Autor Tópico: Crenças Pseudocientificas na DE  (Lida 14760 vezes)

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
Re: Crenças Pseudocientificas na DE
« Resposta #50 Online: 15 de Setembro de 2006, 01:27:15 »
Você poderia me definir o que você entende por "uma boa prática religiosa", por favor?

É uma prática religiosa que dá bons frutos.  Que se preocupa mais com a validade de nossos atos do que com a busca por certezas absolutas.  Que cultiva o tipo saudável de fé.  Que busca desenvolver identidade e cooperação sem cair em conflito entre essas duas metas.

E também é a prática que não tem tempo para pensar em termos de quem é "mais evoluído", seja quando fala de pessoas seja de doutrinas.  Preocupação em ser "mais evoluído" é forte sintoma de insegurança e de motivação mal cuidada.
Não concordamos em tudo.  Vejamos onde concordamos ou discordamos e por quê:

É uma prática religiosa que dá bons frutos.
Essa é uma proposição básica que, se faltar, inviabiliza uma religião.  A religião que não se propõe a dar bons frutos já está morta.  Portanto, concordamos.

Que se preocupa mais com a validade de nossos atos do que com a busca por certezas absolutas.
A busca por certezas absolutas é um objetivo básico filosófico.  Cessar essa busca é a mesma coisa que morrer e esquecer de deitar.  Mas entre buscar e encontrar a distância é muito grande e não temos essa pretensão de apresentar uma verdade absoluta.

Entretanto, para validar os nossos atos precisamos de um ponto de apoio baseado em pelo menos algumas "certezas relativas".  Se não tivermos pelo menos um parâmetro sobre certo e errado, como validar? Validação aleatória? Tudo é bom, tudo é certo?  Discordamos nesse ponto.

Que cultiva o tipo saudável de fé.
Depende do que você entende por "tipo saudável de fé".  Para mim, "Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão."  E essa é o único tipo de fé saudável que eu conheço.  O resto é fé cega e não é saudável.

Que busca desenvolver identidade e cooperação sem cair em conflito entre essas duas metas.
Desculpe a minha ignorância, mas não entendi o que você quis dizer com isso.

E também é a prática que não tem tempo para pensar em termos de quem é "mais evoluído", seja quando fala de pessoas seja de doutrinas.  Preocupação em ser "mais evoluído" é forte sintoma de insegurança e de motivação mal cuidada.
Nós não temos a preocupação em sermos os mais evoluídos.  Nós temos a preocupação de evoluir, de sermos melhores hoje do que ontem, e amanhã melhor do que hoje.

A nossa pode não ser a melhor doutrina do mundo, mas nós nos preocupamos em seguir a melhor doutrina.  E para saber qual a melhor doutrina, infelizmente temos que compará-las e dizer: "essa é melhor, aquela é pior...".  Faz parte do processo de escolha.  Ou você fecha os olhos e sorteia qual a doutrina seguir?

Procuramos também ser os melhores possíveis, como pessoas e, para tentar atingir isso, uma das coisas que fazemos é observar modelos e dizer: "eu quero ser mais próximo desse modelo; ou eu quero evitar ser como aquele ali".  Isso na prática é observar e opinar (para si mesmo) sobre quem é mais ou menos evoluído.  Se eu fizer uni-du-ni-tê, eu posso acabar escolhendo como modelo uma pessoa de moral baixa.  Essas comparações, infelizmente, são inevitáveis, goste-se ou não.  Aliás, o nosso modelo maior é Jesus.  A nossa meta é imitá-lo o melhor que pudermos.  Também temos Hitler como modelo que desejamos evitar imitar.

Portanto, mais uma vez, discordamos.

Claro.  Só quis ressaltar que seria leviandade da minha parte dar um palpite nessa situação.

(....)

Eu considero um tanto imoral essa preocupação em consolar, então não vou fornecer esse exemplo.  Seria oferecer exemplos de crentes mal encaminhados, o que não atenderia a você nem a mim.
Eu entendo e compreendo...

...Mais razoável é reconhecer que fazemos as coisas por paixão e ignorância, e os resultados geralmente podem ser melhorados se realmente quisermos.
Pensamos exatamente igual a esse respeito.

Citação de: leafar
É o que muita gente pensa. Mas o preço que pagam por isso é abominável.
Nossa!!! O que há de tão abominável assim em restabelecer-se a fé no futuro? Quantos será que a doutrina já corrompeu ou prejudicou com esse ensinamento?
Percentualmente, talvez uns 90%, pelo que tenho visto.

Esse tipo de fé que o Espiritismo ensina não é nada recomendável.  A situação só não é pior porque seus adeptos são seres humanos dotados de discernimento, que muitas vezes desconsideram partes da doutrina (até mesmo inconscientemente, e por vezes caindo em contradição) e dessa forma a melhoram.
???  Talvez seja um caso de saúde pública.  Melhor talvez fosse denunciar para o ministério da saúde.  E obrigado pelo "seres humanos dotados de discernimento".  Mas não conheço casos de desconsiderar partes da doutrina, pelo menos não partes fundamentais.  Kardec, por exemplo, é uma unanimidade entre espíritas e até entre certos espiritualistas.

