Autor Tópico: Espiritismo  (Lida 2923 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

One

  • Visitante
Espiritismo
« Online: 04 de Julho de 2007, 16:34:57 »
Espiritismo, ateísmo e materialismo

Bernardino da Silva Moreira

O ateísmo surge na Europa na Antigüidade e ganha força a partir do declínio do feudalismo, e do surgimento da civilização humanista durante o Renascimento. Está ligado ao racionalismo e à exaltação da ciência empírica no contexto de uma nova economia, fruto dos interesses da burguesia emergente. Enfatiza o ideal de autonomia da razão e a recusa de explicações de origem sobrenatural. Identifica-se com o iluminismo e o processo de secularização da sociedade e do estado em oposição ao antigo regime. O ateísmo é o inverso do Espiritismo, pois, em sua doutrina nega a existência de Deus. Daí a sua perniciosidade para a sociedade humana. Figurando a questão poderíamos dizer que o ateísmo é o veneno e o espiritismo o remédio. Só o Espiritismo é capaz de rechaçar o ateísmo, corroendo-o em suas próprias bases.

O Espiritismo também prioriza a razão, não são apenas os materialistas e ateístas. Kardec deixa claro essa questão na conclusão de “O Livro dos Espíritos” no penúltimo parágrafo, quando declara que “o argumento supremo deve ser a razão.”

Bem sabemos das patuscadas das religiões que promovem o sobrenatural através dos milagres, mas, religião e sobrenatural não são sinônimos; o Espiritismo deixa claro isso quando fala de uma religião natural baseada nas leis naturais e na consciência da própria criatura, que traz em sua casa mental a herança ou, como diria René Descartes, “a marca do Criador”.

A propagação do ateísmo e do materialismo é preocupante e nos dias atuais cresce o número de pessoas que declaram-se sem religião. Até os anos 70, elas eram menos de 1% da população. Nos anos 90, 5,1% e atualmente chegam a 7,3% segundo dados do IBGE.

Segundo dados da Enciclopédia Britânica, em 1994 cerca de 240 milhões de pessoas declaravam-se ateístas (ativamente contrárias a qualquer religião) e mais de 900 milhões diziam-se não-religiosas (sem nenhum tipo de crença).

A Doutrina Espírita é sem dúvida, a saída deste labirinto confuso e vazio em que o homem se meteu; precisamos divulgar cada vez mais a Doutrina dos Espíritos superiores. O vazio espiritual deve ser preenchido com fé raciocinada. A fé e a razão são faces da mesma moeda.

Os materialistas têm alergia ao sobrenatural, bem sabemos, mas, fiquem tranqüilos, Kardec não foi um místico exaltado, como pensam alguns; foi, além de professor e escritor, um pensador profundo que viveu intensamente sua época. Kardec quando foi convidado pelo Sr. Fortier para assistir o fenômeno das “mesas girantes”, que além de se moverem, também falavam quando magnetizadas; agiu da mesma forma que agiria um incrédulo rigoroso: “Só acreditarei quando o vir e quando me provarem que uma mesa tem cérebro para pensar, nervos para sentir e que possa tornar-se sonâmbula. Até lá, permita que eu não veja no caso mais do que um conto para fazer-nos dormir em pé.” Grifei algumas palavras para melhor entendimento da questão em análise.

Depois de muito estudo e observação o Codificador Espírita conclui:

“As comunicações entre o mundo espírita e o mundo corpóreo estão na ordem natural das coisas e não constituem fato sobrenatural, tanto que de tais comunicações se acham vestígios entre todos os povos e em todas as épocas. Hoje se generalizaram e tornaram patentes a todos.”

