Autor Tópico: O que é "espiritualidade" para um ateu?  (Lida 4728 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
O que é "espiritualidade" para um ateu?
« Online: 09 de Junho de 2007, 20:40:58 »
Taí uma coisa que eu nunca entendi. Mesmo quando, há muito tempo, numa galáxia muito distante, eu ainda era religioso, eu tinha um pouco de dificuldade para diferenciar "mente" e "alma". Tudo bem, fui instruído que, ao contrário da mente, a alma sobrevive à morte e é eterna. A mente também pode ser compreendida em termos de processos químicos acontecendo em nosso cérebro, enquanto que a alma nada teria a ver com física, química ou biologia, uma é um processo mecânico, mensurável, observável; a outra é uma coisa misteriosa, invisível, incompreensível… infalseável.

Certo, mas embora tenham conseguido me apontar duas diferenças fundamentais entre mente e alma aparentemente em todo o mais elas são a mesma coisa - a alma, pelo menos segundo os espíritas, tem memória, sentimentos, traumas, desejos, raciocínio, todos atributos da mente. A alma não passa então de uma mente sem cérebro, pairando no vazio, funcionando por meio de forças mágicas inescrutáveis - algo como uma música no vácuo, uma música que não é produzida por fonte alguma, não tem um meio de propagação e que mesmo assim pode ser escutada - o que obviamente fere, ou deveria ferir, a razão de qualquer pessoa com alguma educação científica, mas isso não vem ao caso.

O que vem ao caso é o uso constante que se faz do termo espiritualidade, mesmo entre ateus. Estava lendo esta resenha do livro The God Delusion, de Richard Dawkins, escrita provavelmente por um ateu. Embora seja interessante, não precisam se dar ao trabalho de lê-la pois o trecho que interessa é somente o seguinte:

"Lack of religion does not necessarily mean lack of spirituality, does not mean my life lacks meaning or value. Just because my morals or meaning do not depend on God for validation does not mean I have no morals, nor that my morals are invalid, nor that my existence is meaningless."

O que é essa tal de espiritualidade de que tanto se fala? Aquela espiritualidade do "Spiritual, but not religious" do Orkut? Se o espírito é igual em quase tudo à mente (e aquelas duas diferenças que citei não parecem ser caber aqui) do que se fala, quando se diz que alguém tem espiritualidade? Que ele tem mente? Que ele pensa? Se é assim é impossível se encontrar um ser humano normal que não tenha espiritualidade. Claro que uma abordagem literal do significado de uma palavra raramente trás significados satisfatórios, as palavras evoluem e seu conteúdo não pode ser todo contido em radical e alguns afixos.

Poderíamos então tentar encontrar uma definição nas próprias palavras citadas acima. Com uma lida podemos supor que para um ateu espiritualidade poderia significar ter uma vida com significado e valor. Nesse sentido eu mesmo poderia me considerar uma pessoa espiritualizada. Mas uma vez que para mim o espírito não passa de um absurdo em termos, um completo nonsense, me parece altamente contraditório, pelo menos simbolicamente, expressar que minha vida tem significado e valor através de um termo que para mim não tem significado e valor algum.

A outra possibilidade seria relacionar espiritualidade com moral. Eu acredito que a moral já está muito bem representada pelo substantivo moralidade. Direto, preciso, e sem recorrer a palavras que descrevem coisas ilógicas e sem sentido.

Não bastassem esses impedimentos estéticos em eu, como ateu, usar a palavra espiritualidade, há ainda um motivo de ordem prática e bem mundana até: se eu disser para um teísta que sou espiritual e ele me pergunta como assim um ateu pode ser espiritual eu vou responder o quê? Posso presumir que o religioso tem seu conceito de espiritual e que pare ele isso tem algum significado. A não ser que eu seja entusiasta da brincadeira de discutir semântica - coisa que eu definitivamente não sou, devo dar à palavra espiritual um definição que ele conheça, que ele aceite, e para uma pessoa religiosa e fácil presumir que o principal elemento que faz de uma pessoa espiritualizada é ter fé. O que poderia ter mais a ver com a espiritualidade do que a fé, se o próprio conceito de espírito reside na aceitação através da fé, e não da razão? Desculpem o trocadilho, mas retirar a fé da definição da espiritualidade não é como tirar a alma da palavra?