Citação de: Luis Dantas
Não acha exagero falar em ataque e defesa nesse contexto?
Não, eu não acho.  Mas eu não estou tomando mal a palavra "ataque".  Num debate saudável é perfeitamente normal o ataque às idéias adversárias.  E é normal a defesa.  Neste momento, eu estou agora também atacando as suas idéias, o que lhe dá um direito de resposta (ou de defesa).  Nada mais natural.

Mas no meu caso, eu vou mais longe.  Eu não levo a mal nem mesmo aqueles ataques que poderiam ser considerados desleais, como por exemplo, a associação com o ridículo.  Na realidade eles nos favorecem e nos dão elementos valiosíssimos de refutação.  Eu só tenho que agradecer quando isso acontece, pois facilita a minha vida.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 15 de Setembro de 2006, 08:54:13 »
Citação de:  Leafar

Não sei da sua vida. Talvez se você fosse um assassino cruel você se imaginasse merecedor de alguma possível punição futura, caso existisse. Se você tem a consciência límpida e transparente não há nada a temer. Entretanto, consolo seria somente para os familiares, que saberiam que a punição seria justa, finita e adequada ao tipo de crime, e para o criminoso, após arrependido, pois saberia que lhe seria oferecida a oportunidade de reparação e que após ela, a sua mancha estaria apagada para sempre. Para o criminoso não arrependido, não há consolo possível.
O que eu acho legal é exatamente esse ponto, no espiritismo. “Deus” te faz ignorante, mas puni com karmas (Não sei se é assim que se escreve) e aceita punições desumanas daqueles que o pede. Se vc não pagar o karma nessa vida, ta lascado na outra...
Mas não se preocupem! Deus ama todos vcs!!!

Repito:
“Onde tem um bando de seres humanos tentando entender “Deus”, sempre sai merda...”

Mas as outras religiões já estão refutadas pelas bases... todas elas. Nenhuma tem condição de vencer um debate racional conosco. Elas só têm o dogma cego para se firmar. Lamento igualmente se isso o puder chocar.
Presunçooooooooso...

O que acha do Budismo Leafar? Sugiro-lhe esse. Porque o espiritismo...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #52 Online: 15 de Setembro de 2006, 10:27:02 »
Leafar, o que você considera que é a religião em si?  A doutrina escrita, ou a compreensão, inspiração e vivência dos que tem a intenção de segui-la?

Qual das duas é mais válida?

Por que?

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Livre Pensador

• Nível 01
  • *
  • O que é a natureza ou a realidade última do homem?
« Resposta #53 Online: 15 de Setembro de 2006, 10:44:45 »
Por que não simplesmente ignorar o Espiritismo, Leafar? Parece bem mais razoável.

A reciproca não seria verdadeira?? Pois o seu comentário demostra que vc se incomoda com o fato de o Leafar não ignorar o Espiritismo.

Eu sempre me incomodo em ver quem tem condição de não se atrapalhar optar por fazê-lo.

Porquê? Isso lhe atrapalha em algo?
"(...) Na verdade, não é outra coisa o que faço nestas minhas andanças a não ser persuadir a vós, jovens e velhos, de que não deveis cuidar só do corpo, nem exclusivamente das riquezas, e nem de qualquer outra coisa antes e mais fortemente que da alma, de modo que ela se aperfeiçoe sempre, pois não é do acúmulo de riquezas que nasce a virtude, mas do aperfeiçoamento da alma é que nascem as riquezas e tudo o que mais importa ao homem (...)."

Socrates Σωκράτης

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #54 Online: 15 de Setembro de 2006, 11:05:41 »
Por que não simplesmente ignorar o Espiritismo, Leafar? Parece bem mais razoável.

A reciproca não seria verdadeira?? Pois o seu comentário demostra que vc se incomoda com o fato de o Leafar não ignorar o Espiritismo.

Eu sempre me incomodo em ver quem tem condição de não se atrapalhar optar por fazê-lo.

Pense um pouco e você verá que sim.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Livre Pensador

• Nível 01
  • *
« Resposta #55 Online: 15 de Setembro de 2006, 11:42:13 »

Pense um pouco e você verá que sim.

Hum...eu pensei, e cheguei à conclusão de que esse seu ponto de vista, é o mesmo utilizado pelos fundamentalistas religiosos para justificarem as suas perseguições aos ateus.
"(...) Na verdade, não é outra coisa o que faço nestas minhas andanças a não ser persuadir a vós, jovens e velhos, de que não deveis cuidar só do corpo, nem exclusivamente das riquezas, e nem de qualquer outra coisa antes e mais fortemente que da alma, de modo que ela se aperfeiçoe sempre, pois não é do acúmulo de riquezas que nasce a virtude, mas do aperfeiçoamento da alma é que nascem as riquezas e tudo o que mais importa ao homem (...)."

Socrates Σωκράτης

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #56 Online: 15 de Setembro de 2006, 13:35:28 »
Leafar, o que você considera que é a religião em si? A doutrina escrita, ou a compreensão, inspiração e vivência dos que tem a intenção de segui-la?

Por que?

Para mim, o que tem valor em uma religião é o seu corpo doutrinário.  Em outras palavras, o que tem valor é o que está escrito.  Inspiração e vivência eu posso conseguir sem religião alguma.  Já para adquirir a compreensão, eu preciso da doutrina escrita.

