Autor Tópico: Tornando-se um agnóstico (Depoimento completo)  (Lida 9569 vezes)

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
Tornando-se um agnóstico (Depoimento completo)
« Online: 04 de Julho de 2007, 01:49:36 »
Olá pessoal, meu nome é Alexandre e como vocês já devem saber eu sou um neófito aqui, achei interessante o depoimento do Phillips, isto é, de como ele se tornou um ateu, assim vou tentar relatar porquê me tornei um ateu implícito também. Quem tiver paciência de ler meu depoimento, eu agradeço…
Eu nasci em lar cristão evangélico, sempre gostei de estudar acuradamente a escrituras sagradas e frequentar os cultos na minha igreja evangélica, no entanto eu nunca estive convecido se minha religião era de fato verdadeira, por conseguinte eu sempre acreditei em Deus por intuição, ademais eu nunca tive coragem de questionar a sua existência…

Quando eu formei na faculdade, me sobrou um tempo maior para estudar e eu procurei pesquisar todas as facetas da cristandade e daí cheguei a conclusão que os adventistas do sétimo dia possuíam a verdade no que respeita as escrituras sagradas, mas como aconteceu tudo isso? Depois de ler diversos estudos dos adventistas on line e of line eu descobri que o ensino deles era o mais compatível com a palavra de Deus, daí fui visitar a igreja deles convicto de que estava na religião certa, isto é, na igreja que pregava a genuína verdade endossada nas escrituras pelos profetas. Fiquei nesta igreja uns três meses e já estava próximo para iniciar o batismo na advenstista, no entanto algumas coisas começaram a dar errado, primeiramente eu começei a entrar em contenda com a familia da garota adventista que estava dando força para eu ficar na igreja, a única garota da igreja que conversava comigo começou a me tratar com displicência, posteriormente iniciou-se um complexo em minha mente e eu procurei não ir mais na igreja dela, assim esta garota foi aqui em casa conversar com os meus pais porque eu não estava indo mais na igreja dela, só que eu não quiz receber ela a priori porque ela só foi na minha casa depois de 3 semanas que eu parei de ir na igreja, meu pai como é um fofoqueiro de plantão logo neste dia contou um segredo muito forte sobre mim para esta garota que comprometeu totalmente nossa amizade, daí depois de alguns dias ela voltou a ir em minha casa para voltar a me convidar para ir na igreja dela, só que já era tarde demais, nesse lapso de tempo de 4 semanas eu já estava bastante angustiado com minha retirada da igreja e comecei a ler alguns escritos de kant, daí eu decidi me tornar um ateu analogamente a kant e assim tive que declarar isto para a minha amiga sem pestanejar…

O fato é que, eu encontrei a igreja cristã verdadeira segundo as escrituras mas o hipotético Deus dos cristãos não comungou com a minha descoberta, sei lá pessoal, acho que se Deus existisse, tudo daria certo e hoje eu seria um adventista convicto. No entanto, aconteceu o contrário, tudo deu errado. Se eu hoje voltasse a ser um cristão, eu seria um adventista porque depois de estudar a teologia deles eu só fiquei convencido com o ensino deles, mas hoje eu não quero saber mais de religião, foda-se Deus, foda-se igreja adventista do sétimo dia, foda-se Jesus, foda-se a biblia, aliás, eu esqueci de relatar, no dia em que me tornei um agnóstico eu rasguei a bilbia e o hinário adventista…

Hoje eu questiono  a existência de Deus, de fato eu não posso provar que ele existe empiricamente, no entanto a recíproca também será verossímil já que não posso demonstrar empiricamente que Deus não existe, portanto eu não serei devoto de nenhuma religião cenobítica, tão pouco eu seria um ateu, na verdade eu sou um agnóstico convencido de que a metafísica especulativa é insondável. O ateísmo e o teísmo são duas concepções bem díspares, entretanto estas duas compreensões da realidade são estéreis no meu ponto de vista já estas se reduzem a um inócuo dogmatismo. Destarte, só me resta acreditar no “nada” que é o supra-sumo do bom senso niilista, segundo Artur Schopenhauer. No modo niilista de enxergar á realidade só existe uma única idéia em que o niilista realmente acredita, a saber, o fato da sua própria existência. O niilista tem absoluta certeza de que ele existe como ser pensante, está sua convicção está implícita na sua capacidade de duvidar dos axiomas atinentes á metafísica, á intuição e a fé. Em suma, o niilista não admiti a experiência sensorial e nem a intuição ascética como verdades indubitáveis.
Eu não pretendo buscar felicidade com esta filosofia, até porque todo niilista convicto deseja piamente a sua morte como estado final de bom êxito, grande parte dos niilistas se suicidam, mas eu não vou chegar á esse extremo…
É isso aí pessoal…

