Por Deus! Eu não estou sendo irônico... Longe disso.
Eu percebi isso sozinho vendo posts seus em outros tópicos.
O deísmo é uma postura filosófica e NÃO religiosa que admite a existência de um Deus criador, mas rejeita a idéia de revelação divina. É uma doutrina que considera a razão como a única via capaz de nos assegurar da existência de Deus, rejeitando, para tal fim, o ensinamento ou a prática de qualquer religião organizada.
Esse é o ponto que tenho maior discordância, mas pode ser questão de interpretação.
Eu não gosto da religião organizada e rejeito o seu uso, mas pratico religião sozinho com a ajuda de seus textos.
São justamente os ensinamentos e praticas da religião que nos permitem conhecer Deus, algo que a "razão pura" não pode fazer de forma eficiente.
A razão não permite a união entre Deus e o homem, apenas as praticas religiosas permitem isso, praticas que podem ser compreendidas racionalmente.
Pelo que eu entendi, o deísmo não é contrario a isso e sim a religião organizada, ou seja, igrejas e seitas.
Existem dois tipos de deístas: o racional e o por revelação pessoal. O deísta por revelação sempre será racional também, mas o racional nem sempre é um deísta por revelação.
O deísmo pretende enfrentar a questão da existência de Deus através da razão, em lugar dos elementos comuns das religiões teístas como a revelação directa, a fé ou a tradição.
O Deísta não segue esse caminho, isso eu entendi.
Gostaria de saber se o Deísmo "nega" esse caminho como uma opção valida para os não deístas.
Tipo, o deismo nega o caminho de um teísta crente, que pratica a religião organizada por tradição e fé?
Para eles, Deus se revela através da ciência e as leis da natureza. O deísta não necessariamente nega que alguém possa receber uma revelação directa de Deus, mas essa revelação será válida ´´só´´ para uma pessoa. Se alguém lhe diz que Deus se revelou, para ele será uma revelação secundária e ninguém é obrigado a segui-la. Isto implica a possibilidade de estar aberto às diferentes religiões como manifestações diversas de uma mesma realidade divina, embora não crendo em nenhuma como “verdadeira” ou “totalmente verdadeira”.
Um, entendo... Isso é mais ou menos o que eu faço.
Os deistas entendem (não "acreditam") Deus, mas frequentemente se encontram insatisfeitos com as religiões e apresentam geralmente estas afirmações que os diferenciam dos teístas praticantes.
Esse é um ponto que me pega.
Tipo, eu sou um teísta praticante, sou inclusive celibatário.
Só que eu pratico e estudo religião comparada. (Cristianismo, Budismo, Hinduismo...)
Apenas estudo os textos e os coloco em pratica, nada de me meter em religião organizada.
1- Entendo Deus, mas não pratico nenhuma religião em particular.
Eu diria que pratico varias religiões...
2- Entendo que a palavra de Deus é o Universo e a natureza, mas não os livros "sagrados" escritos por Homens.
Novamente discordo, o panenteísmo me diz que Deus é tudo e todos.
A idéia de "religare" diz que alguns se unem a Deus e seus ensinamentos tem base então nas palavras daqueles que são "um" com Deus.
Mas os textos são normalmente escritos pelos "discipulos" dessas pessoas, ao mesmo tempo, outros textos são escritos por pessoas que não estão unidas a Deus.
Assim, os textos são a palavra de Deus, mas nem sempre e, algumas vezes, a palavra de Deus é distorcida.
Ou seja, sou cético quanto aos textos, mas não nego que sejam a palavra de Deus em muitos sentidos, bem como ao mesmo tempo, são a palavra do homem.
confuso?
3- Gosto de usar a razão para imaginar como será Deus e não apenas aceitar que me doutrinem.
Concordo.
4- Acredito que os ideais religiosos devem tentar reconciliar e não contradizer a ciência.
Concordo
5- Creio que se pode encontrar Deus mais facilmente fora do que dentro de uma igreja.
Concordo duplamente... mas aceito as igrejas como uma opção valida para alguns.
6- Desfruto da liberdade de procurar uma espiritualidade que me satisfaça.
Concordo.
7- Prefiro guiar minhas opções éticas pela consciência e reflexão racional a aceitar as opções ditadas pelos livros "sagrados" ou autoridades religiosas.
Concordo, mas os livros religiosos também são base para "estudo", assim como a filosofia.
Servem como base para racionalmente refletirmos sobre a ética.
8- Sou um pensador individual, deístas não têm crenças religiosas senão seriam "teístas".
Também sou livre pensador, mas ainda desconfio que sou teísta...
9- Creio que religião e Estado devem estar separados.
De acordo mais uma vez.
Como pode ver, tenho uma visão "desconfiada" da Religião, mas não a odeio. Tento separar a Fé da Razão. Entertanto, NUNCA usaria as minhas opiniões para uma "cruzada" anti-religiosa de qualquer espécie.
Amo a Razão, mas não odeio quem não o usa.
Entendi.