Kardec que também era avesso as carolices da religião tem uma advertência para os ateístas e materialistas:

“Com efeito, a religião se funda na revelação e nos milagres. Ora, que é a revelação, senão um conjunto de comunicações extraterrenas? Todos os autores sagrados, desde Moisés, têm falado desse espécie de comunicações. Que são os milagres, senão fatos maravilhosos e sobrenaturais, por excelência, visto que, no sentido litúrgico, constituem derrogações das leis da Natureza? Logo, rejeitando o maravilhoso e sobrenatural, eles rejeitam as bases mesmas da religião. Não é deste ponto de vista, porém, que devemos encarar a questão.”

Depois da advertência vem a orientação com a segurança de quem mergulhou nas águas profundas do conhecimento espiritual:

“Somente o Espiritismo, bem entendido e bem compreendido, pode remediar esse estado de coisas e tornar-se, conforme disseram os Espíritos, a grande alavanca da transformação da Humanidade. A experiência deve esclarecer-nos sobre o caminho a seguir. Mostrando-nos os inconvenientes do passado, ela nos diz claramente que o único meio deles serem evitados no futuro consiste em assentar o Espiritismo sobre as bases sólidas de uma doutrina positiva que nada deixe ao arbítrio das interpretações.”

Dito isto conclui:

“A doutrina materialista é, pois, a sanção do egoísmo, origem de todos os vícios; a negação da caridade – origem de todas as virtudes e base da ordem social – e seria ainda, a justificação do suicídio.”

Diante das instruções arroladas pelo insigne Codificador Espírita, devemos cada vez mais, estudar e divulgar a Doutrina Espírita, para não darmos motivos aos que pensam que ela é estéril e vazia.

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: Espiritismo
« Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2007, 18:32:21 »
Simplório. Mera panfletagem.

No fim do primeiro parágrafo do texto o autor simplesmente afirma:

Citar
O ateísmo é o inverso do Espiritismo, pois, em sua doutrina nega a existência de Deus. Daí a sua perniciosidade para a sociedade humana. Figurando a questão poderíamos dizer que o ateísmo é o veneno e o espiritismo o remédio. Só o Espiritismo é capaz de rechaçar o ateísmo, corroendo-o em suas próprias bases.

O ateísmo é mau porque nega Deus. Ponto. Nenhum argumento sustenta essa afirmação, para o autor é simplesmente óbvio que a negação de Deus implica em ser mau. Após alguns parágrafos de pura propaganda encontramos no final mais uma declaração flutuante:

Citar
“A doutrina materialista é, pois, a sanção do egoísmo, origem de todos os vícios; a negação da caridade – origem de todas as virtudes e base da ordem social – e seria ainda, a justificação do suicídio.”

Essa alegação gratuita não é defendida por nenhum argumento no corpo do texto, não é uma conclusão que se extrai de seu conteúdo, é só um enunciado tirado do nada em que o leitor deve confiar.

Quem encontrar um argumento que seja nesse texto ganha um doce.


« Última modificação: 04 de Julho de 2007, 18:36:26 por Willy Nilly »

Offline Ricardo RCB.

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.226
  • Sexo: Masculino
Re: Espiritismo
« Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2007, 18:47:30 »
Quem tentar encontrar um argumento nesse texto vai ganhar é uma baita dor de cabeça procurando.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

One

  • Visitante
Re: Espiritismo
« Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2007, 03:45:28 »
Quem tentar encontrar um argumento nesse texto vai ganhar é uma baita dor de cabeça procurando.


Compreendo perfeitamente a falta de interesse em argumentar perante o texto...

Offline Ricardo RCB.

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.226
  • Sexo: Masculino
Re: Espiritismo
« Resposta #4 Online: 05 de Julho de 2007, 04:10:18 »
Ok, One, e os argumentos presentes neste texto são ?
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

One

  • Visitante
Re: Espiritismo
« Resposta #5 Online: 05 de Julho de 2007, 06:52:52 »
Ok, One, e os argumentos presentes neste texto são ?

Só falta pedir que refute o texto!

