Autor Tópico: Death Note [Spoiler]  (Lida 6633 vezes)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Death Note [Spoiler]
« Resposta #50 Online: 17 de Agosto de 2007, 01:02:24 »
Além do que o Mussolim já lembrou (e eu concordo), você deve ter em mente as motivações de L e do Kira e as consequências de suas ações.  E nisso, Francisco, sinto muito mas o Kira leva uma surra vergonhosa do L, não dá nem para o cheiro.
Não foi o que achei. No anime não parecia se importar muito com essas coisas... Queria mais é pegar o Raito mesmo.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 17 de Agosto de 2007, 01:03:35 »
[...]Na verdade ele tem um espírito de justiça e auto-sacrifício dos mais cuidados que já vi...
Auto-sacrifício? Pensando assim até o Raito não é tão mau...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #52 Online: 17 de Agosto de 2007, 01:04:14 »
Aliás, se tem uma deficiência que me incomoda em Death Note, é que faltam qualidades morais e até mesmo complexidade ao Raito/Light/Kira.  Espero que ele melhore depois que perder a memória, porque mais dez volumes desse rato hipócrita vão ser dose...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #53 Online: 17 de Agosto de 2007, 01:07:49 »
Além do que o Mussolim já lembrou (e eu concordo), você deve ter em mente as motivações de L e do Kira e as consequências de suas ações.  E nisso, Francisco, sinto muito mas o Kira leva uma surra vergonhosa do L, não dá nem para o cheiro.
Não foi o que achei. No anime não parecia se importar muito com essas coisas... Queria mais é pegar o Raito mesmo.

Sem dúvida queria.  Mas teve o cuidado de escolher uma situação em que o dano possível seria aceitável.  Eu poderia culpá-lo pelo que aconteceu com os agentes do FBI - mas só até certo ponto.  E de fato, foi o que o próprio L fez.  Ainda assim, não há como comparar os graus relativos de responsabilidade de Kira e L na morte desses agentes: L os expôs ao risco, mas Raito DECIDIU MATÁ-LOS sem qualquer motivo ou mesmo desculpa que se sustentasse...

L está na mesma situação de quem é encurralado por um cão raivoso em um beco: a única coisa sensata e moral a fazer é partir com TUDO para cima da besta, para que os danos sejam os menores possíveis.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #54 Online: 17 de Agosto de 2007, 01:11:53 »
Auto-sacrifício? Pensando assim até o Raito não é tão mau...

Qual é o auto-sacríficio envolvido em querer matar todos que discordam de você e se vangloriar de ser o Deus no novo mundo?   Raito não reconheceria sacrifício nem se caísse em sua cabeça!

Sério, Francisco, em qual momento Raito mostrou alguma noção de sacrifício?  Desde o início ele só sabe sacrificar os outros (e de forma bastante calculista), nunca a ele próprio.  O incidente no ônibus, o que aconteceu com o pai dele, Misa Amane, o quarto Kira... todos peões que ele sacrificou com muito mais descaso do que qualquer ser humano verdadeiro poderia pensar em fazer.  Raito é um verme.  Um verme inteligente e brilhante, mas nem por isso nada além de um verme.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 17 de Agosto de 2007, 01:13:25 »
Sem dúvida queria.  Mas teve o cuidado de escolher uma situação em que o dano possível seria aceitável.  Eu poderia culpá-lo pelo que aconteceu com os agentes do FBI - mas só até certo ponto.  E de fato, foi o que o próprio L fez.  Ainda assim, não há como comparar os graus relativos de responsabilidade de Kira e L na morte desses agentes: L os expôs ao risco, mas Raito DECIDIU MATÁ-LOS sem qualquer motivo ou mesmo desculpa que se sustentasse...
Não vejo tanta diferente entre quem aperta o gatilho e quem empurra para a frente da arma.

L está na mesma situação de quem é encurralado por um cão raivoso em um beco: a única coisa sensata e moral a fazer é partir com TUDO para cima da besta, para que os danos sejam os menores possíveis.
Pensando por esse lado, Raito poderia ser encaixado na mesma situação. Até então ele só havia feito "justiça", matou os agentes porque foi "forçado".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #56 Online: 17 de Agosto de 2007, 01:17:18 »
Não vejo tanta diferente entre quem aperta o gatilho e quem empurra para a frente da arma.

