Autor Tópico: Do eletron à consciencia, uma abordagem quântica  (Lida 10085 vezes)

Offline Omega

• Nível 01
  • *
Do eletron à consciencia, uma abordagem quântica
« Online: 04 de Maio de 2007, 07:40:46 »
Encontrei uma palestra interessante de um físico acerca da física quantica e suas implicações na formação da consciencia e na existencia objetica de Deus. A palestra em video leva aproximadamente 2 horas e os arquivos podem ser baixados no link a seguir:

http://www.4shared.com/dir/1524049/2b50913/FisicaEspiritualidade.html

Alguem gostaria de comentar?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Do eletron à consciencia, uma abordagem quântica
« Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2007, 12:14:36 »
Vou comentar repetindo a MP que você me mandou, Omega:

Luis,

Postei um link hoje de manha sobre uma palestra absolutamente tecnica, de um físico, sobre fisica quantica, eletrons, equações e teorias de campo e outras coisas. E voce, talvez pelo pouco que escrevi, criou uma imagem distorcida e deslocou isto para religião e crenças… Quando não tem nada a ver com religião e crenças, é ciencia pura mesmo…

Gostaria de lhe convidar tambem a baixar o video, é interessante mesmo para abrir discussões bastante sérias…

Particularmente não tenho qualquer religião e não sigo qualquer crença ou mito.

Um grande abraço,
Omega

É verdade que não vi o vídeo, Omega.  Mas também é verdade que existência objetiva de Deus é um assunto da religião e da crença, não da ciência.  Combine-se a isso a frequência com que vemos abuso e extrapolações indevidas da física quântica (há tópicos a respeito aqui neste fórum) e o aviso que deixei na área de Ciência, e você verá por que fiz a mudança.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2007, 13:14:39 »
É, mais ou menos o que o filme "What Bleed We Know" tenta mostrar. Uma distorção da mecânica quantica para explicar seres invisíveis movendo quarks…
« Última modificação: 04 de Maio de 2007, 14:05:47 por Ilovefoxes »

Offline Omega

• Nível 01
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2007, 17:25:47 »
E aonde, Ilovefoxes, voce viu a distorção? Em qual dos postulados apresentados?
A proposito, o filme "What Bleed We Know" denomina-se "What the Bleep do we Know", no original...

Offline Omega

• Nível 01
  • *
« Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2007, 17:33:24 »
É verdade que não vi o vídeo, Omega.  Mas também é verdade que existência objetiva de Deus é um assunto da religião e da crença, não da ciência.  Combine-se a isso a frequência com que vemos abuso e extrapolações indevidas da física quântica (há tópicos a respeito aqui neste fórum) e o aviso que deixei na área de Ciência, e você verá por que fiz a mudança.
Tudo bem, Luis... Mas continua o convite para todos verem a palestra e conversarmos objetivamente sobre as colocações do palestrante, que me parecem bastante interessantes. Ao menos, os que se dispõe a pensar sem apegos a qualquer religião e sem preconceitos de qualquer ordem, deveriam asisti-lo.

Não morde, não tira pedaço, não faz mal e tampouco engorda...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2007, 12:04:46 »
Eu não tenho duas horas do meu tempo para assistir a uma palestra que me parce pilantra. Por que não dá um resumo da lógica que levaria a física quântica a ter algo a ver com Deus?

A propósito… você sabe o que é física quântica, né?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Omega

• Nível 01
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2007, 12:47:14 »
Alenônimo,

Como voce ja definiu, mesmo sem nada ver ou ouvir, que a palestra lhe parece pilantra, entendo que voce é um sábio. E quem sou eu para ensinar algo aos sábios?

A proposito, a palestra é de um físico, que sabe razoavelmente bem o que é física quantica, mas que não utiliza conceitos aprioristicos, que é o que caracteriza o ser humano ainda preso as religiões, como voce mesmo o atestou.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #7 Online: 05 de Maio de 2007, 13:05:41 »
Paciência Omega. Aqui é o clube cético, o mínimo que se deve esperar é alguma descrença inicial com relação a alegações extraordinárias, especialmente sobre um assunto no qual muita bobagen já foi dita, como colocou o dantas. Aliás sua descrição inicial do vídeo não ajuda
Encontrei uma palestra interessante de um físico acerca da física quantica e suas implicações na formação da consciencia e na existencia objetica de Deus. A palestra em video leva aproximadamente 2 horas e os arquivos podem ser baixados no link a seguir:

http://www.4shared.com/dir/1524049/2b50913/FisicaEspiritualidade.html

Alguem gostaria de comentar?
[grifo meu]
Não vejo como a física quântica pode tecer qualquer argumento relevente com respeito à existência de deus(es).

Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Omega

• Nível 01
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Maio de 2007, 14:53:46 »
Thufir Hawat,

A questão é que ceticismo é uma postura em que pessoas escolhem examinar de forma crítica se o conhecimento e percepção que possuem são realmente verdadeiros, e se alguém pode ou não dizer se possui o conhecimento absolutamente verdadeiro.

Ora, acreditar aprioristicamente que se sabe que algo é verdadeiro, é exatamene o contrario do ceticismo. É uma postura religiosa, em sua acepção ampla, onde a pessoa tem fé (confia) cegamente no que acha que sabe. E quando descem a este nível, os céticos se assemelham aos catolicos, evangelicos e espíritas, todos crentes no que lhes diz a sua respectiva religião.

Quando postei este tópico, que não trata de religião ou misticismo, tanto que o postei em outro título, foi para estudar de forma absolutamente cristalina e objetiva algumas questões reais e não ilusórias ou imaginarias, como o são as criações humanas, sejam de qual religião provenham.

Continua aberto o convite ao estudo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 05 de Maio de 2007, 15:09:09 »
Omega, exista a questão do ônus da prova. 

Quem faz uma afirmação sobre a existência de algo (como por exemplo a existência de Deus) deve aceitar a responsabilidade de provar ou pelo menos apresentar evidências nesse sentido. 

Do contrário não há por que se esperar que alguém concorde.

O ceticismo não trabalha com certezas absolutas, ISSO é assunto da crença, da fé e da religião; mas nós emprestamos às afirmações o grau de confiabilidade que as evidências disponíveis mostrem caber.

Se você vê nisso alguma semelhança com espíritas ou fundamentalistas cristãos, paciência.  Eu não vejo.

A idéia do Alenônimo é boa; por que você não tenta sumarizar a tese que esses vídeos defendem?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #10 Online: 05 de Maio de 2007, 15:18:00 »
Ninguém aqui está acreditando aprioristicamente em coisa alguma.
Estamos é chamando atenção para o fato de que a tentativa de se utilizar a mecânica quântica para fornecer argumentos a respeito da existência de deus(es) não só é totalmente desprovida de sentido como, visto que já foi usada por uma série de charlatões, se torna alvo de crítica logo de cara. Que se critique com base nas informações obtidas até então não implica que se esteja em falta com o ceticismo, muito pelo contrário.
E o tópico trata de religião sim, na medida em que, segundo você, o vídeo pretende discutir a existência de deus(es). Esse assunto é da alçada da religião, independente de se utilizar de argumentos baseados (?) em uma área estabelecida da ciência (o que, vale repetir, em geral não faz sentido).
Vou ver pelo menos parte do vídeo e teço alguns comentários mais tarde.  
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline Omega

• Nível 01
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Maio de 2007, 15:24:20 »
Na verdade ainda não encontrei um cético neste forum:

O Luis afirmou que é verdade que existência objetiva de Deus é um assunto da religião e da crença, não da ciência, atitude que pode ser considerada ateia que é uma religião igual as outras, nega porque nega enquanto outros aceitam porque aceitam e nisto consiste sua unica diferença.

O Ilovefoxes afirmou que É, mais ou menos o que o filme "What Bleed We Know" tenta mostrar. Uma distorção da mecânica quantica para explicar seres invisíveis movendo quarks…Pelo visto nunca viu o fillme "What the bleep do we know?" e ouviu falar de alguns seres invisiveis movendo quarks, mas não na palestra que postei, que tampouco viu. Apenas deduziu "ceticamente" sem estudar...

O Alenônimo afirma que "não tenho duas horas do meu tempo para assistir a uma palestra que me parce pilantra". Religiosamente de acordo com algum credo... Mas onde o estudo e o raciocinio?