Compreendo perfeitamente a falta de interesse em argumentar perante o texto…
(não é nenhuma mensagem sobrenatural, quis mesmo dizer literalmente o que está escrito)
« Última modificação: 05 de Julho de 2007, 06:56:07 por One »

Offline Ricardo RCB.

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.226
  • Sexo: Masculino
Re: Espiritismo
« Resposta #6 Online: 05 de Julho de 2007, 09:43:59 »
E só por curiosidade, responda se quiser, qual o motivo de abrir este tópico?

Novamente não se ofenda, mas não seria adequado que você procurasse um profissional especializado, um psiquiatra talvez? Sério mesmo.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Espiritismo
« Resposta #7 Online: 05 de Julho de 2007, 10:11:41 »
Os textos do Portal do Espírito raramente valem a pena.  Este não é exceção.

O ateísmo surge na Europa na Antigüidade e ganha força a partir do declínio do feudalismo, e do surgimento da civilização humanista durante o Renascimento.

Não "surge"; ateísmo sempre foi uma postura natural e existente.  Não era publicamente assumida com frequência na Europa por muito de sua história, mas só por ingenuidade ou má-fé se poderia supor que não existia antes da Antiguidade.

Citar
O ateísmo é o inverso do Espiritismo, pois, em sua doutrina nega a existência de Deus.

Eu adoraria poder dizer que o ateísmo é o inverso do Espiritismo, mas não seria honesto da minha parte; o ateísmo nem sempre rejeita o materialismo, a ganância e a pretensão típicos do Espiritismo.  Além do que,  muitos ateus tratam o conceito de Deus com seriedade, coisa que o Espiritismo não faz.

E o que exatamente seria a tal "doutrina ateísta"?

Citar
Daí a sua perniciosidade para a sociedade humana.

(Posso ter a honra, Spitfire?)

VTNC. 

Até parece que crer em Deus consistentemente torna as pessoas menos perniciosas... ainda mais no Espiritismo!

Citar
Figurando a questão poderíamos dizer que o ateísmo é o veneno e o espiritismo o remédio.

Ah, a humildade espírita, sempre tão... inspiradora...

Citar
Só o Espiritismo é capaz de rechaçar o ateísmo, corroendo-o em suas próprias bases.

Crianças, vejam o que o álcool e as drogas podem fazer com um ser humano...

Citar
O Espiritismo também prioriza a razão, não são apenas os materialistas e ateístas.

"Também prioriza" por que, cara-pálida?!?  Você digitou "pretensiosamente alega priorizar" errado.

Citar
Kardec deixa claro essa questão na conclusão de “O Livro dos Espíritos” no penúltimo parágrafo, quando declara que “o argumento supremo deve ser a razão.”

Louvados sejam os mentirosos dogmas espíritas!

Citar
Bem sabemos das patuscadas das religiões que promovem o sobrenatural através dos milagres, mas, religião e sobrenatural não são sinônimos; o Espiritismo deixa claro isso quando fala de uma religião natural baseada nas leis naturais e na consciência da própria criatura, que traz em sua casa mental a herança ou, como diria René Descartes, “a marca do Criador”.

Dogmas e mais dogmas, falácia atrás de falácias; por que espíritas costumam ter tão pouca coragem de questionar?  Sempre recorrendo a argumentos de autoridade particularmente questionáveis e a escrituras que já não valiam muita coisa quando foram criadas...

Citar
A propagação do ateísmo e do materialismo é preocupante e nos dias atuais cresce o número de pessoas que declaram-se sem religião. Até os anos 70, elas eram menos de 1% da população. Nos anos 90, 5,1% e atualmente chegam a 7,3% segundo dados do IBGE.

Preocupante por que?

Citar
Segundo dados da Enciclopédia Britânica, em 1994 cerca de 240 milhões de pessoas declaravam-se ateístas (ativamente contrárias a qualquer religião)

Definição curiosa de ateísmo.

Citar
e mais de 900 milhões diziam-se não-religiosas (sem nenhum tipo de crença).

Idem para "não-religiosidade".

