Autor Tópico: Era Adão imortal antes do "pecado original"?  (Lida 4444 vezes)

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
Era Adão imortal antes do "pecado original"?
« Online: 21 de Junho de 2007, 10:34:12 »
No tópico "Contradições da Bíblia", a certa altura, começou uma discussão sobre se a Bíblia diz que Adão e Eva eram imortais antes do "pecado original".

Se só os homens foram expulsos do paraíso — e é por isso que eles morrem — então porque os animais morrem também? A Bíblia em nenhum momento diz que os animais pecaram. Até cita animais considerados limpos!

Ale… os animais eram mortais e os homens imortais. O castigo foi a perda da imortalidade. Você pode ver paralelos disso em outros mitos de outras religiões, uma cobra fazendo o homem perder a vida eterna. Essa parte é super-coerente.

Isso nem faz sentido! Por que não fazer todos imortais? Por que colocar o tal pé de fruta proibida lá? Gênesis é um conto da carochinha muito do vagabundo.

Não menciona diretamente mas menciona por conjunto da obra: é a história de como Adão deu mancada e perdeu sua imortalidade. E por que não fazer todos imortais? Por que fazer o homem, pra começo de conversa? Pra que fazer um mundo? Pra que fazer o homem diferente, a partir do barro, e soprar seu espírito pelas narinas? Vai saber o que se passava na mente divina na hora!

"Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais. Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade. Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó. Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra? Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?" -- Eclesiastes 3:18-22

Adão não foi criado com barro. Ele, como todos os animais, foram criados com pó da terra: "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente"; "Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome". Só a mulher foi criada de modo diferente (talvez por causa de Lilith, que foi criada com pó: http://www.thecauldronbrasil.com.br/article/articleview/233/1/74/ ). Até mesmo os (outros) animais são almas (corpo + espírito/sopro).

Só o fato que DEus falou que eles morreriam já mostra isso!

Suponho que faz referência ao aviso "porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás". Dizes que Adão, sendo imortal, morreria se comesse um fruto da árvore? (para quem morre no dia que comer é um dia muito longo, diga-se de passagem...)
Se eu disser que no dia em que comeres um determinado cogumelo, certamente morrerás, o que concluis? Que penso seres imortal? Esse aviso é normal para quem é mortal.

Dizer que um imortal pode morrer é aburdo, mas compreendo o que querem dizer. Pensam em potência de imortalidade (poder ser imortal - nunca morrer - em determinadas condições), e esse era o conceito dos mesopotâmios, segundo a Bible Origins. Os deuses precisavam de comer, beber e podiam morrer nas mãos de outros deuses, tal como nas mitologias gregas (por exemplo Cronos, o Deus do Tempo, foi morto por Zeus). Havia a ideia de que somos aquilo que comemos (literalmente). Daí, por exemplo, a ingestão da carne de inimigos inimigos poderosos. Segundo a Bible Origins, os deuses da Babilónia construíam cidades e cultivavam, tal como qualquer civilização humana. Por necessidade, criaram um ser humano (como um robot), que tornou-se em parte deus (ao tornar-se um ser moral, vertir-se e tornar-se civilizado).

Os nomes das árvores são auto-explicativos: árvore do conhecimento do bem e do mal e árvore da vida. A serpente era o animal mais astuto (para não dizer sábio?) criado por Deus. Segundo a Wikipedia: "A serpente é um antigo deus da sabedoria no Médio Oriente e na região do mar Egeu, sendo, intuitivamente, um símbolo telúrico". A serpente é o equivalente a Prometeus, revelando segredos proibidos dos deuses permitindo o primeiro passo para a civilização. Quando Adão e Eva tomaram o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, tiveram o conhecimento do bem e do mal (simples, não é?). Por isso tiveram vergonha da sua nudez. Posso explicar a vergonha da nudez deu-se devido à cultura do vestuário no hemisfério norte, durante a Era Glaciar (comparar com os povos do hemisfério sul); no Génesis a moralidade teve origem na ingestão de um fruto, que implicou a vergonha da nudez. Daí adiante tomaram artefactos (agulhas e vestuário) que iniciaram uma cultura (portanto, o caminho oposto do que acredito), e, mais tarde, Caim deu origem à primeira civilização.

