Autor Tópico: Não percam: Show de ciência, segundo Malafaia...  (Lida 9852 vezes)

Offline Nero

• Nível 10
  • *
  • Sou o Imperador Artista de Roma
Re: Não percam: Show de ciência, segundo Malafaia...
« Resposta #50 Online: 22 de Agosto de 2007, 14:05:33 »
Esse cara é mais um daqueles safados, como Macedo. A filosofia dele é: "Acreditai no que digo. Se acreditas, amén. Se não acredita, tem outros que acreditam. E você irá arder no fogo do inferno".
Eu sou Nero, o imperador
Que sentiu dor,
Que provocou dor,
Um artista amador.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 22 de Agosto de 2007, 15:23:16 »
Ainda não ouvi essa gravação.Não é uma onde ele cita um cientista russo que afirmava que a chance de a evolução ser verdade era de uma em um bilhão (!) ?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

APODman

• Visitante
« Resposta #52 Online: 22 de Agosto de 2007, 15:59:20 »
Pronto, em breve teremos a afirmação do Leafar: "Dizer que tudo veio do acaso é o mesmo que afirmar que um computador pode ser formado espontâneamente a partir de uma explosão".    :wink:

Como metafísico eu entendo qualquer coisa que não está sujeito às leis físicas (pelo menos as leis físicas conhecidas).

Se não está sujeito as leis físicas não atua em nosso universo. Os eventos que ocorrem em nosso universo são contingenciados pelas leis físicas de nosso Universo.

Metafísica no contexto que vc aborda seria um princípio inteligente, determinista e imanente, um Deus, que guia os eventos pois não compreende como ordem pode provir do acaso.

Quando nós dizemos que a alma é imaterial, não estamos evidentemente querendo dizer que não é coisa nenhuma, mas sim que é algo tão rarefeito que não pode ser associado a nada que entendamos atualmente por matéria. Repare que para nós "alma" não é a mesma coisa que "espírito". "Alma" para nós é o princípio inteligente de um ser, enquanto que o espírito propriamente dito é a alma associada ao perispírito, que lhe dá forma, assim como a matéria comum dá forma ao nosso corpo.

Alma para vcs é aquilo que vcs acreditam que exista mas não necessariamente existe.

Como uma entidade mitica é fácil constitui-la de poderes e caracterísitcas que as permitem violar ou escapar as leis físicas do universo. Na Terra do Nunca tudo vale.

Na prática, alma e/ou espírito é coisa nenhuma.

[ ]´s
« Última modificação: 22 de Agosto de 2007, 16:01:46 por APODman »

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #53 Online: 22 de Agosto de 2007, 16:10:46 »
Se a "alma" existir, deve ser constituída de algo material ou derivado da matéria.
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #54 Online: 22 de Agosto de 2007, 16:11:43 »
Ou então não existe!
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline Nero

• Nível 10
  • *
  • Sou o Imperador Artista de Roma
« Resposta #55 Online: 22 de Agosto de 2007, 16:29:01 »
Eu não acredito em metafísica... não acho que exista algo que "escapa às leis da física"...
Eu sou Nero, o imperador
Que sentiu dor,
Que provocou dor,
Um artista amador.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #56 Online: 25 de Agosto de 2007, 12:20:01 »
(...)
A questão é que não visualizo como fazer isto.

[ ]´s

Visualizar, eu visualizo, mas não tenho o dinheiro nem o tempo necessários.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #57 Online: 25 de Agosto de 2007, 23:00:13 »
Como metafísico eu entendo qualquer coisa que não está sujeito às leis físicas (pelo menos as leis físicas conhecidas).

Se não está sujeito as leis físicas não atua em nosso universo. Os eventos que ocorrem em nosso universo são contingenciados pelas leis físicas de nosso Universo.
Concordo. A nossa divergência é até aonde podemos considerar o "nosso Universo". A alma, ou os espíritos, em existindo, fariam parte dele. Precisamos somente, primeiro, convencer-nos de sua existência e, segundo, conceber uma física que os expliquem. Acho que a primeira etapa já superamos... Ou não?  ::)

Essas coisas não estão sujeitas às leis físicas conhecidas mas atuam no nosso universo conhecido, como já demonstrei nos posts anteriores. Não negue a metafísica, pois isso é declarar ignorância ou teimosia. Arrume-lhe sim, uma explicação racional.

Metafísica no contexto que vc aborda seria um princípio inteligente, determinista e imanente, um Deus, que guia os eventos pois não compreende como ordem pode provir do acaso.
Fico com Descartes: "Penso, logo existo." Você luta contra fatos. Na minha mente, os meus atos e as minhas decisões são tomadas racionalmente. Na sua eu não sei. Pelo menos a minha mente atualmente não é regida pelo acaso. Entretanto, se ela surgiu do acaso, isso é outra história. Vamos vencer essa primeira etapa antes de pular para a próxima, ok?.

