Autor Tópico: Viagens sobre Relatividade (era Re: João Magueijo aponta erro de Einstein)  (Lida 4005 vezes)

blue pill

• Visitante
SnowRaptor, você quer provar (é isso?) que o tal João Magueijo se "enganou" ?
Esse cara nem sequer publicou onde é que achou as evidências de tais implicações (que a velocidade da luz teria sido diferente) e você ja julga ser capaz de refutar usando a relatividade ? Você é advinho ?
O que você quer mostar É A TEORIA da relatividade, e o que o texto original diz, me corrija se eu estiver errado, é O ERRO dessa teoria.

A questão está longe de ser ISSO (que essa variação rompe a teoria), isso é uma interpretação muito simples ao meu ver para a maioria dos físicos, a questão passa a ser as tais evidências de que isso tenha ocorrido de fato, que é o que o tal João Magueijo está pesquisando, pelo que entendi.

Seja mais humilde, quem sabe um dia eu te admire.
« Última modificação: 09 de Maio de 2007, 15:45:17 por Amon »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Viagens sobre Relativistade (era Re: João Magueijo aponta erro de Einstein)
« Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2007, 13:26:14 »
SnowRaptor, você quer provar (é isso?) que o tal João Magueijo se "enganou" ?

Não. Eu só estou dizendo que isso não mostra erro nenhum nem invalida a TR. Se admitirmos a hipótese de VSL, o pior que pode acontecer é ela explicar melhor alguns fenômenos (como o que é explicado pelo modelo inflacionário). Mas isso não vai mostrar que a TR está errada, simplesmente estendê-la ao contexto cosmológico sem precisar de hipóteses externas como a inflação.

Esse cara nem sequer publicou onde é que achou as evidências de tais implicações (que a velocidade da luz teria sido diferente) e você ja julga ser capaz de refutar usando a relatividade ? Você é advinho ?

Não sou adivinho, sou cientista e tive contato com o trabalho dele há 3 anos, época em que consultei professores e colegas que trabalham com RG.

O que você quer mostar É A TEORIA da relatividade, e o que o texto original diz, me corrija se eu estiver errado, é O ERRO dessa teoria.

Você está errado. Como eu disse anteriormente, a idéia do magueijo não aponta erro algum na relatividade.

A questão está longe de ser ISSO (que essa variação rompe a teoria), isso é uma interpretação muito simples ao meu ver para a maioria dos físicos, a questão passa a ser as tais evidências de que isso tenha ocorrido de fato, que é o que o tal João Magueijo está pesquisando, pelo que entendi.

Sim, a interpretação é muito simples para a maioria dos físicos: nós sabemos que ela não aponta um erro. E ele parece ser um pesquisador sério. Pessoas competentes vão avaliar seu trabalho e testá-lo. Não cabe a mim.

Seja mais humilde, quem sabe um dia eu te admire.

Prefiro morrer indigente a ter admiradores como você.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2007, 13:30:07 »
Além disso, estou focalizado em falar sobre a relatividade pois você deu sinais claros de não entender o que é relativo a quê.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

blue pill

• Visitante
« Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2007, 13:32:11 »
Se não aponta nenhum erro, então me diga como é que se pode resolver isso:

Se a velocidade da luz variou num passado, como é que pode isso acontecer (pensarmos em "passado") sem atribuir-mos ao tempo um carater absoluto ?

Você fala fala, contorna e nunca responde, apenas aponta pessoas que eventualmente poderiam responder.
Afinal, estou discutindo com você ou com Einstein ? Se nao sabe diga: Não sei te responder.

Dai eu continuarei com todas as dúvidas que tinha antes e você também, ao contrário do que você da a entender de que sabe realmente de tudo que está falando.

A partir dessa sua auto-confiança é que surge a minha desconfiança de você.

blue pill

• Visitante
« Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2007, 13:35:26 »
Fixe seus pés na terra e esqueça seus amigos de 3 anos atrás, você ta discutindo comigo e não com eles, e então refute a minha interpretação de que qualquer medição de tempo na RG perdeu o carater absoluto, não apenas as da que TE convêm, como por exemplo num experimento, e quando não convêm, como por exemplo atribuir tempo absoluto para o contexto cosmológico.