Deus (ou deuses) conhecia o efeito do consumo deste fruto, e até disse: "Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal". Comendo o fruto da árvore do bem e do mal, sabe-se o bem e o mal, tal como os deuses sabem. Foi colocada "uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida" para que o homem "não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente". Ou seja, Deus (ou deuses) não queria que o homem vivesse eternamente como os deuses. Há uma passagem parecido quando se fala na construção da torre de Babel; Deus diz: "Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer". Ou seja, Deus é activo para evitar que os homens sejam morais, vivam eternamente ou alcancem os céus. Tudo leva a indicar que nas duas estórias, o homem parece ser, aos olhos de Deus (ou deuses) um adversário. Israel é aquele que lutou com Deus; "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste".

O Deus de cada livro, e até mesmo em partes de um livro (como o Gênesis), não é o mesmo. No Génesis as estórias muitas vezes separam-se com genealogias, e assim parece mudar a personalidade de Deus, tornando cada vez mais o Deus do Povo Escolhido. E no geral, é disso que o Gênesis trata: do Pacto. Daí não é necessário que o Deus do Jardim de Éden, no Génesis, seja o Deus misericordioso no Céu que está do lado dos hebreus. Ele está com pés firmes na terra (até podendo ouvir os seus passos), ira-se, é mentiroso e vê o homem como um adversário. As árvores são o quarto fechado à chave que o criado não pode entrar (ou os quartos que Drácula proibia Jonathan Harker entrar). Se os deuses da Babilónia comiam e bebiam, e Javé recebia oferendas em forma de alimentos (e até mesmo de humanos; inimigos, em primícias e promessas), é possível que os tais deuses usavam as árvores para manterem certos poderes (os deuses babilónios começam tão incivilizados como os humanos eram). A árvore do conhecimento do bem e do mal dava conhecimento moral a Deus, e a árvora da vida mantinha a vida. Seria perigoso os humanos tomarem esses frutos e tornarem-se deuses. Se assim for, Adão e Eva foram sempre mortais. Ou foram sempre imortais até morrerem...  :wink:

Como já tinha dito num post, o melhor caminho para mostrarem que Adão tinha o poder de ser imortal, é procurar informação sobre o significado de Gen 3:19. "[...] até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás" seria uma constatação seguida da punição ou seria outra punição? Adão tornará a ser pó por ser pó e ter sido tomado da terra... ou por ter sido desobediente e o castigo ser apropriado à sua origem (desfazer a criação como um torrão de areia)?

Agora vou trabalhar, que o intervalo terminou.
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Era Adão imortal antes do "pecado original"?
« Resposta #1 Online: 21 de Junho de 2007, 12:47:23 »
Deixa ver... OU Deus mentiu ou Adão era imortal. A questão se resume a

1 - "existe uma contradição entre 'Deus ter mentido' e lugares onde diz 'Deus não mente'"

2 - Adão era imortal "antes"

1 ou 2? Quem quer que a Bíblia tenha contradições a todo custo argumenta por 1. Eu admito que o texto tenha cotradições, mas assumo sempre a boa fé do texto. E opto por 2.

Outra coisa: pega-se mutio no pé do trecho "o dia em que comerdes" mas isso é só uma força de expressão que equivale a "quando".

Agora pretendo mostrar que minha interpretação não foi inventada por mim mas é a base da cristandade: Adão perdeu a vida eterna que tinha ou teria por causa do pecado. Cristo veio pra salvar o homem do pecado - lhe restaurando a vida eterna.

