezes)

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
Re: Marketing é falta de ética?
« Resposta #25 Online: 03 de Maio de 2007, 21:55:38 »
Na minha opinião o cara que colabora pra que uma propaganda que faz com que um determinado produto pareça melhor do que o concorrente está sendo anti-ético.
Pra mim ele está sendo esperto, não se esqueça que o concorrente também pode fazer uma propaganda.

Esperto e anti-ético. Nem sempre o concorrente tem dinheiro pra isso.

Quem tem mais dinheiro e poder domina, e isso não é ético! Pouco importa o papel da propaganda, isso não justifica a falta de ética dela ué.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #26 Online: 03 de Maio de 2007, 22:03:09 »
Na minha opinião o cara que colabora pra que uma propaganda que faz com que um determinado produto pareça melhor do que o concorrente está sendo anti-ético.
Pra mim ele está sendo esperto, não se esqueça que o concorrente também pode fazer uma propaganda.

Quem tem mais dinheiro e poder domina, e isso não é ético! Pouco importa o papel da propaganda, isso não justifica a falta de ética dela ué.
É o capitalismo. O mercado. A ética é a sobrevivência.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #27 Online: 03 de Maio de 2007, 22:05:46 »

Se a propaganda se propõe a vender um produto como ela pode ser anti-ética? anti-ético seria você pagar para fazer uma propaganda e eles falarem mal do seu produto, isso é anti-ético.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #28 Online: 03 de Maio de 2007, 22:15:32 »

Se a propaganda se propõe a vender um produto como ela pode ser anti-ética? anti-ético seria você pagar para fazer uma propaganda e eles falarem mal do seu produto, isso é anti-ético.

Anti-ético não é anunciar um produto, é mentir sobre suas qualidades......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #29 Online: 03 de Maio de 2007, 22:21:33 »

Anti-ético não é anunciar um produto, é mentir sobre suas qualidades….
A gente aumenta mas não inventa :hihi:
brincadeiras a parte, quando fazem um comercial de cerveja e colocam uma loira peituda com um bundão, você sabe que se você comprar aquela cerveja você não vai estar levando a loira peituda com um bundão junto. Certo?

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #30 Online: 03 de Maio de 2007, 23:49:12 »

A gente aumenta mas não inventa :hihi:
brincadeiras a parte, quando fazem um comercial de cerveja e colocam uma loira peituda com um bundão, você sabe que se você comprar aquela cerveja você não vai estar levando a loira peituda com um bundão junto. Certo?

Nesse caso sim, eu disse no primeiro post que nem todas são anti-éticas. Algumas propagandas inteligentes tornam óbvias suas falácias, como a do marido sendo trocado pela máquina de lavar. Claro que ninguém vai cair nessa, é uma propaganda saudável.

Agora no caso da Xuxa se lambuzando com hidratante Monange, existem dois casos de falta de ética:

1-Mentira, ela não usa o produto no cotidiano.
2-Apelo à autoridade, uma falácia que todo mundo aqui no fórum critica.

Você pode não comprar o hidratante Monange, mas pode ter certeza que muita gente vai comprar só pra ter uma pele igual da Xuxa.. e todo esse povo está sendo enganado. Completamente anti-ético e falacioso.

Outro exemplo é o slogan do Polishop, pode parecer besta mais "Novas idéias facilitam sua vida" é completamente sem nexo, mas entra na cabeça de quem compra.. e inclusive o Polishop se enquadra em outra falácia: ad nauseam.  :lol:

A propaganda não nasce sozinha, ela é criada por alguém que sabe que estará enganando pessoas, é criada por alguém que tem o intuito de lucrar com o engano dos outros. Anti-ética é a pessoa, não a propaganda.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #31 Online: 03 de Maio de 2007, 23:55:44 »
Agora no caso da Xuxa se lambuzando com hidratante Monange, existem dois casos de falta de ética:

Você pode não comprar o hidratante Monange, mas pode ter certeza que muita gente vai comprar só pra ter uma pele igual da Xuxa… e todo esse povo está sendo enganado. Completamente anti-ético e falacioso.
Mas veja bem... a Xuxa é rica, óbviamente que ela não usa o hidratante Monange, isso pode ser uma propaganda enganosa, mas a publicidade se propõe mesmo a vender um produto a qualquer custo, isso não é anti-ético uma vez que esse é o papel da publicidade: usar todas as táticas para aumentar as vendas de um determinado produto. Se você estivesse falando de outra área aí poderia ser anti-ético mas não no caso da publicidade.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #32 Online: 03 de Maio de 2007, 23:58:00 »

