O que significa tolerância?
Tolerância é admitir ou compreender que existem outras formas de viver.
Eu faço distinção entre tolerância e paciência ou aceitação verdadeira; tolera-se aquilo que
não deveria existir, aceita-se ("em paz", daí paciência) aquilo que não é preciso tolerar.
Tolerância tem utilidade prática, mas não é boa substituta a médio e longo prazo para a aceitação.
Intriga-me que muitos ateus das sociedades cristãs excluam o pensamento cristão, sabendo que este foi fundamental para criar a nossa sociedade actual.
Há exageros bem sérios por aí, mas eu vejo uma diferença importante entre reconhecer o legado positivo do pensamento cristão e afirmar que teria sido pior sem ele. Não estou pessoalmente convencido de que seja esse o caso.
Menos motivo ainda vejo para querer preservar partes dessa herança que não são mais construtivas. Como, por exemplo, muito da mentalidade do nosso sistema jurídico e penal.
Averróis ( Ibn Ruchd) apesar de muçulmano foi uma peça importante na construção do pensamento ocidental, assim como Avicena (Ibn Sina)…Alberto Magno, Tomás de Aquino…entre outros…
Por que "apesar de muçulmano", Ricardo? Ser muçulmano não é defeito, e nem mesmo é algo particularmente distante do pensamento ocidental. É uma crença muito próxima do Cristianismo Protestante, a despeito de ter referências nominalmente distintas.
Tomás de Aquino não era muçulmano, era?