Entendeu? O que Cristo veio trazer foi o que Adão perdeu. E, não, não estou apelando pro novo testamento pra justificar o velho. (embora Pedro apele pra "Apócrifos" mas isso eu relevo) Estou mostrando que - MESMO QUE O CRISTIANIMSO SEJA INTEIRAMENTE FALSO, ou que Cristo nunca tenha existido - é assim que uma porrada de gente entendeu o texto da Queda do Homem. E isso não é argumento ad numerum: estou pedindo pra vocês reconsiderarem sua leitura do Gênesis porque ela está fraca, como evidenciado pela quantidade de gente que lê e sem problemas enxerga nela uma história de como Adão e Eva pisaram na bola e  perderam uma vida mansa sem ter que trabalhar e sem dores de parto e uma vida possivelmente eterna.

Agora um argumento "ligeiramente" mais forte: o texto PRECISA ser interpretado desta forma para funcionar. O público alvo, o possível novo fiel da religião que o prega, ou o fiel que já é fiel (hã... ou isso) e está ouvindo ... essas pessoas estão ouvindo o seguinte "Adão pecou e perdeu a vida no paraíso. Você peca e também perde! FAça X (sendo X uma coisa em cada religião) e você terá novamente a vida eterna!"

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #2 Online: 21 de Junho de 2007, 13:03:04 »
Nesse ponto, concordo com a Gui.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #3 Online: 21 de Junho de 2007, 15:53:58 »
Guinever, acho que entendi sua interpetação…

Você interpreta "no dia em que comer, certamente morrerá" como "no dia em que comer, (perderá a imortalidade), e certamente morrerá (um dia)"?

Se for isso, embora ainda achando que é forçada demais, admito que há espaço para ela.

Já estão determinadas as interpretações e não é mais útil contestar, então, vou sair da Bíblia um pouquinho…

Então, o Duende Verde criou João…

E disse o Duende Verde a João:

"Não coma as cerejas roxas da cerejeira do conhecimento, porque, no dia em que comer dela certamente morrerás"

Mas a Fadinha Encantada, que já havia comido daquelas cerejas e era a mais esperta dos seres, não achou justo o Duende Verde mentir descaradamente assim e mostrou a verdade a João.

Então, João decidiu comer das cerejas roxas, por puro instinto de curiosidade.

E João, então, comeu das cerejas roxas.

Volta o Duende Verde de seu passeio e procura por João.

"João, cadê você?" :duvida:

"Eis-me aqui, Dudu".

"João, você está vestido! Acaso comeu das cerejas?"   :?

"Comi sim" :ayes:

"Mas eu não te disse que você morreria se comesse?"  :beee:

"E acaso eu morri, Dudu?"  :sorry:

"Mas você era imortal…"  :umm:

"Se eu era imortal, como eu poderia morrer, Dudu?" :nea:

"É que agora você perdeu sua imortalidade, João!"  :duvida:

"Então, eu nunca fui imortal, Dudu"

"João, Sai daquiiii!" :taz:

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Junho de 2007, 19:18:36 »
Esse negócio de imortalidade é que nem arquivo somente leitura: você pode escrever neles, é só antes mudar o flag de "somente leitura", escrever e depois voltar ao normal.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #5 Online: 21 de Junho de 2007, 19:58:30 »
 :hihi: Muito bom o conto, Nightmare.
Ou foram sempre imortais até morrerem…  :wink:
A subtileza de um ironia pode ser despercebida.

O que Cristo veio trazer foi o que Adão perdeu. E, não, não estou apelando pro novo testamento pra justificar o velho. (embora Pedro apele pra "Apócrifos" mas isso eu relevo) Estou mostrando que - MESMO QUE O CRISTIANIMSO SEJA INTEIRAMENTE FALSO, ou que Cristo nunca tenha existido - é assim que uma porrada de gente entendeu o texto daQueda do Homem.