Você pode não comprar o hidratante Monange, mas pode ter certeza que muita gente vai comprar só pra ter uma pele igual da Xuxa… e todo esse povo está sendo enganado. Completamente anti-ético e falacioso.
Mas veja bem… a Xuxa é rica, óbviamente que ela não usa o hidratante Monange, isso pode ser uma propaganda enganosa, mas a publicidade se propõe mesmo a vender um produto a qualquer custo, isso não é anti-ético uma vez que esse é o papel da publicidade: usar todas as táticas para aumentar as vendas de um determinado produto. Se você estivesse falando de outra área aí poderia ser anti-ético mas não no caso da publicidade.

Mentir para obter lucro é anti-ético.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #33 Online: 04 de Maio de 2007, 00:01:12 »
Mentir é anti-ético, mas para obter lucro é esperteza.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #34 Online: 04 de Maio de 2007, 00:05:18 »

Mentir é antiético se for para obter lucro é imoral.......

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #35 Online: 04 de Maio de 2007, 00:13:17 »
:demente:
Você tem no mercado 4 bolas brancas iguais, só que de marcas diferentes, como você vai fazer para que o consumidor prefira a bola branca do cliente que te contratou?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #36 Online: 04 de Maio de 2007, 00:27:42 »

Mentir é antiético se for para obter lucro é imoral……

Concordo.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #37 Online: 04 de Maio de 2007, 00:35:45 »
Eu estou interessada em ver a solução que vocês tem pra fazer um produto vender, sendo que existem outros iguais a esse produto no mercado. Percebem como aí fica dificil?

blue pill

• Visitante
« Resposta #38 Online: 04 de Maio de 2007, 00:44:19 »
Essa discussão nem precisa começar.... O capitalismo é falta de ética.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #39 Online: 04 de Maio de 2007, 00:46:34 »

Não vejo como isso pode estar certo. Se um pastor de uma igreja mente, nem que seja pra conseguir um real de cada fiel, então ele não está sendo anti-ético? Óbvio que está. Com a propaganda é a mesma coisa.

Mas veja bem… a Xuxa é rica, óbviamente que ela não usa o hidratante Monange, isso pode ser uma propaganda enganosa, mas a publicidade se propõe mesmo a vender um produto a qualquer custo, isso não é anti-ético uma vez que esse é o papel da publicidade: usar todas as táticas para aumentar as vendas de um determinado produto. Se você estivesse falando de outra área aí poderia ser anti-ético mas não no caso da publicidade.

Mas por que a publicidade está fora? O que a torna especial? Não tem nada que justifique isso.

Sendo mais claro, vou fazer uma comparação exagerada trocando "propaganda" (que considero anti-ética) por "prática do nazismo" (que todos consideram anti-ética).

Citação de: Trocando Propaganda por Nazismo
esse é o papel da prática do nazismo: usar todas as táticas para exterminar o máximo de judeus. Se você estivesse falando de outra área aí poderia ser anti-ético mas não no caso da prática do nazismo não é.

Notou como esse tipo de alegação é completamente vaga?

:demente:
Você tem no mercado 4 bolas brancas iguais, só que de marcas diferentes, como você vai fazer para que o consumidor prefira a bola branca do cliente que te contratou?

Eu estou interessada em ver a solução que vocês tem pra fazer um produto vender, sendo que existem outros iguais a esse produto no mercado. Percebem como aí fica dificil?

Exemplo simples demais. Na vida real não vendemos somente bolas brancas e os produtos obviamente são diferentes uns dos outros.

E eu diria mais, não há justificativa ética pra fazer um cliente preferir sua "bola" se a do concorrente é igual. Se a justificativa é obter lucros e se o método é mentir, nem preciso falar nada.

Se você quer que sua bola branca venda mais, flexibilize o pagamento, ofereça diferenciais. Isso são ótimas táticas pra destacar seu produto, mentir é anti-ético, seja na propaganda ou não.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #40 Online: 04 de Maio de 2007, 00:51:41 »
Exemplo simples demais. Na vida real não vendemos somente bolas brancas e os produtos obviamente são diferentes uns dos outros.

