Autor Tópico: Tornando-se um agnóstico (Depoimento completo)  (Lida 9570 vezes)

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
Re: Tornando-se um agnóstico (Depoimento completo)
« Resposta #25 Online: 31 de Julho de 2007, 22:47:11 »
Pelo contrário, Alexandre; o estudo das religiões mostra com clareza que os vários conceitos de divindade são criações humanas.  Isso é inclusive explícito e assumido por algumas.

Ora, se a divindade é uma construção cultural, segue-se necessariamente que o ateísmo é o ponto de partida do ser humano.

Para afirmar com precisão que a deidade monoteísta é uma forma ou idéia humana você precisa refutar um amontoado de evidências transcedentais sucedidas desde os primórdios da civilização, tarefa um pouco árdua amigo, ademais, se a sua alegação é verossímil então o ateísmo é uma criação humana já que só podemos crer na inexistência de Deus depois de conhecer o seu conceito a priori, destarte, se o conceito de deidade é humano, é perfeitamente factível que a sua falseabilidade também seja uma criação humana.

Você nasceu clamando por Deus?

Eu não preciso cultuar uma divindade para provar que sou adepto do teísmo, Spinoza e Bergson cultuavam Deus por acaso?

"Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força." Hipácia (Matemática de Alexandria, assassinada por uma turba Cristã em 415 DC)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 01 de Agosto de 2007, 22:41:02 »
E já é teísta....? Alguém lembrou do EuAteu eu só eu mesmo.....?  :hein:

Por que relevar uma idéia irracional à sério? Melhor... por que relevar uma idéia sem lógica alguma....? Se devemos relevar a idéia de que há um deus todo-poderoso e que ele não é detectável, nem quer aparecer e etc, e etc.... (Aquela ladainha toda “tangencial” de sempre...) POR QUE NÃO RELEVAR A IDÉIA DE QUE HÁ VÁRIOS DEUSES OU QUE HÁ UM “MACACO-ONIPRESENTE-ONISCIENTE-ONIPOTENTE-NÃO-DETECTÁVEL-QUE-MORA-NAS-PROFUNDEZAS-DO-MAR À SÉRIO.....?

As duas idéias têm o mesmo peso de argumentação.....

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
« Resposta #27 Online: 19 de Agosto de 2007, 17:10:02 »
Você afirmou apenas e não provou nada do que disse.
"Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força." Hipácia (Matemática de Alexandria, assassinada por uma turba Cristã em 415 DC)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 21 de Agosto de 2007, 08:32:21 »
Cara, vou te dizer o porquê desse "MACACO-ONIPRESENTE-ONISCIENTE-ONIPOTENTE-NÃO-DETECTÁVEL-QUE-MORA-NAS-PROFUNDEZAS-DO-MAR" e etc que eu uso. Cansei de ver o Dantas toda vez informando sobre o ônus da prova.... Pô, parece que vcs fazem só para irritar a gente.... Então pensando nesses "argumentos" lindo dos teístas em dizer que nós devemos provar a inexistência de Deus eu peço para que provem a inexistência do “MACACO-ONIPRESENTE-ONISCIENTE-ONIPOTENTE-NÃO-DETECTÁVEL-QUE-MORA-NAS-PROFUNDEZAS-DO-MAR"..... Acho que agora deu pra entender...  :?
« Última modificação: 21 de Agosto de 2007, 08:34:22 por Mutação. »

