Autor Tópico: UFRGS adotará regime de cotas racistas  (Lida 3976 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
UFRGS adotará regime de cotas racistas
« Online: 29 de Junho de 2007, 15:29:18 »
Conselho Universitário aprova sistema de cotas na UFRGS
Percentual de vagas e as formas de ingresso ainda precisam ser votadas

O primeiro artigo do projeto que prevê a instalação do sistema de cotas para estudantes negros e egressos de escolas públicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URFGS) foi aprovado no início desta tarde em votação no Conselho Universitário (Consun) por 43 votos a 27. Assim, o sistema de cotas já está garantido para o Vestibular 2008.

Também ficou decidido que o sistema de cotas terá vigência por cinco anos, com avaliação ano a ano. Além disso, garantiu-se a destinação de 30% das vagas para estudantes negros, indígenas e egressos de escolas públicas. Desse total, a metade deve ser reservada para alunos que se declararem negros.

Ontem, a votação do projeto de cotas foi adiada por uma liminar concedida pela Justiça Federal pela juíza Paula Beck Bohn, da Segunda Vara Federal de Porto Alegre, que entendeu que não foi cumprido o prazo estabelecido pelo regimento da universidade para os integrantes do Consun receberem e analisarem o projeto do Programa de Ações Afirmativas. O prazo é de cinco dias úteis.

Porém, nesta manhã, a reitoria conseguiu reverter na Justiça Federal a liminar que impedia a votação sobre adoção do sistema de cotas. Um grupo a favor das cotas passou a madrugada em vigília na reitoria da UFRGS.

http://www.clicrbs.com.br/clicnoticias/jsp/default.jsp?tab=00002&newsID=a1545568.htm&subTab=00023&uf=1&local=1&l=&template=2503.dwt&section=Not%EDcias

-----------------

Perdi meu dia...  :(

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: UFRGS adotará regime de cotas racistas
« Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2007, 15:35:32 »

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2007, 16:03:26 »
Prevejo daqui a alguns anos cotas para Calculo I e Física I.

Só nas exatas, claro. Nas humanas dá pra fingir mais facilmente que se é inteligente.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2007, 16:28:24 »
Não sei por dentro como são os cursos de humanas, mas quanto às exatas, se até os alunos que passam no vestibular por vias normais já têm dificuldade com essas matérias (aqui na UFSCAR a taxa de reprovação em Cálculo I fica em torno de 30%) e o vestibular teoricamente seleciona os melhores estudantes, imagina o que deve acontecer com boa parte da turma que chegar pelas cotas?

Para mim essa história de cotas sociais e raciais é o "jeitinho brasileiro" aplicado à educação. As estatísticas mostram que os estudantes oriundos da escola pública têm dificuldade em passar no vestibular? Se num país sério isso seria um indicador de é preciso melhorar a qualidade da escola pública, no Brasil a solução encontrada é mudar a estatística na marra. Um país sério tentaria tratar a doença, o Brasil tenta fraudar o diagnóstico!

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2007, 16:55:27 »
Não sei por dentro como são os cursos de humanas, mas quanto às exatas, se até os alunos que passam no vestibular por vias normais já têm dificuldade com essas matérias (aqui na UFSCAR a taxa de reprovação em Cálculo I fica em torno de 30%) e o vestibular teoricamente seleciona os melhores estudantes, imagina o que deve acontecer com boa parte da turma que chegar pelas cotas?

Para mim essa história de cotas sociais e raciais é o "jeitinho brasileiro" aplicado à educação. As estatísticas mostram que os estudantes oriundos da escola pública têm dificuldade em passar no vestibular? Se num país sério isso seria um indicador de é preciso melhorar a qualidade da escola pública, no Brasil a solução encontrada é mudar a estatística na marra. Um país sério tentaria tratar a doença, o Brasil tenta fraudar o diagnóstico!

Na verdade acho que o pessoal de humanas é muito mais light. Por que no fundo, dava para reprovar tanto quanto nas exatas. Nas exatas é simples, você errou o cálculo, é zero. Na humanas, já lí provas de outras pessoas e mal dá para entender. Primeiro por que não sabem escrever direito, segundo por que as redações parecem textos de crianças, com idéias terrivelmente simplórias. Fora a cola que rola solta e o professor fica com cara de bunda vendo.