Alma para vcs é aquilo que vcs acreditam que exista mas não necessariamente existe.

Como uma entidade mitica é fácil constitui-la de poderes e caracterísitcas que as permitem violar ou escapar as leis físicas do universo. Na Terra do Nunca tudo vale.

Na prática, alma e/ou espírito é coisa nenhuma.
Alma para nós, como já disse, é um princípio inteligente que existe em nosso corpo. Essa alma existe e isso é inegável. Entretanto, se ela surgiu com nosso corpo ou se ela só habita nosso corpo, é outra discussão.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #58 Online: 28 de Agosto de 2007, 16:17:29 »
Eu não acredito em metafísica... não acho que exista algo que "escapa às leis da física"...
Hunf :sei: A Metafísica existe, independente de suas crenças...
Dê uma olhada nesta citação:
"Metafísica é uma palavra originária do Grego ( μετα [meta] = depois de/além de e Φυσις [physis] = natureza ou físico). É um ramo da filosofia que estuda o mundo como ele é. A saber, é o estudo do ser ou da realidade. Se ocupa em procurar responder perguntas tais como:

O que é real (veja realidade)? O que é natural (veja naturalismo)? O que é sobre-natural (veja milagres)?. O ramo central da metafísica é a ontologia, que investiga em quais categorias as coisas estão no mundo e quais as relações dessas coisas entre si. A metafísica também tenta esclarecer as noções de como as pessoas entendem o mundo, incluindo a existência e a natureza do relacionamento entre objetos e suas propriedades, espaço, tempo, causalidade, e possibilidade.
"

Metafísica não é apenas o que está além da matéria, mas também o que se define do que é real do que não o é. O preconceito a respeito da Metafísica demonstra a minha simpatia a observação que exista elementos transmateriais...
( Se querem atacar os espíritos, ataque os elementos transmateriais e não a Metafísica. )  :teleport:
 :hihi:

"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 29 de Agosto de 2007, 15:49:40 »
Como li uma vez no antigo site da STR, "um metafísico é um sujeito vendado, em um quarto escuro, procurando um gato preto que não está lá".

PS: "O teólogo é o sujeito que encontra o gato".
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #60 Online: 29 de Agosto de 2007, 15:59:23 »
Como li uma vez no antigo site da STR, "um metafísico é um sujeito vendado, em um quarto escuro, procurando um gato preto que não está lá".

Tem certeza?  :hihi:

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #61 Online: 29 de Agosto de 2007, 20:34:48 »
Metafísica não é apenas o que está além da matéria, mas também o que se define do que é real do que não o é. O preconceito a respeito da Metafísica demonstra a minha simpatia a observação que exista elementos transmateriais...
( Se querem atacar os espíritos, ataque os elementos transmateriais e não a Metafísica. )  :teleport:
 :hihi:
É como eu disse há alguns posts atrás: para conceber a metafísica não é obrigatoriamente necessário recorrer a espíritos ou a coisas sobrenaturais. Podemos concebê-la sob o próprio ponto de vista materialista.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #62 Online: 30 de Agosto de 2007, 13:30:23 »
É como eu disse há alguns posts atrás: para conceber a metafísica não é obrigatoriamente necessário recorrer a espíritos ou a coisas sobrenaturais. Podemos concebê-la sob o próprio ponto de vista materialista.
Um abraço.
Concordo.
A Metafísica transcende conceitos "idealistas". Muitos filósofos ateus utilizaram da Metafísica para interpretar o mundo, como Jean-Paul Satre, Merleau-Ponty, etc.
Na minha visão, como somos "cegos", temos que explorar outros meios para interpretar a realidade, como o empirismo, simbolicamente representado pelo tato e paladar, como também o racionalismo, representado pela audição e olfato. Kant foi brilhante ao "transcender" o método e assim nós podemos achar os nossos "gatos"... 
 Logo, Metafísica não é o fim, mas o meio. 