Offline FMNeto

• Nível 02
  • *
« Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2007, 13:57:46 »
Fixe seus pés na terra e esqueça seus amigos de 3 anos atrás, você ta discutindo comigo e não com eles, e então refute a minha interpretação de que qualquer medição de tempo na RG perdeu o carater absoluto, não apenas as da que TE convêm, como por exemplo num experimento, e quando não convêm, como por exemplo atribuir tempo absoluto para o contexto cosmológico

Tempo não é absoluto. Ponto e parágrafo.

Na condição de um dos amigos do SnowRaptor que você mandou esquecer, declaro-me oficialmente enojado. Eu não acompanho muito freqüentemente esse tipo de discussão justamente por causa de pessoas que, como você, não têm o menor respeito pela discussão, nem pelas idéias alheias. Tudo o que lhe interessa são as suas próprias idéias equivocadas, não compreender de fato um problema.

O fato de a luz ter velocidade variável ou não realmente não tem importância. Basta uma simples transformação de coordenada pra você ir de um referencial onde c depende de t para outro onde c é constante. É tudo uma questão de métrica. Qualquer bixo que tenha estudado Restrita sabe que isso é factível até mesmo na métrica de Minkowski.

Mas, como um amigo meu costuma dizer (ele é outro dos amigos do SnowRaptor que você mandou esquecer), quando se discute com um idiota, são dois idiotas discutindo. E, bom, pra mim, quack é sinônimo de idiota. Isto não é questão de opinião.
[]'s,

Francisco

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2007, 13:58:13 »
Blue Pill, na boa: cai na real enquanto ainda é tempo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2007, 14:06:41 »
Cansei. Vai estudar relatividade antes de querer discutir sobre ela. Qualquer argumento que eu puder te dar vai precisar que você saiba relatividade para ser compreendido, então realmente não tem como essa discussão continuar antes de você aprender.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

blue pill

• Visitante
« Resposta #8 Online: 08 de Maio de 2007, 14:13:05 »
Cansei. Vai estudar relatividade antes de querer discutir sobre ela. Qualquer argumento que eu puder te dar vai precisar que você saiba relatividade para ser compreendido, então realmente não tem como essa discussão continuar antes de você aprender.

Se o seu argumento usar esse conhecimento de que você diz que eu não tenho, então se você o fizesse ao mesmo tempo eu iria estar aprendendo esse conhecimento.

É como dizer: O que eu vou te falar você não vai entender.

Isso é uma falácia. Se não está listada deveria estar.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 08 de Maio de 2007, 14:20:18 »
Minha posição neste fórum não é de professor de relatividade. Eu já enviei um curso online de relatividade para você estudar. Faça você sua lição de casa que eu discuti com você com prazer.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #10 Online: 08 de Maio de 2007, 14:24:23 »
Não vou ler toda a discussão a respeito, mas ouvi falar desse cara em 2004. A VSL é interessante e mesmo assim não "contradiz" ou "desmente" Einstein. Afinal, a TR nada fala sobre mudanças na velocidade da luz em escala cosmológica. O que ela diz é que c é constante independente do referencial.
Vamos formalizar mais.
Einstein diz que C é constante independentemente doreferencial nos dias que ele fez experimentos.

Isso não é formalizar e sim introduzir brechas na informação, tornando-a suscetível a mais interpretações do que deveria e, acima de tudo, errada. Você poderia dizer C é constante independentemente do referencial para um dado instante. Mas aí já não é mais o Que o Betão disse.

Em 1976, Alexander Shlyakhter, do Instituto de Física Nuclear de São Petersburgo, na Rússia, percebeu que o funcionamento de um reator natural depende da exata energia de um estado particular do núcleo do elemento samário, que facilita a captura de nêutrons. E essa energia é bastante sensível ao valor de a. Se a constante de estrutura fina tivesse um valor ligeiramente diferente, nenhuma reação em cadeia teria sido possível em Oklo, mas uma ocorreu. Isso implica que a constante não variou mais do que uma parte em 108 nos últimos 2 bilhões de anos. (Os físicos, contudo, continuam a debater esses resultados.)"
http://www2.uol.com.br/sciam/conteudo/materia/materia_76.html

"No mundo da fisica, esse foi um resultado potencialmente revolucionario. Se, de
fato, o numero conhecido como constante de estrutura fina e simbolizado pela
letra grega alpha, mudar com o tempo, o "modelo padrao" da fisica, que rege
tudo, desde as interacoes nucleares ate' o nascimento, evolucao e destino do
universo, tera' de ser revisado."

http://fisica.ufpr.br/samojeden/noticia28.html

As implicações que tudo isso causa são de fato desconhecidas, mas sabe que hipoteticamente se ocorreram variações por menores que fossem, não existiriam o mundo como conhecemos, mas segundo as medições elas existiram. O que não esta nos livros tradicionais, nem é mencionados nos cursos regulares, não existe sentido de se prestar ao ensino sobre o que não possui uma logica, por convenção  
 adota-se aquilo que conhecemos com propriedade.