Ainda que suas bases não possam ser comprovadas ceticamente, como diriam os nossos amigos, mas que ela tenha pelo menos uma estrutura sólida, lógica e não contraditória.  Se ela tem esses atributos, é uma crença válida.  Se não tem, é uma crença inválida.  Por quê?  Porque ela só vai atrair aqueles que não se dispuserem a estudá-la a fundo, que a acharem somente bonitinha e boazinha.  Em outras palavras, terão crentes cegos.  Farão como a Igreja faz quando não pode explicar uma contradição aparente, como por exemplo explicar como é que Deus pode ser uno e trino ao mesmo tempo:  "É um mistério divino!"  Embromação divina, isso sim.

Pregar o bem, o amor, a caridade, dizer palavras doces e confortantes, todas as doutrinas fazem.  Nessa base, pode-se escolher qualquer uma para seguir que satisfará.  Mas não questione os seus princípios, porque pouquíssimas são capazes de satisfazer a razão e a lógica simples.  E são justamente essas contradições que fazem a maior parte dos incrédulos.  Por que eu quereria uma crença bonita mas que não me convence?  É inútil.  Prefiro ser incrédulo.  Observe a maioria dos incrédulos deste fórum.  São quase todos conhecedores da Bíblia.

O universo é um só.  Não podemos ter uma explicação religiosa, outra filosófica e outra científica para o mesmo universo.  Pode-se tentar explicar o universo sob os diferentes pontos de vista, mas é mandatório que uma explicação não desminta a outra.  Caso isso aconteça, temos que escolher em quem acreditar.  A teoria da criação e da evolução é um típico exemplo.  As duas se contradizem, as duas se consideram a palavra final sobre o assunto, mas só uma pode ser verdadeira (ou nenhuma).  As pessoas escolhem em quem acreditar e ignoram o outro lado.  Confusão feita: de um lado teremos incrédulos, do outro teremos fanáticos e no meio uma multidão de indiferentes.

Quando dizemos, por exemplo, que o espiritismo é ciência, religião e filosofia, você pode ter certeza que, embora podendo discordar de seus princípios, você não encontrará contradições entre esses aspectos da doutrina.  E mais: aceitamos todas as descobertas da ciência aonde ela já deu a palavra final.  Aonde ainda há controvérsias, estamos aguardando o resultado, mas nos permitimos defender hipóteses que ainda não foram desmentidas.  E também nos permitimos opinar sobre pontos em que a ciência ainda não se manifestou.  Por essas razões o espiritismo é aceito por "seres humanos com discernimento", como você mesmo disse:  Atende a razão e não é contraditória com os fatos e entre si.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #57 Online: 15 de Setembro de 2006, 14:02:04 »
Hum...eu pensei, e cheguei à conclusão de que esse seu ponto de vista, é o mesmo utilizado pelos fundamentalistas religiosos para justificarem as suas perseguições aos ateus.

Qual seria a semelhança?  Se vai falar mal de mim, pelo menos tente explicar por que.

Eu conheço o Espiritismo, tanto a Doutrina em si quanto a realidade da prática, e não vejo motivo para esconder minha desaprovação do mesmo.  Há algum? 
« Última modificação: 15 de Setembro de 2006, 14:06:08 por Luis Dantas »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #58 Online: 15 de Setembro de 2006, 14:23:40 »
Leafar, o que você considera que é a religião em si? A doutrina escrita, ou a compreensão, inspiração e vivência dos que tem a intenção de segui-la?

Por que?

Para mim, o que tem valor em uma religião é o seu corpo doutrinário. Em outras palavras, o que tem valor é o que está escrito. Inspiração e vivência eu posso conseguir sem religião alguma. Já para adquirir a compreensão, eu preciso da doutrina escrita.

Pois para mim é exatamente o contrário; qualquer doutrina tem exatamente o valor que lhe for emprestado pela inspiração que seus adeptos consigam obter.  Nenhum mais.  Assuntos espirituais são muito melhor traduzidos nos corações e mentes dos religiosos sinceros do que em meros textos de letras mortas.

Ainda que suas bases não possam ser comprovadas ceticamente, como diriam os nossos amigos, mas que ela tenha pelo menos uma estrutura sólida, lógica e não contraditória.

O que, aliás, não acontece no caso da DE, que se contradiz a toda hora, principalmente sobre questões como a existência de Livre-Arbítrio ou a confiabilidade dos "espíritos superiores".

Se ela tem esses atributos, é uma crença válida. Se não tem, é uma crença inválida.

Não está faltando a etapa de confrontá-la com a realidade dos fatos?  A história da Terra-Média ou a narrativa de Pokémon são mais sólidas e menos contraditórias do que a DE, mas não são válidas só por isso.

Por quê? Porque ela só vai atrair aqueles que não se dispuserem a estudá-la a fundo, que a acharem somente bonitinha e boazinha. Em outras palavras, terão crentes cegos. Farão como a Igreja faz quando não pode explicar uma contradição aparente, como por exemplo explicar como é que Deus pode ser uno e trino ao mesmo tempo: "É um mistério divino!" Embromação divina, isso sim.

Você está tentando forçar a vida espiritual a ser redutível a dogmas sem criatividade e lógica da mais pobre.  Isso não é boa lógica, muito menos boa religião.  De fato, não acho que sirva para qualquer coisa de útil.

