Autor Tópico: Oscar Niemeyer, ossos do ofício, hipocrisia ou não ligava mesmo?  (Lida 6554 vezes)

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
Oscar Niemeyer, ossos do ofício, hipocrisia ou não ligava mesmo?
« Online: 19 de Junho de 2007, 07:57:00 »
Oscar Niemeyer se dizia ateu mas mesmo assim projetou inúmeras capelas e igrejas, por ser um ateu e não um ateísta ele não seria um hipócrita, ossos do ofício, hipocrisia ou ele pouco se importava com o que projetava e sim como projetava?

"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Oscar Niemeyer, ossos do ofício, hipocrisia ou não ligava mesmo?
« Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2007, 10:01:20 »
Que diferença faria?

Ps: a propósito, sua mensagem demonstra que você além de ser militante queria que todos ateus fossem, né?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2007, 10:47:50 »
Bom... ele tem que ganhar a vida. Ateu ou não, para um arquiteto, desenhar templos e igrejas importantes, representa uma valorização do seu conceito profissional.

Mesmo para um comunista, money talks.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #3 Online: 19 de Junho de 2007, 11:10:50 »
Eo como advogado não me importo nadinha em ter clientes evangélicos. Até já fiz serviços para o diretório do Partido Social Cristão daqui hehe...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4 Online: 19 de Junho de 2007, 11:29:41 »
Eo como advogado não me importo nadinha em ter clientes evangélicos. Até já fiz serviços para o diretório do Partido Social Cristão daqui hehe…

O escritório em que trabalhava advogava para PUC e para Arquidiocése de BH... nunca me tirou o sono... :P

Apesar de ser um saco ter bispos e padres todos os dias fazendo tour pelo escritório... ¬¬
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 19 de Junho de 2007, 11:36:02 »
Ser ateu não é motivo para se recusar a trabalhar para teístas.  Eles, afinal de contas, são gente e até prova em contrário não cometeram nenhum crime.

Muito mais séria na minha opinião é a falta de preocupação social dele, que apesar de se declarar marxista projeta prédios públicos que simplesmente não estão bem preparados para a entrada de pedestres.  O prédio em que trabalho foi projetado por ele e todo dia os responsáveis pela guarita de entrada tem de passar pelo constrangimento de colocar cones para bloquear uma das passagens de carros para que os pedestres tenham um mínimo de segurança.  Eu vivo dizendo que se isso significa que o marxismo vai dar carro e combustível de graça para todo mundo então deve estar na hora de rever os meus conceitos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #6 Online: 19 de Junho de 2007, 11:44:37 »
Ser ateu não é motivo para se recusar a trabalhar para teístas.  Eles, afinal de contas, são gente e até prova em contrário não cometeram nenhum crime.

Muito mais séria na minha opinião é a falta de preocupação social dele, que apesar de se declarar marxista projeta prédios públicos que simplesmente não estão bem preparados para a entrada de pedestres.  O prédio em que trabalho foi projetado por ele e todo dia os responsáveis pela guarita de entrada tem de passar pelo constrangimento de colocar cones para bloquear uma das passagens de carros para que os pedestres tenham um mínimo de segurança.  Eu vivo dizendo que se isso significa que o marxismo vai dar carro e combustível de graça para todo mundo então deve estar na hora de rever os meus conceitos.

Concordo plenamente :wink:

Sem contar com os inúmeros erros de planejamento dele e do Lúcio Costa, que transformaram a tão sonhada "cidade planejada" no caos urbano que é hoje :ok:

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 19 de Junho de 2007, 12:07:18 »
Eo como advogado não me importo nadinha em ter clientes evangélicos. Até já fiz serviços para o diretório do Partido Social Cristão daqui hehe…

Idem, um dos melhores serviços que já fiz (em termos de compensação financeira) foi para um protestante.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 19 de Junho de 2007, 13:30:38 »
igrejas podem ser tão bonitas. um arquiteto que tem, de fato, amor pelo trabalho não relutaria, eu imagino, em ter a oportunidade de projetar uma igreja. o vaticano paga e você faz sua parte pra deixar o mundo mais bonito e imprimir nele um pedaço de si.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #9 Online: 20 de Junho de 2007, 03:03:25 »
Que diferença faria?

Ps: a propósito, sua mensagem demonstra que você além de ser militante queria que todos ateus fossem, né?
Se militância é não contribuir com o aumento de qualquer tipo de contentamento com a ignorância, sou militante sim.

Duvido que se algum dia uma empresa cristã não  aceitar uma proposta para construir uma sede de uma instituição atéia ou evolucionista você ficaria com a mesma impressão que teve de mim agora.

Cristãos podem espalhar suas mentiras e baboseiras e eu não posso querer menos ignorantes no mundo?

Ah vai!
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 20 de Junho de 2007, 06:06:53 »
Destratar cristãos ajuda a diminuir a ignorância no mundo?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Junho de 2007, 09:00:20 »
Eu presto serviços para a ICAR, e digo que é meu melhor cliente.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 20 de Junho de 2007, 09:02:01 »
Que diferença faria?

Se militância é não contribuir com o aumento de qualquer tipo de contentamento com a ignorância, sou militante sim.

Duvido que se algum dia uma empresa cristã não  aceitar uma proposta para construir uma sede de uma instituição atéia ou evolucionista você ficaria com a mesma impressão que teve de mim agora.