Muito obrigado !!!

« Última modificação: 04 de Julho de 2007, 01:53:52 por Alexandre Malta »
"Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força." Hipácia (Matemática de Alexandria, assassinada por uma turba Cristã em 415 DC)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Tornando-se um agnóstico (Depoimento completo)
« Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2007, 07:58:37 »
Não nos conhecemos?  Eu me lembro vagamente de um Alexandre M. Malta.

Seja como for, bem-vindo; temos um tópico de apresentação na área Papo-furado, apareça por lá se não o fez ainda.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

One

• Visitante
« Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2007, 09:40:59 »
Abandono por revolta e não por discernimento...

Desejo que encontre a paz interior, aprenda a apreciar as coisas simples, isto se conseguir, porque eu não sei o que isso é :)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2007, 11:04:01 »
Caramba, Alexandre... Vou ter que concordar com as palavras do One.

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
« Resposta #4 Online: 04 de Julho de 2007, 23:44:08 »
One, suas ponderações foram bem indefinidas, como você me aconselha algo em que não sabe exatamente o que é?
Eu discordo visceralmente de você, não estou revoltado com Deus como você alega, eu apenas conclui que ele não existe diante da ocorrência dessas incontinências em minha vida cenobítica. Ademais, afirmar que Deus não existe é temerário demais já que não temos conclusões definitivas no que respeita a metafísica especulativa.
Abraços!
« Última modificação: 05 de Julho de 2007, 00:51:46 por Alexandre Malta »
"Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força." Hipácia (Matemática de Alexandria, assassinada por uma turba Cristã em 415 DC)

One

• Visitante
« Resposta #5 Online: 05 de Julho de 2007, 03:48:59 »
One, suas ponderações foram bem indefinidas, como você me aconselha algo em que não sabe exatamente o que é?
Eu discordo visceralmente de você, não estou revoltado com Deus como você alega, eu apenas conclui que ele não existe diante da ocorrência dessas incontinências em minha vida cenobítica. Ademais, afirmar que Deus não existe é temerário demais já que não temos conclusões definitivas no que respeita a metafísica especulativa.
Abraços!

Como poderia eu ser mais especifico, afinal não o conheço o suficiente.

Agora entendo melhor sua posição.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Julho de 2007, 22:05:42 »
Uma coisa que me deixo meio ca pulga atrás da orelha....

Vc não acredita em deus só por causa que algumas coisas ali outras acolá não deram certo em sua vida?

APODman

• Visitante
« Resposta #7 Online: 16 de Julho de 2007, 09:56:06 »

Vc não acredita em deus só por causa que algumas coisas ali outras acolá não deram certo em sua vida?

Eu acho um tanto quanto frágil qaundo alguém toma este ponto para adotar o agnosticismo ou o ateismo.

Isto costuma gerar aqueles "ateus/agnósticos convertidos" que as igrejas adoram exibir como testemunhos de como o ateimos/agnosticismo é uma ilusão e apenas deus é a verdade.

Me recordo de um debate no Supeprop em que tb estava presente um "ateu por revolta". O pastor presente no debate desmontou o rapaz e aparentemente demonstrou que ateus são apenas pessoas frustadas e que em algum momento sempre voltam para deus.

Aquilo me deixou em um situação embaraçosa pois o pastor acabou por dominar o debate devido a natureza frágil do ateismo do rapaz.

[]´s

Luz

• Visitante
« Resposta #8 Online: 16 de Julho de 2007, 10:32:51 »
Eu acho um tanto quanto frágil qaundo alguém toma este ponto para adotar o agnosticismo ou o ateismo.