Citar
A Doutrina Espírita é sem dúvida, a saída deste labirinto confuso e vazio em que o homem se meteu;

Bom, DÚVIDA realmente eu não tenho quanto à utilidade da Doutrina Espírita... :)

Citar
precisamos divulgar cada vez mais a Doutrina dos Espíritos superiores. O vazio espiritual deve ser preenchido com fé raciocinada. A fé e a razão são faces da mesma moeda.

Pretensão ridícula.

Citar
Os materialistas têm alergia ao sobrenatural, bem sabemos, mas, fiquem tranqüilos, Kardec não foi um místico exaltado, como pensam alguns;

Não, foi só um desesperado com tanto medo de morrer que teimou em se convencer de que "na verdade" era um suposto Druida reencarnado.  Era tão doido que nem os atuais espíritas kardecistas imitam o exemplo dele de mudar de nome (o nome verdadeiro dele era Hipólito Rivail, Allan Kardec é o suposto druida)...

Citar
foi, além de professor e escritor, um pensador profundo que viveu intensamente sua época.

Sim, ele ERA um exemplo típico da pretensão, do etnocentrismo, da insegurança e da confusão metafísica do século XIX.

Citar
Kardec quando foi convidado pelo Sr. Fortier para assistir o fenômeno das “mesas girantes”, que além de se moverem, também falavam quando magnetizadas; agiu da mesma forma que agiria um incrédulo rigoroso: “Só acreditarei quando o vir e quando me provarem que uma mesa tem cérebro para pensar, nervos para sentir e que possa tornar-se sonâmbula. Até lá, permita que eu não veja no caso mais do que um conto para fazer-nos dormir em pé.” Grifei algumas palavras para melhor entendimento da questão em análise.

Se Kardec realmente não fosse crédulo, não seria preciso gastar tanta energia tentando decretar essa suposta verdade.

Citar
Depois de muito estudo e observação o Codificador Espírita conclui:

“As comunicações entre o mundo espírita e o mundo corpóreo estão na ordem natural das coisas e não constituem fato sobrenatural, tanto que de tais comunicações se acham vestígios entre todos os povos e em todas as épocas. Hoje se generalizaram e tornaram patentes a todos.”

Kardec que também era avesso as carolices da religião tem uma advertência para os ateístas e materialistas:

De fato, Kardec nem compreendia direito o que era religião; o Espiritismo consegue selecionar apenas o pior dela e temperar com hipocrisia e arrogância.

Citar
“Com efeito, a religião se funda na revelação e nos milagres.

Eu não disse que ele não entendia o que é religião?  Mas como é que fica mesmo essa história de Terceira Revelação?

Citar
Ora, que é a revelação, senão um conjunto de comunicações extraterrenas? Todos os autores sagrados, desde Moisés, têm falado desse espécie de comunicações. Que são os milagres, senão fatos maravilhosos e sobrenaturais, por excelência, visto que, no sentido litúrgico, constituem derrogações das leis da Natureza? Logo, rejeitando o maravilhoso e sobrenatural, eles rejeitam as bases mesmas da religião. Não é deste ponto de vista, porém, que devemos encarar a questão.”

Depois da advertência vem a orientação com a segurança de quem mergulhou nas águas profundas do conhecimento espiritual:

Quem?  Meister Eckhart?  São Francisco de Assis?  Bhagwan Ramana? Shiram Shonin?  Nagarjuna?  Especifique...

Citar
“Somente o Espiritismo, bem entendido e bem compreendido, pode remediar esse estado de coisas e tornar-se, conforme disseram os Espíritos, a grande alavanca da transformação da Humanidade. A experiência deve esclarecer-nos sobre o caminho a seguir. Mostrando-nos os inconvenientes do passado, ela nos diz claramente que o único meio deles serem evitados no futuro consiste em assentar o Espiritismo sobre as bases sólidas de uma doutrina positiva que nada deixe ao arbítrio das interpretações.”