Não reprovam por que não querem. Essa é que é a verdade.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2007, 17:56:52 »
Também, também. Mas a compreensão dos conteúdos de exatas, em si, exige mais dos alunos, penso. Tanto que nas escolas do ensino médio a impressão que se tem é que física e matemática conseguem ser ainda mais odiadas do que as outras matérias.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2007, 18:05:28 »
Também, também. Mas a compreensão dos conteúdos de exatas, em si, exige mais dos alunos, penso. Tanto que nas escolas do ensino médio a impressão que se tem é que física e matemática conseguem ser ainda mais odiadas do que as outras matérias.

Com certeza. A habilidade com números está presente em uma camada bem pequena da população.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2007, 18:45:46 »
Acho que isso de exatas x humanas é questão pessoal. Eu mesmo não conseguiria ter muito sucesso em um curso de humanas (ou biológicas) porque não tenho muita paciência para ler textos longos - eu pego no sono se não tiver alguma conta a cada poucas linhas para me manter acordado  :lazy:

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2007, 20:13:06 »
Nos Estados Unidos, a Suprema Corte decidiu hoje que a reserva de vagas em escolas com base na cor da pele dos estudantes é inconstitucional.

A decisão vale para escolas de dois estados: Kentucky e Washington. Mas serve de referência para o resto dos Estados Unidos.

A reserva de vagas começou a ser usada há mais de 50 anos, para tentar superar a divisão racial no país e permitir que minorias, principalmente os negros, tivessem acesso às melhores escolas. Vários estados passaram a reservar até 50% das vagas para as minorias.

O sistema foi contestado na Justiça por centenas de pais americanos. Um dos casos julgados hoje foi o de uma mãe que processou o departamento de educação da cidade onde mora, no estado do Kentucky. Ela reclamou que o filho teve a matrícula negada duas vezes na escola perto de casa por ser branco. Na única escola onde o menino encontrou vaga, levava três horas para chegar.

Por cinco votos a quatro, a Suprema Corte decidiu que o sistema usado nos dois estados para distribuir vagas com base na cor da pele é inconstitucional, porque é uma espécie de discriminação. O único juiz negro, Clarence Thomas, votou com a maioria e argumentou: a Constituição americana não enxerga a cor dos cidadãos

http://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,AA1575694-3586,00.html

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2007, 20:36:15 »

não acho. humanas, se levadas à sério, podem se mostrar um desafio à altura de cálculo. é só não ficar no emir sader barato e na sociologia de botequim, né.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Temma

• Visitante
« Resposta #10 Online: 30 de Junho de 2007, 12:06:39 »
Na UFPR, cotistas do ensino público têm o melhor desempenho

Na UFPR (Universidade Federal do Paraná), os alunos que ingressaram pelo sistema de cotas para estudantes têm melhor desempenho acadêmico do que os não-cotistas. Mas os que tiveram os benefícios das cotas raciais apresentam rendimento pior do que os alunos regulares -- exceto na evasão.

Os dados do levantamento, realizado pela Pró-Reitoria de Graduação e pela Comissão de Acompanhamento de Cotistas da universidade, foram divulgados nesta quinta (26) e tiveram como base os anos de 2005 e 2006. No processo do vestibular, 20% do total de vagas são reservadas aos cotistas raciais e 20% para os estudantes de escolas públicas.

A nota média dos alunos vindos de escolas públicas é 63, enquanto a dos não-cotistas é de 61. Os estudantes que ingressaram por cotas raciais têm nota menor: 56.

No IRA (Índice de Rendimento Acadêmico), a taxa dos cotistas da escola pública é de 63. A dos não-cotistas é de 62, mas os estudantes das reservas de vagas por raças caem dez pontos: índice de 53. O indicador -- que vai até 100 -- é obtido pela combinação de diversos fatores, como freqüência escolar e notas.

Ainda segundo a pesquisa, 77% do alunos não-cotistas concluem as disciplinas obrigatórias no primeiro ano de curso; entre os cotistas da escola pública, a taxa é de 78%; e entre os alunos das cotas raciais, 70%.

Já na evasão após dois anos de curso, os alunos das cotas raciais têm o menor índice, de 4%, seguido pelos cotistas da rede pública (6%). Os alunos que não usaram os benefícios apresentam índice de 11,6%.

No critério "conclusão dos períodos (semestres ou anos) do curso dentro do prazo" os estudantes das vagas destinadas à escola pública também lideram: taxa de 52%. Os não-cotistas têm índice de 49%, e os das cotas raciais, 39%.

"Nos quesitos nota e IRA, o cotista social [de escola pública] se sai ainda melhor. O que para nós é até uma surpresa, tendo em vista que o desempenho dele no vestibular fica um pouco abaixo", disse a professora Rosana de Albuquerque Sá Brito, pró-reitora de graduação, durante o anúncio da pesquisa.