Isto costuma gerar aqueles "ateus/agnósticos convertidos" que as igrejas adoram exibir como testemunhos de como o ateimos/agnosticismo é uma ilusão e apenas deus é a verdade.

Me recordo de um debate no Supeprop em que tb estava presente um "ateu por revolta". O pastor presente no debate desmontou o rapaz e aparentemente demonstrou que ateus são apenas pessoas frustadas e que em algum momento sempre voltam para deus.

Aquilo me deixou em um situação embaraçosa pois o pastor acabou por dominar o debate devido a natureza frágil do ateismo do rapaz.

[]´s

Não sei vocês, suas experiências com outros ateus que conhecem, mas eu, na grande maioria dos casos, tenho essa mesma impressão - de revolta. Foram poucos os ateus que conheci que me passaram impressão diferente.

O fórum parece ser uma exceção, mas mesmo aqui, tenho muito essa impressão, algumas vezes.

Talvez esse seja o problema - ateus são uma minoria onde a maioria passa essa impressão.

Infelizmente, essa mentalidade é comum - percebo, quando digo que fui atéia, logo escutam - convertida. Não é por aí.
« Última modificação: 16 de Julho de 2007, 10:35:19 por Luz »

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #9 Online: 16 de Julho de 2007, 14:05:46 »
Visão um tanto egocêntrica, se colocando no centro do universo, apenas se deu conta das incoerências da religião quando sofreu algum problema pessoal?
 :???:

Sinceramente, não consigo entender como alguém pode seguir essa igreja Adventista,  se um deus e demasiado ignorante para criar regras tão absurdas, só me resta repudia-lo com todas as minhas forças.

As pessoas tendem a rotular os ateus como sendo pessoas amargas , pessoas que sofrem de uma profunda desilusão.
Se o fato de perceber que nos não somos o supra sumo da criação divina e, que tudo que existe no universos não existe em função do nosso desfrute, se isso for desilusão, então eu sofro disso, não preciso massagear meu ego para ser feliz.

Somos tachados de pessimistas quando que na verdade somos realistas, não nos escondemos debaixo da saia de deuses, nem atribuímos nossas ações a divindades, o que pode parecer revolta para outras pessoas no fundo é apenas um ato de sinceridade.

Como diria  Nietzsche:
"prefiro ser verdadeiro a ser feliz"
 "Não posso acreditar num Deus que quer ser louvado o tempo todo."

Grande Abraço
 :ok:
« Última modificação: 16 de Julho de 2007, 14:09:54 por Shinigami-Ateu »
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Luz

• Visitante
« Resposta #10 Online: 16 de Julho de 2007, 14:24:56 »

Ahhh não é tanto assim... aqui mesmo podemos encontrar exemplos de ateus bastante otimistas com a vida, apesar de realistas e que não transparecem qualquer revolta.

Talvez o ateísmo esteja mais ligado a um tipo de personalidade, e às vezes, parece estar, mas isso não define todos os ateus.

Infelizmente, NA MÉDIA, a coisa transparece isso - na minha opinião, é claro - mas como diz a minha assinatura: é claro que posso estar enganada.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Julho de 2007, 14:34:49 »
Talvez o ateísmo esteja mais ligado a um tipo de personalidade, e às vezes, parece estar, mas isso não define todos os ateus.

Concordo nesse ponto, vários ateus que conheço tem um perfil(personalidade) similar, sou tachado de revoltado também, e isso me deixa revoltado de verdade, rs...rs....rs.... :histeria: :histeria:

Que parâmetros você usa para decidir se alguém é revoltado?

Grande Abraço
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Luz

• Visitante
« Resposta #12 Online: 16 de Julho de 2007, 15:10:35 »

Concordo nesse ponto, vários ateus que conheço tem um perfil(personalidade) similar, sou tachado de revoltado também, e isso me deixa revoltado de verdade, rs...rs....rs.... :histeria: :histeria:

:lol:

Que parâmetros você usa para decidir se alguém é revoltado?

