Uh???
Podem dar exemplos?
Achei aquilo tudo um continuação tão natural da matemática pré-cálculo… Mas talvez porque eu não tenha visto, de fato, matemática no ensino médio. Fiz um profissionalizante - e noturno - que dava mais enfase em matemática financeira - quando o professor ia. Então estudei pro vestibular por conta própria. Sei lá.
Este aqui é o conteúdo programático padrão da matemática do ensino médio. Vou negritar o que considero indispensável para a faculdade. Coisas indispensáveis, mas que são absurdamente triviais estarão também em itálico. Claro que isso é minha opinião pessoal, você pode dicordar.
MATEMÁTICA
Probabilidade, Cálculos e Outros
Análise combinatória, Fatoração, Análise combinatória, Binômio de Newton, Probabilidade,
Média aritmética,
Grandezas proporcionais,
Regras de três: simples e composta, Juros, conjuntos numéricos, Números complexos,
Função Polinomial,
Polinômios,
Equações algébricas, Determinantes,
Sistemas lineares, Análise Dimensional, Produtos Notáveis,
Regra de Três,
Porcentagem,
Geometria e Trigonometria
Geometria plana, Relações Angulares em Triângulos, Polígonos e quadriláteros notáveis, Teorema de Tales,
Semelhança de Triângulos,
Teorema de Pitágoras, Lugares Geométricos, Áreas de figuras planas 7. Relações trigonométricas nos triângulos e retângulos,
Funções trigonométricas no ciclo trigonométrico,
Funções trigonométricas no ciclo trigonométrico, Arcos, Relações trigonométricas nos triângulos quaisquer, Circunferência, Cônicas, Prismas ecilindros, Pirâmides, Cones e troncos, Esfera e Partes, Geometria Métrica, Relações e Tabela, Adição e Subtração de Arcos, Ângulos, Elementos Notáveis de um Triângulo, Desigualdades Triangulares, Quadriláteros Notávei, Polígonos, aralelas, Transversais e Ângulos, Teorema do Triângulo Retângulo (TTR) e Teorema do Quadrilátero Inscrito (TQI), Triângulos Semelhantes, Potência de Ponto,
Relações Trigonométricas no Triângulo Retângulo, Teoria dos Senos,
Teorema dos Cosenos e Natureza de um Triângulo, Áreas das Figuras Planas,
Geometria Analítica,
A Reta no Plano Cartesiano, Paralelismo e Perpendicularismo, Prisma,
Operações, Álgebra e Matrizes
Potenciação,
Radiciação,
Fatoração, Conjuntos,
Funções,
Propriedades das Funções,
Funções do 1º e 2º Graus, I
nequações do 1º e 2º Graus, Vértice da parábola,
Função Exponencial e Logaritmos,
Função Logarítmica, Módulo em um número real, Progressão Aritmética, Progressão Aritmética, Progressão Geométrica, Progressão Geométrica, Matrizes, Matrizes e determinantes,
Funções,
Logarítimo,
Equação Exponencial, Progressão Aritmética, Análise Combinatória
Fonte:
http://www.mundovestibular.com.br/areas/matematica.aspEu marquei vinte nove itens como necessários e só nove deles eu não considerei triviais.