Chegando nesse ponto é que encontramos, na minha opinião, o maior problema no ateu se dizer espiritualizado, indiretamente e sem querer ele vai acabar dizendo que tem fé. Será um mal entendido, é claro, ele logo vai se explicar que quis dizer que quis dizer outra coisa e vai explicar o que quer que para ele significa espiritualidade. Mas essa não é uma intromissão mesquinha nossa de certa forma? O que é que essa palavra tem de tão bonito para querermos usá-la afina? Soa bem, é verdade, mas essa palavra é deles, é dos teístas, deixa ela lá. Não temos nada que ficar redefenindo palavras a nosso próprio gosto e usá-las por aí querendo ser entendidos. Ainda mais se não temos vergonha de nosso ateísmo, se não temos nada a esconder, se não procuramos um eufemismo atrás do qual póssamos nos esconder. Sendo assim, sugiro usarmos uma palavra que tem muito mais a ver com quem somos e no que acreditamos, uma palavra que a mim me parece o exato oposto da palavra espiritualidade, uma palavra muito mais bonita, com valor e significado. Essa palavra vocês já conhecem, só deviam usá-la com mais orgulho. A palavra é racionalidade.

EDIT: Link concertado
« Última modificação: 09 de Junho de 2007, 22:58:51 por Willy Nilly »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: O que é "espiritualidade" para um ateu?
« Resposta #1 Online: 09 de Junho de 2007, 22:46:13 »
Espiritualidade é coisa para ateu espirita, que não acredita em deus, mas acredita que em alma.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2007, 22:49:30 »
espiritualidade é algo um tanto confuso. pra mim é algo muito ligado à contemplação e à reserva. reserva no sentido de admitir que não se sabe tudo e deixar uma reserva a ser preenchida por algo… algo mais que haja. mesmo assim, ainda acho algo muito confuso, apesar de admitir que tenho certa espiritualidade.

aliás; alma ou espírito não tem de ser algo necessariamente divergente de mente. geralmente coloca-se-os  como contrários à carne, ao que temos de instintivo e animal. não é preciso dar um significado necessariamente religioso a eles.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2007, 23:02:18 »
Sinceramente, eu também sempre achei meio idiota um ateu se dizer alguém "espiritualizado", isso porque eu sempre entendi que essa palavra se referia a "espírito" enquanto alguma propriedade da personalidade humana que subsiste após a morte do corpo físico. Se eu acho que isso não existe, não vejo sentido nenhum no uso desse termo.

Mas concordo com o Bruno que já me veio à cabeça a idéia de que "espiritualidade" poderia talvez denotar uma admissão de que não dispomos de uma compreensão total do universo e que pode haver um respeito por essa ignorância, respeito por tudo que é ainda inexplicado e sobre o que podemos apenas, ainda, conjecturar. Filosoficamente também já cheguei a pensar que "espiritualidade" poderia querer dizer um permanente assombro com o mundo, fascinação pela complexidade da realidade, das pessoas, da história e da sociedade... mas são significados meus arbitrários, não posso falar pelos outros.
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

rizk

• Visitante
« Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2007, 00:32:16 »
Acho que "moralidade" serve, mas "racionalidade" não. Volto àquele velho papo: pra todos os efeitos, as políticas de extermínio do III Reich foram racionais. Falta caridade à racionalidade.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Junho de 2007, 00:38:33 »
Espirtualizado é meu bigulim de óculos.  ::)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Junho de 2007, 09:09:25 »
Acho que "moralidade" serve, mas "racionalidade" não. Volto àquele velho papo: pra todos os efeitos, as políticas de extermínio do III Reich foram racionais. Falta caridade à racionalidade.

