Autor Tópico: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu  (Lida 11115 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
[Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Online: 16 de Junho de 2007, 19:35:48 »
Para mim a questão do fenômeno deus é um dos paradigmas epistemológicos atuais, num momento que pode significar o primeiro passo para a humanidade abandonar essa crença fútel.

E vejo o ateísmo militante como uma atitude ética na busca por respeito pelo ateísmo como uma forma de respeitar a ciência e o seu conhecimento.

É meu desejo como ateu ver o ateísmo como um conhecimento tão válido quanto a teoria da evolução, embora a mesma também tenha sido crítica da religião, onde entendo uma sinalização da religião como desnecessária frente ao secularismo.

Entendo também meu pensamento em relação ao ateísmo como a frente do meu tempo, o que faz com que eu possa ter uma análise mais ampla que os demais, mas que embora possa parecer uma forma de arrogância é a conclusão que chego para justificar a minha já vivenciada incompatibilidade social, no qual já tinha uma noção em minha vida real, mas que foi confirmada no convívio virtual neste site.  :'(

Longe de mim querer menosprezar os demais foristas, mas penso que é uma capacidade que tenho e que por não ter sido administrada corretamente me levaram aos três episódios de crise psiquiátrica, dois diagnosticados como depressão e um como transtorno bipolar.

Percebam a minha capacidade reflexiva, estou escrevendo esse texto e encontro um site que tem o mesmo conteúdo que estou expondo:

Como a inteligência, a criatividade e a imaginação podem ser difíceis de isolar, quantificar ou explicar. Alguns pesquisadores acreditam que as pessoas criativas têm uma inibição latente menor do que as outras. A inibição latente é a capacidade inconsciente de ignorar estímulos sem importância. Os pesquisadores defendem que as pessoas criativas ou recebem mais estímulos do mundo em seu redor ou os ignoram menos. Isso também pode explicar por que as pessoas criativas parecem ser mais propensas às doenças mentais. As pessoas que são incapazes de filtrar estímulos e são instáveis emocionalmente tendem mais à psicose.

A criatividade também parece ter algumas características em comum com o transtorno bipolar. Durante um episódio de mania, uma pessoa com transtorno bipolar passa por aumentos de energia, que é a capacidade de se concentrar e a motivação. O transtorno bipolar é mais comum entre os escritores e artistas do que na população geral, mas os cientistas não descobriram uma relação de causa e efeito entre os dois.

http://pessoas.hsw.uol.com.br/genios3.htm

Assim o ateísmo também é um ultimo recurso para manter a minha sanidade mental, pois já tive a experiência com a pseudo-ciência consciênciologia e tive a crise bipolar decorrente do alto investimento intelectual nessa área onde fui até o encontro do propositor da consciênciologia, tendo discordancias com ele, sendo que eu seguia os ensinamentos de seus livros, ou seja, vendo a contrariedade da teoria, que hove entendo o motivo, que é o foco na subjetividade e que avalio que as tais chamadas experiências fora do corpo são as atividades mentais relacionadas a criatividade e memória, que atualmente distinguo bem.

O link que eu queria era esse: Sobre gênios e loucos - da revista Mente e cérebro.

O tratamento psiquiátrico me ajuda no controle da doença bipolar e o trabamento é para o resto da vida, mas só tenho a agradecer a ciência psiquiátrica que me salvou de uma possível internação manicomial. Vejam a descrição dos problemas psiquiátricos pelos quais passei e que peguei no link acima:
Segundo o Manual, esses transtornos são marcados por estados depressivos que duram de duas a quatro semanas e prejudicam sensivelmente o cotidiano dos pacientes, que não conseguem animar-se para nada, sofrem perturbações da concentração e do sono e têm pensamentos negativos beirando o desespero total. A presença desses sintomas aponta para o chamado transtorno depressivo maior. Mas, além desse, há também os transtornos bipolares, nos quais fases depressivas são alternadas com picos de euforia - os episódios maníacos. Nesse caso, os pacientes quase não dormem, estão sempre ocupados com alguma coisa, seus pensamentos saltam de um tema a outro e eles atribuem a suas idéias - e, em geral, também a si próprios - grandeza absoluta.
Esse parágrafo também gostei, corrobora o meu argumento:
São precisamente esses talentos que os portadores de transtornos bipolares exibem em abundância na fase maníaca. Seu cérebro trabalha à toda, despejando idéias nada convencionais. Essa imensa produção está longe de resultar apenas em coisas sensatas, mas pouco importa: a massa de idéias que brota da mente maníaca eleva a probabilidade de que haja entre elas alguns lampejos mentais "genuínos".
Outro:
Também para Jamison, o segredo está no pensamento rápido e flexível, bem como no dom de unir coisas que, à primeira vista, não possuem qualquer conexão entre si. O que Bleuler, no passado, só podia supor hoje é confirmado por estudos científicos. Assim, pacientes de hipomania mostram superioridade em testes de associação de palavras: num espaço de tempo delimitado e com uma palavra dada, são capazes de associar quantidade bem maior de conceitos que pessoas em perfeitas condições psíquicas. Dão menos respostas estatisticamente "normais" que as do grupo de controle, mas encontram soluções heterodoxas em número três vezes maior.