Nem eu.  Mas neste caso Raito é ambos, e L nenhum dos dois.  A não ser que algo importante tenha me escapado.

Pensando por esse lado, Raito poderia ser encaixado na mesma situação. Até então ele só havia feito "justiça", matou os agentes porque foi "forçado".

Essa é a lógica do cão raivoso e de hipócritas de carreira, não a de gente.

L reagiu a uma situação que já existia e que ameaçava sair de controle (e de fato saiu, como fica muito claro na história); Raito criou a situação e a alimentou continuamente.

Não há sequer base para uma verdadeira comparação.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 17 de Agosto de 2007, 01:18:17 »
Qual é o auto-sacríficio envolvido em querer matar todos que discordam de você e se vangloriar de ser o Deus no novo mundo?   Raito não reconheceria sacrifício nem se caísse em sua cabeça!

Sério, Francisco, em qual momento Raito mostrou alguma noção de sacrifício?  Desde o início ele só sabe sacrificar os outros (e de forma bastante calculista), nunca a ele próprio.  O incidente no ônibus, o que aconteceu com o pai dele, Misa Amane, o quarto Kira... todos peões que ele sacrificou com muito mais descaso do que qualquer ser humano verdadeiro poderia pensar em fazer.  Raito é um verme.  Um verme inteligente e brilhante, mas nem por isso nada além de um verme.
Quando Ryuuku apareceu. Ele dispôs da sua vida, disse que sabia que algo de ruim aconteceria. Sempre soube que morreria.

L também teve seus peões e não se importou muito em coloca-los em perigo. Diga que são diferentes, vou concordar. Raito é um demônio. Só que o L não tem asas. :)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 17 de Agosto de 2007, 01:21:35 »
Nem eu.  Mas neste caso Raito é ambos, e L nenhum dos dois.  A não ser que algo importante tenha me escapado.
Não li o mangá. Mas no anime ele colocou o bandido se pronunciando como L, apenas porque suspeitava que Raito mataria ele à distância. Antes de morrer, ele queria dar o Death Note para um preso condenado usar também. Detalhe: isto para testar a instrução que dizia que se ficar 13 dias sem usar o Death Note, o dono morreria.

L reagiu a uma situação que já existia e que ameaçava sair de controle (e de fato saiu, como fica muito claro na história); Raito criou a situação e a alimentou continuamente.

Claro que há. Raito não queria ser pego, queria desmembrar L. Ele sabia que L o pegaria se isso não fosse feito.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2007, 01:24:10 por El Chiquito »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #59 Online: 17 de Agosto de 2007, 01:21:52 »

Sério, Francisco, em qual momento Raito mostrou alguma noção de sacrifício?  (...)
Quando Ryuuku apareceu. Ele dispôs da sua vida, disse que sabia que algo de ruim aconteceria. Sempre soube que morreria.

Onde está o sacrifício?

L também teve seus peões e não se importou muito em coloca-los em perigo. Diga que são diferentes, vou concordar. Raito é um demônio. Só que o L não tem asas. :)

Esse L não é o que eu conheci nos volumes um e dois do Mangá, Francisco.  Pelo contrário, ele foi a extremos para se certificar de que seus aliados estivessem plenamente cientes do perigo que corriam e pudessem deixar o barco sem sofrer pressões.  L tem asas sim, em mais de um sentido...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #60 Online: 17 de Agosto de 2007, 01:24:38 »
Não li o mangá. Mas no anime ele colocou o bandido se pronunciando como L, apenas porque suspeitava que Raito mataria ele à distância.

No mangá também.  Um bandido que já estava condenado à morte, por sinal.  O anime dá a entender que não?

Antes de morrer, ele queria dar o Death Note para um preso condenado usar também.

Em quais circunstâncias?  Se era para matar inocentes, estava agindo de forma bastante inusitada.  Ele parece muito decidido a evitar que isso aconteça, por que mudaria de valores tão repentinamente?

Claro que há. Raito não queria ser pego, queria desmembrar L. Ele sabia que L pegaria ele se isso não fosse feito.