Pelos vistos o problema que coloquei não foi bem compreendido. Para mim como um texto deve ser interpretado não é como a maioria entende ou como é comentado posteriormente. É óbvio que quase todos (e talvez a maioria nem tenha lido a Bíblia) entendem a estória da expulsão do Paraíso tal como dizes. "Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante", disse Paulo aos Coríntios.  "Nas 365 Histórias da Bíblia" (Bíblia ilustrada infantil), no capítulo "A Criação e o Pecado" (Génesis 3) tem os seguintes trechos:
-- Isso não é verdade -- disse a serpente, baixinho. -- Deus sabe que se comerem aquele fruto vocês tornarão tão sábios e inteligentes como Ele. Foi por isso que vos disse que não comessem.
(…)
Mas em vez de se sentirem inteligentes e sábios, ambos ficaram tristes e envergonhados. Tinham desobedecido ao Deus bom e inteligente que ero o Criador e o grande Amigo deles.
(…)
-- Não podem continuar neste jardim -- disse Deus. -- Passeámos juntos e conversámos aqui, mas afinal vocês escolheram fazer o que querem e isso significa que preferiram afastar-se de Mim. Agora têm de partir para o mundo e fazer a vossa vida. E quando chegarem a velhos, hão-de morrer.
Correspondem esses trechos ao Génesis? Comparem com o seguinte:
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
(…)
Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
(…)
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
E acrescento:
Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente

A versão infantil é aquela que corresponde à ideia popular da expulsão do Paraíso, como também é mostrada nos desenhos animados. Vejam por exemplo o vídeo em . Eu digo que não é fiável ao Génesis.

Com esta introdução, se não entenderam finalmente qual o problema que tenho tentado discutir, digo de forma explícita neste parágrafo. A questão não tem a ver com contradições na Bíblia ou com a falsidade ou veracidade do criacionismo. Não tem a ver com o que a maioria interpreta o Génesis. Tudo o que discuto é a interpretação de um texto (que é o 3º capítulo do Génesis), tal como poderia discutir a interpretação de qualquer outro texto, como nas aulas de Português. A questão é: o que pretendia dizer o autor do texto? É claro que não conhecemos o autor do texto (não estou a falar de Deus…) nem comentários dele para explicitar o que pretendeu com o que escreveu. Nesse caso presumo que os destinatários entendiam o texto. Essas pessoas viviam no mesmo tempo e na mesma região que o autor viveu. A escolha das fontes para defender a minha posição não foi arbitrário, e espero que isso seja neste momento óbvio.

Não escrevi por acaso entre parênteses "deuses" quando mencionava Deus. Por exemplo, escrevi: «
Deus (ou deuses) conhecia o efeito do consumo deste fruto, e até disse: "Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal"». Podem dizer que é o título majestático de Deus, mas acreditam mesmo que os hebreus entendiam assim? Não é por acaso que também escrevi: "O Deus de cada livro, e até mesmo em partes de um livro (como o Gênesis), não é o mesmo. No Génesis as estórias muitas vezes separam-se com genealogias, e assim parece mudar a personalidade de Deus, tornando cada vez mais o Deus do Povo Escolhido".

No Salmo 82 diz: "Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses", que corresponde a: "'elohiym qereb shaphat  'el `edah natsab  'elohiym".
Génesis 1:1 : "No princípio criou Deus os céus e a terra"; corresponde a: " 'erets  'eth shamayim 'eth bara'  'elohiym    re'shiyth".
Génesis 2:4 : "Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus"; corresponde a: "'el-leh shamayim 'erets `asah 'elohiym Y@hovah yowm bara' 'erets shamayim towl@dah";
E o Salmo 95: "Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses" corresponde a  "Y@hovah gadowl 'el gadowl melek 'elohiym".
Y@hovah = Senhor/Javé
'el = Deus
'elohiym = deuses

http://www.thedivinecouncil.com
http://www.skepticfiles.org/skeptic/yahweh3.htm
http://www.infidels.org/library/magazines/tsr/1991/3/3yahwe91.html
http://www.bible.org/page.php?page_id=2966
http://en.wikipedia.org/wiki/Elohim
http://en.wikipedia.org/wiki/Elohim_(gods)
http://en.wikipedia.org/wiki/Tetragrammaton