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #29 Online: 08 de Setembro de 2007, 05:42:08 »
Você fala como se fosse um laico que nunca ouviu falar em Deus, todo ser humano religioso procura sim fazer uma análise da sua vida em face da sua experiência com Deus, você mesmo já fez isso um dia, dúvido que seja um ateu inato. É difícil abandonar a religião por conciência, até porque a alienação não nos permite fazer isso, só a revolta mesmo que lhe permite abandonar a suas idéias obtusas e se enveredar pelo caminho da razão pura.
Discordo de forma veemente dessa afirmação.
Eu nunca fui um teísta de frequentar igrejas, apenas acreditava em Deus e a biblia eu nunca tinha lido inteira.
Aos 15 anos passe a suspeitar que talvez Deus poderia não existir e até os 16 eu já era ateu.
Não por revolta, pois minha vida era ótima, mas por puro questionamento.
Não obstante, todo ateu acredita piamente na idéia de que não existe relação bíunivoca entre a fé e a razão, de fato não existe mesmo, ademais, isto é um clichê entre os cientistas. Agora se o ateu acredita nesta proposição então ele não pode afirmar que alguém se desligou de uma religião por causa da sua conciência, se a fé é incoaxial com a razão, então no momento em que uma pessoa é convicta, isto é, no lapso de tempo em que ela possue a sua fé ela jamais poderia se basear na razão já que não existe ligação entre essas duas entidades e se ela fizesse isso ela estaria aniquilando a sua fé. Destarte, só o fato de uma pessoa agir assim provaria que ela nunca teve fé...
Pera lá, existem alguns tipos de fé, uma delas é o que chamamos de crença e essa pode variar de intensidade.
Podemos achar uma coisa mais provável e, por isso, acreditar, ou podemos ter absoluta convicção em algo.
Nos dois casos, acreditar em Deus, não te impede de cultivar a razão tomando por base outros assunto e, então, com uma razão mais apurada, passar a questionar essa crença em Deus e ao poucos abandona-la.
Todo cristão piamente convicto deve abandonar a religião por causa da sua revolta em relação a algo, alguém que abandonou a religião pelo fato de ter enxergado o caminho da razão na verdade nunca foi convicto, isto é, nunca teve uma bargatela de fé. A fé ofusca a razão integralmente.
Abraços!
A fé como sinônimo de crença cega.
Para ter a fé que realmente importa, não precisamos acreditar em nada.
Depois você está se esquecendo que nem todo teísta tem religião e nem todos que tem religião, frequentam igrejas.
Uma pessoa pode estudar o cristianismo por conta própria, sem se filiar a igrejas.
Eu, na época era um teísta sem religião, apesar de me dizer católico não praticante.
Eu inclusive me dizia católico apostólico romano, sem saber o que era isso.
Não ia a nenhum missa, não tinha lido a bíblia nem feio a primeira comunhão nem nada do tipo.
Eu basicamente era um teísta sem religião, mas me dizia católico.

Não vejo problema algum em alguém ser convicto em uma seita por um tempo, cultivar a razão e acabar questionando essa seita.
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.
Religião é ciência. (Conhecimento).

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #30 Online: 08 de Setembro de 2007, 05:53:01 »
Qualquer pessoa que pare uns segundinhos com um bom senso crítico veria que não há deus.
Engano seu.
Me tornei ateu, fui cultivando a razão, aprendendo a ser cético, estudando até passar a agnóstico ateu.
Continuei questionando, estudando, ficando mais cético e passei a agnóstico teísta.
Continuei estudando aprendi a não contar apenas com a razão, mas com a investigação e larguei o agnosticismo, então passei a teísta cético.

Um forma de encontrar o desconhecido é ir profundamente no conhecido.
A razão é um bom caminho pra Deus, mas tem que ir bem fundo nela. Tem que ver seus limites e aprender a expandi-los. Depois ir novamente a seu limite até não poder expandi-lo mais e ainda assim ser capaz de perceber que existe algo além do que ela pode perceber, algo além de seu limite.

O problema de grande parte dos ateus é usar a razão, sem investigar, observar, experimentar.
A razão pura é muito limitada.
Ao olhar uma caixa com a tampa fechada, você pode raciocinar o quanto quiser que não vai saber o que tem dentro dela. Tem que ir até lá investigar, do contrario, não pode falsear as hipóteses levantadas pela razão.
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #31 Online: 08 de Setembro de 2007, 05:57:37 »
Pelo contrário, Alexandre; o estudo das religiões mostra com clareza que os vários conceitos de divindade são criações humanas.  Isso é inclusive explícito e assumido por algumas.
Muito pelo contrario.
O estudo das religiões mostra que estão todos falando sobre a mesma coisa real, mas com opiniões ligeiramente diferentes.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #32 Online: 08 de Setembro de 2007, 06:03:09 »
E já é teísta....? Alguém lembrou do EuAteu eu só eu mesmo.....?  :hein:

Por que relevar uma idéia irracional à sério? Melhor... por que relevar uma idéia sem lógica alguma....? Se devemos relevar a idéia de que há um deus todo-poderoso e que ele não é detectável, nem quer aparecer e etc, e etc....
Você não entender a lógica não significa que ele seja de fato uma idéia irracional.