...considero as argumentações do BLUE coerentes.
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #11 Online: 08 de Maio de 2007, 14:28:59 »
Citação de: Brasília em Chamas
…considero as argumentações do BLUE coerentes.
Pffff! Quase cuspi todo meu café sobre o teclado agora! :susto:

(Voltarei agora ao meu papel de espectador). :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

blue pill

• Visitante
« Resposta #12 Online: 08 de Maio de 2007, 14:32:51 »
Minha posição neste fórum não é de professor de relatividade. Eu já enviei um curso online de relatividade para você estudar. Faça você sua lição de casa que eu discuti com você com prazer.
Bom, eu realmente não estou entendendo onde você quer chegar...Você quer que eu decore as formulas? Algebra? Matemática? Decore as transformações ?

A minha argumentação foi tão simples, como é que a refutação tenha tanta complexidade assim como você sugere?
Isso parece sugerir que a minha argumentação em si não usa a interpretação teórica de tempo e espaço, e nesse caso, me mostre porque ? Até hojê minha interpretação parece ter concordado com tudo que eu li sobre relatividade.
E agora você vem e diz simplismente que está errado e acha que eu acredite em você ?

Sempre que eu acho alguem que parece ter um conhecimento menor sobre qualquer coisa, é sempre um prazer fazer varias explicações para este, parece que isso exercita a minha criatividade. Eu não entendo como é que pode alguem como você o Sr. Relatividade, que afirmou essa soberania em relação a mim, nem ao mesmo conseguir demonstrar para mim onde é que a minha interpretação falha, nem sequer um quote na minha argumentação principal você fez, isso não soa bem para um aspirante-a-gênio.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 08 de Maio de 2007, 14:46:18 »
Vou acabar tendo de dividir este tópico e passar muitas das últimas mensagens para a área de Papo-furado, desse jeito.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

blue pill

• Visitante
« Resposta #14 Online: 08 de Maio de 2007, 14:47:49 »
Brasilia em Chamas, valeu pelos links, acho que isso segue mais ou menos a lógica que eu propus da interpretação de variar constantes quebrar a física (principalmente a quebrar a relatividade).
Eis aqui um trecho do primeiro link que gostei muito:

Eles supõem que certas quantidades, como a velocidade da luz, c, a constante gravitacional de Newton, G, e a massa do elétron, me, sejam sempre iguais, em qualquer momento ou lugar do Universo. Em torno delas são construídas as teorias da física, que definem a estrutura da Natureza.
fonte: http://www2.uol.com.br/sciam/conteudo/materia/materia_76.html

Era disso que eu estava falando, a descrição da estrutura que Einstein formulou tem que ter um alicence, nesse caso era que as próprias leis, constantes e razões verificadas nos experimentos nunca tinham tido outro valor na história do universo.

Porém com o passar dos anos (o que joão magueija expecula) é  uma ligeira mudança nessas até então "constantes".

Um exemplo semelhante "É como se na matemática pi tivesse mudando o valor conforme o passar dos anos."

Como Einstein tinha alicerçado sua teoria em que constante nunca iriam mudar (se caso se verifique que elas MUDAM) Isso só pode dar um desfexo para a RG, romper ela.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Viagens sobre Relativistade (era Re: João Magueijo aponta erro de Einstein)
« Resposta #15 Online: 08 de Maio de 2007, 23:54:33 »
Era disso que eu estava falando, a descrição da estrutura que Einstein formulou tem que ter um alicence, nesse caso era que as próprias leis, constantes e razões verificadas nos experimentos nunca tinham tido outro valor na história do universo.

Não. A teoria da relatividade está construída sobre o princípio da relatividade, inicialmente enunciado por Galileu: "Não é possível, através de experimentos físicos, dizer se você está parado ou em movimento retilíneo uniforme". Se você colocar o eletromagnetismo na brincadeira, você vê que a velocidade da luz não pode depender do referencial. seu valor é o mesmo em qualquer referencial, é um invariante.Invariante não é constante universal intocável.

