Autor Tópico: "Desertores tentam seqüestrar avião para fugir de Cuba"  (Lida 9801 vezes)

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
"Desertores tentam seqüestrar avião para fugir de Cuba"
« Online: 03 de Maio de 2007, 23:07:02 »
Desertores tentam seqüestrar avião para fugir de Cuba

HAVANA - Recrutas que fugiram de uma base militar cubana tentaram seqüestrar um avião no aeroporto de Havana nesta quinta-feira, 3, para fugir da ilha e mataram um dos reféns, um tenente-coronel desarmado que tentou abordar o seqüestro, segundo comunicado oficial do governo cubano.

Os soldados faziam parte de um grupo que fugiu de uma unidade militar próxima à capital cubana, carregando fuzis AK-47 e acabaram detidos depois de uma troca de tiros com forças de segurança.

(…)

Em sua declaração oficial, o governo de Havana responsabilizou os Estados Unidos e a chamada "Lei de Ajuste Cubano" por este tipo de "ações vandálicas e criminosas".

"Recai sobre as máxima autoridades dos Estados Unidos a responsabilidade por estes novos crimes, que se somam à longa lista de atos de terrorismo de que Cuba tem sido vítima durante quase meio século", afirmou o Ministério do Interior.

O governo cubano acusa Washington de encorajar a emigração ilegal por meios violentos com a "Lei de Ajuste", que facilita que os cubanos que chegam a solo americano obtenham visto de residência no país.

De acordo com estimativas oficiais, mais de cinqüenta aviões já foram seqüestrados em Cuba no último meio século, em sua maioria com o objetivo de chegar aos Estados Unidos.

O último incidente deste tipo sobre o qual houve informação oficial acontecera em 10 de abril de 2003, quando a Polícia frustrou a tentativa de seqüestro de um avião por parte de um grupo de homens armados que foram julgados e condenados a prisão perpétua.

http://www.estadao.com.br/ultimas/mundo/noticias/2007/mai/03/337.htm

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: "Desertores tentam seqüestrar avião para fugir de Cuba"
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2007, 23:34:29 »
Uma pergunta aos simpatizantes do Fidel: Por que esse povo não pode sair legalmente de Cuba? O povo cubano não tem a liberdade de escolher viver em outro país?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2007, 23:47:13 »
Uma pergunta aos simpatizantes do Fidel: Por que esse povo não pode sair legalmente de Cuba? O povo cubano não tem a liberdade de escolher viver em outro país?
Claro que não, se pudessem Cuba seria uma ilha deserta.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Eriol

• Visitante
« Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2007, 03:10:06 »
Meus caros desinformados, os cubanos ao pisar solo americano estão legalizados (Lei de Ajuste). Quantos Mexicanos, Brasileiros, Argentinos (a lista segue) estariam nos EUA se tivessem semelhantes direitos?

Há um acordo Cuba-EUA que garante até 20,000 vistos/ano. Mas os EUA preferem não dar muitos, talvez para incentivar ações desestabilizadoras como a da notícia.
« Última modificação: 04 de Maio de 2007, 05:32:33 por Rodrigo »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2007, 07:29:03 »
Meus caros desinformados, os cubanos ao pisar solo americano estão legalizados (Lei de Ajuste). Quantos Mexicanos, Brasileiros, Argentinos (a lista segue) estariam nos EUA se tivessem semelhantes direitos?

Há um acordo Cuba-EUA que garante até 20,000 vistos/ano. Mas os EUA preferem não dar muitos, talvez para incentivar ações desestabilizadoras como a da notícia.

Mas você não respondeu porque os cubanos não podem deixar Cuba.......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2007, 08:29:50 »
Pois é. Eu posso deixar o Brasil quando me der vontade, por que um cubano não pode sair de Cuba?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Rhyan

• Visitante
« Resposta #6 Online: 04 de Maio de 2007, 08:32:54 »
Só quem não bate bem da cabeça sairia do paraíso!

Eriol

• Visitante
« Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2007, 10:37:05 »
quem falou que não pode deixar Cuba? Outra coisa é que hajam limites de vistos (como disse acima) e burocracia.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #8 Online: 04 de Maio de 2007, 10:43:10 »
quem falou que não pode deixar Cuba? Outra coisa é que hajam limites de vistos (como disse acima) e burocracia.