Pois então. Raito era hipócrita, foi exatamente o que eu disse.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2007, 01:27:53 por Luis Dantas »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 17 de Agosto de 2007, 01:29:29 »
Onde está o sacrifício?
Ele dispôs da sua vida para o Ryuuku antes de saber de toda história.

Esse L não é o que eu conheci nos volumes um e dois do Mangá, Francisco.  Pelo contrário, ele foi a extremos para se certificar de que seus aliados estivessem plenamente cientes do perigo que corriam e pudessem deixar o barco sem sofrer pressões.  L tem asas sim, em mais de um sentido...
Cientes do perigo? Não acho. Sabia que corriam perigo, mas não tinham tanta noção de qual ele era...

Near sim tem asas. :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #62 Online: 17 de Agosto de 2007, 01:33:27 »
Pena que não estou com o volume 1 à mão agora... mas pelo que lembro Raito mostrou coragem (uma das poucas qualidades que ele tem, ao lado da inteligência e criatividade), mas não sacrifício.  Aliás, o próprio nome do volume 1 dá uma pista do que o motivava: "Tédio".

Quanto a não ter noção da quantidade de perigo, isso é parte do trabalho deles.  O próprio L não tinha como saber ao certo onde o bicho pegava; foi um risco necessário.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 17 de Agosto de 2007, 01:34:54 »
No mangá também.  Um bandido que já estava condenado à morte, por sinal.  O anime dá a entender que não?
Sim, mas e daí? Nesse caso, Raito não esteve tão errado em matar outros então.

Em quais circunstâncias?  Se era para matar inocentes, estava agindo de forma bastante inusitada.  Ele parece muito decidido a evitar que isso aconteça, por que mudaria de valores tão repentinamente?
Matar bandidos condenados.

Por que o L pode decidir pela vida alheia e o Raito não? O L certifica-se que o outro esteja ciente que vai morrer, ao contrário do Raito. Mas você realmente acha que isso muda tanto assim?

Não, você tentou defender as atitudes do L...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 17 de Agosto de 2007, 01:38:13 »
Pena que não estou com o volume 1 à mão agora... mas pelo que lembro Raito mostrou coragem (uma das poucas qualidades que ele tem, ao lado da inteligência e criatividade), mas não sacrifício.
Como se sacrificar sem coragem?

Aliás, o próprio nome do volume 1 dá uma pista do que o motivava: "Tédio".
Não só isso...

Quanto a não ter noção da quantidade de perigo, isso é parte do trabalho deles.  O próprio L não tinha como saber ao certo onde o bicho pegava; foi um risco necessário.
Bem, o L é brilhante. Daí concluo que ele tinha uma noção bem maior que das pessoas que morreram. Inclusive os bandidos condenados. Impossível alguém se motivar à aparecer na TV com o risco de morrer, sem ter uma esperança que se torne quase certeza de que vai se livrar da morte...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #65 Online: 17 de Agosto de 2007, 01:42:28 »
Sim, mas e daí? Nesse caso, Raito não esteve tão errado em matar outros então.

Como assim?  Não entendi mesmo.

Matar bandidos condenados.

Para aprender mais sobre o funcionamento do Death Note, suponho.  Novamente, não entendo por que você tem tanto problema com isso.

Por que o L pode decidir pela vida alheia e o Raito não?

Se eram bandidos condenados à morte, então L não estava decidindo pela morte alheia, apenas escolhendo a forma de execução.

O L certifica-se que o outro esteja ciente que vai morrer, ao contrário do Raito. Mas você realmente acha que isso muda tanto assim?

"Acho" é pouco... eu afirmo com toda convicção.

Não, você tentou defender as atitudes do L...

Sim, mas o trecho que você havia postado estava apenas ilustrando que Raito é hipócrita, interessado no próprio conforto e não em um mundo melhor.  O que não diz nada sobre L.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #66 Online: 17 de Agosto de 2007, 01:44:59 »
Pena que não estou com o volume 1 à mão agora... mas pelo que lembro Raito mostrou coragem (uma das poucas qualidades que ele tem, ao lado da inteligência e criatividade), mas não sacrifício.
Como se sacrificar sem coragem?

Só sendo forçado, calculo.  Mas coragem não é sacrifício; é um pré-requisito, mas não é sacrifício.  Raito ficou nas preliminares.  A coragem dele é fundamentada na vaidade, não na virtude moral.