A teoria da Relatividade não depende da constância do valor c. De fato, se eu admitir que c varia com o tempo c(t), é possível fazer uma mudança de referencial que recupera c constante.

Além disso, mesmo que C varie numa escala cosmológica, localmente os resultados de cálculos relativísticos continuarão a descrever bem os eventos estudados. Não é por que C mudou em 50% nos últimos 2 bilhões de anos que os satélites de GPS vão começar a errar as coordenadas. Além disso, você não precisa fazer uma transformação de Lorentz para calcular a velocidade do caminhão que está à sua frente. Na escala de tempo em que os fenômenos são estudados, c poderia ser admitida constante. Essa é uma aproximação comum em física. Agora, se você quiser calcular coisas como a evolução do universo desde o big bang, você precisa levar isso em conta. O que acontece hoje é que a relatividade com c constante não explica, por conta própria, a situação atual do Universo, de modo que teorias como a da inflação precisam ser sugeridas. O que Magueijo sugere é que se consideramos que c possa ter mudado ao longo do tempo cosmológico hipóteses como a da inflação não sejam mais necessárias.

Um exemplo semelhante "É como se na matemática pi tivesse mudando o valor conforme o passar dos anos."
Exatamente. O fato do valor de pi mudar ao longo do tempo nÀo mudaria o fato de que o perímetro de uma circunferência é pi vexzes o diâmetro. A única conseqüência seria que o valor do perímetro da circunferência mudaria, mas você poderia continuar usando L=2*pi*r ou, no caso, L=2*pi(t)*r para calculá-lo. Isso não invalida o que já se conhece.

Como Einstein tinha alicerçado sua teoria em que constante nunca iriam mudar (se caso se verifique que elas MUDAM) Isso só pode dar um desfexo para a RG, romper ela.
Já disse que Einstein não fez hipótese alguma sobre a evolução temporal do valor de c. Adimitiu-se, então, a hipótese mais simples: c=cte.

Mesmo que dependesse disso, tem um exemplo claro de uma teoria que, ao perder um de seus postulados, não só continua valendo para os casos anteriores quanto se torna mais geral: A geometria euclidiana, ao perder seu quinto postulado, leva a geometrias não-euclidianas, que, nos devidos limites, podem devolver os resultados euclidianos e ainda por cima tratar casos que a geometria euclidiana não tratava, como os que envolvem relatividade geral e suas métricas tortas.
« Última modificação: 09 de Maio de 2007, 00:01:10 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 09 de Maio de 2007, 00:13:38 »
Agora, já que estamos entrando no reino dos ataques pessoais, você pode me passar seu curriculum? Quero saber onde e quando você fez/está fazendo sua graduação em Física. Depois nós discutimos quem é o "moleque metido a genhinho" e quem é o profissional.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

blue pill

• Visitante
« Resposta #17 Online: 09 de Maio de 2007, 00:37:34 »
Não. A teoria da relatividade está construída sobre o princípio da relatividade, inicialmente enunciado por Galileu: "Não é possível, através de experimentos físicos, dizer se você está parado ou em movimento retilíneo uniforme". Se você colocar o eletromagnetismo na brincadeira, você vê que a velocidade da luz não pode depender do referencial. seu valor é o mesmo em qualquer referencial, é um invariante.Invariante não é constante universal intocável.
Ta, mas você complementou uma coisa desnecessária, eu sei que a relatividade foi construída com o princípio da relatividade, e ainda sim com o princípio de que C não mudaria, pois senão Einstein teria proposto na própria teoria um "tempo acima do tempo" para poder mexer com o valor dessa constante, coisa que ele NÂO FEZ, e isso é a estrutura fina, só assim ela pode variar.
Sem colocar um tempo extra para que isso ocorra é impossível que C seja variável, pois isso ROMPE O TECIDO proposto por Einstein (espaço-tempo).

É disso que eu falo, é isso que estou falando des de o começo, falei que o Einstein tinha obtido os mesmos resultados de C em diferentes dias, isso por sí só ja pode ter sido um erro de medição (se confirmada a variação de C, repito) então falei a primeira frase que começou a discusão:
"Eistein diz que C é constante em todos os dias que ele fez experimento"

Não enxerga onde é que está o erro ainda ? Sem um tempo extra (um tempo para a variação de constantes universais) a teoria da relatividade implode com essa variação de C.