Por curiosidade investiguem sobre satânicos reptilianos e elohims extraterrestres, para descobrirem uma interpretação exótica ("Eram os Deuses Astronautas?"). Também investiguem sobre os gnósticos, que acreditavam que o deus que criou a Terra é maléfico, ao contrário de um deus que salvou a humanidade por meio de Jesus. Há também judeus que partilham a ideia de um Javé maléfico (já fiz menção num "post"). Com tantas visões do mesmo tema e do suposto mesmo deus pode-se notar que o assunto não é tão simples. Estão todos enganados e nós (cada um diga por si) está certo?

Há deuses e deuses, e o Deus cristão não é o mesmo do Antigo Testamento. E o Deus do 1º capítulo de Génesis não é o mesmo do 2º capítulo. A questão que ponho é: para o hebreus a quem destinava o Génesis 2-3, quem era esse Deus e o que significava o texto? E para eles Adão foi imortal?

Coloquei a passagem sobre o pó como sugestão para quem estiver em desacordo comigo. Se estiver errado, estou interessado em sabê-lo e que me expliquem. Sim, valorizo mais um apócrifo da mesma altura para refutar-me do que uma interpretação muito posterior que ainda por cima afirma que a serpente era afinal Satanás, e que Satanás afinal era arqui-inimigo de Deus. O hebreu que viveu o momento em que o Génesis 2-3 estava a ser elaborado acreditava no mesmo? Penso que não.
« Última modificação: 22 de Junho de 2007, 10:24:07 por PedroAC »
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Junho de 2007, 09:59:41 »
Ok, mas isso importa?

Para os hebreus a quem destinava o Génesis 2-3 Adão foi imortal? Meu ponto é "se já era ou só iria vir a ser... perdeu tudo ali"

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Junho de 2007, 10:04:56 »
Eu só não entendo como uma pessoa  "pensante" consegue acreditar numa fábula dessas.....é isso que eu não entendo!!....  :?
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Junho de 2007, 13:16:35 »
Ainda bem que eu não sou uma pessoa "pensante". :lol:

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #9 Online: 22 de Junho de 2007, 14:29:38 »
Não entendo este tipo de discussão, seria até mais construtivo discutir sobre Paris Hilton na cadeia...

Que tal, Papai Noel pesa mais de 100kg ou não?

O Saci Pererê fuma o quê no cachimbo?

O coelinho da páscoa põe os ovos que esconde ou simplesmente os compra?
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #10 Online: 22 de Junho de 2007, 15:14:47 »
Se ele realmente fosse imortal, e todos os outros humanos, e levando em conta que a crença diz que Deus pede para crescer e multiplicar, haveria o dia que não caberia mais gente na Terra, como resolver essa questão?

Oo

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #11 Online: 22 de Junho de 2007, 15:24:30 »
Milênios depois, estas lendas, em nome das quais se derramaram milhões de metros cúbicos de sangue, ainda são "verdade" para uma grande maioiria de gente, e para uma grande maioria de gente no poder…

Não que seja criticável a crença íntima de cada um, mas essas tolices não se limitam ao íntimo de cada um, elas extrapolam em guerras e conflitos, além de impedirem o progresso e o viver-bem…

Está lá o Bush a impedir pesquisas científicas em nome dessas merdas, enquanto parte do oriente ainda usa meninos-bomba.

Por que não falar do saci ou da patricinha? Não tem ninguém morrendo por causa deles.
« Última modificação: 22 de Junho de 2007, 15:33:23 por Nightmare »

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #12 Online: 22 de Junho de 2007, 15:32:54 »
Se ele realmente fosse imortal, e todos os outros humanos, e levando em conta que a crença diz que Deus pede para crescer e multiplicar, haveria o dia que não caberia mais gente na Terra, como resolver essa questão?

Oo
AHAHAHAHA

Pois é!!!