Depois, com parar Deus com um "MACACO ONIPRESENTE ONISCIENTE ONIPOTENTE NÃO-DETECTÁVEL QUE MORA NAS PROFUNDEZAS DO MAR" é falácia da falsa analogia.
Deus pode ser percebido, não é indetectável, as pessoas apenas não costumam entender como "detecta-lo".
Deus pode ser percebido por qualquer um, basta saber como proceder.
Do contrario não se falaria em "religare"...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 08 de Setembro de 2007, 10:15:32 »
Deus pode ser percebido, não é indetectável, as pessoas apenas não costumam entender como "detecta-lo".

Hmmm... deixa eu ver se acerto no chavão... no clichê!

Deus só pode ser detectado (ou percebido)  quando desligamos a razão e usamos apenas o "coração". Deus esta em todas as coisas, basta contemplar o sol nascer para perceber o seu poder... basta contemplar o sorriso amoroso de uma criança... Deus esta na sutileza e na beleza de uma flor que desabrocha.

Errei?  :fiu-fiu: :entediado:

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 08 de Setembro de 2007, 12:04:10 »
Deus só pode ser detectado (ou percebido)  quando desligamos a razão e usamos apenas o "coração". Deus esta em todas as coisas, basta contemplar o sol nascer para perceber o seu poder... basta contemplar o sorriso amoroso de uma criança... Deus esta na sutileza e na beleza de uma flor que desabrocha.

Se eu bem entendi os outros tópicos do Nadasei no RV, ele acha que a verdade paira acima das religiões e só pode ser alcançada se abandonarmos a obsessão com mandamentos e dogmas e realmente praticarmos o que Jesus/Buda/Krishna/Alá/Etc. disseram.

Continuo não entendendo como é que se filtra essa "verdade" e como se localiza a "prática" no meio do lixo religioso, mas ele diz que já conseguiu e que teve vislumbres de Deus.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #35 Online: 08 de Setembro de 2007, 12:25:18 »
Me tornei ateu, fui cultivando a razão, aprendendo a ser cético, estudando até passar a agnóstico ateu.
Continuei questionando, estudando, ficando mais cético e passei a agnóstico teísta.
Continuei estudando aprendi a não contar apenas com a razão, mas com a investigação e larguei o agnosticismo, então passei a teísta cético.
Você não é um "Teísta cético", mas sim, como eu, Deísta. ( Crê em Deus através da Razão e não na Fé. )
« Última modificação: 08 de Setembro de 2007, 15:23:03 por Mancha Negra »
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #36 Online: 09 de Setembro de 2007, 04:06:59 »
Você não é um "Teísta cético", mas sim, como eu, Deísta. ( Crê em Deus através da Razão e não na Fé. )

Não sou deísta.
As religiões são fontes de informação e suas práticas apresentam um meio de se unir a Deus.
Elas ensina justamente aquilo que deve ser praticado.
Também não considero a razão como o único caminho, apesar de fazer uso desse caminho, admito o caminho da fé e da religião organizada (ou seja, seitas e igrejas).
Dizem inclusive que o caminho da razão e do auto-conhecimento é mais difícil que o outro.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2007, 04:15:10 por NadaSei »

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #37 Online: 09 de Setembro de 2007, 04:13:12 »