Assim o ateísmo é a melhor maneira para que eu não caia nas sandices das crenças que não sem embasamento, pois minha tendencia é me aprodundar demais em tudo. O ateísmo por ser a ausência total de crenças é o meu porto seguto, pois sei que posso me aprofundar no tema a vontade que no reino das crenças ao contrário do que os meus colegas agnósticos pensam o ateísmo é o fundo do poço. Igual aquele ditado que diz que do chão não passa.

E também me identifiquei com esse método utilizado para o controle do pensamento criatívo:
Nessa questão, Jamison - que também sofre de depressões maníacas - defende uma tese interessante. Ela acredita que o mergulho recorrente na depressão evita que portadores de transtorno bipolar se percam em pensamentos e idéias obscuras. Indivíduos depressivos - atormentados por dúvidas, insegurança e hesitação -  teriam um juízo mais realista das coisas. Seu "mecanismo interno de edição", como Jamison o denomina, operaria com a correspondente sensibilidade, ou seja, verificaria a utilidade das idéias produzidas pela mente hiperativa e excluiria as cores berrantes do excesso. Sendo assim, todas as idéias que, na fase maníaca, se revelam grandiosas, seriam submetidas ao crivo de um extremo rigor crítico.

Termino essa postagem fazendo a apologia da supremacia do pensamento ateísta e da sua correlação com a ciência e o método científico e consequentemente o ceticismo científico.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1 Online: 16 de Junho de 2007, 20:03:11 »
Acho que você precisa de auxílio psiquiátrico, Adriano. No seu lugar eu procuraria um psiquiatra - e não estou brincando, sendo sarcástico ou te provocando. Esse post me pareceu uma crise deliróide.

http://www.psicosite.com.br/tra/psi/psicose.htm

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 16 de Junho de 2007, 20:15:08 »
Pelo que entendi ele já faz tratamento psiquiátrico, Oceanos.

Citação de: Adriano
O tratamento psiquiátrico me ajuda no controle da doença bipolar e o trabamento é para o resto da vida

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Junho de 2007, 20:19:49 »
Nesse caso, acho que ele precisaria tocar no assunto com o psiquiatra dele...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2007, 20:24:51 »
Nesse caso, acho que ele precisaria tocar no assunto com o psiquiatra dele…
Por qual motivo? Vê alguma atitude incoerente diante do exposto?

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Junho de 2007, 20:38:31 »

Motivo? Você quer dizer, além da megalomania e da paranóia?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Junho de 2007, 20:52:04 »
Sim. Vejo que você pode estar tendo uma atitude deliróide. Também, não sou psiquiatra e nem estudante da área. O pouco que sei é informação que absorvo de conhecidos que possuem problema semelhante.

Você encara hipóteses como verdades, e segue nelas. Já está se achando um gênio incompreendido por aqui.

Você tem idéias potencialmente deliróiodes, ao meu ver, quando por exemplo, acha que "o time dos agnósticos faz de tudo para tentar desqualificar seus argumentos lógicos e racionais, porque estamos sem razão e temos medo da verdade". A impressão que tenho é que tudo que fazemos corrobora com sua visão de que estamos errados, quando damos margem para essa interpretação, e é ignorada, por ser irrelevante, quando não existe essa margem; oras, se criticamos sua postura é porque estamos nervosos por estarmos errados e deferimos ad hominens numa tentativa desesperada de te desqualificar do debate; se desistimos de discutir é porque não temos mais argumentos. Enfim, pode ter sido tudo isso mesmo; mas pode ser que fiquemos nervosos de ver tanta arrogância - que por mais que Nietzsche goste dela, ainda é irritante - e que desistimos de discutir porque não é possível discutir com você mesmo.

