Autor Tópico: Tolerâcia  (Lida 6030 vezes)

One

• Visitante
Tolerâcia
« Online: 16 de Junho de 2007, 05:46:13 »
O que significa tolerância?

Tolerância é admitir ou compreender que existem outras formas de viver.
Intriga-me que muitos ateus das sociedades cristãs excluam o pensamento cristão, sabendo que este foi fundamental para criar a nossa sociedade actual.

Averróis ( Ibn Ruchd) apesar de muçulmano foi uma peça importante na construção do pensamento ocidental, assim como Avicena (Ibn Sina)…Alberto Magno, Tomás de Aquino…entre outros…

O que significará ser intolerante para com os tolerantes?

«Jamais poderão equiparar-se a bondade e a maldade! Retribui (ó Mohammad) o mal da melhor forma possível, e eis que aquele que nutria inimizade por ti converter-se-á em íntimo amigo!
Porém a ninguém se concederá isso, senão aos tolerantes, e a ninguém se concederá isso, senão aos bem-aventurados.
Quando Satanás te incitar à discórdia, ampara-te em Deus, porque Ele é o Omniouvinte, o Omnisciente.» — Alcorão, 41:34–36.

fonte

Quem são os intolerantes? Os militantes dos "ismos" ?

Quantos de nós estão realmente disponíveis para tolerar, sem que esta suposta tolerância seja de fachada?

O conceder o direito de liberdade de opinião não é uma forma de tolerância plena.
Só existe tolerância para os dispostos a entender a visão do outro.

Coloco minha intolerância para com os destruidores da vida e dignidade humana…
« Última modificação: 16 de Junho de 2007, 06:27:18 por Suspenso »

Tarcísio

• Visitante
Re: Tolerâcia
« Resposta #1 Online: 16 de Junho de 2007, 12:29:10 »
É o que o Eduardo defendia na Islam para todos.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #2 Online: 16 de Junho de 2007, 13:26:29 »
Os muçulmanos têm que se foderem. Os moderados não servem nem para repudiar o que os extremistas fazem. Danem-se todos.

:roll: :P
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

One

• Visitante
« Resposta #3 Online: 16 de Junho de 2007, 13:52:27 »
 :o

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2007, 14:00:43 »

Intriga-me que muitos ateus das sociedades cristãs excluam o pensamento cristão, sabendo que este foi fundamental para criar a nossa sociedade actual.
Criticar o pensamento seja cristão ou qual for faz parte da democracia que a civilização atual chegou.

Averróis ( Ibn Ruchd) apesar de muçulmano foi uma peça importante na construção do pensamento ocidental, assim como Avicena (Ibn Sina)…Alberto Magno, Tomás de Aquino…entre outros…
Exemplos de religiosos bons não faltam, a crítica é a crença e não a pessoa em si.

O que significará ser intolerante para com os tolerantes?
Significa não aceitar críticas e ter um pensamento dogmático, normalmente o pensamento religioso.

«Jamais poderão equiparar-se a bondade e a maldade! Retribui (ó Mohammad) o mal da melhor forma possível, e eis que aquele que nutria inimizade por ti converter-se-á em íntimo amigo!
Porém a ninguém se concederá isso, senão aos tolerantes, e a ninguém se concederá isso, senão aos bem-aventurados.
Quando Satanás te incitar à discórdia, ampara-te em Deus, porque Ele é o Omniouvinte, o Omnisciente.» — Alcorão, 41:34–36.

fonte

Quem são os intolerantes? Os militantes dos "ismos" ?
Qualquer um pode ser intorerante, mas a religião tem em sua estrutura a negação do diálogo. Veja o caso do Papa.

Quantos de nós estão realmente disponíveis para tolerar, sem que esta suposta tolerância seja de fachada?

O conceder o direito de liberdade de opinião não é uma forma de tolerância plena.
Só existe tolerância para os dispostos a entender a visão do outro.
A questão do entendimento ou falta de entendimento não interfere de forma alguma na liberdade de alguém se expressar.

Coloco minha intolerância para com os destruidores da vida e dignidade humana…

E que podem ser critícadas, pois este é um valor da cultura ocidental. O contrário a cultura do estado religioso.

Veja um exemplo prático de liberdade de expressão, você está podendo falar dos ateus e eu estou podendo discordar.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #5 Online: 16 de Junho de 2007, 14:02:25 »

One

• Visitante

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Junho de 2007, 14:26:59 »

Pior que ser intolerante de fachada é ser intolerante de fachada + impositor de idéias. E pior que isto é ser tudo isto com agressividade.... :|
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

One

• Visitante
« Resposta #11 Online: 16 de Junho de 2007, 14:45:48 »

Pior que ser intolerante de fachada é ser intolerante de fachada + impositor de idéias. E pior que isto é ser tudo isto com agressividade… :|

Deduzo que seja um pequeno erro na sua frase.