Estou esperando pelas tais palavras espiritualmente profundas...

Citar
Dito isto conclui:

“A doutrina materialista é, pois, a sanção do egoísmo, origem de todos os vícios; a negação da caridade – origem de todas as virtudes e base da ordem social – e seria ainda, a justificação do suicídio.”

E eu que pensava que o Espiritismo não tinha autocrítica... :)  pelo visto estava enganado.

Citar
Diante das instruções arroladas pelo insigne Codificador Espírita, devemos cada vez mais, estudar e divulgar a Doutrina Espírita, para não darmos motivos aos que pensam que ela é estéril e vazia.

Isso mesmo, por que supor quando se pode saber com certeza? :)



(Hilário esse texto...)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

APODman

  • Visitante
Re: Espiritismo
« Resposta #8 Online: 05 de Julho de 2007, 15:13:40 »
Citar
“A doutrina materialista é, pois, a sanção do egoísmo, origem de todos os vícios; a negação da caridade – origem de todas as virtudes e base da ordem social – e seria ainda, a justificação do suicídio.”

Diante das instruções arroladas pelo insigne Codificador Espírita, devemos cada vez mais, estudar e divulgar a Doutrina Espírita, para não darmos motivos aos que pensam que ela é estéril e vazia."

Que texto infame, defende como exemplo de ser humano o eurocentrista xenófobo, sectarista e intolerante ( além de possível farsante ) e acusa nós ateus como sendo "o mal na Terra".

Neste caso já não sei mais o que é bem e mal.

[ ]´s

APODman

  • Visitante
Re: Espiritismo
« Resposta #9 Online: 05 de Julho de 2007, 15:15:31 »
Citar
Kardec deixa claro essa questão na conclusão de “O Livro dos Espíritos” no penúltimo parágrafo, quando declara que “o argumento supremo deve ser a razão.”

A "razão" Kardecista traduz-se como a falaciosa elaboração de ad hocs indiscriminados.

[ ]´s

One

  • Visitante
Re: Espiritismo
« Resposta #10 Online: 05 de Julho de 2007, 15:41:32 »
E só por curiosidade, responda se quiser, qual o motivo de abrir este tópico?

Ver-te dizer que é uma chatice responder a um monte absurdos.

...Quanto a ajuda não se preocupe....

One

  • Visitante
Re: Espiritismo
« Resposta #11 Online: 05 de Julho de 2007, 15:43:36 »
Nenhum espirita para comentar?

Offline Nina

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.805
  • Sexo: Feminino
    • Biociência.org
Re: Espiritismo
« Resposta #12 Online: 06 de Julho de 2007, 00:10:13 »
Deixa eu chamar o Leafar.... e acho que o Morbius tb é...

::)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Douglas

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 309
  • Sexo: Masculino
Re: Espiritismo
« Resposta #13 Online: 06 de Julho de 2007, 07:14:10 »
 :hihi:

Nem eu, seria tão ingênuo em postar um texto desses em um fórum céptico...hehe... :|
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

APODman

  • Visitante
Re: Espiritismo
« Resposta #14 Online: 06 de Julho de 2007, 08:26:19 »
:hihi:

Nem eu, seria tão ingênuo em postar um texto desses em um fórum céptico…hehe… :|

Douglas, 2 anos de praia :D

[ ]´s

Offline Ricardo RCB.

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.226
  • Sexo: Masculino
Re: Espiritismo
« Resposta #15 Online: 06 de Julho de 2007, 11:56:52 »
E só por curiosidade, responda se quiser, qual o motivo de abrir este tópico?

Ver-te dizer que é uma chatice responder a um monte absurdos.

…Quanto a ajuda não se preocupe…


Especialmente quando o monte de absurdos é colocado por você no fórum.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Espiritismo
« Resposta #16 Online: 07 de Julho de 2007, 23:14:24 »
Não posso dizer que, em linhas gerais, eu discordo do texto. A idéia é mais ou menos essa mesma. O Espiritismo bem compreendido é o laço que aproxima a ciência da religião e que, em minha opinião, as unirá em futuro próximo.