O pouco que discuti com você, identifiquei você com o exemplo do texto, que fala da pessoa que acha que o vizinho quer fazer uma macumba para ele - quando sequer existe vizinho. Obviamente, esse exemplo não serve como analogia, mas não pude deixar de notar a semelhança com o argumento do texto que expõe o possível pensamento da pessoa: "O nosso ponto de vista são dados conflitantes, para um psicótico não são, talvez ele não saiba explicar como um vizinho que não está lá pode fazer macumba para ele, mas a explicação de como isso acontece é irrelevante, o fato é que o vizinho está fazendo macumba e pronto".

Bem, pode ser que você seja um gênio incompreendido e por causa da sua percepção avançada você tenha tido esses transtornos. Mas pode ser também que você esteja em uma crise deliróide e esteja simplesmente delirando com tudo isso. De fato, ninguém pode concordar contigo por ser um gênio incompreendido, mas pode ser que ninguém concorde contigo porque realmente o que você diga não faça sentido!

Por isso falei que acho que você deveria comentar sobre isso com seu psiquiatra (e nem só com ele até, talvez procurar algum outro com boas indicações)…

… e nem sei porque fui abrir a boca; talvez seja meu instinto de querer ajudar mesmo, não me sentiria bem se eu estivesse certo e a oportunidade de falar isso passasse em branco. Afinal, surpresa vai ser mesmo se você concordar comigo. E não digo concordar com minha posição ideológica ou outras coisas, eu falo em concordar com a hipótese de que talvez você esteja errado, que é o que estou dizendo.
« Última modificação: 16 de Junho de 2007, 20:55:43 por Oceanos »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #7 Online: 16 de Junho de 2007, 22:30:30 »
Sim. Vejo que você pode estar tendo uma atitude deliróide. Também, não sou psiquiatra e nem estudante da área. O pouco que sei é informação que absorvo de conhecidos que possuem problema semelhante.
Eu acredito que tenho mais conhecimento que você acerca do tema, pois como sou portador de uma doença psiquiátrica meu interesse no assunto é grande e li muito o site Ps

Você encara hipóteses como verdades, e segue nelas.
Porque será não?  ::)

Uma hipótese é uma possibilidade de explicação, portanto uma verdade relativa. Não há erro algum.

Já está se achando um gênio incompreendido por aqui.
Pelo menos entendeu a minha postagem.

Você tem idéias potencialmente deliróiodes,
Um equívoco seu.

ao meu ver, quando por exemplo, acha que "o time dos agnósticos faz de tudo para tentar desqualificar seus argumentos lógicos e racionais, porque estamos sem razão e temos medo da verdade".
E você está fazendo o que agora? Está até apelando para a psiquiatria.

A impressão que tenho é que tudo que fazemos corrobora com sua visão de que estamos errados, quando damos margem para essa interpretação, e é ignorada, por ser irrelevante, quando não existe essa margem;
Eu sei, suspeitava disso. Mas é que desconhecem a metodologia das ciências humanas, e eu estudei economia parei no último semestre, tenho um bom embasamento, fora as dezenas de livros que li sobre sociologia e psicologia.

oras, se criticamos sua postura é porque estamos nervosos por estarmos errados e deferimos ad hominens numa tentativa desesperada de te desqualificar do debate; se desistimos de discutir é porque não temos mais argumentos.
E a alternativas que vocês indicam é que eu diga que estou errado.

Enfim, pode ter sido tudo isso mesmo; mas pode ser que fiquemos nervosos de ver tanta arrogância - que por mais que Nietzsche goste dela, ainda é irritante - e que desistimos de discutir porque não é possível discutir com você mesmo.
A minha hipótese de gênio incompreedido tem sentido então, pois se eu fosse um louco não haveria motivos de permitirem a minha participação no fórum, pois eu estaria falando besteiras, asneiras. Tudo bem, vocês podem pensar isso, mas se é o pensamento da maioria, qual o motivo de eu não levar nem ao menos uma advertência?
Seria uma situação de privilégio a alguém que não merece.

