Autor Tópico: Tomar consciência do ser-se ateu  (Lida 6683 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #25 Online: 17 de Junho de 2007, 12:22:41 »
O Ricardo tem experiência com o Islã, Alê.  E nesse ponto ele não é tão diferente assim do Cristianismo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 17 de Junho de 2007, 13:52:59 »
As mensagens off-topic foram movidas para cá: ../forum/topic=11795.0.html

blue pill

• Visitante
« Resposta #27 Online: 17 de Junho de 2007, 17:39:06 »
É muito dificil falar sobre ser ateu, afirmar ser ateu é afirmar não-ser ateu… Portanto, o mais ateu é aquele que não nega deus, apenas vivê sem o deus, sua vivência é sem o deus, nem sob forma de palavras, nem sob forma de pensamento.
Talvez nós dessa comunidade sejamos um dos grupos mais TEISTAS do brasil, a partir do momento em que nós só discutimos sobre deus.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 17 de Junho de 2007, 17:45:39 »
E por que ateu não pode querer dizer teísta, não é? Ou quem sabe... pizza! Hmm, estou com uma fome, acho que vou comer um ateu!

blue pill

• Visitante
« Resposta #29 Online: 17 de Junho de 2007, 17:51:40 »
Pode ué, é só ele especificar bem o que ele quer dizer com uma palavra que recebe um novo significado, se é isso que ele pretende...

rizk

• Visitante
« Resposta #30 Online: 17 de Junho de 2007, 18:08:34 »
Hmm, acho que vou comer um ateu!
Disse Gaybriel. Que recomece a viadagem. Três, dois, um...

One

• Visitante
« Resposta #31 Online: 18 de Junho de 2007, 05:56:41 »
É muito dificil falar sobre ser ateu, afirmar ser ateu é afirmar não-ser ateu… Portanto, o mais ateu é aquele que não nega deus, apenas vivê sem o deus, sua vivência é sem o deus, nem sob forma de palavras, nem sob forma de pensamento.
Talvez nós dessa comunidade sejamos um dos grupos mais TEISTAS do brasil, a partir do momento em que nós só discutimos sobre deus.

Interessante.
Negar a existência de Deus é um absurdo.
Viver sem Deus parece-me adequado.

Afirmar a existência de Deus é outro absurdo.
Viver com Deus é lógico.

Questão resolvida de momento.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #32 Online: 18 de Junho de 2007, 09:08:15 »
Questão resolvida de momento.
Não se esqueça que tem pessoas que resolveram de outra maneira, como é o meu caso.  :)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
« Resposta #33 Online: 05 de Julho de 2007, 00:42:39 »
Por isso que sou agnóstico, não existe evidências conclusivas sobre a existência de Deus, tão pouco sobre a sua inexistência. A metafísica a priori é inperscrutável, se trata de um espaço vetorial imaginário que só existe no nosso espírito, ou melhor, no espírito dos teístas e dos ateus.
Abraços!
"Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força." Hipácia (Matemática de Alexandria, assassinada por uma turba Cristã em 415 DC)

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #34 Online: 06 de Julho de 2007, 12:43:27 »
Eu nasci ATEU , e assim como a maioria das pessoas que conheço, fui forçado a ser católico. Fui obrigado a freqüentar a catequese,  na catequese ao perceber o  Apartheid social praticado pelas professoras, já vi que tinha muita coisa errada.
Mas mesmo assim fui obrigado a continuar, fiz uma espécie de supletivo, fiz primeira comunhão e crisma de uma só vez, lembro de minha avó me dizer: -Não mastiga a hóstia que sai sangue e é pecado meu filho......
Depois disso nunca mais voltei a igreja,  como a maioria do pessoal aqui, eu me interessei por Ciência, li alguns livros de Carl Sagan, e comecei a tentar entender as religiões, acho que todo ATEU conhece mais de religião que a maioria dos teístas.
O próximo passo foi criar meu deus, meu deus era diferente, não se importava com formalidades era bondoso e justo, mas com o tempo fui me tornando agnóstico e por fim ateu.
   O fato de ser ATEU não mudou muito o rumo da minha vida, apenas tenho mais liberdade, antes o medo de ser frito vivo no fogo do inferno por toda eternidade me deixava apavorado.

Grande Abraço
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

One

• Visitante
« Resposta #35 Online: 06 de Julho de 2007, 16:42:24 »
"O próximo passo foi criar meu deus, meu deus era diferente, não se importava com formalidades era bondoso e justo, mas com o tempo fui me tornando agnóstico e por fim ateu."

Acho que meu pavor é terminar sendo ateu.  :hihi:

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #36 Online: 06 de Julho de 2007, 16:45:00 »
Citação de: One
Vou rezar para que isso não aconteça com você.
rs...rs...rs...
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #37 Online: 06 de Julho de 2007, 16:55:28 »
"O próximo passo foi criar meu deus, meu deus era diferente, não se importava com formalidades era bondoso e justo, mas com o tempo fui me tornando agnóstico e por fim ateu."

Não dói, Ricardo. :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline jairinha

• Nível 00
  • *
« Resposta #38 Online: 06 de Julho de 2007, 16:55:55 »

Cresci acreditando em um monte de coisas que me foram impostas pela família, sociedade e professores.
Procurei cumprir os rituais da melhor maneira possível. Procurei pensar do jeito que me diziam que era preciso pensar, rejeitando os pensamentos "impuros".

Depois de muito tempo e de muitos debates internos, ao longo dos quais fui descartando uma coisa aqui e outra ali, não restou nada. Tive que admitir para mim mesmo que tinha me tornado ateu.

O que mudou em minha vida? Nada, a não ser pelo fato de que deixei de sentir culpa pelos meus "pecados" (pecado: uma coisa que não faz mal a ninguém mas que desagrada a Deus) e perder tempo com orações e missas.

Acho que a única coisa em que o reconhecimento do meu ateísmo implicou foi o meu súbito interesse pela religião, numa tentativa de racionalizar minha desconversão e apontar a quem me questionasse o absurdo da fé e das "revelações". Passei a estudar em detalhes o que, até então, apenas cumpria com tédio.

Mas, repetindo, nada mais se alterou em minha vida com a consciência do ateísmo. Apenas passei a me sentir mais livre para questionar as coisas. Não tenho mais que aceitar "porque Deus disse que é assim e não nos cabe discutir".

Para muitos, a religião é uma muleta. Para mim, era uma pedra no sapato que eu achava ser minha obrigação manter. Descobri que podia tirá-la. Hoje caminho melhor, mas ainda pelo mesmo caminho.

Belas palavras, e poderia fazê-las minhas.
Nada, ou quase nada, mudou no meu caminho. Somente o meu caminhar ficou mais leve, melhor.

Abraços

Jairinha

One

• Visitante
« Resposta #39 Online: 07 de Julho de 2007, 03:20:33 »
" Procurei pensar do jeito que me diziam que era preciso pensar, rejeitando os pensamentos "impuros"."

Esta parte da mensagem do Fernando Silva continua a ser a que mais me marcou.

Acabo de redescobrir a pólvora. Toda a minha confusão recai em tentar assumir aquilo que não sou.

Acho que Deus existe...Contudo, o importante é dar a devida importância.
Não pense ser relevante a existência Deus no que diz respeito ao meu existir.

Bah, relendo o que escrevi e lá estou eu a complicar...  :biglol:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 08 de Julho de 2007, 10:37:29 »
Portanto, o mais ateu é aquele que não nega deus
Quem nega deus não é ateu... Ateu não acredita em deus, logo, não pode negar o que não existe.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!