Cristãos podem espalhar suas mentiras e baboseiras e eu não posso querer menos ignorantes no mundo?

Ah vai!
E o cara novamente assume coisas que eu disse coisas que eu não disse...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 20 de Junho de 2007, 09:59:46 »
Que diferença faria?

Ah vai!

Questão de senso prático.
Se Oscar Niemeyer fosse abraçar todas as suas militâncias e deixar o plano profissional em segundo plano, ele seria um militante desconhecido e pobre. Brasília, capital de um país (em tese) capitalista, teria seus prédios planejados por outra pessoa e não por um comunista que teria recusado o trabalho por causa da sua ideologia política... no entanto ele aceitou o serviço, ficou famoso, reconhecido publicamente pela sua competência e botou bastante dinheiro no bolso.

Ele foi hipócrita quando colocou suas convicções políticas em segundo plano? De que adianta ser um militante relegado ao ostracismo?

Niemayer colocou o amor a profissão em primeiro plano... ganhou dinheiro, prestígio e fez com que as pessoas prestassem atenção ao que ele dizia/diz. Veja por outro lado da questão, ele faz uma igreja, belíssima, e todos ficam sabendo que quem planejou aquela igreja é um comunista ateu.

Ele perdeu algo ou ganhou????

Um comunista ateu, com fama, sucesso, reconhecimento publico e profissional, comendo caviar no seu iate graças aos religiosos. Hipócrita? Não! Muito inteligente, isto sim.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 20 de Junho de 2007, 13:32:35 »
O fato dele ser ateu não o torna hipócrita ao fazer uma igreja. É a mesma coisa um careca cabelereiro... Ele é hipócrita por fazer cortes de cabelo quando ele mesmo era careca?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #15 Online: 21 de Junho de 2007, 10:02:36 »
Se fosse assim ninguém teria enfeites para o natal............ a não ser que p fabricante acreditasse em papai Noel..........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #16 Online: 21 de Junho de 2007, 11:53:43 »
O fato dele ser ateu não o torna hipócrita ao fazer uma igreja. É a mesma coisa um careca cabelereiro… Ele é hipócrita por fazer cortes de cabelo quando ele mesmo era careca?
Uma coisa é condição inevitável outra é uma linha de pensamento...

Ainda mais por ser de esquerda.

Se fosse assim ninguém teria enfeites para o natal……… a não ser que p fabricante acreditasse em papai Noel……
Mas o natal não é algo tão prejudicial à sociedade quanto a religião, aumenta muito o consumismo.

>.<
Peter Atkins

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #17 Online: 21 de Junho de 2007, 12:01:28 »
O fato dele ser ateu não o torna hipócrita ao fazer uma igreja. É a mesma coisa um careca cabelereiro… Ele é hipócrita por fazer cortes de cabelo quando ele mesmo era careca?
Uma coisa é condição inevitável outra é uma linha de pensamento…

Se fosse assim ninguém teria enfeites para o natal……… a não ser que p fabricante acreditasse em papai Noel……
Mas o natal não é algo tão prejudicial à sociedade quanto a religião, aumenta muito o consumismo.

>.<

Natal é uma data essencialmente religiosa, para em esqueceu é a a data de nacimento de JC.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #18 Online: 21 de Junho de 2007, 12:08:06 »
Natal é uma data essencialmente religiosa, para em esqueceu é a a data de nacimento de JC.
Na verdade não, o Natal foi criado antes mesmo do suposto nascimento do suposto messias da religião cristã, até porque se falamos DC e AC e a contagem dos anos começou quando ele nasceu o Natal deveria ser dia 1º de janeiro, não!?
Peter Atkins

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 21 de Junho de 2007, 12:31:20 »
Mas os enfeites, as bolas, aquilo tudo, são oferendas pra essa divindade?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #20 Online: 21 de Junho de 2007, 13:16:12 »
Mas os enfeites, as bolas, aquilo tudo, são oferendas pra essa divindade?

Não, nem a igreja é para o Niemeyer........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 21 de Junho de 2007, 13:26:57 »
Uma coisa é condição inevitável outra é uma linha de pensamento…

Ele pode preferir não ter cabelo, oras...

O fato dele ser comunista diz que ele acha que o comunismo é um sistema economico/social/político melhor. Não quer dizer que ele tenha aversão ou que moralmente lute contra o capital ou qualquer coisa semelhante. Mesma coisa para o ateísmo. Ele não acredita em deus, se alguém quer fazer uma construção que por acaso vão louvar um deus que ele não acredita... Dane-se, não faz diferença alguma para ele.

E até onde sei, ele precisa comer. Então, a não ser que tenha uma horta em casa, vai precisar trabalhar para comprar comida...

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #22 Online: 21 de Junho de 2007, 14:41:31 »
Na verdade não, o Natal foi criado antes mesmo do suposto nascimento do suposto messias da religião cristã, até porque se falamos DC e AC e a contagem dos anos começou quando ele nasceu o Natal deveria ser dia 1º de janeiro, não!?

Mas o calendário já existia.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #23 Online: 21 de Junho de 2007, 22:10:21 »

Mas o calendário já existia.
Então cristo viveu antes de cristo?
Peter Atkins

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #24 Online: 21 de Junho de 2007, 22:17:00 »
:hein:
Deixar de ganhar dinheiro, de ter sucesso profissional só por causa de religião? eu hein...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!