Especificamente quanto à questão da Trindade, ela não faz sentido à primeira vista, mas serve bem para ilustrar que o Sagrado NÃO É um objeto material e não pode ser bem compreendido com conceitos grosseiros.  Aliás, até mesmo objetos materiais, por definição muito mais fáceis de compreender e assimilar do que conceitos religiosos, podem sim ser "três e um" ao mesmo tempo.  Tenho um chaveiro que o é.

Pregar o bem, o amor, a caridade, dizer palavras doces e confortantes, todas as doutrinas fazem. Nessa base, pode-se escolher qualquer uma para seguir que satisfará. Mas não questione os seus princípios, porque pouquíssimas são capazes de satisfazer a razão e a lógica simples.

Na verdade, é ao questionar os princípios que se aprende seu verdadeiro escopo e se aprende a estendê-los de forma adequada.  Nenhuma verdadeira religião encoraja seus adeptos a fugir para o texto da escritura.  Cada adepto _TEM_ ou deve buscar desenvolver as condições de acrescentar seu próprio grão de areia, inclusive à doutrina.

E são justamente essas contradições que fazem a maior parte dos incrédulos. Por que eu quereria uma crença bonita mas que não me convence? É inútil. Prefiro ser incrédulo. Observe a maioria dos incrédulos deste fórum. São quase todos conhecedores da Bíblia.

A Bíblia é um caso um tanto raro, porque se espalhou uma crença (equivocada) de que haveria valor em tentar interpretá-la literalmente.  Essa é uma distorção, uma aberração, e definitivamente um mau exemplo de prática religiosa.

O universo é um só. Não podemos ter uma explicação religiosa, outra filosófica e outra científica para o mesmo universo.

Por que não?  Explicar, por exemplo, os princípios das ligações químicas de alguma forma esvazia a religião ou a filosofia?  São campos que se completam, porque atendem a questões distintas, ainda que relacionadas.

Pode-se tentar explicar o universo sob os diferentes pontos de vista, mas é mandatório que uma explicação não desminta a outra. Caso isso aconteça, temos que escolher em quem acreditar. A teoria da criação e da evolução é um típico exemplo. As duas se contradizem, as duas se consideram a palavra final sobre o assunto, mas só uma pode ser verdadeira (ou nenhuma).

Na verdade não.  Nada impede, em tese, que um hipotético Criador escolha dar origem à vida pela abiogênese e às espécies pela seleção natural.

Dialética é uma arte valiosa, sabe.

As pessoas escolhem em quem acreditar e ignoram o outro lado. Confusão feita: de um lado teremos incrédulos, do outro teremos fanáticos e no meio uma multidão de indiferentes.

Não, Rafael, não é preciso escolher _qual tipo de fundamentalista_ se deve ser.   É possível escolher NÃO SER fundamentalista.

Quando dizemos, por exemplo, que o espiritismo é ciência, religião e filosofia, você pode ter certeza que, embora podendo discordar de seus princípios, você não encontrará contradições entre esses aspectos da doutrina.

Nesse caso falsificaram TODAS as cópias dos livros da Codificação que eu já vi...

E mais: aceitamos todas as descobertas da ciência aonde ela já deu a palavra final.

Ciência não dá "palavra final".  Isso é dogma, que não interessa à ciência.

Aonde ainda há controvérsias, estamos aguardando o resultado, mas nos permitimos defender hipóteses que ainda não foram desmentidas.

E muitas que já foram, também...

E também nos permitimos opinar sobre pontos em que a ciência ainda não se manifestou. Por essas razões o espiritismo é aceito por "seres humanos com discernimento", como você mesmo disse: Atende a razão e não é contraditória com os fatos e entre si.

Na minha experiência, a partir de um certo ponto o discernimento leva esses seres humanos a descartar o Espiritismo.  O que não é nada surpreendente.  Apesar do que você parece crer, a DE é até particularmente frágil enquanto doutrina.  Se contradiz praticamente a cada capítulo, não tem solidez moral, nem lógica, nem estética.  Só sobrevive porque oferece muitas respostas prontas a uma comunidade que tem muito desejo por elas.

Offline Livre Pensador

• Nível 01
  • *
« Resposta #59 Online: 15 de Setembro de 2006, 16:36:06 »
Não estou falando mal de vc, estou dizendo que determinado ponto de vista seu é bem parecido com um determinado ponto de vista fundamentalista religioso.
Ora, a partir do momento que através de um conceito subjetivo eu determino que uma crença não presta, e que isso me dá o direito de dizer para alguém que é melhor ignorar a crença que essa pessoa pussui, estou tendo uma postura radical em termos religiosos, mesmo que não seja um religioso.
Os fundamentalistas também se acham no direito de dizer qual a crença que presta e que não presta, incluindo aí o ateísmo.
O fato de vc supostamente conhecer o espiritismo não retira essa realidade.

Socrates Σωκράτης

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #60 Online: 15 de Setembro de 2006, 17:11:35 »
Não estou falando mal de vc, estou dizendo que determinado ponto de vista seu é bem parecido com um determinado ponto de vista fundamentalista religioso.

Afirmação mais leviana.  Se vai sustentá-la, gostaria que tentasse mostrar em que ela se apóia.

