Autor Tópico: Desafio da conscienciologia  (Lida 12694 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Desafio da conscienciologia
« Online: 05 de Julho de 2007, 16:06:03 »
DESAFIO DA CONSCIENCIOLOGIA
(AUTOPESQUISOLOGIA)

Definição. O desafio da Conscienciologia é aquela condição conscienciológica, específi-ca, técnica, autossuperadora e extremamente provocativa para a evolução consciente, própria do neoparadigma avançado da consciência e do corpus da Ciência das Ciências. Tema central ho-meostático.
Etimologística. O prefixo des vem do idioma Latim, dis ou de ex, “oposição; negação; falta”. O termo afiar deriva também do idioma Latim, fidere, “confiar; manter fidelidade com al-guém”. O vocábulo desafiar apareceu no Século XIII. A palavra desafio surgiu no Século XV. O termo consciência provém igualmente do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo consci-re, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII. O elemento de composição logia procede do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
Sinonímia: 1. Repto da Conscienciologia. 2. Provocação conscienciológica. 3. Provo-cação autoevolutiva.
Neologística. As duas expressões compostas minidesafio da Conscienciologia e megade-safio da Conscienciologia são neologismos técnicos da Autopesquisologia.
Antonímia: 1. Indiferença evolutiva. 2. Ignorância quanto à Conscienciologia.

Atos / Fatos / Parafatos: o desafio da Conscienciologia; o repto da Conscienciologia; o desafio da Cosmoética; a reptação evolutiva; o reptamento da reeducação; a desafiação da pro-éxis; a provocação da Conscienciologia; a superação das autoinsuficiências; as autoprovocações evolutivas; a expansão da autocrítica; o combate às autocorrupções; a luta contra os autassédios; o modus operandi pessoal na proéxis; a matematização possível da vida humana; a aceitação pes-soal dos desafios evolutivos; as automanifestações prioritárias à evolução consciencial; a otimiza-ção evolutiva; a dinâmica autoevolutiva; a proéxis dinamizada; a Autopesquisologia; a Experi-mentologia; a Proexologia; a Evoluciologia; a Recexologia; a Invexologia.

Agentes / Atores / Atrizes: o pré-serenão vulgar; a pré-serenona vulgar; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o tenepessista; a tenepessista; o buscador-borboleta; a busca-dora-borboleta.
Exemplos: minidesafio da Conscienciologia = o ato de promover o estado vibracional (EV) pessoal; megadesafio da Conscienciologia = a autovivência da desperticidade nesta atual vi-da humana, no Terceiro Milênio.
Taxologia. No contexto da Evoluciologia, os desafios, em geral, da Conscienciologia podem ser classificados em 3 categorias, ou o trinômio experimental aqui disposto na ordem fun-cional de relevância:
1. Minidesafios: os mais acessíveis.
2. Megadesafios: os mais complexos.
3. Pós-desafios: os reptos intermissivos pós-dessomáticos.
Minidesafios. Segundo a Holomaturologia, eis, por exemplo, na ordem funcional, 7 minidesafios ou reptações racionais da Conscienciologia:
1. Impactoterapia cosmoética: o enfrentamento das verdades relativas de ponta (ver-pons); a provocação didática; a Proxêmica.
2. Destrutologia: a Cosmoética, quando destrutiva dos anacronismos e fossilizações, exigindo a reciclagem intraconsciencial (recin) e a reciclagem existencial (recéxis); a Recexo-logia.
3. Princípio da descrença: a base da racionalização conscienciológica; a Refutaciologia.
4. Acareação: quando cosmoética, tanto interconscins quanto interconsciexes ou ambas; a encaração do enfrentamento desassediador; a Conviviologia.
5. Maxidissidência: o procedimento ideológico a maior.
6. Omissuper: a omissão superavitária do ato de arrostar conscientemente o ônus do “não”, descartando as interprisões grupocármicas.
7. Invéxis: a inversão existencial; a reciclagem máxima da juventude; a Invexologia; a Assinvéxis.

Evitações. Tais minidesafios da Conscienciologia são sistematicamente evitados pelos praticantes exclusivos da tacon, ou da tarefa da consolação, primária, “água-com-açúcar”, própria do assistencialismo religioso, em geral, procedimento da embromação demagógica no qual “os responsáveis afastam os mosquitos mas deixam a sujeira”. A Conscienciologia promove a dissec-ção do inferno e do paraíso dentro da própria consciência lúcida, quando interessada.