Só posso concordar com ela.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 16 de Junho de 2007, 15:54:56 »

Pior que ser intolerante de fachada é ser intolerante de fachada + impositor de idéias. E pior que isto é ser tudo isto com agressividade… :|

Também estou de acordo!  :apoiado:

Abaixo a hipocrisía da filosofia agnóstica de querer impor a dúvida como verdade!
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

One

• Visitante
« Resposta #13 Online: 16 de Junho de 2007, 15:57:11 »

Abaixo a hipocrisía da filosofia agnóstica de querer impor a dúvida como verdade!

:biglol:

O que é verdade?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #14 Online: 16 de Junho de 2007, 16:08:22 »

Adriano…olha a pregação…  E você não é um bom exemplo de tolerancia filosófica/religiosa…
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

One

• Visitante
« Resposta #15 Online: 16 de Junho de 2007, 16:19:02 »
Amon não diga isso do Adriano rsrs

Se ousar dizer o mesmo de mim, dou-lhe uma tareia :)

brincadeira ( melhor deixar escrito rsrs)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #16 Online: 16 de Junho de 2007, 16:20:03 »

Adriano…olha a pregação…  E você não é um bom exemplo de tolerancia filosófica/religiosa…
Eu sempre responto a todos que se dirigem a mim, e sempre trago textos para contribuirem com as discussões, e como qualquer um aqui cometo falhas, e isso não justifica as críticas as minhas idéias baseado em erros que todos cometem. É que no ateísmo militante só tem eu, e até uma covardia as críticas de intolerância dirigidas a mim. Questão de número, igual os comentários nada agravéis dos teístas que ocorrem como o exemplo relatado pelo novato, e alguns agnósticos dizem não existir.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #17 Online: 16 de Junho de 2007, 16:20:58 »
Amon não diga isso do Adriano rsrs

Se ousar dizer o mesmo de mim, dou-lhe uma tareia :)

brincadeira ( melhor deixar escrito rsrs)

Não se esqueça que a filosofia oriental ensina que devemos controlar os sentimentos!  :anjo:

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 16 de Junho de 2007, 16:24:48 »
Os muçulmanos têm que se foderem.
Eles estão fazendo isso. Esse é o problema. ^.^

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 16 de Junho de 2007, 21:01:27 »
Não se esqueça que a filosofia oriental ensina que devemos controlar os sentimentos!  :anjo:

Adriano, na boa, DEIXA DE SER BESTA.  Já encheu o saco e passou da hora de você ligar o botão do simancol.

(Clareza é uma virtude e eu detestaria negá-la a você)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 16 de Junho de 2007, 21:02:30 »
Os muçulmanos têm que se foderem. Os moderados não servem nem para repudiar o que os extremistas fazem. Danem-se todos.

Como disse a Gui, de certa maneira já estão fazendo isso.

Só que isso não resolve nada e ainda faz com que sobre para todos os outros.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #21 Online: 17 de Junho de 2007, 00:06:51 »

Como disse a Gui, de certa maneira já estão fazendo isso.

Só que isso não resolve nada e ainda faz com que sobre para todos os outros.
Acho estranho que apesar das nossas diferenças conceituais sobre religião, chego a mesma conclusão sua.  :o

Deve ser uma mostra que na prática pode não haver muita diferença nas diferêncas conceituais.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 17 de Junho de 2007, 07:02:48 »
Acho estranho que apesar das nossas diferenças conceituais sobre religião, chego a mesma conclusão sua.  :o

Nossas estéticas são diferentes (para não falar de outras coisas), mas no fim ambos "prestamos contas" ao mesmo mundo externo...

Deve ser uma mostra que na prática pode não haver muita diferença nas diferêncas conceituais.

Não entendi...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 17 de Junho de 2007, 07:10:04 »

Eu faço distinção entre tolerância e paciência ou aceitação verdadeira; tolera-se aquilo que não deveria existir, aceita-se ("em paz", daí paciência) aquilo que não é preciso tolerar.

Tolerância tem utilidade prática, mas não é boa substituta a médio e longo prazo para a aceitação.

Há exageros bem sérios por aí, mas eu vejo uma diferença importante entre reconhecer o legado positivo do pensamento cristão e afirmar que teria sido pior sem ele.  Não estou pessoalmente convencido de que seja esse o caso.

Menos motivo ainda vejo para querer preservar partes dessa herança que não são mais construtivas.  Como, por exemplo, muito da mentalidade do nosso sistema jurídico e penal.

Por que "apesar de muçulmano", Ricardo?  Ser muçulmano não é defeito, e nem mesmo é algo particularmente distante do pensamento ocidental. É uma crença muito próxima do Cristianismo Protestante, a despeito de ter referências nominalmente distintas.

Tomás de Aquino não era muçulmano, era?

One

• Visitante
« Resposta #24 Online: 17 de Junho de 2007, 09:27:06 »
Só Averrois e Avicena eram muçulmanos.
Quis juntar muçulmanos e cristãos e acabou por dar impressão que incluí Alberto Magno e Tomás de Aquino numa lista de muçulmanos.

O pensamento cristão faz parte de nós, trata-se de aceitar as coisas como são.
Não faço ideia como seria sem a influência cristã. Diria que não seria melhor, nem pior, acabaria por ser o que tivesse que ser.
Não se trata de conservar o passado, somente reconhece-lo e atribuir um valor mais justo.
Somos hoje o resultado do mesmo...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!