Não seria necessariamente um tempo acima do tempo, mas sim uma razão pela qual essas variações acontecem (isso é uma questão pura de interpretação, pois ambos são abstratos), e isso é a proposta da estrutura fina.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Constante_da_estrutura_fina

Eu vou ser sincero, nunca tinha lido dessa estrutura fina antes de Hoje, mas concordou com os indícios lógicos que eu havia pensado e TENTADO argumentar com você que foi extremamente rude e nem sequer contra argumentou apelando apenas para autoridade, fez justamente o contrário do que eu fiz, mas ta aí a verdade ( ou pelo menos algumas matérias expeculativas a respeito) dessa tal estrutura fina.

Pode ser que a idéia não se concretize, e que essas variações em C sejam por outros motivos, pode ser que essa estrutura fina realmente não existe, mas não é como você sugeriu no tópico que foi uma VIAGEM minha, é uma dedução lógica levada pelos indícios, e para mim quem não enxergou foi você e a única coisa que faz é tentar defender seu ego abalado.

A teoria da Relatividade não depende da constância do valor c. De fato, se eu admitir que c varia com o tempo c(t), é possível fazer uma mudança de referencial que recupera c constante.

Vago demais, contra os indícios lógicos.
Isso não responde nada sobre variação de C.
Como ja disse e REPITO (será que terei que repetir mais quantas vezes?) a forma mais lógica achada para contornar essa situação é usar uma outra estrutura abstrata, que deram o nome de estrutura fina, para que o espaço-tempo não se rompa.

Além disso, mesmo que C varie numa escala cosmológica, localmente os resultados de cálculos relativísticos continuarão a descrever bem os eventos estudados. Não é por que C mudou em 50% nos últimos 2 bilhões de anos que os satélites de GPS vão começar a errar as coordenadas. Além disso, você não precisa fazer uma transformação de Lorentz para calcular a velocidade do caminhão que está à sua frente. Na escala de tempo em que os fenômenos são estudados, c poderia ser admitida constante. Essa é uma aproximação comum em física. Agora, se você quiser calcular coisas como a evolução do universo desde o big bang, você precisa levar isso em conta. O que acontece hoje é que a relatividade com c constante não explica, por conta própria, a situação atual do Universo, de modo que teorias como a da inflação precisam ser sugeridas.

Isso não está em questão, quer saber? Eu uso a física mais classica que existe para pensar em problemas físicos cotidianos.

O que Magueijo sugere é que se consideramos que c possa ter mudado ao longo do tempo cosmológico hipóteses como a da inflação não sejam mais necessárias.

Não só a inflação, a teoria da relatividade tem de ser revista porque ela não sustenta tal variação sem uma estrutura complementar (denovo).

Exatamente. O fato do valor de pi mudar ao longo do tempo nÀo mudaria o fato de que o perímetro de uma circunferência é pi vexzes o diâmetro. A única conseqüência seria que o valor do perímetro da circunferência mudaria, mas você poderia continuar usando L=2*pi*r ou, no caso, L=2*pi(t)*r para calculá-lo. Isso não invalida o que já se conhece.

Não, se PI tivesse mudado num passado a matemática teria de ser revista e adaptada, como é que pode,  calcularmos duas vezes, o mesmo valor vezes uma razão e dar resultados diferentes?

10 x pi = 3,1415...
10 x pi = 54968549 (????)
Qual sentido disso ?

Já disse que Einstein não fez hipótese alguma sobre a evolução temporal do valor de c. Adimitiu-se, então, a hipótese mais simples: c=cte.
A interpretação dele IMPLICA que C é uma constante, pois ele não coloca no modelo uma outra estrutura pela qual contantes podem variar, logo, se C variar rompe o espaço-tempo (+ 1 vez).

Mesmo que dependesse disso, tem um exemplo claro de uma teoria que, ao perder um de seus postulados, não só continua valendo para os casos anteriores quanto se torna mais geral: A geometria euclidiana, ao perder seu quinto postulado, leva a geometrias não-euclidianas, que, nos devidos limites, podem devolver os resultados euclidianos e ainda por cima tratar casos que a geometria euclidiana não tratava, como os que envolvem relatividade geral e suas métricas tortas.
Concordo com isso...