"Ficamos satisfeitos com o resultado das pesquisas porque vimos que nosso plano de metas tem sentido e que os temores de que os alunos cotistas pudessem não acompanhar os cursos não se comprovaram".

Infelizmente não achei nada sobre o desempenho por matérias, até pra tirar a dúvida quanto desempenho em exatas e humanas.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #11 Online: 30 de Junho de 2007, 12:18:24 »
Pois então, para que cotas?

Temma

• Visitante
« Resposta #12 Online: 30 de Junho de 2007, 12:28:30 »
Pois então, para que cotas?

o que eu consigo inferir do desempenho dos cotistas é que a nota do vestibular não tem correlação com o desempenho destes em aula. mas eu não coloquei a notícia para justificar as cotas, apenas achei relevante para o assunto tratado no tópico, o suposto deficit educacional dos alunos cotistas.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Junho de 2007, 12:34:22 »
Os cotistas que entraram pelo critério de raça apresentam um desempenho bastante inferior. E mesmo que não fosse, a questão é antes ética.

De qualquer forma, deve-se lutar por uma reforma no vestibular, para garantir que este classifique realmente os que merecem (devendo ser observado, contudo, que a diferença entre cotistas de escola pública e não cotistas é bem pequena). Facilitar o ingresso por critérios sociais é classismo.
« Última modificação: 30 de Junho de 2007, 12:36:27 por Procedure »

Temma

• Visitante
« Resposta #14 Online: 30 de Junho de 2007, 13:12:45 »
Os cotistas que entraram pelo critério de raça apresentam um desempenho bastante inferior.

inferior apenas, e nem de longe o alardeado pelos que se opõem as cotas.

E mesmo que não fosse, a questão é antes ética.

então qual o sentido de ficar divagando sobre um suposto mau desempenho dos cotistas?

De qualquer forma, deve-se lutar por uma reforma no vestibular, para garantir que este classifique realmente os que merecem (devendo ser observado, contudo, que a diferença entre cotistas de escola pública e não cotistas é bem pequena). Facilitar o ingresso por critérios sociais é classismo.

deve-se lutar por reformas no vestibular e também em todo o sistema educacional que é uma bosta completa. isso não é novidade pra ninguém, correto? voltando a questão, o desempenho dos alunos oriundos de escola pública é superior, mas não fala nada sobre o desempenho no vestibular. Supõe-e que seja pior do que os não-cotistas.

quanto a questão do classismo, não estou MESMO com saco pra discutir isso. só acho importante desfazer esse "mito" sobre o desempenho dos cotistas, ou ao menos vê-lo mais de perto, fugindo (um pouco) dos achismos.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 30 de Junho de 2007, 13:25:58 »
Mas a questão não envolve notas. Envolve o absurdo de se dividir as pessoas pelas quantidades de melanina e dinheiro na hora de fazer o vestibular. As conseqüencias a longo prazo das cotas são obscuras e, na minha opinião, criar separações articiais entre candidatos será desastroso. Um retrocesso muito grande na busca por uma sociedade onde a cor de alguém realmente não importe.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #16 Online: 30 de Junho de 2007, 14:03:02 »
Chega de apartheid intelectual! Cotas para burros JÁ!
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 30 de Junho de 2007, 15:37:34 »
Interessante essa notícia que o temma postou. Fiquei surpreso em saber que os alunos oriundos da rede pública que ingressam na faculdade por cotas tem desempenho (um pouco) melhor de do que o dos estudantes que não participam desse sistema, mas mesmo assim eu acho que a conclusão que se deve tirar disso não é a de que cotas sociais são boas, mas sim que o vestibular tradicional não seleciona os melhores alunos e isso deveria ser corrigido, deveria-se procurar entender quais são os motivos que levam um aluno a ter bom desempenho na faculdade e procurar identificar essas qualidades nos exames de seleção.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 30 de Junho de 2007, 16:46:11 »
Tinha um professor que dizia que o vestibular não realmente selecionava os melhores alunos e que eles sabiam disso. Mas não tinham jeito melhor de selecionar e apesar de tudo, os que vinham pelo vestibular eram suficientemente bons.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 30 de Junho de 2007, 17:17:04 »
Eu já acho que essa pesquisa só fala pela UFPR e nada mais. 1%~2% é muito pouco também, pode ter sido só uma anomalia.

Achismo bobo meu, para explicar isso, é que alunos oriundos de escolas públicas que tiveram uma chance que não teriam normalmente, e por isso se esforçam mais nas atividades, já que dão mais valor, contrariamente aos alunos adestrados em escolas particulares e cursinhos.