É claro que existem aqueles que pregam, como o Dantas, que exista o universo científico e o universo religioso, e que os dois tratam de coisas diferentes. Eu já discordo. Eu acho que a ciência e a religião procuram explicar o mesmo universo, mas sob enfoques diferentes: a ciência estuda as características do universo e a religião se preocupa com as conseqüências morais. Entre as duas encontra-se a filosofia, que nada mais é que a simples busca da verdade. Mas como tratam de um mesmo objeto - o universo -, não deveriam se desmentir. Mas infelizmente hoje ainda se desmentem mutuamente, um porque se deixa seduzir pela tentação do sobrenatural e outro porque não consegue enxergar além das viseiras.

Citar
“A doutrina materialista é, pois, a sanção do egoísmo, origem de todos os vícios; a negação da caridade – origem de todas as virtudes e base da ordem social – e seria ainda, a justificação do suicídio.”

Diante das instruções arroladas pelo insigne Codificador Espírita, devemos cada vez mais, estudar e divulgar a Doutrina Espírita, para não darmos motivos aos que pensam que ela é estéril e vazia."

Que texto infame, defende como exemplo de ser humano o eurocentrista xenófobo, sectarista e intolerante ( além de possível farsante ) e acusa nós ateus como sendo "o mal na Terra".

Neste caso já não sei mais o que é bem e mal.

[ ]´s
Xenófobo, intolerante é opinião sua. Gostaria que citasse um único texto que comprovasse essa sua opinião.

Sectarista, no sentido de formar seita, ele era. No sentido de promover a divisão, o preconceito e o ódio entre as pessoas, não.

E Kardec não acusa os ateus de serem o mal da Terra, mas acusa o ateísmo (ou mais precisamente o materialismo) de serem o mal da Terra. A doutrina é má, mas não necessariamente os adeptos.

De qualquer forma, ainda que fosse uma verdade, o materialismo não deixa de ser uma perspectiva desanimadora para quem acredita e trabalha pelo progresso.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Espiritismo
« Resposta #17 Online: 07 de Julho de 2007, 23:17:26 »
É claro que existem aqueles que pregam, como o Dantas, que exista o universo científico e o universo religioso, e que os dois tratam de coisas diferentes. Eu já discordo. Eu acho que a ciência e a religião procuram explicar o mesmo universo, mas sob enfoques diferentes: a ciência estuda as características do universo e a religião se preocupa com as conseqüências morais.

Você não me entendeu, Rafael... nesse particular eu concordo com você.

O que eu não acho é que o Espiritismo seja um bom exemplo de um _ou_ de outro, muito menos que tenha chance de vir a se tornar no futuro.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Espiritismo
« Resposta #18 Online: 07 de Julho de 2007, 23:20:37 »
Sectarista, no sentido de formar seita, ele era. No sentido de promover a divisão, o preconceito e o ódio entre as pessoas, não.

Nesse caso alguém andou falsificando a Codificação, e muitas pessoas alegam falsamente ser espíritas.

Citar
E Kardec não acusa os ateus de serem o mal da Terra, mas acusa o ateísmo (ou mais precisamente o materialismo) de serem o mal da Terra. A doutrina é má, mas não necessariamente os adeptos.

Qual doutrina?

Citar
De qualquer forma, ainda que fosse uma verdade, o materialismo não deixa de ser uma perspectiva desanimadora para quem acredita e trabalha pelo progresso.

Eu concordo; é um dos motivos por que sou tão severo nas críticas ao Espiritismo, que é doutrina materialista por excelência.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nina

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.805
  • Sexo: Feminino
    • Biociência.org
Re: Espiritismo
« Resposta #19 Online: 07 de Julho de 2007, 23:22:52 »
Não posso dizer que, em linhas gerais, eu discordo do texto. A idéia é mais ou menos essa mesma. O Espiritismo bem compreendido é o laço que aproxima a ciência da religião e que, em minha opinião, as unirá em futuro próximo.