Queria saber porque o moderador Luis Dantas acha que isso é papo furado ?

blue pill

• Visitante
« Resposta #18 Online: 09 de Maio de 2007, 00:39:14 »
Agora, já que estamos entrando no reino dos ataques pessoais, você pode me passar seu curriculum? Quero saber onde e quando você fez/está fazendo sua graduação em Física. Depois nós discutimos quem é o "moleque metido a genhinho" e quem é o profissional.
Títulos não me valem nada.
Autoridade não me vale nada.

Defenda-se se for capaz.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 09 de Maio de 2007, 11:00:01 »
Ta, mas você complementou uma coisa desnecessária, eu sei que a relatividade foi construída com o princípio da relatividade, e ainda sim com o princípio de que C não mudaria,

Por favor, faça a citação do artigo de Einstein onde ele admite como princípio que c não deve variar em contexto cosmológico. Até onde sei, essa hipótese não é necessária e de fato, não foi feita.

[...] pois senão Einstein teria proposto na própria teoria um "tempo acima do tempo" para poder mexer com o valor dessa constante, coisa que ele NÂO FEZ, e isso é a estrutura fina, só assim ela pode variar.
Sem colocar um tempo extra para que isso ocorra é impossível que C seja variável, pois isso ROMPE O TECIDO proposto por Einstein (espaço-tempo).

Não, não precisa de um tempo acima do tempo. Apesar de o decorrer do tempo ser relativo ao referencial, não é possível escolher um referencial em que o tempo se comporte de uma maneira dada qualquer. Não importa o referencial em que se esteja, sempre vai ser respeitado o princípio da causalidade. Se um evento A implica um evento B, então A ocorreu antes de B em qualquer referencial. COm essa noção de causalidade é possível entender como eventos cosmológicos pode estar submetidos a uma ordem cronológica, mesmo com a relatividade do passar do tempo. O evento A, no exemplo, sempre ocorre antes de B, mas em um referencial pode ser um segundo antes, enquanto em outro pode ser um ano antes. Sem problema algum e sem precisar de um "tempo absoluto".

É disso que eu falo, é isso que estou falando des de o começo, falei que o Einstein tinha obtido os mesmos resultados de C em diferentes dias, isso por sí só ja pode ter sido um erro de medição (se confirmada a variação de C, repito) então falei a primeira frase que começou a discusão:
"Eistein diz que C é constante em todos os dias que ele fez experimento"

Já disse que Einstein não fez experimento nenhum e o erro principal da sua frase está em afirmar isso. Agora, sem levar em conta se foi Einstein ou sua mamãezinha (sobre cuja profissão eu já elocubrei ao ler alguma de suas mensagens) que fez os experimentos, você deve saber que todos os experimentos em Física têm limitações e incertezas. E eu já disse que não é possível provar uma teoria correta com experimentos, apenas provar se ela é falsa. Justamente poor conta dessas incertezas. Se fizermos um experimento que dá resultados corretos dentro de 0.00001%, tudo que podemos afirmar é que a teoria funciona dentro de 0.00001%. Agora, se fizermos um teste com precisão de 0.00001% e os resultdos diferirem em 3% do valor esperado pela teoria, já dizemos que o modelo não funciona nessa escala. É o que aconteceu com a mecânica clássica quando passamos a olhar para o átomo ou para o cosmo. A mecânica clássica falha nesses ambientes, mas funciona bem com experimentos que voc6e fizer com pêndulos, molas, massas, roldanas e cordas na sua garagem, quando você mede as cosias com um micrômetro. Percebe que o surgimento da mecânica quântica e da teoria da relatividade não derrubaram por terra a mecânica clássica? Existe o princípio da equivalência, que diz que se uma teoria vale em uma escala e outra vale em outra, no limite entre uma escala e outra as duas devem ser compatíveis. É o que acontece com a relatividade especial a baixas velocidades, que fica perfeitamente compatível com os resultados clássicos; e com a mecânica quântica para grandes distâncias e energias. Caso a hipótese VSL seja testada e verificada, ela vai ser apenas uma extensão à RG, justamente porque é possível, emsmo com tempo relativos, ordenar os eventos no universo. Os resultados da RG vão continuas (como eu já disse antes) válidos ao levarmos em conta a variação temproal de c e serão compatíveis com os resultados que admitem c constante se o valor de c variar pouco durante o experimento. (Que o experimento dure um ano, c variaria de 0.00000002% nesse período.)