Megadesafios. Sob a ótica da Experimentologia, eis, por exemplo, na ordem funcional, 7 megadesafios ou reptações da Conscienciologia para todas as conscins adultas lúcidas:
1. Ofiex: a instalação da oficina extrafísica pessoal; a Ofiexologia; o Tenepessismo; a parceria nas reurbexes.
2. Pangrafia: a vivência do parafenômeno composto evoluído; os aditamentos; os pos-fácios.
3. Desperticidade: a conquista do estado da desassedialidade permanente, total, própria do ser desperto; a Despertologia.
4. Compléxis: o completismo existencial; a Proexologia.
5. Maximoréxis: a obtenção da moratória existencial, pessoal, máxima; a Moratorio-logia.
6. Cosmoconsciência: a culminância da Fenomenologia transcendente.
7. Encontro extrafísico: com o Homo sapiens serenissimus; o Serenão ou Serenona.

Exigências. Os megadesafios da Conscienciologia, listados atrás, exigem, por exemplo, no mínimo, estas 7 manifestações conscienciais evoluídas, dispostas na ordem lógica:
1. Holomaturidade: a Holomaturologia Prática; a autoconscientização multidimensio-nal (AM).
2. Personalidade: forte, bem-articulada; a Voliciologia; a Intencionologia.
3. Força presencial: a Presenciologia; a Autopensenologia.
4. Autorganização: a disciplina pessoal na diuturnidade multidimensional.
5. Iscagem: a interassistencialidade lúcida; a Interassistenciologia.
6. Tares: a tarefa do esclarecimento, mais complexa e exigente.
7. Autogescon: os desafios heurísticos da autocriatividade das gestações conscienciais.

Pós-desafios. De acordo com a Intermissiologia, eis, por exemplo, na ordem funcional, 7 pós-desafios ou reptações para a conscin recém-dessomada, durante o período da intermissão pós-dessomática:
1. Paraprocedência: a reciclagem para melhor, o upgrade evolutivo; a Pararrecexolo-gia; a Interlúdio.
2. Curso Intermissivo (CI): o segundo, mais avançado, para a consciência; a Parapeda-gogia.
3. Autorrevezamento: a manifestação multiexistencial derivada da vontade; a Volicio-logia; o continuísmo evolutivo lógico; a Seriexologia.
4. Ciclo evolutivo: o multiexistencial, pessoal, da atividade, próprio das maxiproéxis; a Grupocarmalogia; a minipeça do maximecanismo interassistencial multidimensional.
5. Macrossoma: a conquista pró-proéxis para a próxima vida humana; a Macrossomá-tica.
6. Visitologia: as volitações extrafísicas a outras energosferas ou extrafisicalidades pla-netárias.
7. Consciex Livre (CL): o paracontato interconsciencial, extrafísico, máximo.

Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomática, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, evidenciando relação íntima com os desafios da Conscienciologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
1. Compreensão da Conscienciologia.
2. Conscienciologia.
3. Corpus da Conscienciologia.
4. Extraconscienciologia.
5. Interconscienciologia.
6. Intraconscienciologia.
7. Propulsor da vontade.

IMPORTA VIVENCIAR A EVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA COMO SENDO A SUCESSÃO INTERMINÁVEL DE DESA-FIOS, CADA VEZ MAIS INSTIGANTES E ENVOLVENTES, EXIGINDO LUCIDEZ MAIOR E A COSMOÉTICA TEÁTICA.

Questionamentos. Você encara algum neodesafio da Conscienciologia na vida diuturna? Somente enfrenta os minidesafios ou já busca vivenciar os megadesafios?

http://www.enciclopediadaconscienciologia.org/verbetes/desafio_da_conscienciologia.pdf

Loucura total :duh:

E eu to nessa!  :stunned:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

APODman

  • Visitante
Re: Desafio da conscienciologia
« Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2007, 16:16:06 »
Chamem Sokal !!


[ ]´s

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Desafio da conscienciologia
« Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2007, 16:19:40 »
A fraude de Sokal

No número da Primavera/Verão de 1996 (pp. 217-252), a revista Social Text publicou um artigo de Allan Sokal, Professor de Fisica da Universidade de Nova Iorque, intitulado Transgressing the Boundaries: Towards a Transformative Hermeneutics of Quantum Gravity. O artigo era uma fraude apresentada, de acordo com Sokal, para testar se "uma revista lider em estudos culturais publicava um artigo largamente recheado de absurdos se (a) soasse bem e (b) apoiasse os preconceitos ideológicos dos editores?" Publicava. Não é necessário dizer que os editores de Social Text não gostaram.