O Thufir Hawat diz que Ninguém aqui está acreditando aprioristicamente em coisa alguma.
Estamos é chamando atenção para o fato de que a tentativa de se utilizar a mecânica quântica para fornecer argumentos a respeito da existência de deus(es) não só é totalmente desprovida de sentido como, visto que já foi usada por uma série de charlatões, se torna alvo de crítica logo de cara.
Ou seja esta acreditando aprioristicamente em algo sem mesmo o conhecer, baseado naquilo que "sabe". Isto não é ceticismo e tampouco método cientifico, é uma atitude de fé cega, que a nada leva.

Amigos, so quero estudar e sem preconceitos. E se algo não passa pelo crivo da razão deve ser descartado, mas somente apos estudo e analise. A negação ao estudo é o traço comum que une os religiosos.

Porque me pedem o onus da prova, se não quero provar nada e tampouco afirmei algo? Apenas convidei a comentar um texto de um físico que chega a algumas conclusões interessantes. Cetico é quem estuda e analisa, leitor de resumos basta os catolicos, evangelicos e espiritas.

Continua aberto o convite ao estudo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 05 de Maio de 2007, 15:28:02 »
Omega, se você está insatisfeito pode ir embora.

Ou você pode tentar entender o que é ceticismo e buscar diálogo.

A escolha é sua.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #13 Online: 05 de Maio de 2007, 16:10:32 »
Sobre o vídeo, um pequeno resumo, entremeado por comentários.
É no mínimo intelectualmente desonesto que o físico do vídeo nem se apresente ou seja apresentado. A quem interessa saber é Laercio Fonseca, figurinha famosa nos círculos da nova era quântica, que ministra o curso "física quântica e espiritualidade" no instituto Consciência Cósmica.

00:00 O vídeo abre com o tema de arquivo X… :enjoo:
O palestrante afirma que vai demonstrar que a
"espiritualidade tem muito sentido dentro da lógica"
"tentar demonstrar todos esses fenômenos que nós temos na espiritualidade como reencarnação, vida após a morte, a mediunidade […]
pra convencer céticos[…] que isso é uma questão fundamental do universo"
"você precisa desenvolver modelos teóricos, modelos até matemáticos pra você demonstrar que isso é uma questão extremamente racional, extremamente lógica"
Mmm…
Até agora…
"O cientista […] vai ter que ter essa consciência da espiritualidade"
"espiritualidade vai ser a linha de frente da ciência… no futuro"
Agora ele afirma que foi aluno do César Lattes e perguntou se ele acreditava em disco voadores e ET's.
Porra, Não dava pra perguntar nada mais interessante pro César Lattes!?
De qualquer maneira, até agora ele só contou historinha e não deu nenhum argumento razoável para sustentar suas alegações iniciais.
Apolo XIII…
Só para lembrar que até agora ele não se apresentou, nem disse o que faz, qual sua linha de pesquisa

"…a maior de todas as revoluções vai acontecer […] quando a ciência encontrar a espiritualidade…"
"…quando a ciência demonstrar o espírito…[…]a vida após a morte"
"…quando a gente conseguir estruturas matemáticas pra isso […]
nós vamos construir tecnologias em cima disso […] vai ser muito fácil você construir comunicadores interdimensionais"
"…teu celular vai falar com morto…"!
Laércio… será que é quem estou pensando… ::)
"…pode ter certeza de uma coisa o ET conhece o teu espírito"

Eliot!  :lol:
"…tenta convencer as pessoas só falando que isto é um a realidade…"
e você vem falar em apriorismo Omega?
"…agora pega um livro, formulação matemática você vai ver como a pessoa vai te ouvir. Ela para para discutir […] 'eu acho que você tem razão'…"

argumento da autoridade
"Levanta a mão aqui quem é da área de exatas… são poucos… o resto é tudo da área de humanas. Então vou tentar fazer aqui um meio termo pra agradar todo mundo…"

Ele afirma pretende demonstrar suas alegações mais do que extraordinárias fazendo um meio termo. Olha o ônus da prova aí gente!

