Autor Tópico: Em qual país do mundo você gostaria de viver?  (Lida 5364 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Em qual país do mundo você gostaria de viver?
« Resposta #75 Online: 03 de Julho de 2007, 21:46:41 »
Bom… basta pegar mapas-mundi de 200 anos, outro de 100, outro de 50  e um atual… essencialmente tudo ruma para a descentralização. Nem é muito difícil entender os sentimentos dos gaúchos em relação ao acúmulo de poder em Brasília e a pouca autonomia dos estados, é um processo histórico… e universal… gostando ou não, esta é a tendência.

Isso é complicado de se analisar. Se por um lado há divisões, por outro há formação de blocos e uma tendência a passar por cima de fronteiras na busca por novos mercados e parceiros.

Além disso, não podemos desprezar o impacto das evoluções incríveis nas comunicações e nos transportes no último século que aproximaram todos os países e permitiram que se criasse aquela idéia de "aldeia global". Talvez as coisas caminhem para a descentralização em alguns lugares, mas com certeza a dependência entre os diferentes povos é gigante e a aproximação entre eles deve continuar crescendo.

Mas as fronteiras derrubadas com as formações dos blocos são apenas em alguns campos… comercial, trabalhista, tributária… mas não existe uma fusão política… a França, por exemplo, nunca deixará de ser França para ser Alemanha.
Mas se por um lado existe um agrupamento em blocos, por outro houve a queda de um bloco, como no caso da União Soviética, onde muitos países formam desbrobando-se em dois ou mais.

Muitos podem ter a visão que nós, gaúchos com visões simpáticas ao separatismo, somos racistas… triste engano, busca-se é uma autonomia política para tentar equacionar as nossas dificuldades políticas, boa parte dela causada por estar o sul atrelado a uma visão centralizadora e arcaica que não consegue explorar as potencialidades de cada região de acordo com suas capacidades… ficamos atrelados a uma "receita de bolo" uniformizada, que na prática, não vem mostrando muitos resultados. O mais conservador dos gaúchos é muitas vezes mais progressista que muito "progressistas" de definem as políticas nacionais. Dói demais a um gaúcho se sentir algemado a um poder centralizado e estagnante.

Mas o gaúcho, enquanto povo, no geral, tem bem menos preconceito contra o povo nordestino, por exemplo, do que tem os paulistas no geral… é mito esta estória de gaúcho ser racista.

Nossa atual governadora, por exemplo, é uma paulista e não gaúcha... no entanto foi eleita pela maioria.  :wink:

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #76 Online: 03 de Julho de 2007, 21:51:24 »
 :louva: Falou tudo Spitfire.

:| Ao menos pelo que vejo, a situação do RS está difícil.

Estamos com muitas dívidas e literalmente INDO PRO BURACO.

As indústrias estão indo embora e o preço dos produtos agrícolas está muito baixo.

Em alguns momentos, realmente penso que o separatismo não é uma idéia tão ruim assim, nosso estado está enfrentando graves problemas (ao menos no meu ver) e o governo federal simplesmente não está nos dando apoio nenhum.

|( E NÃO SOMOS PRECONCEITUOSOS NÃO.

Ao menos não todos nós.  :P

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 03 de Julho de 2007, 21:56:48 »
Eu me sinto muito ofendido como cidadão brasileiro quando vejo alguém descriminando um nordestino… e fico muito mais (muito mais é brabo... mas foi uma redundância necessária)  ofendido, como cidadão gaúcho, quando vejo um gaúcho discriminando um cidadão de outro estado.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #78 Online: 03 de Julho de 2007, 22:06:37 »
Acho isso tudo muito vago, Luiz. Aliás, qual a sua definição de cidadania?

Senso de participação na comunidade e de responsabilidade pelos rumos da mesma.

E de que forma o fato de os sulistas fazerem parte do país impede sua prática?

