Então você não ensina ética, ou não ensinaria ética, aos seus filhos? Se eles roubassem, você não faria nada?
Com certeza não usaria métodos como violência física, ou, como no caso, violência psicológica… isso é método medieval…
Você está partindo do pressuposto de que houve violência física
…
Ética realmente deve ser independente de ser punido ou não, de alguém estar vendo ou não. Mas a impunidade certamente colabora para desvios. Infelizmente a ética não é inata. Não nascemos com os códigos de conduta ética reforçados em nossa cabeça. É preciso fazer leis e devemos punir quem as transgride para que possamos viver em comunidade. Isso acontece não só entre humanos, mas entre outros animais também. Punição é necessário.
Concordo, exceto pela parte em negrito.
Quando a essa parte em negrito: se fosse por isso, aquelas notícias sobre aumento de criminalidade por terem libertado os presos no dia das mães ou histórias parecidas não deveriam de existir, eles teriam sido mais éticos pois não saíram impunes (eles estavam presos)…
Melhor deixar o ladrão livre e ensinar a impunidade às crianças?
Impunidade existe, faz parte da realidade, a evidência mais clara é o governo Lula. Ficar punindo-as a toda hora
somente para que percam a noção da realidade, de que neste mundo acontece casos de se fazer atos errados e não haver punição, é censura.
Seria tornar a pessoa burra para ser controlada. Se a pessoa deixará de cometer algum ato por causa disso, não é garantido, quando crescer ela pode descobrir a existência da impunidade.
Pior de tudo é que ela não foi educada, não recebeu nenhuma informação, ela não possuirá noções de que existe uma ética quanto a isso.
É exatamente quanto a sexualidade na Igreja, tenta-se retirar toda informação sobre sexo das pessoas, para que elas não o pratiquem, mas faz parte da natureza, é cheio de adolescente grávida que cresceu nesse regime por falta de educação sexual.
Ou quando disse "ensinar a impunidade" quis se referir a "ensiná-las a serem anti-éticas"? (então descarte a resposta acima)
Eu já discuti mais acima, ética não tem nenhuma relação com punição. "Punição" é totalmente oposto à "ética" no próprio sentido da palavra.
Pessoas adoram fazer o que os pais proibiam quando eram controladas por eles. Quando crescem as pessoas mudam totalmente seu comportamento, exatamente por falta de ética.