Errou.
Estamos em um estado mental chamado vigilia, que na religião é conhecido como um dos estados do sono.
É um estado onde nossa mente em "transe", fica meio adormecida, projetando distorções nos objetos que nos cercam, dessa forma criando uma ilusão que distorce a realidade nos impedindo de ter acesso a ela.
Leve sua mente ao estado mental verdadeiramente desperto e a ilusão se dissipa, incluindo a ilusão de separação entre Deus e o homem.
Dá pra perceber Deus mesmo na vigília, mas é mais fácil conseguir essa proeza após ter "acordado" por algum tempo.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #38 Online: 09 de Setembro de 2007, 04:16:44 »
Continuo não entendendo como é que se filtra essa "verdade" e como se localiza a "prática" no meio do lixo religioso, mas ele diz que já conseguiu e que teve vislumbres de Deus.
Comparando as religiões.
Você também pode tomar por base a Yoga não-religiosa, que na origem, nem se quer fala sobre Deus.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #39 Online: 09 de Setembro de 2007, 11:11:34 »
Não sou deísta.
As religiões são fontes de informação e suas práticas apresentam um meio de se unir a Deus.
Também não considero a razão como o único caminho, apesar de fazer uso desse caminho, admito o caminho da fé e da religião organizada (ou seja, seitas e igrejas).
Dizem inclusive que o caminho da razão e do auto-conhecimento é mais difícil que o outro.
Ótima resposta. Parabéns!!! :ok:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #40 Online: 09 de Setembro de 2007, 12:45:28 »
Comparando as religiões.
Você também pode tomar por base a Yoga não-religiosa, que na origem, nem se quer fala sobre Deus.
Agora me diga uma coisa NadaSei, você acha que ateus não estudam as religiões, não fazem estudos comparados?  Tem muitos ateus que na história que estudaram e escreveram sobre a religião, e atualmente muitos dos neo-ateus, escrevendo muito sobre religião. E vou um pouco mais longe ainda, se você parar pra perceber um dos assuntos mais discutidos tanto aqui no fórum quanto por exemplo no ReV, e pela internet afora nas comunidades céticas e ateístas é a religião. Religião é um assunto muitos discutido entre os céticos.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 09 de Setembro de 2007, 13:49:10 »

Errou.
Estamos em um estado mental chamado vigilia, que na religião é conhecido como um dos estados do sono.
É um estado onde nossa mente em "transe", fica meio adormecida, projetando distorções nos objetos que nos cercam, dessa forma criando uma ilusão que distorce a realidade nos impedindo de ter acesso a ela.
Leve sua mente ao estado mental verdadeiramente desperto e a ilusão se dissipa, incluindo a ilusão de separação entre Deus e o homem.
Dá pra perceber Deus mesmo na vigília, mas é mais fácil conseguir essa proeza após ter "acordado" por algum tempo.

Desculpe... sem ofensa... mas não posso levar este tipo de comentário a sério.  ::)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 09 de Setembro de 2007, 16:26:51 »
Agora me diga uma coisa NadaSei, você acha que ateus não estudam as religiões, não fazem estudos comparados?  Tem muitos ateus que na história que estudaram e escreveram sobre a religião, e atualmente muitos dos neo-ateus, escrevendo muito sobre religião. E vou um pouco mais longe ainda, se você parar pra perceber um dos assuntos mais discutidos tanto aqui no fórum quanto por exemplo no ReV, e pela internet afora nas comunidades céticas e ateístas é a religião. Religião é um assunto muitos discutido entre os céticos.
Ah, mas segundo o Nadasei, o problema dos céticos é que eles não praticam o que dizem as religiões.
E é claro que essa prática é só do que interessa, não dos mandamentos vazios.
E também é claro que ele conseguiu descobrir o que realmente importa e chegar a Deus.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 09 de Setembro de 2007, 16:32:46 »
Ah, mas segundo o Nadasei, o problema dos céticos é que eles não praticam o que dizem as religiões.
E também é claro que ele conseguiu descobrir o que realmente importa e chegar a Deus.

E claro que ele chegou a esta conclusão no estado de TOPOR, aquele que ele chama de "real" consciência.  ::)

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #44 Online: 09 de Setembro de 2007, 18:08:35 »

A maioria não estuda a religião de forma comparada.
A maioria estuda um pouco de teologia e historia da religião, limitando-se ao estudo do comportamento das seitas.
Alguns sim estudam religião, o que infelizmente não basta para tira-la a prova.
O estudo da religião exige que se falseie suas idéias, pois eles apenas apontam com palavras coisas que devem ser observadas diretamente.
Eu mesmo comecei a estudar religião enquanto ateu.