Em quinze minutos Laercio fez uma série de alegações extrordinárias, usou e abusou de conceitos nebulosos como consciência, alma, espírito, fez previsões teóricas e tecnológicas, contou piadas e histórias pessoais, mas não apresentou sequer um argumento que fizesse sentido. Vamos ver a segunda parte…
« Última modificação: 05 de Maio de 2007, 18:23:20 por Thufir Hawat »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Maio de 2007, 20:32:29 »
Convido a Omega a ler

../wiki/Bobagens_qu%C3%A2nticas

e aos foristas a ajudar no artigo

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #15 Online: 06 de Maio de 2007, 02:42:21 »
E vamos agora à emocionante segunda parte da palestra:

Começou bem, escreveu Física Quântica direitinho no quadro negro.
Mais historinha... está contando sobre os desenvolvimentos da relatividade e da quântica no início do século XX.
Explicando a teoria da radiação de corpo negro de Planck.
Energia em pacotinhos, E=hv... até agora nada de espiritualidade
"...esses pacotes foi[sic] batizado de quanta"
"então daí vem o termo física quântica, a física da quantidade de enrgias que são emitidas em quantidades específicas e não que são emitidas
 de uma forma contínua"
"...mais tarde esses pacotes de energia eletromagnética[ênfase] vai[sic] ser batizado de fótons, por Einstein. einstein cria a teoria do fóton[?]"
"...entendeu direitinho [...] por que chama física quântica? Por que é física da quantidade."
"a energia que é jogada no núcleo atômico é sempre em quantidades... definidas, sempre em pacotinhos"
"Agora o que [...] tem a ver com espiritualidade?"
Agora a coisa pega! :oba:
Opa, me precipitei, vai falar sobre Bohr. :|
"Eu vou mostrar pra vocês que os cara[sic] tinham muito duns bico[sic] desse tamanho [dá um chute para o alto]
E é assim que ele se exime de explicar todo um contexto filsófico que levou Bohr a teoria que propôs. Engraçadinho, e só.
"... do que que é feito, como é que é o elétron [...] o próton [...] que é a famosa discussão da chamada dualidade partícula-onda, aí que vai começar a pegar um negócio legal"
Já ouvi essa antes. Quando é que ele vai começar a falar do gato?
Uma explicação bem capenga do experimento de difração do elétron... mas pelo menos chegou à dualidade onda-partícula e já mencionou o
princípio da incerteza (já ouvi essa também).
"e é exatamente em cima dessa estrutura da matéria aqui que eu vou mexer e que eu vou desenvolver umas idéias interssantes com a espiritualidade,e também depois um modelo da consciência."
Mais de meia hora de palestra corrida, finalmente ele dá algum indício de argumentação, e pelos vistos com idéias já mais que refutadas. Bom, menos trabalho pra mim.

Em resumo, nessa segunda parte ele deu uma noção bem resumida, e com algumas mancadas técnicas perdoáveis, dos primórdios da quântica...
daquelas dignas do Fantástico. E nem falou do gato...

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #16 Online: 06 de Maio de 2007, 04:59:56 »
Consegui chegar ao fim da terceira parte. O post ficou longo, mas o tamanho é proporcional ao número de besteiras proferidas.
Obs: nas caixas de quote, o que quer que esteja entre colchetes é uma observação total e intencionalmente jocosa da minha parte.

