Sei que é madrugada de sexta-feira, que eu deveria estar saindo com minha namorada, mas a grana tá curta e levei um pé na bunda. Decidi procurar consolo espiritual nos ensinamentos do mestre Laercio. Pelo menos deu pra dar risada. Mais, uma vez peço desculpas pelo tamanho do Post. Mas, mais uma vez, o texto tá longo por quê a coisa tá brava!
Então, atendendo a pedidos (do Omega), aqui vai a quarta parte:
Ele começa explicando mal e porcamente o conceito de spin, fala rapidamente do princípio da exclusão de Pauli e começa a baboseira:
"Então a física quântica diz que, se eu pegar esse elétron aqui e separar[…]ano-luz[…]e vocês vão achar engraçado só que os físicos já fizeram isso em laboratório e dá certo. um dos fatores por quê a minha teoria desenvolvida nese livro está funcionando"
Ele não mencionou o experimento, muito menos desenvolveu sua teoria, mas já afirma que há experimentos que a comprovam…
"…a coisa funciona assim[…]se eu virar esse spin aqui pra baixo[…]ocorre um fenômeno tão maluco[…]que instantaneamente este elétron aqui vira também.[…]como é que esse elétron[…]ficou sabendo que esse aqui virou, pra ele virar também?"
"…eu só posso interagir com você se nós trocarmos informação[…]troca de sinais[…]eletromagnéticos[…]só podiam viajar a velocidade da luz[…]mas a física quântica diz que instantaneamente aquele elétron vira, é como se ele recebesse informação instaneamente.
Então tem que dizer o seguinte, não há nenhum sinal trocado, mas como ele sabe?"
Uma apresentação (muito) capenga do experimento EPR.
"Mas o importante é que esse cara demonstrou, isso aqui é chamado teorema de Bell. O Bell desenvolveu um teorema […] pra discutir a questão do [sic] pares de elétrons[…]por quê que elas agem assim."
Cuméquié? Será que ele estudou alguma coisa a respeito das desigualdades de Bell?
"Viu zé, aí eu fui num congresso de astrofísica[…]aí eu faço a seguinte pergunta:
'Professor[…] o que que o senhor acha, se eu mexer no spin de um elétron aqui agora, o senhor concorda comigo que todos os elétrons do universo[…]vão inverter seu spin também?'
'Você tá louco[…] onde é que você viu isso?[replica o professor]'
'Mas não é isso que o senhor acabou de falar, com o teorema de Bell, quando você tem partículas correlacionadas'
'É mas os elétrons do universo não estão correlacionados.[responde o professor]'
'Quem disse pro senhor que não tá? O senhor não acabou de falar aí sobra a teoria do Big bang, que é a teoria que o senhor mais acredita, que no princípio do universo você tinha um ponto no universo onde toda a matéria estava aqui [aponta um ponto no quadro negro]. Eu pergunto pro senhor, nesse ponto, tinha ou não tinha que tá todas as partículas correlacionadas? Aí o universo explode, é a mesma coisa, tava correlacionada depois eu separo…Se eu separei é por quê elas estão correlacionadas até hoje…'"
"Isso dá um pepino por que você desenvolve a teoria da unidade aí né, aí eu começo a bater na teoia da unidade, que todo o universo é um,
está conectado por uma coisa que nós não percebemos materialmente[…]parece duas partículas isoladas[…]mas nós vamos provar que essas partículas nunca foram[…]isoladas[…]existe uma coisa que as conecta[…]o quê…?"
. Sem mais.
"…Lei de Coulomb[…]na volta do elétron existe uma coisa chamada campo [escreve a expressão para o campo elétrico para uma fonte pontual de carga][…] esse campo se estende até o infinito[…]como você pode separar os campos? A partícula você pode, mas[…]você consegue separar o campo? Por que você colocar as duas partículas infinitamente distantes que elas estão conectadas…"
"…essa é a teoria de Einstein[…]vai desenvolver uma teoria futuramente chamada teoria de campo unificado, que ele vai tentar unificar todas as
partículas através dessa conexão de campo, que aí que vai entrar,
por que a minha teoria é uma teoria que junta a física quântica e a teoria de campo do Einstein"
Por que é que tem gente estudando teoria de cordas e quantum loops ainda? o Laercio já resolveu o problema! Além disso, mistureba total, começa com campo elétrico clássico e dá um verdadeiro salto quântico para a teoria de campo unificado (que ele parece confundir em alguns momentos com a teoria quântica de campos).
"…uma coisa que o Einstein não fez na teoria de campo, que vai dar a chave pra gente desenvolver múltiplos universos, outras dimensões. Depois você só aplica essa teoria pra consciência. O que eu vou fazer é uma coisa muito simples. Nós não temos quatro partículas, aparentemente, eu vou criar a quinta partícula, e a quinta partícula eu vou chamar de consciência. E aí eu vou botar todo mundo interagindo. Isso é uma coisa fácil de estudar e discutir, debater."
Modelo padrão, ponha-se no seu lugar! E de uma vez só ele se livra de neutrinos, mésons, quarks…
Aí ele mostra a semelhança entre as expressões do campo gravitacional e elétrico…
Agora ele diz que Einstein
"…não entendia nada de física quântica…"
Pelo menos sabia mais que o Laercio!
"…ele [Einstein] não conseguiu ir além. Mas agora nós vamos além"
E podem ir
pro além também, por favor.
"então o Einstein constrói a seguinte teoria[…]na verdade[…]a única realidade que existe no cosmos é o campo[…]que que vem a ser o elétron[…]coisas que a genta chama de sólidas no universo[…]não passam concentrações locais de campo, partícula é campo concentrado[…]
se você generaliza a teoria pro universo como um todo, então eu digo assim pra vocês, todas as coisas estão conectadas às outras e todas as coisas podem ser uma única coisa, o quê que é? Campo. O Einstein unifica, por isso que chama teoria da unificação[…]aí você volta pra idéia filosófica da unidade[…]tudo é manifestação do campo[…] se[…]manifesta de um jeito[…]dá um elétron[…]de outro[…]próton[…]isso aí o einstein já fez."
"Agora onde o Lala vai entrar, onde eu vou criar uma teoria nova em cima dessa idéia?"
Pois é, aonde? Aliás aonde foi publicada essa maravilha?
"É engraçado se você pega o meu livro…"
Também acho engraçado.
"O que eu Laercio, fiz, que o Einstein não fez? Eu fiz uma coisa que o Einstein não fez"
Caca?
"…ele não disse[…]como o campo se manifesta. Eu fiz isso. Usando essa teoria da física quântica que o Einstein não gostava."
"Nós podemos imaginar que o elétron é um pacote de ondas[…]onde existe uma região mais central onde ele oscila com uma amplitude maior[…]
você tem a maior probabilidade de encontrá-lo, daí que vem aquela formulinha da densidade de probabilidade[…]eu vou partir daí…"
só pra lembrar que até agora o Laercio também não disse como o campo se manifesta, apenas voltou a um conceito básico em quântica, sem contudo demonstrar sua relevância no assunto em questão.
Resumão: O que dá pra tirar dessa quarta parte é que o Laercio tem muito a estudar. A física quântica dele parece ter estacionado lá no fim dos anos 40 e ficado por lá. Pena que ele não. O palestrante abusa da retórica, misturando clássico com quântico, tomando analogias pelo conceito de fato e retornando com freqüência a idéias mais simples (as únicas que parece dominar), sem porém, explicar sua relevância no quadro maior que parece querer pintar.