Por exemplo, alguém pode ler as quatro nobres verdades budistas e o caminho óctuplo, mas isso não passa de um conhecimento teórico que não permite a pessoa conhecer a realidade apontada por ele, nem permite a pessoa que lê, falsear a idéia.
Ao entender a "teoria" da religião, a pessoa pode achar provável aquilo ser verdadeiro ou não. Só que isso não passa de achismo.
Pra saber a pessoa tem que colocar aquilo a prova, praticando ela não só vai colocar a prova, como também vai ser capaz de entender a religião além de suas analogias.
Isso é estudar religião de verdade, é estudar as coisas sobre a qual a religião fala, não apenas ler os textos religiosos que falam sobre essas coisas. Principalmente porque o que os textos falam sobre essas coisas, transmite apenas algo superficial.
A religião está voltada para a pratica. Os textos não são criados como um descritivo completo do objeto de estudo em questão, eles estão voltados a guiar a pessoa no estudo individual que ela faz desses objetos.
Ou seja, ela não está voltada em descrever e explicar fatos, mas em guia-lo na observação desses fatos, de forma que você possa olha-los diretamente e entende-los.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #45 Online: 09 de Setembro de 2007, 18:10:28 »

Errou.

Desculpe... sem ofensa... mas não posso levar este tipo de comentário a sério.  ::)
Seu desconhecimento disso não o torna manos real.
Você não leva isso a sério apenas por "acreditar" que está acordado, você acredita em sua mente que está em torpor.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #46 Online: 09 de Setembro de 2007, 18:18:33 »
E claro que ele chegou a esta conclusão no estado de TOPOR, aquele que ele chama de "real" consciência.  ::)
Muito pelo contrario, você é quem chegou a conclusão de que isso é falso por estar no estado de "torpor" e por acreditar nele...

Alguém que descobre que a vigilia é um estado de "torpor", tem muito mais conhecimento sobre o assunto que aquele que levanta essa "hipótese". Alguém que descobre isso, jamais "acreditaria" no outro estado, justamente por ter aprendido que podemos estar em "torpor" sem nos dar conta disso.
O "torpor" é muito maior do que você jamais sonharia, é tão grande que é definido como sendo uma tipo de "sonho".

Enquanto você apenas estando em "torpor", levanta essa hipótese, eu já a coloquei a prova, já a falseei, comparei os dois estado e descobri que essa hipótese é verdadeira para o estado de vigília e que o outro estado é mais "desperto", é um estado onde ficamos mais conscientes.

Uma pessoa presa dentro de um sonho que é avisada de sua condição, só vai poder saber se isso é verdade ou não, falseando a questão, isso ela pode fazer acordando pela primeira vez na vida e comparando os dois estados.
De contrario ela só vai poder continuar sonhando e acreditando que está acordada, sonhando que esta acordada.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #47 Online: 09 de Setembro de 2007, 18:25:44 »
Céticos não Fernando... tanto ateus quanto teístas desconhecem ou conhecem isso.
Cético eu mesmo sou um.

O problema de alguns é não investigar e ficar esperando os cientistas relatarem que isso é verdadeiro, para então acreditar neles.
A ciência já conhece a nossa sonolência, (algo que já é ensinado pelas religiões a milênios) só que desconhece a existência de um meio que nos permite "despertar" (algo que a religião também ensina a milênios).

O Res inclusive postou um artigo que fala um pouco sobre isso:

"No laboratório de mídia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (o MIT, nos EUA), Pentland observa alguns humanos de muito perto. Ali, eles desenvolveram “caixas pretas” eletrônicas que são carregadas por estudantes, pesquisadores e executivos em visita ao instituto. Dessa maneira, os pesquisadores podem monitorá-los durante seu dia-a-dia — trabalhando, comendo, saindo e dormindo. Os dispositivos registram aonde as pessoas vão, seu tom de voz e detalhes sutis de sua linguagem corporal. E os resultados revelam que uns bons 90% das coisas que a maioria das pessoas faz, em um dia qualquer, são determinados por rotinas precisas. Em pouco tempo, o comportamento dos voluntários passou a ser previsto com apenas algumas equações matemáticas. "