Grande Abraço

O parâmetro que uso é o anti-teísmo, que muitas vezes se confunde com ateísmo. Não que eu tenha algo contra uma atitude crítica, ao contrário, mas algumas vezes ultrapassa os limites que considero mais sensatos. O que até compreendo, para ser muita sincera - não é nada fácil ser ateu numa realidade predominantemente teísta e muitas vezes, preconceituosa.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #13 Online: 16 de Julho de 2007, 15:36:19 »
O parâmetro que uso é o anti-teísmo, que muitas vezes se confunde com ateísmo. Não que eu tenha algo contra uma atitude crítica, ao contrário, mas algumas vezes ultrapassa os limites que considero mais sensatos. O que até compreendo, para ser muita sincera - não é nada fácil ser ateu numa realidade predominantemente teísta e muitas vezes, preconceituosa.

Realmente isso ocorre, um ant-teísmo disfarçado de ateísmo, mas isso ocorre devido a pressão e imposição da sociedade, eu mesmo sofro um bocado com essa imposição, sábado passado fui tachado de "Intolerante", só porque na festa de confraternização da minha empresa, me recusei a rezar o pai nosso, fiquei sentado com os braços cruzados e todos ao meu redor me olhando, como se eu tivesse matado uma pessoa.

Como sou Ateu, deveria saber mais que ninguém que esses ritos são inúteis, poderia participar tranquilamente sem me opor e ficar tranqüilo, não criando atrito com ninguém.
Mas essa imposição me deixa furioso, me recuso a participar, faço criticas pesadas ao cristianismo, resumindo, me transformo em um shiita-ateu, tenho vontade de explodir todos eles. rs..rs...rs...
 :ar15: :lasergun: :bandido:

Daí é que vem o rotulo de que todo ateu é revoltado, lógico que o cara fica revoltado, a vida toda ele tem que engolir essas bobagens a ceco, sem questionar, só porque a maioria da sociedade segue uma religião XZ e adora o deus X, eu tenho que adorar o deus X também?
Qualquer dia desses vou ser queimado em uma fogueira.
Não aceito e nunca aceitarei essa imposição, estou sempre aberto a novos conceitos, aceito críticas e tento aprender com elas, eu posso até rezar um dia, se alguém encostar uma arma na minha cabeça e dizer:
 -Ou reza ou morre!!!!!
 :forca:

Grande Abraço. rs..rs..

Luz

• Visitante
« Resposta #14 Online: 16 de Julho de 2007, 15:51:28 »
Eu acho que estou ficando velha, perdi a paciência de ficar revoltada com esse tipo de coisa, eu acho!  :)  Nem ligo. Se bem que não sei, acho que nunca liguei realmente. Não dou muita importância, acho que por isso as coisas acabam não interferindo muito na minha vida.

Mas veja bem, eu sou mulher - nasci numa sociedade machista e sou sei lá, agnóstica, eu acho - nasci numa sociedade religiosa. Não sou rica - nasci numa sociedade capitalista e por aí vai... se fosse me revoltar, estava perdida... melhor é deixar para lá. Assim, eu rezo, concordo com os homens, consumo... mas não é nada disso.  ::)
« Última modificação: 16 de Julho de 2007, 16:08:32 por Luz »

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #15 Online: 16 de Julho de 2007, 16:53:46 »
melhor é deixar para lá. Assim, eu rezo, concordo com os homens, consumo... mas não é nada disso.

Discordo de você.

Não devemos apenas aceitar por imposição, se algo é irracional, estúpido como podemos aceitar apenas por conveniência?
Fazendo isso estamos aumentando a corrente da ignorância, então prefiro lutar, mesmo se for por alguma causa pedida. Nossa!!! Lutar por uma causa perdida  também é irracional, rs...rs...rs..., mas fazer o que, esse extinto primitivo deve e estar no meu gene, rs...rs...rs.... :stunned:

Você tem racionalidade de sobra para discutir, argumentar e defender seu ponto de vista, não acredito que disse isso, só o fato de você estar aqui agora, em um fórum discutido, mostrando sua maneira de pensar, já contradiz seu post anterior.

Grande Abraço.

Luz

• Visitante
« Resposta #16 Online: 16 de Julho de 2007, 17:41:35 »
melhor é deixar para lá. Assim, eu rezo, concordo com os homens, consumo... mas não é nada disso.