Sokal afirma que os editores, se tivessem sido escrupulosos e intelectualmente competentes, reconheceriam desde o primeiro parágrafo do seu ensaio que se tratava de uma paródia. O físico diz que "estava incomodado por um aparente declínio nos padrões do rigor intelectual em determinadas áreas dos estudos humanisticos americanos. " A fraude era a sua maneira de chamar a atenção para este declínio.

No seu artigo, Sokal ataca "o dogma imposto pelo hegemonia do pos-Iluminismo sobre o panorama intelectual ocidental " de que existe um mundo externo governado pelas leis da natureza que nós podemos compreender imperfeitamente usando o método científico. Reivindica também que a "realidade 'física'" ... é no fundo uma construção social e linguística." Além disso, escreveu,

    Ao longo do artigo, utilizo conceitos cientificos e matemáticos de tal modo que poucos cientistas ou matemáticos os podem levar a sério.
    Por exemplo, sugiro que o "campo morfogenético'' -- uma ideia bizarra da New Age devida a Rupert Sheldrake -- constitui uma teoria de ponta da gravidade quantica. Isto é pura invenção; nem mesmo Sheldrake faz tal afirmação. Afirmo que as especulações psicoanaliticas de Lacan foram confirmadas por trabalhos recentes na teoria do campo quantica. Mesmo leitores não cientistas podem perguntar-se que raio tem a teoria quantica a ver com a psicanálise; no meu artigo não dou nenhum argumento para apoiar tal relação.

    Em suma, escrevi intencionalmente o artigo de tal modo que um fisico ou matemático competente (ou mesmo alguem com conhecimento razoável) percebesse que era uma fraude. Evidentemente, os editores de Social Text publicaram calmamente um artigo sobre fisica quantica sem se preocuparem em consultar alguem com conhecimentos nessa matéria.

Tal laxismo editorial seria de esperar numa revista da New Age, onde afirmações infundadas sobre "energias" paranormais validadas pela mecanica quantica são vulgares. Mas Sokal pensa que seria de esperar mais de uma revista prestigiada editada por pessoas distintas das humanisticas.

Muitos já apontaram as profundas implicações desta história. Pelo menos, os artigos devem ser revistos por especialistas nos campos abrangidos pelos artigos. Fontes e referências citadas nos artigos devem ser verificados pelos editores.

Acima de tudo, contudo, esta história demonstra como estamos prontos a ser enganados em assuntos em que acreditamos fortemente. Somos mais criticos de artigos que atacam as nossas posições do que em relação àqueles que pensamos que as apoiam [Gilovich]. Esta tendencia afecta fisicos, professores de ciências sociais e humanas bem como todos nós.

http://brazil.skepdic.com/sokal.html
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

APODman

  • Visitante
Re: Desafio da conscienciologia
« Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2007, 16:22:15 »
O texto de Sokal

Transgressing the Boundaries: Towards a Transformative Hermeneutics of Quantum Gravity
- http://physics.nyu.edu/~as2/transgress_v2/transgress_v2_singlefile.html

[ ]´s

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Desafio da conscienciologia
« Resposta #4 Online: 05 de Julho de 2007, 16:33:26 »
Encontrei essa entrevista de Sokal para a USP, está em português facilita. É o mesmo assunto.

http://physics.nyu.edu/faculty/sokal/entrevista_USP.html
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Sklogw

  • Nível 19
  • *
  • Mensagens: 589
  • Sexo: Masculino
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
Re: Desafio da conscienciologia
« Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2007, 12:39:32 »
Olá, pessoal

A tal da "conscienciologia" é uma pseudo-ciência repleta de verbosidade, presunção e arrogância, uma espécie de espiritismo cientificista idealizado pelo ex-médium espírita Waldo Vieira, que colaborou longos anos com Chico Xavier e abandonou repentinamente o espiritismo para, anos depois, ressurgir com essa conscienciologia. Pelo que sei, eles têm um instituto e fazem workshops (pagos, naturalmente). O "desafio" é saber se eles têm provas científicas do que alegam. Caso positivo, recomendo que eles candidatem-se ao prêmio da Fundação James Randi.

Sklogw

"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

APODman

  • Visitante
Re: Desafio da conscienciologia
« Resposta #6 Online: 09 de Julho de 2007, 13:23:56 »
Olá, pessoal

A tal da "conscienciologia" é uma pseudo-ciência repleta de verbosidade, presunção e arrogância, uma espécie de espiritismo cientificista idealizado pelo ex-médium espírita Waldo Vieira, que colaborou longos anos com Chico Xavier e abandonou repentinamente o espiritismo para, anos depois, ressurgir com essa conscienciologia. Pelo que sei, eles têm um instituto e fazem workshops (pagos, naturalmente). O "desafio" é saber se eles têm provas científicas do que alegam. Caso positivo, recomendo que eles candidatem-se ao prêmio da Fundação James Randi.