Não seria necessariamente um tempo acima do tempo, mas sim uma razão pela qual essas variações acontecem (isso é uma questão pura de interpretação, pois ambos são abstratos), e isso é a proposta da estrutura fina.

Estrutura fina é coisa de física atômica e está envolvida com a separação de níveis antes degenerados quando se incluem termos como a interação spin-órbita na hamiltoniana da parte eletrônica do átomo (coisas assim aparecem automaticamente quando você usa a equação de Dirac, que leva em conta efeitos relativísticos, em vez da de Schrödinger), veja http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/quantum/hydfin.html. O que se tem é que ao aplicarmos correções quânticas à dedução relativística do termo de spin-órbia aparece uma constante alpha, que aparece também em diversos outros cálculos, até no do Raio de Bohr ao admiritrmos um raio clássico para o elétron, entre outras cosias. Alpha é só mais uam das constantes que aparecem em vários lugares e associa hbar com c com a carga do elétron com a permissividade elétrica do vácuo. O fato de ela ter sido verificada praticamente constante (note que o que a citação do Dbohr diz: Isso implica que a constante não variou mais do que uma parte em 108 nos últimos 2 bilhões de anos.) Observe que nenhum experimento provou que ela é constante. O que se obtém é que se ela variou, ela variou menos do que podemos medir. Isso significa que é perfeitamente possivel admití-la constante ao longo de experimentos que durem menos de um bilhão de anos por exemplo. E se tudo for constante ao longo do tempo (duvido que epsilon_0 seja constante em termos cosmológicos) c pode variar, dentro de um limite que permita alpha mudar menso de 1% em 2 bilhões de anos. Sem problema algum.

Eu vou ser sincero, nunca tinha lido dessa estrutura fina antes de Hoje, mas concordou com os indícios lógicos que eu havia pensado e TENTADO argumentar com você que foi extremamente rude e nem sequer contra argumentou apelando apenas para autoridade, fez justamente o contrário do que eu fiz, mas ta aí a verdade ( ou pelo menos algumas matérias expeculativas a respeito) dessa tal estrutura fina.

Antes de eu escrever o que é estrutura fina, você sabia de que se tratava?

Vago demais, contra os indícios lógicos.
Isso não responde nada sobre variação de C.

Faça as contas. Isso responde, sim. Diz que se eu tiver um referencial em que c varie, eu posso achar um em que c seja cosntante e depois fazer as transformações de volta pra um referencial semelhante em que c é condtante.

Como ja disse e REPITO (será que terei que repetir mais quantas vezes?) a forma mais lógica achada para contornar essa situação é usar uma outra estrutura abstrata, que deram o nome de estrutura fina, para que o espaço-tempo não se rompa.

Voc6e só pode dizer isso se ignorar a causalidade e não souber o que é estrutura fina. Aliás, você conhece a estrutura hiperfina?

Isso não está em questão, quer saber? Eu uso a física mais classica que existe para pensar em problemas físicos cotidianos.

Aí que está o problema. Começa que a física mais clássica que existe é a aristotélica (e você já fez afirmações erradas justamente por que usou a abrodagem aristotélica). Além disso, a VSL está bem longe de ser um problema cotidiano. Você tem que levar em conta princípios como a causalidade e a forma com que você faz as transformações.

Não, se PI tivesse mudado num passado a matemática teria de ser revista e adaptada, como é que pode,  calcularmos duas vezes, o mesmo valor vezes uma razão e dar resultados diferentes?

10 x pi = 3,1415…
10 x pi = 54968549 (????)
Qual sentido disso ?

Não é possível só o valor de pi mudar sozinho, ué. Já que você está num exemplo tão esdrúxulo, estejha proto apra resultados contra-intuitivos. O perímetro  L da circunferência seria um L(t), pois depende do valor de pi, que muda com t. Então não basta você dizer que o raio é 10. Precisaria dizer pra que valor de t vc quer o comprimento. Lembre-se: L(t)=2*r*pi(t). O perímetro não vai ser mais uma constante. Se você quer que algo mude no tempo, todas as coisas que dependem dele também vão mudar. É necessário que a teoria seja coerente: uma evz que vc admite um comportamento, você deve jogar fora sua intuição (que é baseada no seu conhecimento empírico de que pi é constante) para poder interpretar o resultado. Aliás, é exatamente isso que torna difícil as pessoas aprenderem relatividade: elas usam a intuiçào cotidiana para interpretar resultados e chegam a paradoxos.