Aliás, o próprio nome do volume 1 dá uma pista do que o motivava: "Tédio".
Não só isso...

De fato, há também vaidade e uma fantasia doentia que ele chama inadequadamente de "senso de justiça".

Bem, o L é brilhante. Daí concluo que ele tinha uma noção bem maior que das pessoas que morreram. Inclusive os bandidos condenados. Impossível alguém se motivar à aparecer na TV com o risco de morrer, sem ter uma esperança que se torne quase certeza de que vai se livrar da morte...

E em que isso desabona L?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 17 de Agosto de 2007, 01:55:50 »
Raito matava bandidos, em sua maioria...

Para aprender mais sobre o funcionamento do Death Note, suponho.  Novamente, não entendo por que você tem tanto problema com isso.
Sério, cara? Pensei que era axiomática a idéia de que não se pode matar outra pessoa ou contribuir para que isso ocorra, com ela concordando com a idéia ou não.

Se eram bandidos condenados à morte, então L não estava decidindo pela morte alheia, apenas escolhendo a forma de execução.
Não sei se cabe à ele decidir isso.

Não acho que a pessoa querer ou estar ciente de que vai morrer seja um motivo para que se deixe ela morrer.

Sim, mas o trecho que você havia postado estava apenas ilustrando que Raito é hipócrita, interessado no próprio conforto e não em um mundo melhor.  O que não diz nada sobre L.
Não, o trecho que postei o compara com L. Mostra que matar os agentes do FBI não foi uma ação aleatória e sádica.

Só sendo forçado, calculo.  Mas coragem não é sacrifício; é um pré-requisito, mas não é sacrifício.  Raito ficou nas preliminares.  A coragem dele é fundamentada na vaidade, não na virtude moral.
A não ser que ele não dê valor a própria vida, realmente, não foi um sacrifício. Mas eu acho que ele dava valor à ela, sim. :)

De fato, há também vaidade e uma fantasia doentia que ele chama inadequadamente de "senso de justiça".
Vaidade, sim. Mas eu não chamaria o "senso de justiça" dele de fantasia doentia.

Não é óbvio?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 17 de Agosto de 2007, 02:01:13 »
Só para constar, Dantas: não pense que eu simpatize, digo, que eu não repudie completamente a idéia de um Raito na vida real...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #69 Online: 17 de Agosto de 2007, 07:22:51 »
Raito matava bandidos, em sua maioria...

E é aí que pega. 

Sério, cara? Pensei que era axiomática a idéia de que não se pode matar outra pessoa ou contribuir para que isso ocorra, com ela concordando com a idéia ou não.

Oh, não.  Não no meu entendimento, pelo menos.  O que torna um ato moralmente válido (ou não) são suas consequências.  Matar pode ser a única coisa ética a fazer, se as consequências forem claramente melhores do que as de não matar.  É a situação em que L se vê praticamente em toda a história (exceto pelo detalhe de que ele não mata, mas põe outras pessoas em risco) e é inclusive a situação em que Raito se vê quando a TV o informa sobre Kurou Otoharada, que veio a se tornar sua primeira vítima.  Essa foi a única morte moralmente aceitável (e até mesmo necessária) que Raito causou, pois se tratava de legítima defesa de terceiros.  Quando matou Raye Penber Raito já estava além de qualquer esperança de regeneração e precisava ser detido a qualquer custo.  Nem me pergunte sobre Naomi Misora...

Não sei se cabe à ele decidir isso.

Eu sei que não me cabe atropelar pessoas enquanto corro só porque tenho pressa.  Mas não hesitaria em fazê-lo se estivesse em uma situação em que alguém está se afogando em uma piscina e essas pessoas estão no meu caminho, por exemplo.

L não apenas tinha o direito, tinha a obrigação de usar todos os recursos que tinha para evitar o alastramento do mal, desde que causasse o mínimo possível de dano ele próprio no processo.  Como ele pode inclusive ter causado algum alívio em Lind L. Tailor, que afinal de contas não tinha exatamente um futuro promissor pela frente e provavelmente não era lá muito feliz, é duvidoso que L sequer tenha contribuído para causar algum mal nessa situação.  E em troca ele conseguiu informação muito valiosa para deter as mortes de Kira.