"Cresçam e multipliquem até que não haja mais espaço para nada na Terra"

Aí entra outro ponto: Se imortais crescem, devem crescer até o infinito, já que não se submetem aos processos biológicos mortais... Será que são esses os gigantes de que a Bíblia fala? :crazy:

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 22 de Junho de 2007, 15:49:44 »
Não entendo este tipo de discussão, seria até mais construtivo discutir sobre Paris Hilton na cadeia…

Não gostou? Achou inútil? Então não entre no tópico!!!!

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 22 de Junho de 2007, 15:50:35 »

Oo
the space... the final frontier...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 22 de Junho de 2007, 22:45:38 »
Uma duvida (supostamente) cronológica…

Adão & Eva (e nem Lilith) tiveram filhos quando ainda estavam no paraíso?

Tenho a impressão que a descendência de Adão e Eva só começou depois da expulsão do paraíso… Adão e Lilith não chegaram a ter filhos porque Lilith não queria se submeter a Adão (ter o papel inteiramente passivo). Aliás… mais um absurdo do "Deus"(zinho de merda), relegou Lilith para fora do paraíso só porque não queria ficar embaixo de Adão na hora da cópula.
Na verdade Lilith foi, segundo a tradição judaíca, a primeira humana expulsa do paraíso.

Ei! ei!… mas a versão cristã não conta nada disto… POIS É!, é isto que vivo dizendo aos criabostistas, que a versão cristã omite a versão original judaica. E outras "coisitas mais" que estão nas tradições judaicas e não estão no cristianismo.

Criacionistas cristãos?!? RÁ RÁ RÁ! Patéticos! Ridículos! BURROS! (ou pura má "fé"... o que eu aposto me braço esquerdo)
« Última modificação: 22 de Junho de 2007, 22:48:06 por Spitfire »

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #16 Online: 22 de Junho de 2007, 23:05:10 »
A história de Lilith faz parte da tradição judaica, mas não da bíblia judaica.
O gênesis como aceito pelos cristãos é tradução do Bereshit da Torah.
Tradições extra-bíblicas são outra história.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 23 de Junho de 2007, 04:03:41 »
A história de Lilith faz parte da tradição judaica, mas não da bíblia judaica.
O gênesis como aceito pelos cristãos é tradução do Bereshit da Torah.
Tradições extra-bíblicas são outra história.

1- Não existe "Bíblia" judaica… existe a Torah, que é composta pela Torah escrita, Torah oral e a cabala, para descrever o mito da criação… e ela está lá sim senhor.

2- Não existia "tradições extra-bíblicas" quando o mito da criação foi narrado pelos judeus… aliás, não existia a bíblia sequer… existia tão somente os 3 itens, originais da tradição judaica.

3- A bíblia cristã, por ignorar os outros 2 itens, originais, é incompleta… logo, a tradição cristã é falha…

4- Como vai ser "outra história" (então seria estória?)??? Não tem esta de "outra história"… é a única história que os judeus, legítimos escritores e narradores da Torah, é que deveria então ser considerada como verdadeira... a cristã não.

Como querer interpretar literalmente algo que é incompleto e FALHO?

Não concorda comigo que isto não faz nenhum sentido?

:wink:
« Última modificação: 23 de Junho de 2007, 04:19:08 por Spitfire »

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #18 Online: 23 de Junho de 2007, 08:49:30 »
Não entendo este tipo de discussão, seria até mais construtivo discutir sobre Paris Hilton na cadeia…

Não gostou? Achou inútil? Então não entre no tópico!!!!

Somente acho que o tópico para perguntas idiotas fica no Papo Furado.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #19 Online: 23 de Junho de 2007, 11:52:11 »

Fui eu escrevi a pergunta idiiota que é sobre Religião. Essa pergunta tem tanta importância como tem a História. Traduttore, traditore.