Concordo com isso…

Pois é exatamente o mesmo que aconteceria com a RG. Você só conseguiria resultados mais gerais aplicando a VSL. Mas ao aplicarmos a Navalha de Occam, enquanto não tivermos nenhum resultado que mostre que c varia com o tempo cosmológico, não precisamos complicar as equações (que, acredite, jã são demasiado complicadas) introduzindo um c(t).
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Caio Gomes

• Nível 10
  • *
« Resposta #20 Online: 09 de Maio de 2007, 11:30:51 »
Tem algumas pessoas que estão falando de coisas que nem sabem por ai.

Qualquer livro de RG chinfrin fala o que é passado em um sistema relativistico.

Dado a hipersuperficie presente do Observador O em uma variedade globalmente hiperbolica, é facil dividir o espaço em duas regiões I+ e I-. A região I+ é a região que os raios de luz presentes se deslocam e a região I- é a região complementar.

Dado isso, é facil perceber que isso não faz menção a existir contato causal ou não.

Se o tempo fosse absoluto (como alguem falou) só diz que nesse caso a hipersuperficie presente seria a mesma para todos os observadores.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 09 de Maio de 2007, 11:40:46 »
Dado a hipersuperficie presente do Observador O em uma variedade globalmente hiperbolica, é facil dividir o espaço em duas regiões I+ e I-. A região I+ é a região que os raios de luz presentes se deslocam e a região I- é a região complementar.

Dado isso, é facil perceber que isso não faz menção a existir contato causal ou não.

Putz, verdade. Não me ocorreu isso. De fato, nem precisa de causalidade. Isso que dá escrever irritado...  :vergonha:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Caio Gomes

• Nível 10
  • *
« Resposta #22 Online: 09 de Maio de 2007, 11:46:09 »
Eu estou com preguiça de colocar todas as citacoes das outras partes, mas:

Leia o Essential Relativity do Rindler. Lá você vai ver que é possivel construir uma teoria tipo relatividade com a velocidade da luz variavel. Ponto.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 09 de Maio de 2007, 12:24:31 »
Bem-vindo, Cgomes; se quiser se apresente no tópico que existe para esse fim aqui na área de Papo-furado.

blue pill

• Visitante
« Resposta #24 Online: 09 de Maio de 2007, 15:09:03 »
Tem algumas pessoas que estão falando de coisas que nem sabem por ai.

Qualquer livro de RG chinfrin fala o que é passado em um sistema relativistico.

Meio criptografada sua mensagem (pelo meu pouco conhecimento de termos técnicos).

Se o tempo fosse absoluto (como alguem falou) só diz que nesse caso a hipersuperficie presente seria a mesma para todos os observadores.

Isso mesmo, o SnowRaptor confundiu que o João Magueijo tava querendo usar tempo absoluto para a idade do universo mas ao mesmo tempo usar o tempo como dimensão. Como é que ele conseguiu fazer essa salamada eu não sei, só sei que agora ele ta correndo atras do projuizo, só faz isso nos post's.

Realmente não precisa de um tempo absoluto, mas de uma estrutura abstrata capaz de variar C, para não romper o espaço-tempo, a tal constante de estrutura fina.

Agora eu ja comecei a repetir demais o que é a tal estrutura fina para contornar essa situação, o que estou fazendo aqui é só tentar por na cabeça do SnowRaptor o modelo do João Magueijo, e não que eu acredite nisso como verdade antes dele me mostrar as evidências.

Se vocês querem fechar, finalizar ou achar uma solução absoluta para a física, problema é de vocês (é o que está me parecendo).

Aos "torcedores do contra", sugiro a mesma coisa que disseram pra mim no começo do tópico: VAI APRENDER RELATIVIDADE.

Uma coisa é decorar todas as equações, formulas e decorar todas passagens, outra coisa é entender a intrepretação da teoria e em que isso implica, e quanto a isso pouco importa o estudo.

Ja dizia Einstein "meia duzia de pessoas entenderam a teoria da relatividade", parece que hojê em dia ainda é uma barreira até pros aspirante-a-gênios.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!