O pouco que discuti com você, identifiquei você com o exemplo do texto, que fala da pessoa que acha que o vizinho quer fazer uma macumba para ele - quando sequer existe vizinho. Obviamente, esse exemplo não serve como analogia, mas não pude deixar de notar a semelhança com o argumento do texto que expõe o possível pensamento da pessoa: "O nosso ponto de vista são dados conflitantes, para um psicótico não são, talvez ele não saiba explicar como um vizinho que não está lá pode fazer macumba para ele, mas a explicação de como isso acontece é irrelevante, o fato é que o vizinho está fazendo macumba e pronto".
Então o Clube Cético é falho, pois não dá atenção a sua opinião como moderador. E se não comentou com a moderação qual foi o motivo?

Bem, pode ser que você seja um gênio incompreendido e por causa da sua percepção avançada você tenha tido esses transtornos.
Exatamente, eu estava com essa idéia faz tempo e depois de participar do CC que achei brilhante e ver que ninguem tem argumentos para me refutarem, apenas criticam a ética da minha conduta argumentativa. E todos com a mesma falácia. Veja a Fabi por exemplo, criticou os meus argumentos, não colou, criticou a minha interpretação de textos, não colou, questionou meus conhecimentos sobre redação e levou uma "surra" linguística.

Mas pode ser também que você esteja em uma crise deliróide e esteja simplesmente delirando com tudo isso.
Seria apenas um equívoco da minha parte. Estou com a minha saude mental boa, e vida familiar e afetiva em ordem. Além de seguir o acompanhamento médico constante. E não existe crise deliróide, o delírio é um dos sintomas de muitas doenças psiquiátricas.

De fato, ninguém pode concordar contigo por ser um gênio incompreendido, mas pode ser que ninguém concorde contigo porque realmente o que você diga não faça sentido!
Ou pode ser que eu não seja gênio coisa nenhuma, pois estou me baseando no CC, e aqui seja uma farsa intelectual, apenas mais um fórum bobo, com pessoas medíocres querendo ser intelectuais. Mas quero pensar que não, pois vi muita qualidade nas discussões daqui.

Por isso falei que acho que você deveria comentar sobre isso com seu psiquiatra (e nem só com ele até, talvez procurar algum outro com boas indicações)…
Pensa que meu psiquiatra não presta? É que você não tem idéia do que seja uma crise maniaca. Uma das piores situações, pois é um sofrimento psíquico. E as crises depressivas então, sem vontade alguma de viver e com pensamentos suicídas. Por isso estudei muito sobre psiquiatria e já tinha uma idéia de que meu problema era o transtorno bipolar do humor pelo que eu lia. Mas é necessário um intervalo de tempo entre uma crise e outra para ser diagnosticado, nunca é da primeira vez pelas regras internacionais de classificação. Mas a psiquiatria é eficiente e também a farmacologia sendo o carbonato de lítio o medicamento mais usado para o tratamento do transtorno bipolar, pois ele controla a depressão e ao mesmo tempo a mania (euforia excessiva), com pesquisas empíricas de vários anos corroborando a sua eficiência. É uma deficiência química cerebral que é reposta com o medicamento.

… e nem sei porque fui abrir a boca; talvez seja meu instinto de querer ajudar mesmo, não me sentiria bem se eu estivesse certo e a oportunidade de falar isso passasse em branco. Afinal, surpresa vai ser mesmo se você concordar comigo. E não digo concordar com minha posição ideológica ou outras coisas, eu falo em concordar com a hipótese de que talvez você esteja errado, que é o que estou dizendo.
Claro sou louco, e o Clube Cético mais ainda de permitir um psicótico aqui  :P

Seremos todos loucos?  :duh:

:histeria:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #8 Online: 16 de Junho de 2007, 22:38:02 »

Motivo? Você quer dizer, além da megalomania e da paranóia?

Achou bonitinha a palavra? Conheceu agora?

Saiba que ironizar a doença de alguem é igual a critizar um portador de deficiência física devido a deficiência. É a mesma ética.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Junho de 2007, 22:40:20 »
Adriano, você mesmo acaba de dizer que está com a saúde mental em ordem, então se você não é louco, é um chato de galocha :lol:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #10 Online: 16 de Junho de 2007, 22:45:34 »
Adriano, você mesmo acaba de dizer que está com a saúde mental em ordem, então se você não é louco, é um chato de galocha :lol:

Agora é sim é uma hipótese válida corroborada por fortes evidências  :biglol:

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #11 Online: 16 de Junho de 2007, 22:49:33 »
Isso foi definitivamente mais longe do que eu esperava.

