Autor Tópico: Cosmologia  (Lida 4082 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Cosmologia
« Online: 29 de Maio de 2007, 19:12:51 »
Alguém conhece alguma hipótese científica que considere deus como possibilidade de ser o criador do universo?  :olheira:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
Re: Cosmologia
« Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2007, 00:31:24 »
Não.A existência de Deus sequer pode ser negada pela ciência, como seria possível haver uma hipótese assim?
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #2 Online: 30 de Maio de 2007, 00:40:17 »
Estou considerando o significado correto de deus, que é o de criador do universo, e é o mais explorado para justificar sua existência.

O significado da palavra “Deus” não é: “Entidade suprema que só existe porque tudo tem de ter um criador”.Deus é apenas “Qualquer entidade cujos atributos estão acima das capacidades humanas”.Se o significado da palavra “Deus” fosse a primeira definição, aí poderíamos conversar.

O significado que você já utilizou em outro tópico não é válido para a palavra deus, a não ser no seu imagário. Ou então você deve ter fontes para citar tal deus que pode ser interpretado até como sinônimo de extraterrestre.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Maio de 2007, 01:00:05 »
Estou considerando o significado correto de deus, que é o de criador do universo, e é o mais explorado para justificar sua existência.

O significado da palavra “Deus” não é: “Entidade suprema que só existe porque tudo tem de ter um criador”.Deus é apenas “Qualquer entidade cujos atributos estão acima das capacidades humanas”.Se o significado da palavra “Deus” fosse a primeira definição, aí poderíamos conversar.

O significado que você já utilizou em outro tópico não é válido para a palavra deus, a não ser no seu imagário. Ou então você deve ter fontes para citar tal deus que pode ser interpretado até como sinônimo de extraterrestre.

Não, as capacidades de um extraterrestre nunca estariam acima de um ser humano.Pelo menos, potencialmente e se a evolução é a responsável pelo surgimento das espécies (capacidades extraterrestres extra-humanas poderiam ser adquiridas por humanos através da evolução).

O criacionismo cosmológico PODE ser científico.Basta que um cientista crie em laboratório um Falso Vácuo e escoe esse Universo de bolso num fenda de espaço-tempo chamado "buraco de minhoca".Esse ato é teoricamente possível, mas irá requerer um avanço grande na nossa tecnologia.Se quiser mais referência sobre isso, veja um capítulo do livro "O Universo Inflacionário" (Editora Campus) de Alan Guth.

Claro que a validade do Criacionismo Cosmológico não confirma a existência de Deus.O que mostra que sua definição de Deus é que está errada.

« Última modificação: 30 de Maio de 2007, 01:03:43 por Huxley »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 30 de Maio de 2007, 01:24:19 »
O criacionismo cosmológico PODE ser científico.
Então temos uma hipótese científica criacionista.

Basta que um cientista crie em laboratório um Falso Vácuo e escoe esse Universo de bolso num fenda de espaço-tempo chamado "buraco de minhoca".
Me parece ficção científica, mas de qualquer forma onde fica demonstrado um deus por trás da hipotética reprodução da origem do universo? Onde entra o tal ser? Seria o cientísta na hipótese?

Esse ato é teoricamente possível, mas irá requerer um avanço grande na nossa tecnologia.
E novamente pergunto onde está o criacionismo nesta história? Teoricamente possível assim como a inexistência de deus é teoricamente possível. E assim acontece na ciência atual onde não é considerada a hipótese de deus-criador.

Se quiser mais referência sobre isso, veja um capítulo do livro "O Universo Inflacionário" (Editora Campus) de Alan Guth.
A teoria inflácionária em nada justifica o criacionismo. Nem mesmo especulações criacionistas do autor.

Claro que a validade do Criacionismo Cosmológico não confirma a existência de Deus.O que mostra que sua definição de Deus está errada.
A minha definição de deus é a de um ser imaginário e simbólico produzido pela cultura, o que invalida a crença de deus como um ser real.

O conceito de deus-criador é a utilizado pelas grandes religiões monoteístas e pelo deísmo. É o conceito dominante, e que abrange o teísmo. Qualquer outra conceituação é insignificante estatísticamente, e nem pode ser considerado como sendo deus.

Mas cada um pode criar o seu conceito de deus, e você entende da forma que achar mais adequado para você.