Ora, a partir do momento que através de um conceito subjetivo eu determino que uma crença não presta, e que isso me dá o direito de dizer para alguém que é melhor ignorar a crença que essa pessoa possui, estou tendo uma postura radical em termos religiosos, mesmo que não seja um religioso.

Certo, mas o que isso tem a ver com o assunto?

Meu conceito sobre o Espiritismo é fundamentado em observações de anos, análise da doutrina e diálogo com simpatizantes.  Não é arbitrário.

Por acaso eu aconselhar alguém a desconsiderar uma crença que considero nociva e mal estruturada é "fundamentalismo"?  É uma curiosa definição da palavra.

Ah sim, e eu me considero religioso.

Os fundamentalistas também se acham no direito de dizer qual a crença que presta e que não presta, incluindo aí o ateísmo.

Eles também bebem água.  Não vejo nada de errado em uma coisa, nem na outra.

Ninguém tem por que fazer de conta que não tem opinião sobre outras crenças.

Não.  Nem te autoriza a me rotular de fundamentalista dessa forma tão casual.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #61 Online: 15 de Setembro de 2006, 20:35:40 »
Na minha experiência, a partir de um certo ponto o discernimento leva esses seres humanos a descartar o Espiritismo.  O que não é nada surpreendente.  Apesar do que você parece crer, a DE é até particularmente frágil enquanto doutrina.  Se contradiz praticamente a cada capítulo, não tem solidez moral, nem lógica, nem estética.  Só sobrevive porque oferece muitas respostas prontas a uma comunidade que tem muito desejo por elas.
Parece que encerramos, não é.  Não há nada de novo que ainda não tenha sido discutido.

Um abraço. :ok:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 18 de Setembro de 2006, 08:55:11 »
Ora, a partir do momento que através de um conceito subjetivo eu determino que uma crença não presta, e que isso me dá o direito de dizer para alguém que é melhor ignorar a crença que essa pessoa pussui, estou tendo uma postura radical em termos religiosos, mesmo que não seja um religioso.
O nazismo “presta” para vc? O nazismo também se assemelha as religiões por dar significados e diversificarem um ser humano do outro, mesmo assim achaste que o nazismo “presta”? E as religiões terroristas? E a filosofia dos clãs terroristas?

Se vc negar algum estará sendo “fundamentalista”, é isso?

Offline Livre Pensador

• Nível 01
  • *
« Resposta #63 Online: 18 de Setembro de 2006, 10:49:57 »
Veja bem, eu abomino o nazismo, comunismo, liberalismo, fundamentalismo, terrorismo, todas essas doutrinas extremistas e que se acham donas da verdade.
Mas veja bem, eu não posso impedir qualquer pessoa que adote essa linha de pensamento de pensar assim, é um direito dela. E desde que essas crenças não se concretizem, é um direito dela acreditar no que ela quiser, isso é livre-arbitrio. Agora, a partir do momento que essa ideologia é concretizada em atos que possam prejudicar o direito de outrem, aí cabe ao Estado reprimir.
E veja bem, até nesse caso, de concretização de tais ideologias, eu não tenho o direito de reprimir o seu executor, sendo isso inclusive crime, chamado de exercicio arbitrário das próprias razões.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2006, 10:54:22 por Livre Pensador »

Socrates Σωκράτης

Offline Livre Pensador

• Nível 01
  • *
« Resposta #64 Online: 18 de Setembro de 2006, 10:55:40 »
Luis Dantas não foi minha intenção rotula-lo de fundamentalista, se vc assim entendeu, retiro o que eu disse, e peço-lhe desculpas.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2006, 11:01:52 por Livre Pensador »

Socrates Σωκράτης

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 18 de Setembro de 2006, 11:26:48 »
Veja bem, eu abomino o nazismo, comunismo, liberalismo, fundamentalismo, terrorismo, todas essas doutrinas extremistas e que se acham donas da verdade.
Vc “se incomoda em ver quem tem condição de não os faze-los optar por fazê-los”...?

Mas veja bem, eu não posso impedir qualquer pessoa que adote essa linha de pensamento de pensar assim, é um direito dela.
Isso é evidente. Mas nessa linha de raciocínio temos que um comunista como Stalin tinha o direito de pensar do modo que pensou, mas... não seria melhor “se incomodar em ver quem tem condição de não os faze-los optar por fazê-los”...?
E desde que essas crenças não se concretizem, é um direito dela acreditar no que ela quiser, isso é livre-arbitrio. Agora, a partir do momento que essa ideologia é concretizada em atos que possam prejudicar o direito de outrem, aí cabe ao Estado reprimir.
E veja bem, até nesse caso, de concretização de tais ideologias, eu não tenho o direito de reprimir o seu executor, sendo isso inclusive crime, chamado de exercicio arbitrário das próprias razões.
Vc fala como se o estado não fosse composto por nós. Não seria bem “reprimir” e sim mostrar suas falhas e “se incomodar em ver quem tem condição de não os faze-los optar por fazê-los”...?

(Espero que tenha entendido. Se não, então leia a resposta para “me incomodo em ver quem tem condição de não se atrapalhar optar por fazê-lo”. Claro que cada um tem seu modo de viver, mas isso de se preocupar com as merdas que as outras pessoas fornecem, não é fundamentalismo.)