Offline Anubis

• Nível 01
  • *
« Resposta #63 Online: 31 de Agosto de 2007, 01:18:31 »
Caríssimos depois de ver um tipo de divulgação desse tipo , acho importante atitudes como as do senhor Richard dawkins(não que ele seja o único) , conscientizando os ateus a "sairem do armário", mesmo entendendo que a ciência não deve tomar o papel de religião com verdades absolutas , também não deve deixar nenhuma religião se passar por ciência.Sendo a Metafisica gerada no pensamento como forma de pensamento ,sendo o pensamento uma forma de força ,sendo esse tipo de força dependente do cérebro , e este dependente dos alimentos que conseguimos, então a Metafisica é dependente do mundo fisico ,complementar a esse mundo material ,mas creio ser um ponto pouco discutido seriamente , e de dificil entedimento,ate aqui foi a essa conclusão que cheguei.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #64 Online: 31 de Agosto de 2007, 03:18:37 »
Citação de: Luis Dantas
Ok, vamos falar de ignorância então. O que você entende por metafísica?  Use uma definição que seja, como você já definiu, comprovadamente existente na realidade.
Eu entendo a palavra metafísica conforme encontrado abaixo no Wikipédia:

"Metafísica é uma palavra originária do Grego ( μετα [meta] = depois de/além de e Φυσις [physis] = natureza ou físico)."

Como metafísico eu entendo qualquer coisa que não está sujeito às leis físicas (pelo menos as leis físicas conhecidas). Por exemplo, a beleza de um poema não pode ser pesada, mensurada e nem destruída pelas mais altas ou baixas temperaturas, pressões, etc... A beleza de um poema só pode ser destruída por algo, também "além da física", que o desvirtue. A metafísica pode influir e transformar completamente o mundo físico, mas o mundo físico não pode influir na metafísica.

Se a frase que pus em destaque acima estivesse correta, não se seguiria que a arte não pode se valer de objetos físicos?

Citação de: Luis Dantas
Está me dizendo que metafísica e engenharia de informática são a mesma coisa?
Qualquer informação ou processo de tomada de decisões, sentimento, pensamento, etc... é metafísico. Um CD ROM virgem é somente físico. Já um CD ROM com algo gravado é físico que armazena metafísica. Posso destruir o CD ROM, mas não necessariamente posso destruir a informação que ele carrega, pois ela pode ser replicada infinitamente por qualquer outro meio, além de poder ser reconcebida se todos os seus meios de armazenamento forem finalmente destruídos.

Como eu suspeitava, você não entende a diferença entre informática e metafísica...

Mas o que eu poderia esperar de um adepto de uma doutrina materialista como o Kardecismo?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 31 de Agosto de 2007, 07:29:40 »
talvez esteja sendo injusto, dantas. permita-me dizer o que acho.
suponha uma folha de papel que contenha informação. pode ser a palavra "macaco", pode ser uma série de números. contanto que tenha sido vista ou reproduzida de alguma forma, o que aquela folha contém não se resume a tinta e celulose. o que ela contém pode ser reproduzido usando-se bactérias, terra, estrelas, laser, o que for. a idéia de macaco é intangível, não tem base material. não é composta por matéria negra, nem pelo vácuo, nem por partículas subatômicas, nem por energia, nem por nada. não tem matéria, não tem energia, não ocupa lugar no espaço. mas é, digamos assim, detectável. contrariamente ao bom senso, existe.

naturalmente sem quem as possa conceber ou perceber idéias não existem. assim se pode dizer que têm, sim, base material, nem que seja só o 'receptor' dessas idéias. se não houver um só homem no mundo que saiba ler 'macaco', a folha de papel terá tanto significado quanto uma árvore. mas se trocarmos o macaco por, digamos, o número pi, então é bem provável que mesmo que todos os homens morram e civilização renasça dali a 5000 anos, o novo homem possa um dia vir a entender pi, de modo que a idéia nunca tenha deixado de existir, mesmo sem base material alguma, só não teve quem a percebesse.

assim não sei se não convém, mesmo, chamar idéia de metafísica. é algo que está, de fato, além da física(natureza); é imaterial e não obedece às leis físicas.

não sei se fui claro. informação é algo que me intriga muito. a diferença do cd-rom pra folha em que se escreve macaco ou pi é nenhuma, para os efeitos do que queremos.

Se a frase que pus em destaque acima estivesse correta, não se seguiria que a arte não pode se valer de objetos físicos?
boa pergunta.
« Última modificação: 31 de Agosto de 2007, 07:34:27 por rodion »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Suyndara

• Visitante
« Resposta #66 Online: 17 de Setembro de 2007, 13:55:18 »
(...)

