Até dentro do mesmo país o preconceito existe. Já fui discriminado aqui em São Paulo por ser da Bahia. Existem lugares no Brasil onde "baiano" é uma ofensa e também é comum em alguns lugares a expressão "fazer uma baianada", significando fazer uma estupidez.
Aqui na minha região existe esta expressão "baianada" também. Além de ser comum o fato das pessoas falar que foi ao banheiro e viu uns "baianos" boiando...
Mas estas expressões estão tão arraigadas na cultura daqui que eu acredito que as pessoas falam elas, mas não associam em sí ao povo baiano.
Mas de qualquer forma, 99 em cada 100 aqui na região, não tem nordestinos em boa conta. A maioria associa o povo do nordeste a preguiça, falta de vontade de trabalhar, sugadores de recursos da federação, e a serem a causa da eleição do Lula.
O fato é que o nordeste, região mais pobre do país, é dividido em trocentos Estados. Assim elegem muitos políticos e dominam o senado. Vejo muita gente reclamar disso.
No caso específico da federação, eu concordo com o povo daqui, afinal, o Estado de Sergipe é uma piada. Rio Grande do Norte, Alagoas e Pernambuco deveriam ser um Estado só. Sergipe deveria pertencer a Bahia ou a este outro Estado formado por Alagoas e Cia Ltda.
E tem gente querendo criar o Maranhão do Sul!!!