Só falta dizer que a definição de ciência para os espíritas é diferente daquela usada pelos cientistas... ::)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Espiritismo
« Resposta #20 Online: 07 de Julho de 2007, 23:29:30 »
Você não me entendeu, Rafael.... nesse particular eu concordo com você.

O que eu não acho é que o Espiritismo seja um bom exemplo de um _ou_ de outro, muito menos que tenha chance de vir a se tornar no futuro.
Então eu agora é que não entendi. Ao questioná-lo há algum tempo atrás sobre algumas práticas budistas, que você diz ser adepto, você me disse que a religião não precisava necessariamente fazer sentido em todos os aspectos... Portanto, se a ciência trata de coisas que fazem sentido e a religião de coisas que não fazem sentido, então elas tratam de universos diferentes.

Eu teria que procurar as postagens antigas para lembrar exatamente o que disse... Quem sabe não me enganei a seu respeito?
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Espiritismo
« Resposta #21 Online: 07 de Julho de 2007, 23:33:21 »
Você não me entendeu, Rafael.... nesse particular eu concordo com você.

O que eu não acho é que o Espiritismo seja um bom exemplo de um _ou_ de outro, muito menos que tenha chance de vir a se tornar no futuro.
Então eu agora é que não entendi. Ao questioná-lo há algum tempo atrás sobre algumas práticas budistas, que você diz ser adepto, você me disse que a religião não precisava necessariamente fazer sentido em todos os aspectos....

Nope.  Eu nunca disse isso, embora você possivelmente tenha entendido o que eu disse dessa forma.

Citar
Portanto, se a ciência trata de coisas que fazem sentido e a religião de coisas que não fazem sentido, então elas tratam de universos diferentes.

Por que perder tempo com disciplinas sobre coisas que não fazem sentido?

Citar
Eu teria que procurar as postagens antigas para lembrar exatamente o que disse.... Quem sabe não me enganei a seu respeito?

Você com certeza se enganou a meu respeito, Leafar.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Espiritismo
« Resposta #22 Online: 08 de Julho de 2007, 00:31:58 »
Citar
Nope.  Eu nunca disse isso, embora você possivelmente tenha entendido o que eu disse dessa forma.
Talvez não. Mas é que você é meio confuso na hora de tentar conciliar o seu ceticismo com sua convicção religiosa. Aliás, não poderia ser de outra forma... ::)

Veja abaixo a minha antiga réplica, que aliás você não quis continuar... Relendo-a, às vezes eu acho que você crê em mais de uma explicação. Depois mais abaixo eu já não acho mais. Infelizmente aquela discussão não foi até o fim.

../forum/topic=7753.50.html#msg130588

Um abraço.

"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Espiritismo
« Resposta #23 Online: 08 de Julho de 2007, 00:34:08 »
Não posso dizer que, em linhas gerais, eu discordo do texto. A idéia é mais ou menos essa mesma. O Espiritismo bem compreendido é o laço que aproxima a ciência da religião e que, em minha opinião, as unirá em futuro próximo.

Só falta dizer que a definição de ciência para os espíritas é diferente daquela usada pelos cientistas.... ::)

Isso depende de quem você considera ou não considera cientistas...
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Espiritismo
« Resposta #24 Online: 08 de Julho de 2007, 00:35:28 »
Citar
Nope.  Eu nunca disse isso, embora você possivelmente tenha entendido o que eu disse dessa forma.
Talvez não. Mas é que você é meio confuso na hora de tentar conciliar o seu ceticismo com sua convicção religiosa. Aliás, não poderia ser de outra forma.... ::)

Aos seus olhos, realmente não.  Mas isso não tem importância.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!