Edit.: Especificando a crença de deus num ser real, e tinha deixado apenas um ser real o que poderia ser confundido.
« Última modificação: 30 de Maio de 2007, 02:20:34 por Adriano »

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #5 Online: 30 de Maio de 2007, 01:56:43 »

Afrodite, Bastet, Chu, Dioniso, Eros, Frigga, Geb, Hórus, Ísis, Júpiter, Kupala, Loki, Meretseger, Néftis, Osíris, Poseidon, Quirino, Ré, Seth, Tefnut, Uadjit, Vertuno, Wadjit, Xocotl, Yhvh, Zeus.

Quantos deuses não criadores do Universo você quer?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #6 Online: 30 de Maio de 2007, 01:59:23 »
A minha definição de deus é a de um ser imaginário e simbólico produzido pela cultura, o que invalida a crença num ser real.

O conceito de deus-criador é a utilizado pelas grandes religiões monoteístas e pelo deísmo. É o conceito dominante, e que abrange o teísmo. Qualquer outra conceituação é insignificante estatísticamente, e nem pode ser considerado como sendo deus.

Mas cada um pode criar o seu conceito de deus, e você entende da forma que achar mais adequado para você.
Um ateu monoteísta... A gente morre e não vê tudo.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #7 Online: 30 de Maio de 2007, 02:14:03 »
A minha definição de deus é a de um ser imaginário e simbólico produzido pela cultura, o que invalida a crença num ser real.

Um ateu monoteísta… A gente morre e não vê tudo.
Não distorça o que escrevi, comentei do conceito de deus criador com o intuito de refutá-lo numa perspectiva científica, com base na cosmologia. O Huxley desconsidera a característica de criador na concepção de deus dele.
Não vai achando que os agnósticos já me converteram.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #8 Online: 30 de Maio de 2007, 02:17:28 »

Afrodite, Bastet, Chu, Dioniso, Eros, Frigga, Geb, Hórus, Ísis, Júpiter, Kupala, Loki, Meretseger, Néftis, Osíris, Poseidon, Quirino, Ré, Seth, Tefnut, Uadjit, Vertuno, Wadjit, Xocotl, Yhvh, Zeus.

Esses já são considerados mitos faz tempo.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Maio de 2007, 02:36:52 »

E os anjos e os demônios?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #10 Online: 30 de Maio de 2007, 09:26:09 »

Só na índia deve ter uns mil............... e para os indianos eles não são mitos...........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #11 Online: 30 de Maio de 2007, 09:59:28 »

Só na índia deve ter uns mil……… e para os indianos eles não são mitos…….
Se não me engano fazem parte do hinduismo. Mas para nossa cultura não passa de mito. Assim como na cultura deles o deus do cristianismo também não é válido.

Mas estou considerando o deus agnóstico. Aquele que é incognoscível, e que temos que ter a humildade de admitir a possibilidade de existência. E além do mais é considerado numa perspectiva científica.

E como pode a cosmologia descartar tal hipótese? Não seria muita arrogância dos cientistas?

Luz

• Visitante
« Resposta #12 Online: 30 de Maio de 2007, 11:14:56 »
Adriano, você está olhando apenas para o lado que deseja enxergar.

Se a Ciência não trata de deus, porque deus é falseável - isso é: não existe qualquer experimento real ou imaginário que possa provar que deus NÃO existe - nenhum de seus modelos, hipóteses ou teorias irá conter o termo deus, até que se possa, quem sabe, falseá-lo de alguma forma.

Dessa maneira, não há nada na Ciência que diga que deus existe ou que não existe. No momento a Ciência é agnóstica  ::) em relação a deus, mas permanece cética  :), esperando por, quem sabe, alguma prova.

Não adianta ir buscar na Ciência as respostas que deseja encontrar, elas não estão lá. Você pode até elaborar seus próprios argumentos em cima dos modelos, hipóteses e teorias científicas, mas isso não fará deles científicos, continuarão sendo apenas opinião sua. Acreditar é subjetivo e a Ciência é objetiva.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #13 Online: 30 de Maio de 2007, 11:37:29 »
A hipótese de deus não se falseia, seria uma evidência negativa. Provar que uma coisa não existe, ainda mais uma inescrutável, é exigir demais da Ciência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #14 Online: 30 de Maio de 2007, 11:39:33 »
Adriano, você está olhando apenas para o lado que deseja enxergar.
Eu já entendi o argumento que expõe que falta humildade da minha parte para enxergar a possibilidade da existência de deus, e de que a minha negação da existência de qualquer deus é de fato pura arrogância.