Já conhecia esse texto. É verdade que a racionalidade é amoral, pode-se usá-la para defender atos morais e imorais, ao gosto do freguês. Ficaria melhor então completar seu sentido com uma ética racional e secular, mas mesmo assim temos inúmeras palavras mais apropriadas do que espiritualidade para representar esses ideiais, entre eles humanismo, cidadania ou até mesmo a singela caridade.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #7 Online: 10 de Junho de 2007, 11:13:37 »
Para mim tem um sentido mundano. É quando falamos das criações do homem que têm uma conotação geral e abstrata: arte, civilização, ciência, guerra, códigos, leis, honra, lutas. O Machado de Assis disse que se todas as obras de arte sumissem da Terra e restasse apenas as de Shakespeare o "espírito" humano estaria representado. Acho que é isso aí.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Junho de 2007, 16:34:56 »
Para mim tem um sentido mundano. É quando falamos das criações do homem que têm uma conotação geral e abstrata: arte, civilização, ciência, guerra, códigos, leis, honra, lutas. O Machado de Assis disse que se todas as obras de arte sumissem da Terra e restasse apenas as de Shakespeare o "espírito" humano estaria representado. Acho que é isso aí.

sim, me lembrou; o apreço pela literatura também pode ser um aspecto da espiritualidade. sábato falava mesmo de uma função metafísica da literatura.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 11 de Junho de 2007, 11:03:10 »
Espiritualidade, palavra que eu preferiria evitar porque me lembra da segunda mais degenerada religião (o Espiritismo), é o termo quase consagrado para o que _de fato_ significa religião.

É a prática de cultivo de valores morais e propósitos de vida, via de regra em termos coletivos.

Alma, Espírito e Deus são conceitos opcionais para a religião.  E até por isso são definidos de forma um tanto variável de acordo com o autor.  Mas respondendo à sua pergunta, me parece que o conceito de alma é necessário simplesmente para decretar que "deve haver" alguma coisa "imortal" no indivíduo.

Ou seja, é puro wishful thinking.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #10 Online: 11 de Junho de 2007, 11:14:38 »
A palavra espiritualidade NÃO se refere ao espirito ou alma nos conceitos que foram colocados aqui, ter espiritualidade é uma coisa, ser espirita é outra COMPLETAMENTE diferente.

Espiritualidade se refere aos aspectos subjetivos da existência, ao que não é material, ao nosso Eu interior, nossas ideias, sentimentos, concepção e contemplação sobre a existência e a natureza da realidade.
É o oposto do material, e em ultima instancia talvez se refira também ao ESPIRITO HUMANO, a essência que existe em todos nós e nos faz Ser o que somos.
« Última modificação: 11 de Junho de 2007, 11:18:12 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 11 de Junho de 2007, 11:17:24 »
Essa parte da essência é que pega...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #12 Online: 11 de Junho de 2007, 11:19:40 »
Sugiro o livro "Espiritualidade para Céticos". E Dawkins também comenta sobre o assunto em seus livros.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #13 Online: 11 de Junho de 2007, 11:21:13 »
Essa parte da essência é que pega…

Achei meio confuso o que eu escrevi antes, então vou reformular …

No meu ponto de vista, a realidade se manifesta para cada Ser de forma diferente, a evolução fez com que as especies tenham sentidos variados e mentes diferentes.

O DNA dita como será o aspecto fisico da especie, e a partir do aspecto fisico, cada especie manifesta o Eu individual de forma diferente, e o Eu percebe o mundo de maneira única, guiado pelos sentidos e pela mente.

É essa essência que eu chamo de espirito. O Eu mental de cada Ser.

Quanto a imortalidade, eu creio que o espirito humano por exemplo é "imortal" até que todos nós deixemos de existir.

É meio confuso, nem sei se eu me expressei direito, mas é mais ou menos isso ai.

« Última modificação: 11 de Junho de 2007, 11:54:41 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #14 Online: 11 de Junho de 2007, 11:37:20 »
O problema não é a "essência", que pode ser até simbólica. O problema está na imortalidade desta essência...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #15 Online: 11 de Junho de 2007, 12:39:58 »
Ué, por que a essência não seria imortal ao ver de um cético?