Começou… mais algumas anedotas…
PÁRA TUDO!
"…por que se você não consegue determinar com precisão a posição do elétron num determinado tempo então você nunca pode dizer
se ele está parado ou não, você nunca pode afirmar, e também não pode afirmar que ele está em movimento […] então esse é o chamado princípio da incerteza, quando você tira uma medida você tem um imprecisão na medida que na física quântica é o princípio da incerteza de Heisenberg que é o deltaX deltaT é maior igual a h sobre dois pi, lá."
PELAMOR de Planck, que que é isso? Um erro crasso na descrição do princípio da incerteza, nem vou comentar o absurdo conceitual,
mas errar a expressão é dose, afinal o cara é físico. Supondo que ele quisesse se referir à incerteza entre posição e momento, a expressão correta seria deltaX.deltaP>=h/2pi, onde X é posição e P é momento.
Eu deveria parar por aqui, mas vamos continuar…
Um pouco mais sobre a interpretação estatística, até que…
"…então significou o seguinte pros físicos clássicos: a física não era mais uma realidade objetiva, ou seja o universo não era mais uma realidade objetiva que eu podia medir, confirmar, provar e demonstrar."
"Qual que é a solidez então, a realidade, aonde está o elétron, quero ver ele [sic]. Não, não tem essa realidade, existe uma probabilidade…"
PELAMOR de Sokal! Puro relativismo científico irresponsável, desonesto mesmo.
Agora ele volta à interpretação estatística e menciona que a teoria só funciona bem para átomos de um elétron.
"…se esse elétron aqui que está numa órbita muito precisa ao redor do átomo [esquecendo sua exposição sobre a interpretação estatística?] se ele ganhar energia ou perder energia, por que que ele só pode ganhar em quantidades e perder em quantidades?
Vamos ver se vocês conseguem entender essa resposta, eu sei é muito difícil…"
"…é muito fácil [uai, não era muito difícil?] se você encarar que o elétron É uma onda…"
"Mas, este desenho que eu fiz [um átomo e suas órbitas que podem ser ocupadas pelo elétron] ele está errado tecnicamente, por que na verdade ele fala de nível de energia […] isso aqui não tem nada a ver com nível, isso aqui eu estou desenhando órbitas, reais."
"…a idéia do salto quântico é assim, como aqui é uma probabilidade e aqui também é uma outra probabilidade [aponta para o desenho das órbitas] você não está localizando elétrons com precisão. Então Niels Bohr diz o seguinte que quando ele está neste nível e salta pro outro nível
o negócio pode acontecer assim ó ele some aqui e pode aparecer em qualquer lugar aqui… [aponta passando de uma das órbitas do desenho para outra]"
"Mas olha outra tese dele, aí você vai questionar […] 'mas como que o elétron faz isso?'[…] o que que acontece com o elétron nesse intervalo desse espaço, quanto tempo ele demora pra fazer isso […] instantâneo significa deltaT igual à… zero. Aí o Einstein vem, não não tem nada a ver…"
"É eu estou atravessando um espaço, ele atravessou um espaço…, se você dizer [sic] que o deltaT é zero você destrói a teoria de Einstein,
por que você diz que um objeto viajou com velocidade superior à da luz…"
E assim ele joga no lixo todo o trabalho de Dirac e outros sobre mecânica quântica relativística.
"…que é aí que eu vou pegar a chave pra fazer as interpretações espirituais […] tá tudo embasado em idéias sólidas da física quântica.
Que essa aqui eram coisas inexplicáveis na física quântica, tá em aberto até hoje isso… [mas e a a solidez?]"
Será que agora vai? Não, ele desvia do assunto novamente  ::) .
"Isto é um salto quântico, no salto quântico você tem que afirmar o seguinte: entre este nível e este nível o elétron não existe […] ele some aqui e reaparece instantaneamente aqui, logo nesse intervalo ele não tem realidade. Então você pode afirmar, Pra mim [pelo menos teve o bom senso de destacar] ele afirma que o elétron desmaterializa e materializa […] instantaneamente…"
"Isso vai dar uma demonstração de como os ETs se deslocam no espaço. Eles fazem deslocamentos quânticos, pega a nave inteira dele e dá esse tipo de salto, pah!, ele não viaja pelo espaço convencional, aí você pode explicar por que que o disco voador pode estar aqui."
Ai :'(… essa doeu. :chorao:
"Isso é uma tese que os cientistas nunca aceitaram até hoje né… 'ah, mas você tem que explicar como é que ele vai viajar com velocidade superior da luz…"
Por que será hein? Mas o Laercio prefere apelar o argumento da perseguição intelectual.
"…como é que ele vai chegar até aqui?'Claro, com a física nossa ele não vai chegar nunca, mas com uma outra física muito mais avançada você vai perceber que é possível fazer isso."
Só por que VOCÊ falou né, lindinho? Argumento da autoridade. E a física "deles", é diferente da "nossa"?
"Por que eles estão aqui né? quem fazer [sic] uma pesquisa sobre ufologia e disco voador vai ver que eles estão."
Apriorismo.
Então ele volta a falar um pouquinho de quântica básica.
"…estão entendendo? Eu estou embasando vocês pra gente discutir aonde que nós vamos discutir a espiritualidade aí."
Embasando=enviesando?  :?
Agora começa a falar de EPR, sem mencionar em momento algum a questão da observação… mais anedotas Einstein X Bohr.
"…e foi o Einstein que abriu um negócio muito louco que eu vou tentr explicar razoavelmente pra vocês […]
uma coisa chamada interação, dois tipos, local e não-local; que vai ser a chave pra gente entender como os espíritos se comunicam,
e como que a paranormalidade pode funcionar, cura à distância…"
PELAMOR de Bell! Acho que vou parar por aqui, estou começando a ficar enjoado… ainda bem que essa parte acabou.