Outra coisa, não sei como necessariamente é o critério de seleção da UFPR, mas pode ser que o aluno tenha estudado o ensino médio em escolas particulares (quiçá só um cursinho), o ensino básico em escolas públicas, tenha se cadastrado como oriundo de escola pública e tenha passado pelo sistema de cotas. O que não mudaria muita coisa.
« Última modificação: 30 de Junho de 2007, 17:21:03 por Oceanos »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 30 de Junho de 2007, 17:25:14 »
A gente pode considerar uma coisa que talvez explique esse bom desempenho dos alunos oriundos da rede pública: por mais que eles tenham um déficit de aprendizado com relação aos da privada (assumindo por hipótese que esse déficit exista), na universidade todo mundo volta à estaca zero. O que se ensina na universidade não depende tanto assim dos conteúdos ensinados na escola, e naquilo em que eles dependem os estudantes da rede pública conseguem aprender esses conteúdos lá mesmo dentro da universidade sem grande dificuldade.

Outra hipótese (menos séria, relaxem :lol:): os cotistas geralmente têm menos recursos do que os não-cotistas, por isso enquanto estes torram a grana que os pais têm sobrando indo a festas, aqueles ficam em casa estudando ::)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 30 de Junho de 2007, 17:32:37 »
A gente pode considerar uma coisa que talvez explique esse bom desempenho dos alunos oriundos da rede pública: por mais que eles tenham um déficit de aprendizado com relação aos da privada (assumindo por hipótese que esse déficit exista), na universidade todo mundo volta à estaca zero. O que se ensina na universidade não depende tanto assim dos conteúdos ensinados na escola, e naquilo em que eles dependem os estudantes da rede pública conseguem aprender esses conteúdos lá mesmo dentro da universidade sem grande dificuldade.
Sem dúvida alguma. Sem contar que na universidade o conteúdo é mais direcionado para a área do curso. Eu sou um zero a esquerda em biologia e história enquanto sou melhor em disciplinas relacionadas ao meu curso (análise, programação, lógica, teoria). Eu poderia muito bem me dar mal na parte de biologia do vestibular, um cara mediano em tudo se dar bem e pegar "minha" vaga. Isso não o tornaria melhor no curso do que eu, só o tornaria melhor que eu no vestibular.

Outra hipótese (menos séria, relaxem :lol:): os cotistas geralmente têm menos recursos do que os não-cotistas, por isso enquanto estes torram a grana que os pais têm sobrando indo a festas, aqueles ficam em casa estudando ::)
Eu quase postei isso... Não acho que não possa ser um fator também.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 30 de Junho de 2007, 17:45:43 »
Sem dúvida alguma. Sem contar que na universidade o conteúdo é mais direcionado para a área do curso. Eu sou um zero a esquerda em biologia e história enquanto sou melhor em disciplinas relacionadas ao meu curso (análise, programação, lógica, teoria). Eu poderia muito bem me dar mal na parte de biologia do vestibular, um cara mediano em tudo se dar bem e pegar "minha" vaga. Isso não o tornaria melhor no curso do que eu, só o tornaria melhor que eu no vestibular.

Não apenas com respeito a essas matérias, mas até com relação às matérias que formam a base do próprio curso. Por exemplo, falando pelas ciências exatas, eu acho que quando aprendemos Cálculo parece mais que a Matemática está começando de novo do que que estamos seguindo uma seqüência iniciado no colégio.

Eu quase postei isso… Não acho que não possa ser um fator também.

Indiretamente você disse isso ao falar que os cotistas estudam mais. Mas se é assim, porque os cotistas raciais não têm o mesmo desempenho? E não seria muita coincidência os cotistas se esforçando tirarem praticamente a mesma nota que os não-cotistas vadiando?

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #23 Online: 30 de Junho de 2007, 18:10:46 »
Na minha modesta opnião, vestibular não escolhe o melhor médico nem o melhor advogado, mas pelo menos exclui aquele que não tem condições de ser nenhum, pois advogado que não sabe ler num dá né?

Mas ai apelar para quotas? Qual o tamanho da população 'negra' do RS? É muito pequena, e os brancos menos favorecidos?

Gente... aprendam... cor não interferem em nada, o governo tem que parar de diferenciar pessoas por cor de pele

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 30 de Junho de 2007, 19:09:56 »
falando pelas ciências exatas, eu acho que quando aprendemos Cálculo parece mais que a Matemática está começando de novo do que que estamos seguindo uma seqüência iniciado no colégio.
HUH? Do que você está falando?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!