Discordo de você.

Não devemos apenas aceitar por imposição, se algo é irracional, estúpido como podemos aceitar apenas por conveniência?
Fazendo isso estamos aumentando a corrente da ignorância, então prefiro lutar, mesmo se for por alguma causa pedida. Nossa!!! Lutar por uma causa perdida  também é irracional, rs...rs...rs..., mas fazer o que, esse extinto primitivo deve e estar no meu gene, rs...rs...rs.... :stunned:

Você tem racionalidade de sobra para discutir, argumentar e defender seu ponto de vista, não acredito que disse isso, só o fato de você estar aqui agora, em um fórum discutido, mostrando sua maneira de pensar, já contradiz seu post anterior.

Grande Abraço.

Mas não é aceitar por imposição, mas apenas aceitar as diferenças, ainda que seja difícil engolir algumas vezes. É menos complicado, por incrível que pareça. Nem submissão, me expressei mal. Lutar, é claro, pelo próprio espaço, sempre, pelo espaço de todos se possível, mas sem rebeldia.

É que muitas atitudes que tomamos, algumas vezes, não fazem realmente diferença nenhuma para nós, para nossa vida, para o que pensamos e nem para os outros - costumam até atentar contra nós. E perdemos a razão.

Há pessoas com quem vale a pena discutir, mas há também as que valem muito mais evitar, outras que vale ainda concordar para encurtar a discussão. E começo a acreditar que precisamos aprender a selecioná-las, justamente para não lutar por causas perdidas.

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
« Resposta #17 Online: 22 de Julho de 2007, 01:07:11 »

Você fala como se fosse um laico que nunca ouviu falar em Deus, todo ser humano religioso procura sim fazer uma análise da sua vida em face da sua experiência com Deus, você mesmo já fez isso um dia, dúvido que seja um ateu inato. É difícil abandonar a religião por conciência, até porque a alienação não nos permite fazer isso, só a revolta mesmo que lhe permite abandonar a suas idéias obtusas e se enveredar pelo caminho da razão pura. Não obstante, todo ateu acredita piamente na idéia de que não existe relação bíunivoca entre a fé e a razão, de fato não existe mesmo, ademais, isto é um clichê entre os cientistas. Agora se o ateu acredita nesta proposição então ele não pode afirmar que alguém se desligou de uma religião por causa da sua conciência, se a fé é incoaxial com a razão, então no momento em que uma pessoa é convicta, isto é, no lapso de tempo em que ela possue a sua fé ela jamais poderia se basear na razão já que não existe ligação entre essas duas entidades e se ela fizesse isso ela estaria aniquilando a sua fé. Destarte, só o fato de uma pessoa agir assim provaria que ela nunca teve fé...
Todo cristão piamente convicto deve abandonar a religião por causa da sua revolta em relação a algo, alguém que abandonou a religião pelo fato de ter enxergado o caminho da razão na verdade nunca foi convicto, isto é, nunca teve uma bargatela de fé. A fé ofusca a razão integralmente.

Abraços!
« Última modificação: 22 de Julho de 2007, 01:10:07 por Alexandre Malta »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 22 de Julho de 2007, 11:36:27 »
O que vejo é uma pessoa revoltada “com deus”, ou seja, age como se ele existisse... e ainda se diz ateu. Amigo, não é porque algo não deu certo em sua vida que não há um ser “onipotente-onisciente-onipresente-onibondoso-imutável-e-etc”. Parece que vc se acostumou que em relação ao universo vc é alguma coisa... Ou não tem idéia da imensidão do que estamos falando ou é apenas fruto da tradição cultural.
Qualquer pessoa que pare uns segundinhos com um bom senso crítico veria que não há deus.

É difícil abandonar a religião por consciência
Vc pode muito bem não ter religião e crer em deus. E não há só uma religião... Há várias.