Atrelados às autoridades federais brasileiras, os sulistas se vêem subpresentados em comparação com o nordeste (pelo menos); tem de lidar com as demoras e dificuldades de entendimento de um grupo político maior e menos motivado do que eles próprios; e também se vêem obrigados a participar da política clientelista e retrógrada do Brasil como um todo.

Não vejo por que eles - ou quem quer que seja - deveria se sentir obrigado a ser parte dessa realidade.

Quanto à questão do separatismo, fica a pergunta: isso seria realmente benéfico para os estados
do sul, do ponto de vista econômico?

É quase certo que sim.  Provavelmente seria benéfico para os demais Estados do atual Brasil também, pois a existência de uma maior autonomia política levaria a maior competitividade e mais incentivo para o intercâmbio comercial.

Sei que muitos dos que defendem a separação, no fundo, acreditam que a pobreza do norte e do nordeste seria um estorvo [1] ao seu desenvolvimento, e que a economia desses estados estaria melhor se eles fossem autônomos, ou soberanos. Mas será isso verdade?

Na minha opinião é um tanto relativo falar em pobreza desta ou daquela região; o que torna as regiões prósperas são os recursos naturais (e nisso não acho que região alguma do Brasil está particularmente deficiente), mas também e principalmente as atitudes e atos de suas populações.

Veja quanta energia se gasta na política atual simplesmente para tentar alternar políticos do sul/sudeste com políticos do norte/nordeste em cargos estratégicos, ou para chegar a acordos entre regiões distantes que nem sempre tem verdadeiros motivos para buscar as mesmas políticas nacionais.  Ou o exemplo do Super Simples, que está sendo discutido em outro tópico.

Se tivéssemos mais Estados soberanos no que atualmente é o Brasil, teríamos mais estratégias políticas e econômicas sendo experimentadas ao mesmo tempo.  Além de maior agilidade, isso nos proporcionaria mais condição de aprender uns com os outros.

Não é uma pergunta retórica. Alguem saberia responder? E, no caso de separação: o que impediria SP, por exemplo, de elevar os impostos de exportação para o sul? Ou Pernambuco aumentasse as taxas para o álcool?

Em princípio nada; mas essa é uma negociação de oferta e procura como qualquer outra.  Se as taxas e impostos estiverem altas demais, haverá dificuldade em realizar negócios e incentivo a que outros Estados se ofereçam como fornecedores alternativos.

Além do que, pode-se argumentar que se há condição de aumentar significativamente esses impostos sem atingir a demanda, então esses impostos devem ser aumentados para que (usando seus exemplos) São Paulo e Pernambuco deixem de ser explorados (não estou afirmando nem negando que haja tal condição).

[1] Sei que existe um elemento de racismo também, mas acho melhor evitar falar disso.

Não acho que separação política faça muita diferença nesse particular.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #79 Online: 04 de Julho de 2007, 04:04:43 »
Ou então separar de vez. Não é questão de ser melhor ou pior que o resto do Brasil, é questão de parar de ser explorado e sugado pelo poder centralizado em Brasília e de quebrar o desiquilíbrio político atual, onde o nordeste abusa do poder que tem por que dividiu o seu território em uma montuera de Estados pequenos que mal conseguem se sustentar, mas que elegem muitos políticos.
Concordo... o Sul tem só 3 estados, e não recebe muitas verbas do governo federal... a saúde...a educação...são bancadas pelo estado e pelos munícipios, o que é injusto porque as pessoas do sul também pagam imposto... por isso muita gente tem aquela idéia de que o sul sustenta o país mas a verdade é que a maioria dos impostos (federais) que a gente paga não é revertido em melhorias para a nossa região, e no nordeste e no norte a gente sabe da quantidade de dinheiro que é desviada pelos coronéis e políticos corruptos de lá...