Basta rever essa definição da essência...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 11 de Junho de 2007, 13:41:30 »
Em primeiro lugar, não estou convencido de que existe uma essência.  Na minha opinião o ser humano é até bastante circunstancial e muito pouco (ou nada) "essencial".

E ainda na minha opinião, a existência ou não de uma essência não tem verdadeiro valor espiritual ou religioso.  Há religiões que tomam posição sobre essa questão, mas é uma idéia muito abstrata e de pouco valor prático para merecer muita atenção.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #17 Online: 11 de Junho de 2007, 13:52:32 »
Pelo que eu vejo o "Espiritualismo" é uma vertente do Espiritismo.

Conheço alguns, meu sogro inclusive, basicamente é um pessoal que não concorda com alguns pontos do Espiritismo (geralmente pontos contraditórios e ridúculos como almas habitantes de Saturno e outros planetas) e partem para um esquema diferente, onde existe mais liberdade para inventar o que quiser sem se preocupar com as contradições anteriores.

Normalmente os espiritualistas tentam enquadrar o Espiritualisamo no status de ciência, a final todos já viram "O Segredo" "O Segredo II" ( no múnimo 274 vezes cada um), já leram todos os livros publicados sobre "O Segredo", já participaram de incontáveis palestras, congressos sobre "O Segredo" e na visão deles isso garante praticamente um Phd em Mecânica Quantica.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Pégasus

• Nível 04
  • *
  • Quem sou, aonde vou?
« Resposta #18 Online: 11 de Junho de 2007, 14:04:00 »

Basta rever essa definição da essência…
A essência não poderia ser definida como o conjunto de genes que formam o DNA de um ser humano?
A imortalidade está na transmisão destes genes. (Pais e Filhos)
"Quando o ser humano nasce, ele sente falta dos pais. Quando ele cresce, sente a falta de Deus." (Usuário teísta do Orkut)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 11 de Junho de 2007, 15:01:54 »
O problema não é a "essência", que pode ser até simbólica. O problema está na imortalidade desta essência…

a idéia do espírito não pressupõe imortalidade ou necessariamente transcendência ou metafísica.

rizk

• Visitante
« Resposta #20 Online: 11 de Junho de 2007, 15:20:37 »

Basta rever essa definição da essência…
A essência não poderia ser definida como o conjunto de genes que formam o DNA de um ser humano?
A imortalidade está na transmisão destes genes. (Pais e Filhos)
Mas isso é uma essência material, e, convenhamos, BEM longe de ter qualquer coisa a ver com espiritualidade.

Esta, como estava dizendo o Gabriel lá no começo, tem a ver com VALORES. Aquela definição do orkut, "spiritual but not religious", foi, a meu ver, uma grande SACADA, porque deu espaço pra sair dos compartimentos clássicos e de mostrar que uma pessoa não precisa se enquadrar pra ser "boa".

Ainda, em resposta à resposta do Gabriel: há algum tempo fiz um curso de história moderna com a Laura de Mello e Souza. Toda aula ela insistia conosco que atentássemos para os limites do iluminismo e tal. Lembro claramente de ouvi-la dizer que à racionalidade iluminista faltava amor cristão, e isso foi muito provado no decorrer das aulas e das nossas leituras.

Que a gente aqui não queira chamar isso de "amor cristão", acho bem justo. Porém, que a gente já VIU, e abundantemente, no decorrer do XX, que a racionalidade em si não basta, que não leva à libertação de ninguém. Ainda mais próximo de nós, eu insisto que alguém me explique que catzos foi Colin Powell falando da "guerra sem baixas"!!!
É óbvio pra qualquer um que a racionalidade, que a ciência, a tecnologia e o progresso nos RESTRINGIU ainda mais na nossa condição de homens, que o esclarecimento não nos preserva de cair na barbárie. É imperativo que estas sejam temperadas com o amor à humanidade.

Daí que eu sempre apelo praquela adaptação do texto do Swift, porque acho que, naquela exptrapolação absurda, conseque esclarecer meu objetivo pra todo mundo, mesmo pra quem não estuda a história nem lê os jornais. 