Estão saltando farpas a tempo entre alguns foristas (farpas pra não dizer pregos e machados), e aqui vemos o resultado.

Poxa vida, sem querer defender ninguém, mas MUITAS VEZES houve falta de educação para com alguns, não aceita os argumentos expostos? Ótimo, dê um melhor mas não parta para ofensas.

Cada um tem seu jeito de ser e agir, pena que está faltando um pouco tonel de empatia por aqui.

Quem conhece o Adriano sabe que esse é o jeito dele ser, uma pessoa de opiniões fortes e que defende elas até o fim, mesmo que as vezes de forma agressiva (na visão de alguns).

E quem conhece o Oceanos sabe que ele é uma pessoa muito simpática, solidária e também muito inteligente que teve como objetivo no seu post AJUDAR e não ATACAR NINGUÉM (ao menos creio eu).

Vão tomar um suquinho de maracujá e se acalmar um pouco.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Junho de 2007, 23:17:39 »
Uma vez que o Adriando já concordou comigo em um tema fundamental (a chatice dele), acho que já podemos fazer as pazes.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 17 de Junho de 2007, 00:25:17 »
Eu até continua a discussão se você não fosse um criacionista chato Adriano, mas você é, o mais chato - e por que não o mais criacionista? - que eu já conheci na vida. Sério, você não tem noção da raiva que estou da boçalidade que demonstrou ao participar deste tópico. Só estou sendo educado porque sou moderador e tenho que dar exemplo, mas tenha isso em mente: você foi a primeira pessoa que realmente me tirou do sério aqui no fórum.

Mas eu prefiro continuar no meu mundo torto, com meu conhecimento limitado, vertical e universal acerca das coisas e minhas teorias limitadas perto de toda sua genialidade.

Só não pense que você está no fórum porque você está certo. Você participa do fórum, como todos aqui, porque os donos dele deixam. E isso não tem relação com você estar certo ou errado. Aliás, pensou que bosta se expulsássemos todos que tivessem opinião que divergem da nossa?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #14 Online: 17 de Junho de 2007, 00:54:13 »
Off: por certos trechos nas mensagens do Adriano, ele parece estar claramente numa fase de mania, com idéias de super grandeza, mas provavelmente controlada por medicamentos. :-)
Who cares?

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #15 Online: 17 de Junho de 2007, 01:07:08 »
Como diriam aqui em Minas: "Que povo doido sô!"
« Última modificação: 17 de Junho de 2007, 02:19:57 por Nightstalker »
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #16 Online: 17 de Junho de 2007, 01:16:07 »
Na boa, abordar os problemas patológicos de um membro em aberto e dar conselhos diversos… É que o Adriano, mesmo que passe muitas vezes por arrogante, ainda assim, é um grande brincalhão, de outra forma…

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #17 Online: 17 de Junho de 2007, 02:16:01 »
Eu até continua a discussão se você não fosse um criacionista chato Adriano, mas você é, o mais chato - e por que não o mais criacionista? - que eu já conheci na vida. Sério, você não tem noção da raiva que estou da boçalidade que demonstrou ao participar deste tópico. Só estou sendo educado porque sou moderador e tenho que dar exemplo, mas tenha isso em mente: você foi a primeira pessoa que realmente me tirou do sério aqui no fórum.
E eu também fiquei com um sentimento horrível de aversão a sua idéia de crise deliróide contra mim, aproveitando-se da exposição que fiz da doença que tenho. Foi mais fácil para você julgar uma nova crise mental baseada em postagens neste site da internet, que nem mesmo para um especialista é possível, e nem é permitido fazer um diagnóstico com essas condições.

E o fato de me chamar de criacionista que foi algo que já me incomodou em outro tópico aqui já não tem valor pois sei que a sua intenção é provocativa ao alegar que sou dogmático, mas já não me atinge pois estou reconhecendo o meu próprio valor pelas atitudes que tomo aqui e pelas reações a estas atitudes.

E estou sendo educado não pelo só motivo de ser forista e por achar ético e necessário, mas também por reconhecer o valor da civilidade argumentativa e da sua força de persuasão.