Se a Ciência não trata de deus, porque deus é falseável - isso é: não existe qualquer experimento real ou imaginário que possa provar que deus NÃO existe - nenhum de seus modelos, hipóteses ou teorias irá conter o termo deus, até que se possa, quem sabe, falseá-lo de alguma forma.
Deus é um conceito infálseavel devido a sua caracteristica de ser um mito, um conceito cultural, simbólico e imaginário. Qualquer fantasia, imaginação e delírio é infalseável.

Dessa maneira, não há nada na Ciência que diga que deus existe ou que não existe.
A teoria do Big Bang explica a origem do universo através de uma grande explosão. Descarta a possibilidade de algum deus ter criado o universo, assim como a teoria da evolução descarta a possibilidade de um deus ter criado o ser humano. É óbvio os agnósticos irão dizer que é possível que deus tenha criado o Big Bang, mas já não é a criação do universo, seria a criação de um novo mito, se infiltrando nas lacunas do desconhecimento científico.

No momento a Ciência é agnóstica  ::) em relação a deus, mas permanece cética  :), esperando por, quem sabe, alguma prova.
A ciência, tomando por base a cosmologia, é atéia, pois já tem a explicação da origem do universo, embora as teorias vão se aperfeiçoando e explicando mais detalhadamente, como a questão da expanção. Mas de maneira alguma a ciência está por esperar provas da existência de deus e está sim convencida de que deus não explica de maneira alguma a criação do universo. A ciência é cética mas não ingênua (agnóstica).

Não adianta ir buscar na Ciência as respostas que deseja encontrar, elas não estão lá.
Claro contraria o princípio básico do agnosticismo, o de que não há respostas, como pude me esquecer!

Você pode até elaborar seus próprios argumentos em cima dos modelos, hipóteses e teorias científicas, mas isso não fará deles científicos, continuarão sendo apenas opinião sua.
Estou questionando se tem um argumento criacionista dentro da comoslogia, pois a mesma é a que detem o conhecimento do assunto da origem, estrutura e evolução do universo. Não é o agnosticismo.

Acreditar é subjetivo e a Ciência é objetiva.
Por isso que aguardo respostas científicas no sentido de verificar se já foi proposto alguma teoria criacionista que tenha tido algum peso. Vai ver eu desconheço a ciência agnóstica que por não aceitar a impossibilidade de deus não existir aceita a possibilidade do criacionismo como explicação da origem do universo.
« Última modificação: 30 de Maio de 2007, 12:09:27 por Adriano »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #15 Online: 30 de Maio de 2007, 11:57:37 »
A hipótese de deus não se falseia, seria uma evidência negativa.
Não se falseia pois é um mito, uma invenção humana.

Provar que uma coisa não existe, ainda mais uma inescrutável, é exigir demais da Ciência.
Inescrutável para os agnósticos e para os teístas. Popper já utilizou a falseabilidade para a ciência não perder tempo com mitos, sendo estes infalseáveis por não existirem. O problema da indução é que poderiamos concluir que todos os deuses são falsos por existirem milhares de deuses falsos, mas poderiamos correr o risco de estar fazendo uma generização errônea. Assim Popper introduz o conceito da falseabilidade que possibilita que um enunciado como o de que deus exista falseie a indução acima comprovando que é errada.

[sarcástico]
É óbvio que utilizei deus como exemplo, mas não faz lógica alguma, pois deus é infalseável e não podemos questionar a epistemologia de Popper que classifica a metafísica como infálseável. De maneira alguma eu vou ser cético quanto os critérios de verificação do que é falseável ou não, dentro da teoria de Popper, e não devemos seguir o seu mau exemplo de ter questionado o indutivismo e proposto um aperfeiçoamento para a epistemologia. Se Popper era agnóstico que sejamos também, amém.
[/sarcástico]

« Última modificação: 30 de Maio de 2007, 12:09:48 por Adriano »

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #16 Online: 30 de Maio de 2007, 12:35:04 »

Eu não disse que o criacionismo é científico, eu disse que o criacionismo PODE ser científico.Basta encontrar um hipótese científica para testá-la e corroborá-la.

Me parece ficção científica, mas de qualquer forma onde fica demonstrado um deus por trás da hipotética reprodução da origem do universo? Onde entra o tal ser? Seria o cientísta na hipótese?