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #66 Online: 20 de Setembro de 2006, 02:05:14 »
Parece que encerramos, não é.  Não há nada de novo que ainda não tenha sido discutido.
Pensei melhor e mudei de idéia.  Talvez ainda possamos desenvolver um pouco mais a questão.

Por que?

Para mim, o que tem valor em uma religião é o seu corpo doutrinário. Em outras palavras, o que tem valor é o que está escrito. Inspiração e vivência eu posso conseguir sem religião alguma. Já para adquirir a compreensão, eu preciso da doutrina escrita.

Pois para mim é exatamente o contrário; qualquer doutrina tem exatamente o valor que lhe for emprestado pela inspiração que seus adeptos consigam obter. Nenhum mais. Assuntos espirituais são muito melhor traduzidos nos corações e mentes dos religiosos sinceros do que em meros textos de letras mortas.
Isso me lembra que é o que dizem a maioria dos mistificados quando confrontados em seus fundamentos: É uma crença do bem...  Qual o problema da crença, se no final prega o bem...?  É só uma justificativa tola para não precisar confrontar a razão.  É como dizia Jesus: "têm olhos e não vêem, têm ouvidos mas não escutam...".  Que fazer?  É um direito assim pensar e agir.

Ainda que suas bases não possam ser comprovadas ceticamente, como diriam os nossos amigos, mas que ela tenha pelo menos uma estrutura sólida, lógica e não contraditória.

O que, aliás, não acontece no caso da DE, que se contradiz a toda hora, principalmente sobre questões como a existência de Livre-Arbítrio ou a confiabilidade dos "espíritos superiores".
A questão do livre-arbítrio é clara para nós, isto é, ele existe.  Não há contradição sobre este ponto dentro da DE.  Alguns espíritos é que ditam sistemas querendo interpretar aquilo que já está claro.  Mas não é nem sequer levado em consideração pela maioria dos espíritas.

Quanto à confiabilidade dos Espíritos Superiores, ela está no grau da sua superioridade.  Por exemplo: "um aluno de segundo grau é considerado superior pelo aluno do primário, mas considerado inferior pelo formando da faculdade.  Não dizemos que os espíritos superiores são necessariamente superiores em tudo.  Todos têm as suas limitações em alguns pontos.  Você, com todo o respeito, é que não enxerga que a doutrina ensina isso e entende que as contradições dos espíritos representam as contradições da doutrina.

Se ela tem esses atributos, é uma crença válida. Se não tem, é uma crença inválida.

Não está faltando a etapa de confrontá-la com a realidade dos fatos? A história da Terra-Média ou a narrativa de Pokémon são mais sólidas e menos contraditórias do que a DE, mas não são válidas só por isso.
Sim.  Está faltando essa etapa.  Mas se ela for vencida, deixa de ser crença para virar realidade (se comprovada) ou ficção (se comprovada falsa).  Eu, por exemplo, enxergo o Espiritismo como realidade.  Alguns o enxergam como crença.  Outros como ficção.  Os atributos que citei apenas validam ou não uma certa doutrina como crença.

Existem, entretanto, outros que são cegos voluntários, pois, enxergam a falsidade patente, mas preferem ainda chamar de crença aquilo que não pode nem ser crido (não me refiro a você diretamente).

Lamento que você prefira dar mais crédito a estórias de Pokémon, que são comprovadamente falsas do ponto de vista de realidade do que à possibilidade de veracidade das comunicações espíritas, que são relatadas às milhares e são, no máximo, supostamente todas falsas.

Na verdade, é ao questionar os princípios que se aprende seu verdadeiro escopo e se aprende a estendê-los de forma adequada. Nenhuma verdadeira religião encoraja seus adeptos a fugir para o texto da escritura. Cada adepto _TEM_ ou deve buscar desenvolver as condições de acrescentar seu próprio grão de areia, inclusive à doutrina.
Concordo e fazemos isso com relação à DE.  Às vezes até demais...  E a retirar o grão de areia colocado indevidamente, a "verdadeira religião" encoraja a fazê-lo?  Pode a verdade conviver bem com o erro?

Pode-se tentar explicar o universo sob os diferentes pontos de vista, mas é mandatório que uma explicação não desminta a outra. Caso isso aconteça, temos que escolher em quem acreditar. A teoria da criação e da evolução é um típico exemplo. As duas se contradizem, as duas se consideram a palavra final sobre o assunto, mas só uma pode ser verdadeira (ou nenhuma).
Na verdade não. Nada impede, em tese, que um hipotético Criador escolha dar origem à vida pela abiogênese e às espécies pela seleção natural.

Dialética é uma arte valiosa, sabe.
Na verdade não?!  Então você diz que uma teoria que diz que a vida surgiu somente do acaso confrontada com outra que diz que que pelo menos uma parte da vida foi criada podem estar ambas certas?  É impossível.  Alguém um dia vai ter que ceder ou será superado.  Quanto à sua suposição, se fosse verdade, tanto a ciência quanto a religião teriam que afirmar um dia, caso contrário uma delas seria superada.  Se a religião não puder se associar à ciência, não há religião possível.

O universo é um só. Não podemos ter uma explicação religiosa, outra filosófica e outra científica para o mesmo universo.