Mas eu prefiro continuar no meu mundo torto, com meu conhecimento limitado, vertical e universal acerca das coisas e minhas teorias limitadas perto de toda sua genialidade.
A minha genialidade reside em abandonar o mundo das coisas que você cita e que com certeza é limitado e abarcar a grande dinâmica da vida humana em suas perspectivas psicológicas, sociais, econômias e cultuais. Em resumo buscar entender as ciências humanas porém sem negar o conhecimento nas ciências naturais, mas ao contrário fazer um integração entre esse conhecimento e sair da mediocridade do senso comum das dinâmicas humanas em todos os seus níveis de complexidade.

Só não pense que você está no fórum porque você está certo. Você participa do fórum, como todos aqui, porque os donos dele deixam. E isso não tem relação com você estar certo ou errado. Aliás, pensou que bosta se expulsássemos todos que tivessem opinião que divergem da nossa?
Estou no fórum, mesmo diante da indignação de agnósticos os quais critíco a filosofia, pois dou a minha contribuição ao ceticismo científico ao valorizar e integrar as ciências humanas ao conhecimento das ciencias naturais, das quais aprendo muito aqui e se refletem na minha análise das ciências sociais. E a minha busca do conhecimento epistemológico contribui para esclarecer pontos obscuros da filosofia da ciência, que é a base da prática científica.

É uma questão de sinergia, eu contribuo com o fórum e o fórum contribui comigo. Assim como acontece com os demais foristas, mas realmente me cansa essas críticas estapafúrdias sobre a minha emotividade retórica. Estou sendo educado em minhas postagens, mas não significa que não serei rigoroso nas análises linguísticas das contra-argumentações e demonstrando que a dificuldade nas discussões comigo não prende-se  a uma suposta loucura da minha parte e sim ao meu algo grau de intelectualidade, evidenciado pelo domínio da retórica.
Não sem que me pese a distancia da normalidade social e de integração convencional que ocorre nessa comunidade virtual e que me possibilitaria falar bobagens e amenidades de forma descontraida sem que isso imputasse um valor negativo aos meus argumentos.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #18 Online: 17 de Junho de 2007, 02:26:34 »
Pronto…… Depois de ler esse último post ignorarei qualquer participação do Adriano referente a ateísmo nesse fórum.......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #19 Online: 17 de Junho de 2007, 02:42:28 »
Pronto…… Depois de ler esse último post ignorarei qualquer participação do Adriano referente a ateísmo nesse fórum……
Obrigado, é um grande favor que faz para mim, pois suas críticas são sempre vazias, nada contrutivas e apenas provocativas.

Valeu mesmo, me deixou muito contente.  :ok:

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #20 Online: 17 de Junho de 2007, 03:10:22 »
E eu também fiquei com um sentimento horrível de aversão a sua idéia de crise deliróide contra mim, aproveitando-se da exposição que fiz da doença que tenho. Foi mais fácil para você julgar uma nova crise mental baseada em postagens neste site da internet, que nem mesmo para um especialista é possível, e nem é permitido fazer um diagnóstico com essas condições.

E o fato de me chamar de criacionista que foi algo que já me incomodou em outro tópico aqui já não tem valor pois sei que a sua intenção é provocativa ao alegar que sou dogmático, mas já não me atinge pois estou reconhecendo o meu próprio valor pelas atitudes que tomo aqui e pelas reações a estas atitudes.

Lúcido e corretíssimo.

Premissa básica de qualquer lugar onde se presa o diálogo a fim de nutrir nossos conceitos é que para a fertilidade das mentes se perpetuar, a unanimidade deve ser constantemente combatida. O Adriano faz um bom serviço no que diz respeito a isso. Eu, mais na área de religião, também tento quando posso. Infelizmente não são todos que compreedem isso e alguns membros, que constantemente atrelam emoções a idéias e projetam tais emoções sobre os locutores das idéias, acreditam receber do divino espírito santo o direito de jogar fora as regras, e não apenas as regras da "civilidade argumentativa"(bem dito pelo Adriano) nem somente as regras aceitas enquanto membro participante de uma discussão neste espaço, mas também as regras básicas, sejam éticas ou morais, do bom convívio.

Citação de: Oceanos
Só não pense que você está no fórum porque você está certo.

