Autor Tópico: Falseabilidade  (Lida 6835 vezes)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Falseabilidade
« Resposta #50 Online: 13 de Junho de 2007, 23:31:25 »

"Cerca de 96,8% dos céticos nunca se perguntaram: Será possível falsear a falseabilidade?"

a falseabilidade não é uma 'afirmação científica'. é do campo da filosofia da ciência, não da ciência.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

blue pill

• Visitante
« Resposta #51 Online: 13 de Junho de 2007, 23:47:55 »

"Cerca de 96,8% dos céticos nunca se perguntaram: Será possível falsear a falseabilidade?"

a falseabilidade não é uma 'afirmação científica'. é do campo da filosofia da ciência, não da ciência.
O problema é que esses mesmos céticos que não querem saber sobre o pensamento, querem ter a verdade absoluta na mão como se fosse um presente, sem nenhum esforço.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 13 de Junho de 2007, 23:59:49 »
hm, de fato. que se assuma que válido é o que é científico dentro de certos limites e situações, vá lá. mas tomar somente o científico por válido, em todos os casos e asserções, pergunto-me se não é demasiada falta de confiança nas próprias faculdades de juízo. o que se faz mesmo é outorgar o juízo a uma ordem, um instrumental, objetiva.

"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #53 Online: 14 de Junho de 2007, 00:34:03 »

O problema é que esses mesmos céticos que não querem saber sobre o pensamento, querem ter a verdade absoluta na mão como se fosse um presente, sem nenhum esforço.
O que você faz é projetar um erro que cometeu aos céticos em geral, pois se considerava cético. Agora que você está mais de acordo com o ceticismo. O ceticismo não pode ser um dogma senão se contradiz.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

blue pill

• Visitante
« Resposta #54 Online: 14 de Junho de 2007, 01:00:15 »

O que você faz é projetar um erro que cometeu aos céticos em geral, pois se considerava cético. Agora que você está mais de acordo com o ceticismo. O ceticismo não pode ser um dogma senão se contradiz.

Psicólogo ?

Sim ja fui, mas não projeto esse erro para os outros, eu agora VEJO vários cometendo a mesma postura erronea.
É muito mais facil observar algo que ja foi superado.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #55 Online: 14 de Junho de 2007, 02:58:29 »
Por falar nisso, algum de vocês teria uma informação sobre as bases da alegação que ocasionalmente encontro de que havia um tratamento científico da psicanálise?

Pelo critério popperiano não vejo como sequer começar a alegar que psicanálise tenha valor científico.

Popper afirmou que não, segundo a wikipedia.

http://en.wikipedia.org/wiki/Falsifiability

"Popper himself argued that neither Marxism nor psychoanalysis were science,"
Correto.  E não vejo como discordar dele nesse particular, mas aparentemente há quem tente fazê-lo.  Eu queria entender com qual base.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #56 Online: 14 de Junho de 2007, 13:37:56 »
Por falar nisso, algum de vocês teria uma informação sobre as bases da alegação que ocasionalmente encontro de que havia um tratamento científico da psicanálise?

Pelo critério popperiano não vejo como sequer começar a alegar que psicanálise tenha valor científico.

Popper afirmou que não, segundo a wikipedia.

http://en.wikipedia.org/wiki/Falsifiability

"Popper himself argued that neither Marxism nor psychoanalysis were science,"
Correto.  E não vejo como discordar dele nesse particular, mas aparentemente há quem tente fazê-lo.  Eu queria entender com qual base.
A minha compreesão da psicanálise é que ela se baseia na linguagem, e a partir da análise da linguagem é feito a compreesão de problemas e dificuldades do paciente. O insconciente pode ser entendido como as relações familiares e interpessoais do indivíduo mas que não estão estruturadas em seu consciente.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!