Autor Tópico: A relação de poder entre astrologia e ciência  (Lida 8649 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: A relação de poder entre astrologia e ciência
« Resposta #50 Online: 09 de Julho de 2007, 15:05:51 »
Discordo respeitosamente, pois os que dizem não se incomodar com a definição ou o entendimento de ciência, muitas vezes se utilizam de princípios anacrônicos e atrasados de ciência. E tem influência no ensino de ciências, pois como mostra o estudo do instituto de física da UFRGS (na parte 3), que é muito usado o empirismo-indutivismo como regra, sendo que este conceito é contrário a filosofia de Popper (holofote mental) e de Lakatos.

Aqui no fórum também é muito comum o uso do termo ciência a torto e a direita, mas cada um com um conceito do que seja ciência, e muitas vezes é usado o empirismo-indutivismo como referência sem se dar conta.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 09 de Julho de 2007, 15:38:02 »
Isso é verdade. As definições mais primitivas e anacrônicas da ciência ainda são muito populares e encontram coro inclusive entre pessoas razovelmente bem instruídas. Mas mesmo assim a sua observaão não invalida a minha de que preocupações com epistemologia costumam passar longe do dia-a-dia do cientista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #52 Online: 09 de Julho de 2007, 15:48:24 »
Depende de que cientísta você fala, o próprio paper é de um instituto de física. E num certo sentido você tem razão, pois os cientistas das ciências humanas estão pouco se importanto com o que os colegas das ciências naturais consideram como ciência. Aquela definição que postou, a melhor definição para ciência é que ciência é aquilo que gera aplicação tecnológica pode colocar a ciência econômica como a suprema ciência, e não tem nada a ver com eu ter estudado economia, apesar se não ter concluido ainda.  :D
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #53 Online: 09 de Julho de 2007, 21:59:28 »
Não entendi, Beto.  Parece uma contradição você dizer que as leis são válidas para todas as pessoas quando logo depois mostra que não são.

Porque são diferentes os planos da VALIDADE e da EFICÁCIA. Mas não me interessa continuar essa conversa, já me satisfiz com as explicações de porque Direito não é ciência.

Que esta discussão fosse realizada sobre se a Sociologia ou a História são ciências até entenderia, mas a astrologia ( ou astromancia ) é algo completamente sem sentido como bundomancia. 

Não concordo, a astrologia é extremamente difundida e persistente, logo vale a pena discutir sobre ela. Talvez não seja algo que nós possamos nos dar ao luxo de ignorar só porque somos céticos, afinal eu já ouvi dizer que astrólogos são usados até mesmo pra pareceres sobre entrevistas de empregos.
« Última modificação: 09 de Julho de 2007, 22:07:46 por BetinhO »
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 10 de Julho de 2007, 11:43:23 »
afinal eu já ouvi dizer que astrólogos são usados até mesmo pra pareceres sobre entrevistas de empregos.

Já ouvi dizer que um dos palhaço Bozo cheirava cocaína antes de entrar no ar... e outro tomava uns pilequinhos.

APODman

• Visitante
« Resposta #55 Online: 10 de Julho de 2007, 12:31:43 »
Não concordo, a astrologia é extremamente difundida e persistente, logo vale a pena discutir sobre ela. Talvez não seja algo que nós possamos nos dar ao luxo de ignorar só porque somos céticos, afinal eu já ouvi dizer que astrólogos são usados até mesmo pra pareceres sobre entrevistas de empregos.

A astrologia não produz resultados derivados unicamente de suas premissas, os resultados que astrologia cria provém da malandragem ou "expertise" ( consciente ou não ) do astrológo em conhecer bem sobre o ser humano e suas reações de modo que seu consulente se dê por satisfeito com seu serviço.

Não existe correlação causal entre planetas no céu e eventos na Terra como propostos ou determinados por mapas astrais. Fazer ou não fazer um mapa astral dá na mesma o que o astrólogo pode dizer e o que o consulente pode entender como verdade depende unicamente da validação subjetiva do consulente.

Isto independente ou não se se por algum meio alguém queira dizer que a Astrologia é ciência.

Talvez até seja: ciência da enganação

É detestável sua aplicação em processo determinantes como seleção profisional mas a discussão se é ciência ou não o meu ver é bobeira.

[ ]´s

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 10 de Julho de 2007, 12:35:26 »
Apodman, que a Astrologia é embromação isso não se discute. O que é discutível é o que é ciência, se é que se pode definir o que é ciência.

APODman

• Visitante
« Resposta #57 Online: 10 de Julho de 2007, 13:13:17 »
Sim esta é outra discussão mas pontua-la em cima da astrologia é o que acho um erro.

Na verdade nem erro mas perda de tempo.

[] ´s

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 10 de Julho de 2007, 13:21:56 »
Verdade. Deve haver algum exemplo menos ruim.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!