Lê o post de Spitfire. No UsBible é dito "With that introduction, the Christian doctrine of salvation is not about the corruption of humankind, it is about the corruption of organized religion." (http://www.usbible.com/Sin/adams_sin.htm). São demasiadas vezes essa corrupção da tradição religiosa, como o limbo católico. Uns chamam de rectificação, outros de novas luzes, inspiração… seja lá o que for.

A pergunta permite procurar como esse processo funciona, como a História e a Religião funciona. Tem alguma utilidade? Quid prodest? Saber se a Terra era um círculo, um cilindro, uma esfera ou um esferóide tinha alguma utilidade? Arquimedes morreu nas mãos de um romano que não via utilidade em saber como calcular o volume de um cilindro. Sobre História, não é por acaso que os nazis elevavam os braços com um "Heil, Hitler!" ("Avé, Caesar!") com as suas águias em procissões. Se não se aprende com a História surgem novos Holocaustos, principalmente por parte daqueles que desmentem o Holocausto. A Ciência aprende com História. Newton apoiou-se nos ombros de gigantes. A História tem importância para a Teoria da Evolução.

Por que não um Papai Noel (Pai Natal em Portugal) com 50kg? E, se não sabes, Pai Natal era o deus Odin -- http://realmagick.com/articles/14/2014.html .
O coelho da Páscoa é outra invenção dos germânicos. O coelho simboliza o nascimento de uma nova vida, como a Primavera, e da Lua. O ovo é óbvio. O tema da ressurreição na Páscoa não é original no cristianismo, e os doze discípulos representam 12 meses.

Já vi um documentário sobre o Corrida ao Espaço, falando, em forma de novela, os fracassos e política até conseguir elevar com sucesso um foguetão. Foi muito interessante, mostrando que as coisas não surgem magicamente. Se achas que mexericos sobre uma mimada são mais importantes que a História da Religião, o que posso dizer?

Penso que simplesmente leste a pergunta, sem sequer dar o trabalho de ler os posts (diz-me se estou enganado), e por isso recomendo que para a próxima as suas críticas sejam mais constructivas, que tento ser contructivo com essa pergunta. Talvez assim concluas que não é a pergunta que é idiota.
« Última modificação: 23 de Junho de 2007, 11:55:57 por PedroAC »
Pedro Amaral Couto

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #20 Online: 23 de Junho de 2007, 12:48:03 »

Fui eu escrevi a pergunta idiiota que é sobre Religião. Essa pergunta tem tanta importância como tem a História. Traduttore, traditore.

Lê o post de Spitfire. No UsBible é dito "With that introduction, the Christian doctrine of salvation is not about the corruption of humankind, it is about the corruption of organized religion." (http://www.usbible.com/Sin/adams_sin.htm). São demasiadas vezes essa corrupção da tradição religiosa, como o limbo católico. Uns chamam de rectificação, outros de novas luzes, inspiração… seja lá o que for.

A pergunta permite procurar como esse processo funciona, como a História e a Religião funciona. Tem alguma utilidade? Quid prodest? Saber se a Terra era um círculo, um cilindro, uma esfera ou um esferóide tinha alguma utilidade? Arquimedes morreu nas mãos de um romano que não via utilidade em saber como calcular o volume de um cilindro. Sobre História, não é por acaso que os nazis elevavam os braços com um "Heil, Hitler!" ("Avé, Caesar!") com as suas águias em procissões. Se não se aprende com a História surgem novos Holocaustos, principalmente por parte daqueles que desmentem o Holocausto. A Ciência aprende com História. Newton apoiou-se nos ombros de gigantes. A História tem importância para a Teoria da Evolução.

Por que não um Papai Noel (Pai Natal em Portugal) com 50kg? E, se não sabes, Pai Natal era o deus Odin -- http://realmagick.com/articles/14/2014.html .
O coelho da Páscoa é outra invenção dos germânicos. O coelho simboliza o nascimento de uma nova vida, como a Primavera, e da Lua. O ovo é óbvio. O tema da ressurreição na Páscoa não é original no cristianismo, e os doze discípulos representam 12 meses.

