Na UFPR, cotistas do ensino público têm o melhor desempenho
Na UFPR (Universidade Federal do Paraná), os alunos que ingressaram pelo sistema de cotas para estudantes têm melhor desempenho acadêmico do que os não-cotistas. Mas os que tiveram os benefícios das cotas raciais apresentam rendimento pior do que os alunos regulares -- exceto na evasão.
Os dados do levantamento, realizado pela Pró-Reitoria de Graduação e pela Comissão de Acompanhamento de Cotistas da universidade, foram divulgados nesta quinta (26) e tiveram como base os anos de 2005 e 2006. No processo do vestibular, 20% do total de vagas são reservadas aos cotistas raciais e 20% para os estudantes de escolas públicas.
A nota média dos alunos vindos de escolas públicas é 63, enquanto a dos não-cotistas é de 61. Os estudantes que ingressaram por cotas raciais têm nota menor: 56.
No IRA (Índice de Rendimento Acadêmico), a taxa dos cotistas da escola pública é de 63. A dos não-cotistas é de 62, mas os estudantes das reservas de vagas por raças caem dez pontos: índice de 53. O indicador -- que vai até 100 -- é obtido pela combinação de diversos fatores, como freqüência escolar e notas.
Ainda segundo a pesquisa, 77% do alunos não-cotistas concluem as disciplinas obrigatórias no primeiro ano de curso; entre os cotistas da escola pública, a taxa é de 78%; e entre os alunos das cotas raciais, 70%.
Já na evasão após dois anos de curso, os alunos das cotas raciais têm o menor índice, de 4%, seguido pelos cotistas da rede pública (6%). Os alunos que não usaram os benefícios apresentam índice de 11,6%.
No critério "conclusão dos períodos (semestres ou anos) do curso dentro do prazo" os estudantes das vagas destinadas à escola pública também lideram: taxa de 52%. Os não-cotistas têm índice de 49%, e os das cotas raciais, 39%.
"Nos quesitos nota e IRA, o cotista social [de escola pública] se sai ainda melhor. O que para nós é até uma surpresa, tendo em vista que o desempenho dele no vestibular fica um pouco abaixo", disse a professora Rosana de Albuquerque Sá Brito, pró-reitora de graduação, durante o anúncio da pesquisa.
"Ficamos satisfeitos com o resultado das pesquisas porque vimos que nosso plano de metas tem sentido e que os temores de que os alunos cotistas pudessem não acompanhar os cursos não se comprovaram".
Infelizmente não achei nada sobre o desempenho por matérias, até pra tirar a dúvida quanto desempenho em exatas e humanas.