Resumão: Entre erros técnicos crassos, que nunca deveriam ser cometidos por um físico que tenha passado pela disciplina de mecânica quântica, e falácias mil, Laercio vai (finalmente!) jogando as tais "demonstrações" (nem entre aspas dá pra engolir) às suas mais que extraordinárias alegações. Em momento algum ele chega a ter a cautela de dizer algo como "é possível, pode ser que" ou algo semelhante. Antes ainda estava inclinado a acreditar que a palestra serviria pelo menos como material de divulgação razoável, agora nem isso.

Aproveitando a deixa também, vou contar a minha anedota Einstein x Bohr favorita: em uma conferência os dois discutem quando Einstein repete, mais uma vez, que "deus não joga dados", ao que Bohr replica: "Ora, pare de dizer a deus o que fazer com seus dados!" :histeria:

Offline Omega

• Nível 01
  • *
« Resposta #17 Online: 06 de Maio de 2007, 23:07:04 »
Thufir Hawat,

Sua transcrição/resumo está ótima. Mas, por favor, continue, as coisas começam a ficar mais interessantes apenas a partir da parte 6 ou 7.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 07 de Maio de 2007, 12:52:23 »
Acho que já saltou o tubarão, Omega.

Offline Omega

• Nível 01
  • *
« Resposta #19 Online: 07 de Maio de 2007, 13:59:39 »
E o que tem a vida marinha a ver com o tema do tópico? Não entendi, Guinevere.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #20 Online: 07 de Maio de 2007, 14:08:01 »
Expressão popular americana: dizer que algo "pulou o tubarão" é dizer que já passou do ponto donde, dalí em diante, só vai
ficar de mal a pior.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 07 de Maio de 2007, 14:08:23 »
[...]ateia que é uma religião igual as outras, nega porque nega enquanto outros aceitam porque aceitam e nisto consiste sua unica diferença.

Tal como a religião da negação dos sacis e das fadas, e outros seres diversos. Religião (ou religiões) sempre negligenciada(s) pelos religiosos mais ortodoxos, (d)teístas, em favor da religião atéia. Elitismo contra seres sobrenaturais abaixo do nível de deuses.

A negação dos monoteístas com relação a outros deuses também é amplamente ignorada, ainda que seja essencialmente um "poliateísmo" ou "semi-ateísmo", não diferente do ateísmo total senão por um único deus. Só criticam o ateísmo total e hipocritamente não criticam sua própria postura 99,9% ateísta.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #22 Online: 07 de Maio de 2007, 14:09:23 »
Thufir: você merece a Medalha do Mérito Cético, pelo seu sacrifício de tempo, paciência e neurônios. :lol:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 07 de Maio de 2007, 15:16:05 »
E o que tem a vida marinha a ver com o tema do tópico? Não entendi, Guinevere.
Acessa mi nha comunidade: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=31121279&refresh=1

Eu quis dizer que ele não tem porque continuar, o troço (a palestra) ficou tão ruim que perdeu a graça falar mal.

Offline Omega

• Nível 01
  • *
« Resposta #24 Online: 07 de Maio de 2007, 15:38:32 »
Eu quis dizer que ele não tem porque continuar, o troço (a palestra) ficou tão ruim que perdeu a graça falar mal.

Guinevere,

Mas ninguem ainda falou de coisa alguma. Pouco importam as opiniões e os trejeitos faciais de qualquer palestrante. Importa a essencia da palestra, da qual menos da metade da apresentação foi ouvida e descartada. O que não caracteriza em absoluto um método cientifico de verificação de qualquer coisa. Por que até mesmo para negar algo, deve-se estudar este algo. Caso contrário fica sendo apenas birra de religioso. "Não gosto porque parece que não bate com o que já sei." Afirmação que nunca levou a coisa alguma.

Convido a escutarem os restantes 5/8 da palestra, que contem as questões principais, para então podermos conversar unicamente sobre formulas matematicas e fisicas e não sobre opiniões de quem quer que seja.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!