"It's a no-brainer", Francisco...

Não acho que a pessoa querer ou estar ciente de que vai morrer seja um motivo para que se deixe ela morrer.

Essa é uma questão controversa, mas como a situação de Lind L. Tailor tinha outros elementos mais decisivos, não chega a se aplicar aqui.

Não, o trecho que postei o compara com L. Mostra que matar os agentes do FBI não foi uma ação aleatória e sádica.

Da parte de Raito?  Realmente não foi aleatória e sádica.  Foi egocêntrica, megalomaníaca, inconsequente e sádica. 

Matar Raye Penber tornou necessário matar outros onze agentes, bem como Naomi Misora.  Se até eu percebo como é difícil deter essa avalanche uma vez iniciada, não acredito que Raito não tenha percebido o tamanho do buraco em que estava se metendo.  Ele sabia que era um caminho sem volta e sem redenção, mas arrogantemente se achava maior do que seus próprios crimes futuros.

E nesse ponto, talvez apenas nesse ponto, era um completo imbecil.

A não ser que ele não dê valor a própria vida, realmente, não foi um sacrifício. Mas eu acho que ele dava valor à ela, sim. :)

Primeiro, ele sempre soube que ia morrer; conhecer um Shinigami ou fazer acordos com ele não muda esse fato básico, só torna o caminho até esse ponto mais complexo e emocionante.  Não é à toa que Ryuki chega a dizer que Raito já é um Shinigami.  Isso é bem verdade; Raito é um Shinigami sim, e dos mais cruéis e desumanos.

Segundo, não sei em que você se baseia para achar que ele valoriza a própria vida.  Se valorizasse não se apegaria tanto a uma fantasia de se tornar um deus vingativo às custas de tantos inocentes.

Vaidade, sim. Mas eu não chamaria o "senso de justiça" dele de fantasia doentia.

"Eu criarei um mundo novo no qual os que são maus (ou simplesmente estão no meu caminho) morrerão porque eu assim desejo e eu serei o Deus desse novo mundo" não é uma fantasia doentia?

Não é óbvio?

Estamos falando sobre a decisão de L de pôr Lind L. Tailor em risco, correto? 

Não, não vejo em que essa decisão põe em dúvida o caráter ou escolhas de L.  Pelo contrário, é algo que testemunha a favor tanto do caráter quanto do brilhantismo dele.

L não se sentia culpado pela existência de um Kira.  E nem deveria.  Não hesitou em tirar proveito da existência de Lind L. Tailor, previamente condenado à morte, e escolher uma situação que poderia levar essa morte a ocorrer por vontade de Kira.

Isso não chega sequer perto de depor contra os valores morais de L.  No máximo informa que ele não é filosoficamente oposto à Eutanásia, e sugere fortemente que ele tem uma perspectiva Utilitarista ou similar.

(No que faz muito bem... :) )
« Última modificação: 17 de Agosto de 2007, 07:27:20 por Luis Dantas »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #70 Online: 17 de Agosto de 2007, 07:28:31 »
Só para constar, Dantas: não pense que eu simpatize, digo, que eu não repudie completamente a idéia de um Raito na vida real...

É isso que não entendo.  Como é que uma criatura desprezível na realidade se torna respeitável em um mundo idealizado?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 02 de Outubro de 2007, 12:30:34 »
Eu só vim assistir o resto filme agora..... :vergonha: O final do filme é muito melhor do que o final do anime!!!!!!!

Sites para baixar o filme completo:

[links retirados pela moderação]
« Última modificação: 02 de Outubro de 2007, 12:43:32 por Oceanos »

Offline FSeNn

• Nível 07
  • *
« Resposta #72 Online: 02 de Outubro de 2007, 12:32:29 »
Se não me engano vão deletar o seu post por "estimular a pirataria" ou algo do tipo.   |(

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 02 de Outubro de 2007, 12:34:20 »
Acho que não. São sites bem conhecidos e os arquivos estão em rmvb hehe. (Pelo menos dificulta a pirataria  :hihi:)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 02 de Outubro de 2007, 12:44:22 »
Se não me engano vão deletar o seu post por "estimular a pirataria" ou algo do tipo.   |(
Não é nem por uma questão ideológica, é uma questão legal mesmo. :(

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!