Você fala como se fosse um laico que nunca ouviu falar em Deus, todo ser humano religioso procura sim fazer uma análise da sua vida em face da sua experiência com Deus, você mesmo já fez isso um dia, dúvido que seja um ateu inato. É difícil abandonar a religião por consciência, até porque a alienação não nos permite fazer isso, só a revolta mesmo que lhe permite abandonar a suas idéias obtusas e se enveredar pelo caminho da razão pura.
Não mesmo.... Leitura, debate, opiniões, críticas, etc, etc, etc faz vc mudar de opinião.

Editt: Vermelho.
« Última modificação: 23 de Julho de 2007, 23:02:16 por Mussolim Bucetê »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 22 de Julho de 2007, 15:07:02 »
Você fala como se fosse um laico que nunca ouviu falar em Deus, todo ser humano religioso procura sim fazer uma análise da sua vida em face da sua experiência com Deus, você mesmo já fez isso um dia, dúvido que seja um ateu inato.
Eu sou um ateu inato. Nunca tive uma experiência com Deus. Minha fé se baseava unicamente em informações implantadas à força em meu cérebro quando criança, como um trauma.
Descobri que era tudo mentira e minha fé desapareceu, assim como desapareceu minha crença em Papai Noel.
A fé não me ajudava em nada, portanto não me fez nenhuma falta.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 23 de Julho de 2007, 22:59:50 »

Você fala como se fosse um laico que nunca ouviu falar em Deus, todo ser humano religioso procura sim fazer uma análise da sua vida em face da sua experiência com Deus, você mesmo já fez isso um dia, dúvido que seja um ateu inato.

Todos os ateus são inatos.  Nem todos mantém o ateísmo depois que nascem.

É difícil abandonar a religião por consciência, até porque a alienação não nos permite fazer isso, só a revolta mesmo que lhe permite abandonar a suas idéias obtusas e se enveredar pelo caminho da razão pura. Não obstante, todo ateu acredita piamente na idéia de que não existe relação bíunivoca entre a fé e a razão, de fato não existe mesmo, ademais, isto é um clichê entre os cientistas. Agora se o ateu acredita nesta proposição então ele não pode afirmar que alguém se desligou de uma religião por causa da sua consciência, se a fé é incoaxial com a razão, então no momento em que uma pessoa é convicta, isto é, no lapso de tempo em que ela possue a sua fé ela jamais poderia se basear na razão já que não existe ligação entre essas duas entidades e se ela fizesse isso ela estaria aniquilando a sua fé. Destarte, só o fato de uma pessoa agir assim provaria que ela nunca teve fé...
Todo cristão piamente convicto deve abandonar a religião por causa da sua revolta em relação a algo, alguém que abandonou a religião pelo fato de ter enxergado o caminho da razão na verdade nunca foi convicto, isto é, nunca teve uma bargatela de fé. A fé ofusca a razão integralmente.

Fé é fé, razão é razão.  Uma não deveria atrapalhar a outra.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Julho de 2007, 12:06:58 »
Não existe nenhuma evidência clara, específica do tipo ipsis litteris que demonstre que o ateísmo é uma peculiaridade inata do homem.

Offline Cego

• Nível 02
  • *
« Resposta #22 Online: 30 de Julho de 2007, 18:45:40 »
Tenho algumas coisas para dizer ao autor do tópico:Kant não era ateu, ele apenas acreditava numa religião natural, sem milagres ou maravilhas sobrenaturais. Também já fui evangélico, hoje sou ateu, mas por força dos argumentos. Aconselho a você se entregar a Jesus novamente, pois só ele salva e é dele que você está precisando. Volte, irmão! O inferno arde com fogo e enxofre!
Quanto mais fé, mais feses.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 31 de Julho de 2007, 02:00:43 »
Não existe nenhuma evidência clara, específica do tipo ipsis litteris que demonstre que o ateísmo é uma peculiaridade inata do homem.

Pelo contrário, Alexandre; o estudo das religiões mostra com clareza que os vários conceitos de divindade são criações humanas.  Isso é inclusive explícito e assumido por algumas.

Ora, se a divindade é uma construção cultural, segue-se necessariamente que o ateísmo é o ponto de partida do ser humano.

Offline Cego

• Nível 02
  • *
« Resposta #24 Online: 31 de Julho de 2007, 18:07:44 »

Você nasceu clamando por Deus?
Quanto mais fé, mais feses.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!