E eu diria mais, não há justificativa ética pra fazer um cliente preferir sua "bola" se a do concorrente é igual. Se a justificativa é obter lucros e se o método é mentir, nem preciso falar nada.

Se você quer que sua bola branca venda mais, flexibilize o pagamento, ofereça diferenciais. Isso são ótimas táticas pra destacar seu produto, mentir é anti-ético, seja na propaganda ou não.
Na vida real eles aparecem com uns produtos estranhos, sem atrativo nenhum mas que tem que se destacar dos outros que tem no mercado. Mas tanto faz, a publicidade vai continuar fazendo isso, mesmo sendo anti-ético, imoral, e etc.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #41 Online: 04 de Maio de 2007, 01:00:28 »
Na vida real eles aparecem com uns produtos estranhos, sem atrativo nenhum mas que tem que se destacar dos outros que tem no mercado.

Ué, e dar destaque a algo que não merece, prejudicar concorrentes que merecem lugares melhores, vender gato por lebre e enganar um monte de pessoas tem justificativa ética?

Mas tanto faz, a publicidade vai continuar fazendo isso, mesmo sendo anti-ético, imoral, e etc.

Isso todo mundo sabe, mencionei logo no começo que minha crítica é utópica. É como dizer "o mundo seria melhor sem preconceito". A intenção é criticar mesmo isso que eu sei que está errado, não quero simplesmente me conformar com tudo, se fosse isso eu nem criava o tópico :)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #42 Online: 04 de Maio de 2007, 01:06:18 »
Na vida real eles aparecem com uns produtos estranhos, sem atrativo nenhum mas que tem que se destacar dos outros que tem no mercado.

Ué, e dar destaque a algo que não merece, prejudicar concorrentes que merecem lugares melhores, vender gato por lebre e enganar um monte de pessoas tem justificativa ética?
Você está falando de crianças ou de empresas? O mercado é assim mesmo, ou você vence nele, ou ele engole você. Não estamos falando de crianças na áfrica, e muito menos de como preservar a água no planeta, estamos falando de um mundo capitalista que ou você se sai bem ou você está fora, é assim, fazer o que?

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #43 Online: 04 de Maio de 2007, 01:14:23 »

Você está falando de crianças ou de empresas? O mercado é assim mesmo, ou você vence nele, ou ele engole você. Não estamos falando de crianças na áfrica, e muito menos de como preservar a água no planeta, estamos falando de um mundo capitalista que ou você se sai bem ou você está fora, é assim, fazer o que?

Quando criei o tópico, eu estava pensando em pessoas, não empresas. Eu não ligo para o que as empresas querem ganhar, estou falando do melhor para a sociedade, para as pessoas.

Não entendi muito bem sua colocação, você me chamou de ingênuo por criticar esse sistema no qual você trapaceia ou está fora?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #44 Online: 04 de Maio de 2007, 01:20:37 »
Quando criei o tópico, eu estava pensando em pessoas, não empresas. Eu não ligo para o que as empresas querem ganhar, estou falando do melhor para a sociedade, para as pessoas.

Não entendi muito bem sua colocação, você me chamou de ingênuo por criticar esse sistema no qual você trapaceia ou está fora?
É que eu tinha entendido que a gente deveria proteger as empresas como se fossem crianças. Olha falando de experiencia pessoal, não importa o quanto aparece na TV que aquele shampoo da Garnier Fructis é o melhor eu prefiro outro shampoo, a Xuxa deve usar aqueles hidratantes da MAC que custam 150 reais, e o da monange custa 15 reais, como a população vai comprar um hidratante da MAC de 150 reais? Pense bem. A publicidade só aumenta as qualidades de um produto, mas cabe a pessoa decidir se aquilo é melhor ou não, entendeu?

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #45 Online: 04 de Maio de 2007, 01:34:50 »

É que eu tinha entendido que a gente deveria proteger as empresas como se fossem crianças. Olha falando de experiencia pessoal, não importa o quanto aparece na TV que aquele shampoo da Garnier Fructis é o melhor eu prefiro outro shampoo, a Xuxa deve usar aqueles hidratantes da MAC que custam 150 reais, e o da monange custa 15 reais, como a população vai comprar um hidratante da MAC de 150 reais? Pense bem. A publicidade só aumenta as qualidades de um produto, mas cabe a pessoa decidir se aquilo é melhor ou não, entendeu?