É claro que o Deus seria o cientista na hipótese.É só você considerar a sua própria definição:"Estou considerando o significado correto de deus, que é o de criador do universo"…Na sua definição, haveria um deus, porque haveria um criador do Universo.

Já na minha definição, haveria um criador, mas não um Deus.Na minha opinião, criacionismo não é sinônimo de criação do Universo a partir de um Deus, caso contrário não existiria o Criacionismo Ufológico da Igreja Raeliana.O dicionário Aurélio concorda comigo:

Criacionismo:

[De criação + -ismo, seg. o padrão erudito.]
S. m.
 1.    Rel. Teoria da origem dos seres por criação, oposta à evolução espontânea.

Veja, onde é que está a necessidade de o criador ser Deus?

E novamente pergunto onde está o criacionismo nesta história? Teoricamente possível assim como a inexistência de deus é teoricamente possível. E assim acontece na ciência atual onde não é considerada a hipótese de deus-criador.

A pergunta do quote acima já respondi.O "teoricamente possível" que me refiro é o "teoricamente possível" de reproduzir o experimento científico que testa uma hipótese criacionista sem violar leis físicas conhecidas.Obviamente, uma hipótese sobre a inexistência de Deus jamais chegaria perto disso.

A teoria inflacionária em nada justifica o criacionismo. Nem mesmo especulações criacionistas do autor…

Nunca disse que havia justificativa para o Criacionismo.Não coloque palavras na mimha boca (da próxima vez que você fizer isso, não te respondo mais).Justificar criacionismo seria se eu dissesse que existe uma hipótese criacionista que já foi testada cientificamente.Mas eu sequer disse que existe uma hipótese criacionista que poderá ser testada num futuro próximo.

E quanto a "especulação criacionista do autor" (Alan Guth) saiba que ela é regra na comunidade científica e não exceção.Veja uma declaração do famoso cosmólogo Michio Kaku:

"Os universos-bebês são, em princípio, criados naturalmente, quando uma certa região do espaço-tempo se torna instável e entra num estado denominado ‘falso vácuo’, que desestabiliza o tecido do espaço-tempo. Uma civilização avançada poderia fazer isso propositalmente, concentrando energia numa região só. Para isso seria preciso ou comprimir a matéria até uma densidade de 1080 g/cm3, ou então aquecê-la até a temperatura de 1029 Kelvin."

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=27607

A minha definição de deus é a de um ser imaginário e simbólico produzido pela cultura, o que invalida a crença de deus como um ser real.

Eu já respondi isso.E mostrei que, segundo a sua própria definição de "Deus" (que seria aquele ser que cria um Universo), existe sim uma hipótese científica (não testada, é claro) que considere deus como possibilidade de ser o criador do universo.  
« Última modificação: 30 de Maio de 2007, 12:48:42 por Huxley »

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #17 Online: 30 de Maio de 2007, 23:54:12 »

E os anjos e os demônios?

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #18 Online: 31 de Maio de 2007, 01:25:35 »
Dois tópicos nos quais o Adriano se acha dono-da-verdade-ateísta e afirma que o método científico é ilógico. Uau.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 31 de Maio de 2007, 01:28:34 »
a hipótese de deus não é nem negada nem cogitada pela ciência.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #20 Online: 31 de Maio de 2007, 10:58:19 »

Eu não disse que o criacionismo é científico, eu disse que o criacionismo PODE ser científico.Basta encontrar um hipótese científica para testá-la e corroborá-la.
Hipótese sempre é uma possibilidade, até mesmo as teorias, pois não são verdades absolutas. Possibilidade de hipótese é uma redundância.

É claro que o Deus seria o cientista na hipótese.É só você considerar a sua própria definição:"Estou considerando o significado correto de deus, que é o de criador do universo"…Na sua definição, haveria um deus, porque haveria um criador do Universo.
Estou considerando este significado, e por isso o tema de cosmologia. Eu digo que a ciência nega este signigicado de deus pois não é satisfatório para explicar a criação do universo. O descarte da ciência deste conceito é a sua negação.

Já na minha definição, haveria um criador, mas não um Deus.Na minha opinião, criacionismo não é sinônimo de criação do Universo a partir de um Deus, caso contrário não existiria o Criacionismo Ufológico da Igreja Raeliana.O dicionário Aurélio concorda comigo:

Criacionismo:

[De criação + -ismo, seg. o padrão erudito.]
S. m.
 1.    Rel. Teoria da origem dos seres por criação, oposta à evolução espontânea.