E o Brasil é muito grande, é dificil administrar um país desse tamanho, eu acho que o melhor seria dividir o Brasil e formar uns 3 países pelo menos (dessa divisão)...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #80 Online: 04 de Julho de 2007, 09:38:34 »
Ou então separar de vez. Não é questão de ser melhor ou pior que o resto do Brasil, é questão de parar de ser explorado e sugado pelo poder centralizado em Brasília e de quebrar o desiquilíbrio político atual, onde o nordeste abusa do poder que tem por que dividiu o seu território em uma montuera de Estados pequenos que mal conseguem se sustentar, mas que elegem muitos políticos.
Concordo… o Sul tem só 3 estados, e não recebe muitas verbas do governo federal… a saúde…a educação…são bancadas pelo estado e pelos munícipios, o que é injusto porque as pessoas do sul também pagam imposto… por isso muita gente tem aquela idéia de que o sul sustenta o país mas a verdade é que a maioria dos impostos (federais) que a gente paga não é revertido em melhorias para a nossa região, e no nordeste e no norte a gente sabe da quantidade de dinheiro que é desviada pelos coronéis e políticos corruptos de lá…

E o Brasil é muito grande, é dificil administrar um país desse tamanho, eu acho que o melhor seria dividir o Brasil e formar uns 3 países pelo menos (dessa divisão)…

Eu não gosto da idéia de países independentes, mas seria melhor do que atualmente. Não sei se o Sul prosperaria economicamente sozinho, mas acho dificil a situação ser pior do que hoje. Falaram ai de petróleo e álcool. O Sul não seria o primeiro país dependente de petróleo, além de que, o norte do Paraná é quente e grande produtor de cana de açucar. O Brasil é que ficaria refém do Sul em decorrência da dependência de energia elétrica, que é quase toda produzida aqui.

Vale lembrar também que o Sul possui duas filiais, o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, cujas populações são em grande parte formada de gente que migrou recentemente do Sul. O MS inclusive está atingindo níveis de desenvolvimento semelhantes aos demais estados da região Sul.

Eu me contentaria com uma federação de verdade ou uma confederação. E claro, ou se extingue o senado, ou então divide-se os Estados do Sul em no mínimo 6 pedaços.   
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 04 de Julho de 2007, 11:25:36 »
O Oeste da Bahia já virou filial do Rio Grande do Sul também. Quando ainda morava na Bahia eu tive um affair com uma baiana de sotaque gaúcho :o

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 04 de Julho de 2007, 11:28:33 »
Já que estamos falando no assunto da autonomia política dos estados e municípios, alguém aí sabe o que foi feito do profeto do Partido Federalista?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 04 de Julho de 2007, 14:03:20 »
não conseguiu o número de assinaturas ainda, wilái.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 04 de Julho de 2007, 14:31:34 »
Não era o Partido Federalista que propunha eleições para o poder judiciário?  :|

Não vão conseguir 500 mil assinaturas tão fácil assim.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 04 de Julho de 2007, 18:08:51 »
Se eles têm tanta dificuldade para conseguir 500 mil assinaturas, que dizer de 500 mil votos quando começarem a disputar eleições para valer ::)

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 04 de Julho de 2007, 19:01:09 »
O que eles precisariam mesmo era de um nome famoso para divulgar o partido. Mas são todos uns anônimos. No lugar deles, ao invés de ficar catando assinaturas minguadas por aí, procuraria apoio de um grande empresário ou de um político de relevância para dar um empurrão no projeto. Foi relativamente fácil para o PSOL, por exemplo, conseguir as assinaturas necessárias, só o nome da Heloisa Helena já teria bastado.

Ou então que entrassem em um partido que já existe e, ao poucos, fossem procurando ganhar espaço dentro dele. Do zero, assim, é bastante complicado.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 04 de Julho de 2007, 19:44:56 »
Isso aqui, por exemplo, é algo que apóio:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1413192

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 04 de Julho de 2007, 19:49:09 »
Pô, Fernando, você vai me fazer me dar ao trabalho de logar no Orkut? Ah, não estou com preguiça. Vou esperar alguém dizer o que é...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 04 de Julho de 2007, 21:17:55 »
Não conto! Não conto! :P

É uma comunidade chamada "Maragatos modernos", um grupo de gaúchos com ideais federalistas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!