Por que não? Explicar, por exemplo, os princípios das ligações químicas de alguma forma esvazia a religião ou a filosofia? São campos que se completam, porque atendem a questões distintas, ainda que relacionadas.
Concordo com você.  Você não entendeu o que escrevi?  Uma não pode é desmentir a outra, caso contrário pelo menos uma estará em erro.  Não vejo aonde que a religião ou a filosofia podem desmentir o princípio das ligações químicas.

As pessoas escolhem em quem acreditar e ignoram o outro lado. Confusão feita: de um lado teremos incrédulos, do outro teremos fanáticos e no meio uma multidão de indiferentes.

Não, Rafael, não é preciso escolher _qual tipo de fundamentalista_ se deve ser. É possível escolher NÃO SER fundamentalista.
Isso não é fundamentalismo.  Entre duas opiniões contraditórias, o fato de escolher uma, não é fundamentalismo.  Fundamentalismo seria olhar só para um lado e ignorar o resto.  Às vezes o não querer tomar partido por lado nenhum pode parecer uma demonstração de humildade.  Na minha opinião é uma demonstração de falsa humildade.  Você também é indiferente à doutrina nazista ou você toma um partido a favor ou contra?  Por que seria diferente com o resto?

Quando dizemos, por exemplo, que o espiritismo é ciência, religião e filosofia, você pode ter certeza que, embora podendo discordar de seus princípios, você não encontrará contradições entre esses aspectos da doutrina.

Nesse caso falsificaram TODAS as cópias dos livros da Codificação que eu já vi...
Viu?!  Você já tomou um partido...  Do Contra.  Sinal que você não deve ser um falso humilde.

E mais: aceitamos todas as descobertas da ciência aonde ela já deu a palavra final.

Ciência não dá "palavra final". Isso é dogma, que não interessa à ciência.
Será que a ciência ainda está indecisa sobre o motivo da gravidez da mulher?  Será que ela ainda duvida que possa ser resultado da união de um espermatozóide com um óvulo?  Será que ainda consideram a possibilidade de "cegonha", "espírito santo", e outros?  A ciência já deu a palavra final em alguns assuntos sim.  E podem ser considerados dogmas, pois são realidades incontestáveis.  Nenhum problema nisso.

Aonde ainda há controvérsias, estamos aguardando o resultado, mas nos permitimos defender hipóteses que ainda não foram desmentidas.

E muitas que já foram, também...
Cuidado com o Ônus da Prova!!!  Quem afirma que é verdadeiro tem que provar, lembra?  Mas quem afirma que é falso, também tem que fazer o mesmo, ou seja, demonstrar a impossibilidade.  Nessa base, até o dragão da garagem, como brinca o APODman, é hipótese válida.

E também nos permitimos opinar sobre pontos em que a ciência ainda não se manifestou. Por essas razões o espiritismo é aceito por "seres humanos com discernimento", como você mesmo disse: Atende a razão e não é contraditória com os fatos e entre si.

Na minha experiência, a partir de um certo ponto o discernimento leva esses seres humanos a descartar o Espiritismo. O que não é nada surpreendente. Apesar do que você parece crer, a DE é até particularmente frágil enquanto doutrina. Se contradiz praticamente a cada capítulo, não tem solidez moral, nem lógica, nem estética. Só sobrevive porque oferece muitas respostas prontas a uma comunidade que tem muito desejo por elas.

Quanto a isso, só podemos esperar o tempo fazer o trabalho de descartar ou não.  Eu já li toda a obra de Kardec, desde a codificação até todos os 12 anos da Revista Espírita e não identifiquei nenhuma contradição, nem falta de solidez moral, nem lógica.  Talvez tenha problemas estéticos, como nos textos polêmicos.  Mas ninguém disse que a verdade tem que ser bonita, esteticamente falando.

Você tem opinião oposta à minha com respeito  DE.  Um de nós está errado.  O tempo dirá...  Até lá, faça a sua propaganda que eu faço a minha.

Um abraço.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #67 Online: 20 de Setembro de 2006, 03:12:20 »
Rafael, cansei dessa dança.  Vou te dar um descanso.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 20 de Setembro de 2006, 08:49:30 »
A questão do livre-arbítrio é clara para nós, isto é, ele existe.  Não há contradição sobre este ponto dentro da DE.

Certamente a maioria estava de certo modo "pré-destinada" a esse fim, e no momento certo foram inspiradas a se dirigirem ao local do acidente.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2006, 08:55:01 por Mussolim Bucetê »

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #69 Online: 20 de Setembro de 2006, 18:11:08 »
Vejamos o conflito:

Religiosos baseiam-se em dogmas.

Céticos, ateus e adeptos da ciência se baseiam em evidências, usando o princípio cético.

Um debate só dará certo se ambos os grupos se basearem na mesma coisa, mas como a ciência não se baseia em dogmas, nunca dará certo.
Os religiosos ainda não compreenderam que o dogmatismo é vazio. Como todos sabem, dogmas são afirmações IMPOSTAS, afirmadas como verdadeiras, por isto, não têm sustentabilidade alguma, muito menos algum valor pois não estão sujeitas a análises e muito menos a evidências.

Espiritismo se limita somente a questão de crença, e não a comprovações. As alegações espíritas não têm credibilidade alguma, pois são todas fundamentadas em dogmas.
A ciência, como tem demonstrado, é o único meio confiável e instrumento para se comprovar se uma alegação é falsa, ou verdadeira.