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
Adriano seu feio, não tens o direito de ter auto-estima lá em cima!

Depois do tópico sobre o declarar-se ateu para a família, eis que surge um sobre o momento em que o individuo se reconhece ateu.
Abro este tópico com intuito de compreender o ser-se ateu.

Desde já agradeço as possíveis contribuições.

Retomando o tema, acredito que esse foi meu momento.

../forum/topic=7759.0.html
« Última modificação: 17 de Junho de 2007, 03:14:29 por Tarcísio »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 17 de Junho de 2007, 04:02:38 »
Lúcido e corretíssimo.

Premissa básica de qualquer lugar onde se presa o diálogo a fim de nutrir nossos conceitos é que para a fertilidade das mentes se perpetuar, a unanimidade deve ser constantemente combatida. O Adriano faz um bom serviço no que diz respeito a isso. Eu, mais na área de religião, também tento quando posso. Infelizmente não são todos que compreedem isso e alguns membros, que constantemente atrelam emoções a idéias e projetam tais emoções sobre os locutores das idéias, acreditam receber do divino espírito santo o direito de jogar fora as regras, e não apenas as regras da "civilidade argumentativa"(bem dito pelo Adriano) nem somente as regras aceitas enquanto membro participante de uma discussão neste espaço, mas também as regras básicas, sejam éticas ou morais, do bom convívio.
Me sinto até ofendido com a indireta. É como se sua opinião realmente importasse para mim…

… Não, nem tanto. Não te dou tanta importância assim.

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
Eu falei que ele está no fórum porque os donos deixam, da mesma forma que você entra na minha casa só se eu deixar. E é pelo mesmo motivo que você está aqui, nós deixamos; você é nosso troll de estimação agora que o Wilfredo foi embora.
« Última modificação: 17 de Junho de 2007, 04:08:55 por Oceanos »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 17 de Junho de 2007, 06:16:59 »
É uma boa hora para todo mundo contar até dez.  Eu incluso.  Esse clima de troca de acusações já durou mais do que devia.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #23 Online: 17 de Junho de 2007, 09:13:08 »
Lúcido e corretíssimo.

Me sinto até ofendido com a indireta. É como se sua opinião realmente importasse para mim…

… Não, nem tanto. Não te dou tanta importância assim.
É uma incoerência prática. Para demonstrar não dar importância você deveria não responder a postagem do Tarcísio, mas a sua resposta é uma maneira tola de querer usar o valor do atributo ético humildade, para validar a questão teórica de sua postagem anterior. 

Eu falei que ele está no fórum porque os donos deixam, da mesma forma que você entra na minha casa só se eu deixar. E é pelo mesmo motivo que você está aqui, nós deixamos; você é nosso troll de estimação agora que o Wilfredo foi embora.
Esse é um tipo de frase que é descenessário também. Todo mundo aqui sabe que o fórum é particular e quem detém a autoridade para decidir quem permacene e quem é banido são os moderadores pois são as regras do fórum. Tal atitude é sua é umas questão de micropolítica do poder, como diz Focault, embora numa análise cibernética.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #24 Online: 17 de Junho de 2007, 09:33:46 »
Não quero te ofender. Estava dando um conselho, pois o que eu relatei é o que muitos fazem comumente e não apenas você. Veja suas atitudes como exemplo. Descartou tudo o que eu disse, por achar que sou o bicho papão, logo um conselho tão valioso passa como nada, pois você só enxerga xingamento como se tudo que vem de mim te agride.

Não, nem tanto. Não te dou tanta importância assim.

Não quero ser importante, Oceanos, mas gostaria de ser respeitado. Você me desmerece e me distorce sempre que pode, mas não vou dar o braço a torcer e agir da mesma forma.

Tentando me equiparar ao Wilfredo… agora, depois de me desmerecer, quer propagar a imagem que faz de mim da forma mais eficiente possível, né? Não tem vergonha de agir dessa forma?

É uma boa hora para todo mundo contar até dez.  Eu incluso.  Esse clima de troca de acusações já durou mais do que devia.

Eu tento Luis, mas não tem como eu não acusar o cara que me xinga de ser o cara que me xinga. Eu sempre preferi dar cartão azul, mas parece que não chegam a vocês.
« Última modificação: 17 de Junho de 2007, 09:39:13 por Tarcísio »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!