[ ]´s

Jura? :D

Estou pensando em fazer um projeto nesse sentido, mas como será algo "governamental" pelo menos o quesito dinheiro não seria o problema :wink:

Tempo dá-se um jeito, até pq é possível contratar funcionários...só não visualizo realmente uma forma de fazer essa divulgação de forma abrangente ::)

Ajudas? Sugestões? ::)

Suyndara

• Visitante
« Resposta #67 Online: 17 de Setembro de 2007, 13:55:55 »
talvez esteja sendo injusto, dantas. permita-me dizer o que acho.
suponha uma folha de papel que contenha informação. pode ser a palavra "macaco", pode ser uma série de números. contanto que tenha sido vista ou reproduzida de alguma forma, o que aquela folha contém não se resume a tinta e celulose. o que ela contém pode ser reproduzido usando-se bactérias, terra, estrelas, laser, o que for. a idéia de macaco é intangível, não tem base material. não é composta por matéria negra, nem pelo vácuo, nem por partículas subatômicas, nem por energia, nem por nada. não tem matéria, não tem energia, não ocupa lugar no espaço. mas é, digamos assim, detectável. contrariamente ao bom senso, existe.

naturalmente sem quem as possa conceber ou perceber idéias não existem. assim se pode dizer que têm, sim, base material, nem que seja só o 'receptor' dessas idéias. se não houver um só homem no mundo que saiba ler 'macaco', a folha de papel terá tanto significado quanto uma árvore. mas se trocarmos o macaco por, digamos, o número pi, então é bem provável que mesmo que todos os homens morram e civilização renasça dali a 5000 anos, o novo homem possa um dia vir a entender pi, de modo que a idéia nunca tenha deixado de existir, mesmo sem base material alguma, só não teve quem a percebesse.

assim não sei se não convém, mesmo, chamar idéia de metafísica. é algo que está, de fato, além da física(natureza); é imaterial e não obedece às leis físicas.

não sei se fui claro. informação é algo que me intriga muito. a diferença do cd-rom pra folha em que se escreve macaco ou pi é nenhuma, para os efeitos do que queremos.

boa pergunta.

Boa pergunta mesmo...

E por falar nisso, saudades do Dantas :D

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #68 Online: 17 de Setembro de 2007, 15:42:38 »
(...)

[ ]´s

Estou pensando em fazer um projeto nesse sentido, mas como será algo "governamental" pelo menos o quesito dinheiro não seria o problema :wink:

Tempo dá-se um jeito, até pq é possível contratar funcionários...só não visualizo realmente uma forma de fazer essa divulgação de forma abrangente ::)

Faz o seguinte: publica num blog. Se as idéias forem boas, logo logo se espalharão pelos fóruns, pelos e-mails, etc... É assim que acontece com tudo o que é realmente bom, pois os pensamentos inteligentes são sempre apreciados, mais cedo ou mais tarde. Só não esperem que o sejam por toda a gente, pois nem Jesus Cristo agradou a todos. Qualquer coisa além disso é só jogar dinheiro fora.

P.S.: Se ninguém der valor, é porque não deve ter valor mesmo. Neste caso é melhor rever os conceitos.

Um abraço.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #69 Online: 17 de Setembro de 2007, 16:30:28 »
Faz o seguinte: publica num blog. Se as idéias forem boas, logo logo se espalharão pelos fóruns, pelos e-mails, etc... É assim que acontece com tudo o que é realmente bom, pois os pensamentos inteligentes são sempre apreciados, mais cedo ou mais tarde. Só não esperem que o sejam por toda a gente, pois nem Jesus Cristo agradou a todos. Qualquer coisa além disso é só jogar dinheiro fora.

P.S.: Se ninguém der valor, é porque não deve ter valor mesmo. Neste caso é melhor rever os conceitos.

Um abraço.

Hum...
Leafar.
Nada como a seleção natural para explicar as coisas...

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #70 Online: 17 de Setembro de 2007, 18:16:19 »
É... Não deixa de ser. Uma seleção natural inteligente.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 18 de Setembro de 2007, 04:29:26 »

Um abraço.

Hum...
Leafar.
Nada como a seleção natural para explicar as coisas...

Com certeza... melhor do que um "canto da sereia".  :twisted:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #72 Online: 18 de Setembro de 2007, 09:36:58 »
(...)

[ ]´s

Um abraço.

Sua idéia é boa, mas isso já existe aos montes :)

O que estou dizendo é que pessoas pobres não tem acesso à cultura, educação e desenvolvimento científico muito menos :wink:

Durante meu doutorado costumava ir numa favela em SP dar palestras e ensinar coisas básicas para a população, acredite, as pessoas carentes nem sequer sabem lavar as mãos :(

Dar educação e cultura ao povo é obrigação do governo, por isso disse que o projeto será via governo mesmo :P

Offline Rennan.

• Nível 01
  • *
« Resposta #73 Online: 19 de Setembro de 2007, 11:02:26 »
O Malacheia é um arrogante que fica proferindo asneiras achando que tá abafando quando, na verdade, correria do pau se debatesse esse tipo de assunto com alguém com o mínimo de noção sobre evolução.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #74 Online: 20 de Setembro de 2007, 16:22:02 »

O líder de seita é o que vende o gato.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!