Entendo perfeitamente. Só não concordo porque existem mais de dois cremes hidratantes no mundo, e provavelmente tem algum similar ao Monange por um preço similar, que entrou em desvantagem. Esse é só um dos exemplos.

O cachê da Xuxa é incorporado ao preço do Monange e no final, o cliente compra algo mais caro e não necessariamente melhor.

É o caso dos móveis. As casas Bahia aqui perto vendem móveis pra escritório simples (escrivaninhas por exemplo) por 200 reais, enquanto uma loja de móveis pra escritório especializada, sem propaganda na TV e de fundo de quintal, vende um produto melhor por 150 reais. As casas Bahia vendem mais porque tem mais poder e dinheiro pra fazer propaganda, não porque o cliente comparou e escolheu ela ao invés da Vonil Móveis.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #46 Online: 04 de Maio de 2007, 06:10:49 »
quando fazem um comercial de cerveja e colocam uma loira peituda com um bundão, você sabe que se você comprar aquela cerveja você não vai estar levando a loira peituda com um bundão junto. Certo?

Peraí, agora já veio e eu não vou devolver!
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 04 de Maio de 2007, 06:14:53 »
Sabe, Tash, me parece que você está com expectativas altas quanto à lucidez e consciência social da população.

Elas podem vir a ser alcançadas algum dia, mas não sem antes trabalhar construtivamente com o que realmente existe hoje; a população é competitiva e tem anseios egoístas.  A motivação corre nesse sentido e não vai mudar sem motivos claros e vivenciados diretamente pela maioria.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #48 Online: 04 de Maio de 2007, 09:21:43 »
Só um pequeno palpite: a publicidade muitas vezes tenta realmente vender produtos baseando-se na emoção ou em truques
baratos. Mas vejam que o público, em princípio teria capacidade de discernir entre alegações fantasiosas e plausíveis
(ex.: aquelas propagandas de sabão em pó que mostram entrevistas "autênticas" com consumidores). Muitas vezes a intenção
não é exatamente mentir para o público, mas sim criar uma associação na sua mente*. Tendo dito isso, existe um tipo de
propaganda que considero realmente antiética: aquela voltada para crianças. Pelo simples motivo de que, até certa idade,
as crianças não são muito capazes de distingüir fantasia de realidade. Se fosse por mim, haveria uma lei proibindo ou limitando
bastante esse tipo de publicidade.

* Ex.: cerveja = mulher gostosa.  Não é que a pessoa vá achar que se beber cerveja A vai ganhar uma mulher gostosa,
mas associar o bebedor de cereveja A com o grupo dos que ganham mulheres gostosas, ou a cerveja A com o estado de
espírito de quem circula com mulheres gostosas. Nesse caso, a propaganda não está realmente apresentando uma mentira.
Seria como se afirmar: "As pessoas que bebem vinho chileno se sentem sofisticadas." O próprio fato de ouvir isso pode fazer
com que pessoas se sintam sofisticadas (seja lá o que isso signifique) ao beber vinho chileno.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #49 Online: 04 de Maio de 2007, 11:11:27 »
Só um pequeno palpite: a publicidade muitas vezes tenta realmente vender produtos baseando-se na
* Ex.: cerveja = mulher gostosa.  Não é que a pessoa vá achar que se beber cerveja A vai ganhar uma mulher gostosa,
mas associar o bebedor de cereveja A com o grupo dos que ganham mulheres gostosas, ou a cerveja A com o estado de
espírito de quem circula com mulheres gostosas. Nesse caso, a propaganda não está realmente apresentando uma mentira.
Seria como se afirmar: "As pessoas que bebem vinho chileno se sentem sofisticadas." O próprio fato de ouvir isso pode fazer
com que pessoas se sintam sofisticadas (seja lá o que isso signifique) ao beber vinho chileno.

Um adendo: A propaganda cerveja=mulher gostosa também é assistida por crianças, assim como todas as outras, o que gera associações desde uma idade em que a criança absorve tudo como uma esponja, ou seja, entende a propaganda literalmente. Ela atinge-as quando ainda não tem defesas, mesmo não sendo voltada especificamente para este grupo de consumidores, ajudando a propagar muitos vícios através das gerações.
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!