Claro, as tentativas de afirmações metafísicas do Espiritismo não são analisáveis, mas as mentiras empíricas que Kardec contou no LE e no Livro dos Médiuns podem ser refutáveis.
Lembram-se que Kardec afirmou ter visto fenômenos "inteligentes" com as mesas girantes?

Em minha opinião, está claro que:

- Espíritos, seres imateriais, desprovidos de matéria, não têm massa e nenhuma característica herdada dela, portanto, não podem interagir com a matéria.

- 2ª lei fundamental da dinâmica:

Fr = m.a

Estou errado, ou uma lei básica da dinâmica demonstra que todo besteirol empírico que Kardec afirmou é mentira?

Claro, os espíritas não dão créditos à física, e sim para uma doutrina religiosa pseudocientífica.

Espero não ter viajado muito.  :histeria:
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #70 Online: 20 de Setembro de 2006, 18:16:16 »
Acho que eu já disse que religião _verdadeira_ e bem cuidada não tem muita paciência para dogmas...

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #71 Online: 20 de Setembro de 2006, 21:17:48 »
Até onde eu sei, nunca vi nenhuma religião que não seja fundamentada em dogmas, conhece alguma Luis Dantas?. O Espiritismo, como é tema deste tópico, é dogmático ao extremo, portanto, o que vai adiantar debater com religiosos se eles não se baseiam em evidências, mas sim em afirmações IMPOSTAS?

É por isto que debates com religiosos nunca dão certos. Primeiro:

I - Eles nunca admitem que dogmas não têm valor algum.
II - Por mais que você demonstre através da ciência que vários dogmas são mentiras, eles continuarão acreditando pois fecharam suas mentes.

O que dá para ser feito com pessoas deste tipo? NADA. A ilusão é café da manhã deles.

Viver a vida baseando-se em uma pós-vida imaginária é triste, é perder a própria vida. A vida, mediante a ausência de evidências e provas de uma suposta outra-vida, deveria ser mais valorizada.
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #72 Online: 21 de Setembro de 2006, 01:40:05 »
Sim, o Espiritismo é dogmático ao extremo.  _Por isso_ não é uma religião bem cuidada. Dogma é muleta de religião, não a essência da mesma.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #73 Online: 22 de Setembro de 2006, 10:33:20 »
Os religiosos ainda não compreenderam que o dogmatismo é vazio. Como todos sabem, dogmas são afirmações IMPOSTAS, afirmadas como verdadeiras, por isto, não têm sustentabilidade alguma, muito menos algum valor pois não estão sujeitas a análises e muito menos a evidências.

Espiritismo se limita somente a questão de crença, e não a comprovações. As alegações espíritas não têm credibilidade alguma, pois são todas fundamentadas em dogmas.
A ciência, como tem demonstrado, é o único meio confiável e instrumento para se comprovar se uma alegação é falsa, ou verdadeira.

Claro, as tentativas de afirmações metafísicas do Espiritismo não são analisáveis, mas as mentiras empíricas que Kardec contou no LE e no Livro dos Médiuns podem ser refutáveis.
Lembram-se que Kardec afirmou ter visto fenômenos "inteligentes" com as mesas girantes?

Em minha opinião, está claro que:

- Espíritos, seres imateriais, desprovidos de matéria, não têm massa e nenhuma característica herdada dela, portanto, não podem interagir com a matéria.

- 2ª lei fundamental da dinâmica:

Fr = m.a

Estou errado, ou uma lei básica da dinâmica demonstra que todo besteirol empírico que Kardec afirmou é mentira?

Claro, os espíritas não dão créditos à física, e sim para uma doutrina religiosa pseudocientífica.

Espero não ter viajado muito. :histeria:
Ernane,

Se você diz que a ciência já deu a última palavra sobre tudo, quem está sendo dogmático é você.  Eu não creio nisso, assim como não creio que o Espiritismo também não deu a última palavra em nada.

Nós não temos dogmas incontestáveis e, por isso, o espiritismo não pode ser chamada de religião dogmática.  Se for demonstrado o erro, a doutrina manda se ajustar.  Isso não acontece com outras religiões ditas dogmáticas que dizem: "é verdade porque está escrito em nossos livros.", ainda que evidências demonstrem o contrário.

Mas existem certos conceitos que são consideradas verdades adquiridas e por isso às vezes são tratados de dogmas.  As provas existem.  Nem todos as aceitam, o que é um direito.  Mas se algum dia for provado que estamos errados, pode ter certeza que mudaremos, ainda que isso signifique o fim da doutrina.

Você pode pensar o que quiser.  Estou aqui somente para esclarecer.

Um abraço a todos.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #74 Online: 22 de Setembro de 2006, 10:36:09 »
Rafael, cansei dessa dança. Vou te dar um descanso.
Calma, Luis Dantas.  Não somos inimigos.  Jogamos do mesmo lado, ou seja, no lado da busca da verdade.  O objetivo é discutir diferentes pontos de vista para tentarmos chegar o mais perto possível dela.  A diferença é que você acha que ela está mais próxima por um caminho e eu acho que ela está mais próxima por outro.  Quem sabe, discutindo, não atinjamos um dia um denominador comum?

Um abraço.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!