Já vi um documentário sobre o Corrida ao Espaço, falando, em forma de novela, os fracassos e política até conseguir elevar com sucesso um foguetão. Foi muito interessante, mostrando que as coisas não surgem magicamente. Se achas que mexericos sobre uma mimada são mais importantes que a História da Religião, o que posso dizer?

Penso que simplesmente leste a pergunta, sem sequer dar o trabalho de ler os posts (diz-me se estou enganado), e por isso recomendo que para a próxima as suas críticas sejam mais constructivas, que tento ser contructivo com essa pergunta. Talvez assim concluas que não é a pergunta que é idiota.
Sim eu li os tópicos em que esta pergunta surgiu mas achei que tal pergunta como um post em um tópico pertinente à discussão seria o suficiente, parece que não.
Peter Atkins

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #21 Online: 23 de Junho de 2007, 13:26:23 »
1)
Talvez este tema tenha interesse num tópico à parte, já que não vejo qualquer motivo para ser entendido como contradição bíblica e, mesmo que fosse, parece ter mais que se diga…
Esse é o mecanismo: A árvore é proibida. Se você comer, conhecerá o que é fazer algo proibido. Ou seja: conhecerá o mal. Mas estamos realmente fugindo do tópico, já que isso nem é mais contradição…

Há quem não ache que seja uma contradição bíblica.

2) Há muitos outros tópicos sobre contradições na Bíblia. Devem eles ser agrupados num único tópico? Ou talvez fosse mais pertinente se não houvessem tópicos. Achas mais pertinente se não ramificasse, por exemplo, a Matemática em Aritmética, Álgebra, Lógica Formal, Topologia, Teoria dos Conjuntos, etc. ? Por que achas que essas ramificações existem?

3) Para que estamos a discutir por causa disso?
Se quiseres continuar com essa discussão, escreve-me uma mensagem ou escreve no Papo Furado sobre a pertinência do post, mas não interrompas assim as discussões.
Pedro Amaral Couto

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #22 Online: 23 de Junho de 2007, 14:09:32 »
1)
Talvez este tema tenha interesse num tópico à parte, já que não vejo qualquer motivo para ser entendido como contradição bíblica e, mesmo que fosse, parece ter mais que se diga…
Esse é o mecanismo: A árvore é proibida. Se você comer, conhecerá o que é fazer algo proibido. Ou seja: conhecerá o mal. Mas estamos realmente fugindo do tópico, já que isso nem é mais contradição…

Há quem não ache que seja uma contradição bíblica.

2) Há muitos outros tópicos sobre contradições na Bíblia. Devem eles ser agrupados num único tópico? Ou talvez fosse mais pertinente se não houvessem tópicos. Achas mais pertinente se não ramificasse, por exemplo, a Matemática em Aritmética, Álgebra, Lógica Formal, Topologia, Teoria dos Conjuntos, etc. ? Por que achas que essas ramificações existem?

3) Para que estamos a discutir por causa disso?
Se quiseres continuar com essa discussão, escreve-me uma mensagem ou escreve no Papo Furado sobre a pertinência do post, mas não interrompas assim as discussões.

Meu direito de postar nesse tópico é igual o teu de criá-lo.
Peter Atkins

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #23 Online: 23 de Junho de 2007, 16:29:11 »
Uma duvida (supostamente) cronológica…

Adão & Eva (e nem Lilith) tiveram filhos quando ainda estavam no paraíso?

Tenho a impressão que a descendência de Adão e Eva só começou depois da expulsão do paraíso… Adão e Lilith não chegaram a ter filhos porque Lilith não queria se submeter a Adão (ter o papel inteiramente passivo). Aliás… mais um absurdo do "Deus"(zinho de merda), relegou Lilith para fora do paraíso só porque não queria ficar embaixo de Adão na hora da cópula.
Na verdade Lilith foi, segundo a tradição judaíca, a primeira humana expulsa do paraíso.

Danada essa Lilith eim! Gostei dela...

Muito bom!  :)
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!