Sei. E se eu chegar lá no órgão cubano e falar: quero ir embora de Cuba para sempre, ir morar nos EUA, Brasil, Cingapura etc. Pode? Duvido que seja tão simples como você fala. Estes vistos são destinados quando alguém importante do governo cubano precisa viajar, ou alguma pessoa indicada por este, como os médicos que vão a Venezuela e a Bolívia.

Estou certo que se um camponês qualquer de Cuba resolva ir embora, será barrado, por qualquer desculpa ou viés burocrático, além de ser , posteriormente, constantemente monitorado pelo governo, afinal ele quer ir embora por se opor ao regime...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Eriol

• Visitante
« Resposta #9 Online: 04 de Maio de 2007, 11:11:14 »
Não. Esses "até 20.000" são para cubanos que queiram morar nos EUA. Assuntos comerciais-diplomáticos não tem nada a ver… Mas imagino que os Cubanos que não tenham família que possa mandar dinheiro não viajam ao exterior… Melhor que a maioria dos brasileiros, que nunca foram nem ao cinema nem ao teatro.

E que eu saiba, agora brasileiro precisa de visto para visitar os EUA… e pode demorar até 3 meses… Acho que ninguém que não tenha um contrato de trabalho sai do Brasil para morar em outro país, pelo menos não de forma legal.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #10 Online: 04 de Maio de 2007, 11:24:55 »
Os brasileiros sempre precisaram de visto para visitar os EUA. Mas o que você falou ainda não explica porque os cubanos chegam
a tomar medidas tão drásticas para tentar fugir da ilha. Quantos brasileiros/mexicanos/etc. tentaram seqüestrar barcos e aviões
para fugir para os EUA?

EDIT: ao que parece, os EUA passaram a exigir visto para trânsito. Isto é, se o vôo de alguem faz escala nos EUA, seria preciso obter
um visto. Mas posso estar errado.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #11 Online: 04 de Maio de 2007, 11:33:37 »
Os brasileiros sempre precisaram de visto para visitar os EUA. Mas o que você falou ainda não explica porque os cubanos chegam
a tomar medidas tão drásticas para tentar fugir da ilha. Quantos brasileiros/mexicanos/etc. tentaram seqüestrar barcos e aviões
para fugir para os EUA?

EDIT: ao que parece, os EUA passaram a exigir visto para trânsito. Isto é, se o vôo de alguem faz escala nos EUA, seria preciso obter
um visto. Mas posso estar errado.

Esta certo....... Brasileiros precisam de visto de transito para fazer escala nos EUA.......... Mas qualquer um consegue.....Ja o de turismo é bem mais difícil.......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 04 de Maio de 2007, 15:38:48 »
E por que os cubanos iriam querer deixar Cuba? O paraíso não fica lá?  ::) ::) ::)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #13 Online: 04 de Maio de 2007, 15:40:43 »
Porque o povo vai querer trabalhar lá se o salário é limitado e o mesmo para todos?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 04 de Maio de 2007, 15:43:54 »
Quantos serão os norte-americanos que querem fugir dos EUA e pedir exílio em Cuba????  ::) ::) ::)

Eriol

• Visitante
« Resposta #15 Online: 04 de Maio de 2007, 17:44:13 »
http://incongruenciasmil.blogspot.com/2007/05/algo-sobre-cuba.html

artigo do meu blog sobre o tema... Em espanhol... se quiserem traduzo.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 04 de Maio de 2007, 18:01:40 »

Mas você não respondeu porque os cubanos não podem deixar Cuba……

A questão está mal colocada.
A questão não é "deixar Cuba. Qualquer cubano pode fazê-lo.
A questão é: "entrar nos EUA".

E esse problema não é exclusivo dos cubanos.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 04 de Maio de 2007, 18:03:28 »
Quantos serão os norte-americanos que querem fugir dos EUA e pedir exílio em Cuba????  ::) ::) ::)

E quantos yankees querem exílio no Brasil, na Argentina, no Iraque, em Israel, no Afeganistão, em Portugal, na Espanha............??????
"Por quê?"

Chaves

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 04 de Maio de 2007, 18:05:29 »
Mexicanos pedem exílio político nos EUA?  ::)

Por que cubanos querem abandonar Cuba?

Quantos "exilados políticos" escolhem Cuba como refugio?