Veja, onde é que está a necessidade de o criador ser Deus?
Já seria tema de outro tópico. E seria um deus de merda e não um todo poderoso, como é o atribuido pelas religiões.  :P

A pergunta do quote acima já respondi.O "teoricamente possível" que me refiro é o "teoricamente possível" de reproduzir o experimento científico que testa uma hipótese criacionista sem violar leis físicas conhecidas.Obviamente, uma hipótese sobre a inexistência de Deus jamais chegaria perto disso.
A teorização que demonstrou demosntra a limitação da teoria relativista para explicar os multiversos, que são a teoria que se desponta na cosmologia. É uma maneira de mostrar o paradoxo e as sua limitações.
Vamos supor que tal criador tenha feito tal experimento, e o que aconceteria a ele após a explosão inicial (Big Bang)?
A teoria das cordas é a nova possibilidade de uma teoria científica coerente com a teoria da relatividade e a mecânica quantica.

A teoria inflacionária em nada justifica o criacionismo. Nem mesmo especulações criacionistas do autor…

Nunca disse que havia justificativa para o Criacionismo.Não coloque palavras na mimha boca (da próxima vez que você fizer isso, não te respondo mais).Justificar criacionismo seria se eu dissesse que existe uma hipótese criacionista que já foi testada cientificamente.Mas eu sequer disse que existe uma hipótese criacionista que poderá ser testada num futuro próximo.
Existe a hipótese, mas ela não é científica por não explicar nada, pelo contrário, cria mais dúvidas ficando mais complexa ainda. Navalha de Occam.

E quanto a "especulação criacionista do autor" (Alan Guth) saiba que ela é regra na comunidade científica e não exceção.Veja uma declaração do famoso cosmólogo Michio Kaku:

"Os universos-bebês são, em princípio, criados naturalmente, quando uma certa região do espaço-tempo se torna instável e entra num estado denominado ‘falso vácuo’, que desestabiliza o tecido do espaço-tempo. Uma civilização avançada poderia fazer isso propositalmente, concentrando energia numa região só. Para isso seria preciso ou comprimir a matéria até uma densidade de 1080 g/cm3, ou então aquecê-la até a temperatura de 1029 Kelvin."

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=27607
Faz parte do artigo que cogita a possibilidade da humanida não se extinguir e utilizar deste princípio de um universo-bêbe para criar o falso vácuo para a humanidade mandar informações para outra dimensão e escapar assim do congelamento do universo.

E temos que ser céticos quanto as diversas especulações científicas, pois as mesmas são influenciadas pelo ambiente social. O pensamento de Thomas Kuhn é importante na filosofia da ciência e nas questões de seus paradgimas.

Citação de: Wikipédia
A sociologia da ciência é um ramo de estudo da sociologia dentro do campo da sociologia do conhecimento que estuda a influência de fatores externos no desenvolvimento da ciência. Tem estreitas ligações com a História da ciência. Ganhou grande impulso com a publicação de A estrutura das revoluções científicas do físico, filósofo e historiador da ciência Thomas Kuhn. Com a radicalização da posição kuhniana, surgiram estudos cada vez mais radicais que pensavam a verdade científica como algo puramente conformado por fatores sociais, como as posições da Escola de Edimburgo e seu Programa forte de sociologia, a antropologia da ciência de Bruno Latour, e toda uma vertente de estudos pós-kuhnianos e pós-modernos.

Eu já respondi isso.E mostrei que, segundo a sua própria definição de "Deus" (que seria aquele ser que cria um Universo), existe sim uma hipótese científica (não testada, é claro) que considere deus como possibilidade de ser o criador do universo. 
Essa hipótese que apresentou não é válida, pois está alicerçada na teoria da relatividade que demonstra suas limitações para lidar com as questões dos universos paralelos que sugerem a teoria das cordas como um nova possibilidade.

Dizer que deus-criador é uma hipótese científica e não testada é ridículo. A hipótese é negada pela ciência, pois é invalida e baseada na religião e na sua influencia cultural. Além de ser necessárias as contumazes questões: Quem o tal deus-criador? Quais as suas caracteristicas? Qual a origem desse ser? Como se dá esse processo de criação do universo (uma experiência de uma civilização mais avançada :olheira:)? Como seria o aparelho utilizado para a criação do universo?