Sklogw


"Coincidentemente" os livros mais elaborados de Chico Xavier ( de autoria do "espírito" de André Luiz ) são de Chico E Waldo Vieira.

Enquanto Chico é tomdo quse como um deficiente mental pelos espíritas, incapaz portanto de criar um volume com certa bagagem de infromação científica, o mesmo não pode ser dito de Waldo.

Após a parceria, "coincidentemente" os livros de Chico voltaram a decair na fórmula "espírito-que-vai-ao- umbral-resgastar-um-espírito-inferior" ( com roteiros "coincidentemente" muito semelhantes a Divina Comédia ), presente nos livros anteriores a Waldo.

[ ]´s

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Desafio da conscienciologia
« Resposta #7 Online: 09 de Julho de 2007, 13:40:38 »
O mais interessante é que o Waldo Vieira crítica muito o espiritismo, e o chama de tarefa da consolação (tacon), enquanto a conscienciologia é chamada de tarefa do esclarecimento (tares). Num artigo sobre espiritismo, em que é analisado numa perspectiva antropológica, Vieira é coincidentemente apontado em querer retomar o aspecto científico do espiritismo, que foi interesse de Alan Kardec em seu início.

A conscienciologia surgiu com a projeciologia, depois das pesquisas em parapsicologia de Vieira. No site do inter psi, eles disseram (nos vídeos que vi) que estão usando o termo psi, pois o termo parapsicologia é usado por religiosos. Mas o curioso, é que eles estão na Puc, Pontífica universidade católica, o nome já diz tudo. Embora eu gostei muito dos materiais produzidos por eles, principalmente esses vídeos que tem a história da pesquisa psi.

A conscienciologia tem investido numa enciclopédia própria, com os termo e definições do que propõe ser uma nova ciência, com um novo paradgima.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

APODman

  • Visitante
Re: Desafio da conscienciologia
« Resposta #8 Online: 09 de Julho de 2007, 13:53:12 »
Interpsi é o nome do grupo de pesquisa psi de Wellington Zangari e desconheço ( e acho extremamente estranho ) que ele apoie Waldo Vieira.

Acho que talvez tenha havido uma certa confusão, o Interpsi está sediado na PUC e talvez seu site hospede algumas referências ao Waldo como tb a outros alegados estudiosos de fenômenos espiritistas/ espiritualistas porém o grupo de Waldo não é o Interpsi nem está na PUC.


[ ]´s

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Desafio da conscienciologia
« Resposta #9 Online: 09 de Julho de 2007, 15:13:30 »
Interpsi é o nome do grupo de pesquisa psi de Wellington Zangari e desconheço ( e acho extremamente estranho ) que ele apoie Waldo Vieira.
Não disse que eles apoiam Waldo Vieira, pelo contrário, o motivo deles usarem o termo psi, é no meu entendimento justamente por ser contrário a projeciologia, que se utiliza muito do termo parapsicologia. Ou seja, os religiosos que eles se referem são os projeciológos, que tem muitas referências do espiritismo em suas teorias, mas com novas denominações e conceituações, os assim chamados neologismos.

Acho que talvez tenha havido uma certa confusão, o Interpsi está sediado na PUC e talvez seu site hospede algumas referências ao Waldo como tb a outros alegados estudiosos de fenômenos espiritistas/ espiritualistas porém o grupo de Waldo não é o Interpsi nem está na PUC.


[ ]´s
A minha crítica não é que tenha alguma relação entre eles, e sim que o Inter Psi, ao criticar, no meu entender a projeciologia por ter influência do espiritismo, é contraditória pois está ligada a uma universidade católica. Embora é prausível que eles são contrários a muita ideologia religiosa do Padre Quevedo.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

APODman

  • Visitante
Re: Desafio da conscienciologia
« Resposta #10 Online: 09 de Julho de 2007, 15:23:30 »
Não disse que eles apoiam Waldo Vieira, pelo contrário, o motivo deles usarem o termo psi, é no meu entendimento justamente por ser contrário a projeciologia, que se utiliza muito do termo parapsicologia. Ou seja, os religiosos que eles se referem são os projeciológos, que tem muitas referências do espiritismo em suas teorias, mas com novas denominações e conceituações, os assim chamados neologismos.