Pode dizer o que for do cristianismo, mas há que reconhecer que o primeiro mandamento é a MAIOR SACADA e que, pelo menos ele, não perdeu seu significado, nem sua aplicação deixou de ser necessária, no decorrer do tempo. O chato de tudo é que os cristãos, que deviam tentar preservar a validade do mandamento, são os primeiros a esquecer dele.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #21 Online: 11 de Junho de 2007, 16:06:15 »
O problema não é a "essência", que pode ser até simbólica. O problema está na imortalidade desta essência…

a idéia do espírito não pressupõe imortalidade ou necessariamente transcendência ou metafísica.
Nesse sentido é sinônimo de mente.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #22 Online: 11 de Junho de 2007, 17:47:43 »

Conheço alguns, meu sogro inclusive, basicamente é um pessoal que não concorda com alguns pontos do Espiritismo (geralmente pontos contraditórios e ridúculos como almas habitantes de Saturno e outros planetas) e partem para um esquema diferente, onde existe mais liberdade para inventar o que quiser sem se preocupar com as contradições anteriores.

Normalmente os espiritualistas tentam enquadrar o Espiritualisamo no status de ciência, a final todos já viram "O Segredo" "O Segredo II" ( no múnimo 274 vezes cada um), já leram todos os livros publicados sobre "O Segredo", já participaram de incontáveis palestras, congressos sobre "O Segredo" e na visão deles isso garante praticamente um Phd em Mecânica Quantica.

Eu também conheço alguns phds. É incrível. Eles sabem tudo sobre mecânica quântica, menos a matemática.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #23 Online: 11 de Junho de 2007, 18:17:02 »
Que a gente aqui não queira chamar isso de "amor cristão", acho bem justo. Porém, que a gente já VIU, e abundantemente, no decorrer do XX, que a racionalidade em si não basta, que não leva à libertação de ninguém. Ainda mais próximo de nós, eu insisto que alguém me explique que catzos foi Colin Powell falando da "guerra sem baixas"!!!
É óbvio pra qualquer um que a racionalidade, que a ciência, a tecnologia e o progresso nos RESTRINGIU ainda mais na nossa condição de homens, que o esclarecimento não nos preserva de cair na barbárie. É imperativo que estas sejam temperadas com o amor à humanidade.

Ao contrário, a ciência e a tecnologia nos libertou. Graças a elas esperamos que todas as crianças cheguem a ser adultas. Prolongamos a juventude - as mulheres posam nuas aos 40! Aos 70 é possível ter todos os dentes. A água em abundância permite que vivamos na limpeza, inclusive podemos ser limpos. Lembro-me que a expectativa de vida na idade média era de 40 anos, idade onde o sujeito estava banguela e decrépito. As mulheres tinham dez filhos e esperavam que dois sobrevivessem. A imundície e a pestilência eram a regra. A carne podre era consumida e para disfarçar o cheiro lançava-se mão das especiarias. Isso sem falar da ignorância. Todos sabemos ler e escrever, os livros balançam nas prateleiras. Já, naqueles tempos, Dante era considerado o maior sábio da sua época porque tinha uma biblioteca com duzentos livros. Não há mais escravidão, o trabalho é regulamentado. Fora da aristocracia do mundo antigo e medieval as pessoas só conheciam uma faina interminável, uma vida curta e tumultuosa e nada mais. De vez em quando eu lembro da ficção científica e da liberdade dos homens do futuro.

Mas é certo: a ciência e a tecnologia não nos fornecem respostas metafísicas, nem consolações místicas se é que essa coisas existem.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #24 Online: 11 de Junho de 2007, 18:35:59 »

Sim, os "meio-espíritas" (e são muitos, mesmo em comparação com os "espíritas verdadeiros") costumam tomar para si o rótulo de "espiritualistas".  Mas isso não tem muito a ver com o tema aqui abordado, que é o que seria importante para a vida de um ateu e que não seja abarcado pela razão e pela ciência.

A isso eu costumo chamar de religião, outros de espiritualidade, ou até mesmo de moral e ética (embora esse último conceito seja um pouco restrito para tal uso).

Mas certamente não é espiritualismo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!