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #48 Online: 10 de Setembro de 2007, 02:32:55 »
Não sou deísta.
Não entendi... está sendo irônico?
Eu só tentei resumir em minha resposta o motivo de não ser deísta.
Discordo do ponto de vista deísta nessas duas questões:
1 - A visão deísta da religião.
2 - A idéia de que a razão é o único caminho pra Deus.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #49 Online: 10 de Setembro de 2007, 19:23:50 »
Não sou deísta.
Não entendi... está sendo irônico?
Eu só tentei resumir em minha resposta o motivo de não ser deísta.
Discordo do ponto de vista deísta nessas duas questões:
1 - A visão deísta da religião.
2 - A idéia de que a razão é o único caminho pra Deus.
Por Deus! Eu não estou sendo irônico... Longe disso.
Eu gostei da explicação que você deu a respeito dos seus motivos de não ser Deísta.
Porém o Deísmo que sigo tem esta conotação:
O deísmo é uma postura filosófica e NÃO religiosa que admite a existência de um Deus criador, mas rejeita a idéia de revelação divina. É uma doutrina que considera a razão como a única via capaz de nos assegurar da existência de Deus, rejeitando, para tal fim, o ensinamento ou a prática de qualquer religião organizada.

Existem dois tipos de deístas: o racional e o por revelação pessoal. O deísta por revelação sempre será racional também, mas o racional nem sempre é um deísta por revelação.

O deísmo pretende enfrentar a questão da existência de Deus através da razão, em lugar dos elementos comuns das religiões teístas como a revelação directa, a fé ou a tradição. Para eles, Deus se revela através da ciência e as leis da natureza. O deísta não necessariamente nega que alguém possa receber uma revelação directa de Deus, mas essa revelação será válida ´´só´´ para uma pessoa. Se alguém lhe diz que Deus se revelou, para ele será uma revelação secundária e ninguém é obrigado a segui-la. Isto implica a possibilidade de estar aberto às diferentes religiões como manifestações diversas de uma mesma realidade divina, embora não crendo em nenhuma como “verdadeira” ou “totalmente verdadeira”.

Para o deísta, Deus é o princípio ou causa do mundo, infuso ou difuso na natureza, como o arquiteto do universo.O conceito de Deus pode confundir-se com o conceito de uma lei, no sentido racional-natural do termo. Trata-se do Deus de todas as religiões e seu conceito não está associado às idéias de pecado e redenção, providência, perdão ou graça, consideradas “irracionais". É antes Deus da natureza que da humanidade e, como um eterno geômetra, mantém o universo funcionando como um relógio preciso.

O deísmo surgiu dentro do contexto dos primórdios do racionalismo e sob a influência de Locke e Newton. Voltaire, um dos maiores contestadores da Bíblia dos últimos tempos, era deísta.

Os deistas entendem (não "acreditam") Deus, mas frequentemente se encontram insatisfeitos com as religiões e apresentam geralmente estas afirmações que os diferenciam dos teístas praticantes.

1- Entendo Deus, mas não pratico nenhuma religião em particular.
2- Entendo que a palavra de Deus é o Universo e a natureza, mas não os livros "sagrados" escritos por Homens.
3- Gosto de usar a razão para imaginar como será Deus e não apenas aceitar que me doutrinem.
4- Acredito que os ideais religiosos devem tentar reconciliar e não contradizer a ciência.
5- Creio que se pode encontrar Deus mais facilmente fora do que dentro de uma igreja.
6- Desfruto da liberdade de procurar uma espiritualidade que me satisfaça.
7- Prefiro guiar minhas opções éticas pela consciência e reflexão racional a aceitar as opções ditadas pelos livros "sagrados" ou autoridades religiosas.
8- Sou um pensador individual, deístas não têm crenças religiosas senão seriam "teístas".
9- Creio que religião e Estado devem estar separados.

Como pode ver, tenho uma visão "desconfiada" da Religião, mas não a odeio. Tento separar a Fé da Razão. Entertanto, NUNCA usaria as minhas opiniões para uma "cruzada" anti-religiosa de qualquer espécie.
Amo a Razão, mas não odeio quem não o usa.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!