Perceba que a Navalha de Occam se torna necessária e adequadamente utilizada para esta hipótese de deus-criador (tema do tópico), o qual eu recosso a frase "as entidades não devem ser multiplicadas além do necessário". A navalha de Occam é um princípio lógico e que tem muito contribuido para a ciência pois considera as explicações mais simples em oposição as explicações prolíxas e fantasiosas.

E se a hipótese de deus-criador é infalseável, significa que ela não tem qualquer atributo que a possa tornar empírica. O empirismo defende que o conhecimento válido é aquele que podemos perceber através dos sentidos diretamente ou através de experimentações práticas e mediadas com instrumentos como ocorre com a radiação cósmica de fundo que comprova o Big Bang (modelo cosmológico padrão). 

Assim como não há qualquer corroboração empírica para a hipótese deus, esta é infalseável. Popper acrescentou a falseabilidade a ciência como meio de separar a ciência da não ciência, que seria a pseudociência e a metafísica. Popper propõe o racionalismo crítico como sistema filosófico para a epistemologia.
Citação de: Wikipédia
Um conceito central nesta teoria é o da necessidade da falseabilidade dos sistemas teóricos. Eles devem ser averiguados pela observação. Se a observação não repudiar a teoria isso não significa no entanto que a teoria possa ser considerada como válida.
A teoria não repudiada pela observação pode ser falseada, e não temos verdades universais mas sim a credibilidade de tal método.

Vemos que a filosofia de Poppeer, o racionalismo crítico, admite apenas teorias empíricas.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #21 Online: 31 de Maio de 2007, 11:08:40 »
a hipótese de deus não é nem negada nem cogitada pela ciência.
A hipótese de deus-criador é negada pela ciência por ser infalseável e pelo racionalismo crítico (epistemologia) por não ter base em observações, é uma fantasia e não podemos teorizar com base na imaginação (metafísica na filosofia de Popper).

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #22 Online: 31 de Maio de 2007, 11:14:58 »
Dois tópicos nos quais o Adriano se acha dono-da-verdade-ateísta e afirma que o método científico é ilógico. Uau.
Ilógico é a sua afirmação. O metodo científico tem como principal princípio o da falseabilidade. Esse princípio de Popper faz parte da sua filosofia da ciência, da sua epistemologia, o racionalismo crítico, no qual as teorias devem se ater a fatos observados.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #23 Online: 31 de Maio de 2007, 18:01:20 »
Ilógico é a sua afirmação. O metodo científico tem como principal princípio o da falseabilidade. Esse princípio de Popper faz parte da sua filosofia da ciência, da sua epistemologia, o racionalismo crítico, no qual as teorias devem se ater a fatos observados.

E por que você afirma, sem sequer observar o universo inteiro, que não existe algo superior ao universo, que não existe um criador do universo, que não existe inteligência não-humana?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #24 Online: 31 de Maio de 2007, 18:17:50 »

E por que você afirma, sem sequer observar o universo inteiro,
O universo é observado em larga escala pela astronomia. Ou discorda? O conhecimento científico tem boa credibilidade e confiabilidade devido a sua metodologia. E as instituições científicas de prestígio idem, apesar de na astronomia pesquisadores independentes contribuirem, mas sempre com o rigor da ciência.

que não existe algo superior ao universo,
O universo nós observamos, não foi observado nada além do universo. Há especulações cosmológicas de universos paralelos e do multiverso mas não temos certeza.

que não existe um criador do universo,
A antropologia ajuda a enterder:

Citação de: Filosofia ateísta
A diferença fundamental entre o homem e o animal consiste no fato de que o animal está regulado instintivamente, enquanto o homem tem consciência e pode assim refletir sobre si próprio. Mas a consciência ultrapassa as fronteiras do eu e tende também a compreender o mundo, dirigindo-se assim para o infinito. Aqui se funda a religião, contudo, o problema consiste no fato do homem separar o infinito de si próprio. Visto assim, a religião nasce num processo de projeção. Uma experiência humana é considerada como existindo fora do homem.

http://adrianoped.blogspot.com/2007/05/atesmo-antropolgico.html  no fim artigo tem o link para o texto completo.
que não existe inteligência não-humana?
Inteligência não humana existe, os golfinhos por exemplo são animais inteligentes.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!