Por que "comunistas" quando tiveram que fugir do Brasil por conta do regime militar, preferiram ir para a França, Austrália, Alemanha e outros países do que ir para Cuba, URSS ou China? Não conheço nenhum caso que o fugitivo tenha ido para a Albânia ou até mesmo para o Vietnan do Norte… invariavelmente buscavam países sem quase nenhuma identificação com o comunismo?

Que bela maravilha… eca.

Eriol

• Visitante
« Resposta #19 Online: 04 de Maio de 2007, 18:07:06 »
Quem sai de Cuba é exilado político, diretamente… é até engraçado.

Tá mal informado hein Spit? Só pra citar uns, a família do Lamarca viveu (e acho que ainda vive) em Cuba. E pessolmente conheço um camarada (a quem o DOPS cortou 3 dedos) que morou na Iugoslávia... Outra coisa, o PC do B é (e era) Maoísta, e sempre existe a barreira linguística.  :ok:
« Última modificação: 04 de Maio de 2007, 18:09:15 por Rodrigo »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 04 de Maio de 2007, 18:10:05 »
Rodrigo... o que leva um cubano querer deixar Cuba?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 04 de Maio de 2007, 18:10:47 »
Todos os mexicanos, brasileiros, etc., que se deslocam para os EUA em busca de trabalho e maior renda estão sim, se exilando.

Balela dizer que os cubanos que tentam ir para Cuba estão agindo ideologicamente. Estão, como nossos compatriotas que entram ilegalmente nos EUA, em busca do mesmo objetivo: o sonho dourado do dólar no bolso, carro na garage, aparelhos eletrônicos mil, hollywood, e tudo mais.
O mesmo risco que correm os cubanos nas águas do Caribe em embarcações precárias, é o mesmo que milhares e milhares de mexicanos e brasileiros correm nos desertos do sul dos EUA, aventura que no mais das vezes acaba mal para muitos.

Ora, convenhamos. Colocar Cuba em foco e deixar de lado todos os países latinos que exportam mão de obra semi-escrava para os EUA é no mínimo hipocrisia.
"Por quê?"

Chaves

Eriol

• Visitante
« Resposta #22 Online: 04 de Maio de 2007, 18:11:47 »
todos os que conheci até hoje, o mesmo que leva um mexicano ou um senegalês* a emigrar: razões econômicas.

*. Morrem 10 vezes mais africanos tentando chegar à Espanha que cubanos aos EUA.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 04 de Maio de 2007, 18:14:26 »
Quem sai de Cuba é exilado político, diretamente… é até engraçado.

Tá mal informado hein Spit? Só pra citar uns, a família do Lamarca viveu (e acho que ainda vive) em Cuba. E pessolmente conheço um camarada (a quem o DOPS cortou 3 dedos) que morou na Iugoslávia… Outra coisa, o PC do B é (e era) Maoísta, e sempre existe a barreira linguística.  :ok:

Vive nada... o filho de Lamarca é capitão do exército... a esposa dele estava na formatura do filho. A família dele o odeia... deixou-os na MERDA, até fome passaram, sem direito até de receber pensão do exército.

Bah!

Como gostam de fabricar mitos... incrível.

Mal informado você.  |(

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 04 de Maio de 2007, 18:16:31 »
Todos os mexicanos, brasileiros, etc., que se deslocam para os EUA em busca de trabalho e maior renda estão sim, se exilando.

Balela dizer que os cubanos que tentam ir para Cuba estão agindo ideologicamente. Estão, como nossos compatriotas que entram ilegalmente nos EUA, em busca do mesmo objetivo: o sonho dourado do dólar no bolso, carro na garage, aparelhos eletrônicos mil, hollywood, e tudo mais.
O mesmo risco que correm os cubanos nas águas do Caribe em embarcações precárias, é o mesmo que milhares e milhares de mexicanos e brasileiros correm nos desertos do sul dos EUA, aventura que no mais das vezes acaba mal para muitos.

Ora, convenhamos. Colocar Cuba em foco e deixar de lado todos os países latinos que exportam mão de obra semi-escrava para os EUA é no mínimo hipocrisia.

Sim... mas nós estamos em uma meleca sem tamanho... isto chega a ser natural.
Mas o que leva os cubanos quererem deixar Cuba? Lá não é uma maravilha?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!