Entendo

Citação de: adriano
A minha crítica não é que tenha alguma relação entre eles, e sim que o Inter Psi, ao criticar, no meu entender a projeciologia por ter influência do espiritismo, é contraditória pois está ligada a uma universidade católica. Embora é prausível que eles são contrários a muita ideologia religiosa do Padre Quevedo.

Na realidade Wellington Zangari é ateu e seu núcleo de pesquisas está ligado ao centro de Estudos Peirceanos.

Vale lembrar que o Zangari não segue a linha de "parapsicologia Quevediana" como pode dar a impressão por estar na PUC.

[ ]´s
 

Offline Porto

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Re: Desafio da conscienciologia
« Resposta #11 Online: 09 de Julho de 2007, 15:32:53 »
Eu  estou realmente doente depois de ler este tópico...
E eu tenho que me lembrar todo dia que tem gente que realmente acredita nessas coisas.

Como disse alguém por ai (droga de fonte...):
- Você quer dizer que a fé é ruim? E todas as pessoas boas que ajudam o mundo e são religiosas?
- Eu realmente tento entender como alguem bom é seduzido por essas crenças superticiosas.
"The computers are useless, they can only give you answers."
"Os computadores são inúteis, eles podem apenas lhe fornecer respostas."
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Desafio da conscienciologia
« Resposta #12 Online: 09 de Julho de 2007, 15:41:30 »
A conscienciologia se propõe como científica, com publicação indexada e os chamados tratados científicos publicados em diversos idiomas, como é o caso do Projeciologia. Além de campis de pesquisa em diversos países, atualmente tem uma parceria com a China, estudando o confucionismo em universidades chinesas.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

APODman

  • Visitante
Re: Desafio da conscienciologia
« Resposta #13 Online: 09 de Julho de 2007, 15:55:33 »
A conscienciologia se propõe como científica, com publicação indexada e os chamados tratados científicos publicados em diversos idiomas, como é o caso do Projeciologia. Além de campis de pesquisa em diversos países, atualmente tem uma parceria com a China, estudando o confucionismo em universidades chinesas.

Como avaliamos seus resultados na prática, como podemos constatar  que suas afirmativas são verdadeiras ?

[ ]´s

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Desafio da conscienciologia
« Resposta #14 Online: 09 de Julho de 2007, 16:20:34 »
A conscienciologia se propõe como científica, com publicação indexada e os chamados tratados científicos publicados em diversos idiomas, como é o caso do Projeciologia. Além de campis de pesquisa em diversos países, atualmente tem uma parceria com a China, estudando o confucionismo em universidades chinesas.

Como avaliamos seus resultados na prática, como podemos constatar  que suas afirmativas são verdadeiras ?

[ ]´s
A conscienciologia se propõe como novo paradigma, o que ao meu ver faz sentido no contexto das teorias de Kuhn, no qual os fenômenos anômalos tem importância, para a revolução científica. Na teoria de Lakatos, seria uma metodologia de programa de pesquisa científica - MPPC, com um núcleo firme diferente, mas que só pode superar outro num processo histórico. O mainstrean, o MPPC que conhecemos, tem as explicações através das modificações no cinturão protetor, mas normalmente somente uma retrodição que é a explicação de um fato já conhecido. E uma predição que é a antecipação de um fato ainda não observado, nesse aspecto está mais parapsicologia do inter psi, através de Dean Radin, no meu entendimento outro MPPC.

Eu ainda vejo correlações com a filosofia da mente, e com o existencialismo. Mas tudo ainda é só especulação minha, estou tentando ver através dos núcleos duros (paradigmas), dos outros MPPC, e através da MPPC do maistrean não tem afirmação verdadeira alguma. Ou melhor, mais detalhadamente, são apenas devaneios e delírios de indivíduos que não conhecem a ciência. Esse argumento é muito usado também, Sagan faz isso.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

APODman

  • Visitante
Re: Desafio da conscienciologia
« Resposta #15 Online: 09 de Julho de 2007, 16:34:59 »
Qual seria o objeto de estudo da Conscienciologia ?  Como seria o delineamento experimental deste estudo ?


[ ]´s

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Desafio da conscienciologia
« Resposta #16 Online: 09 de Julho de 2007, 16:51:44 »
O objeto de estudo da conscienciolgia é a consciência, e nisso que eu relaciono ao existencialismo, pois é uma mudança na dicotomia objetividade-subjetividade. Assim a autopesquisa é uma das propostas de mudança no estudo do objeto de pesquisa, que está relacionado a filosofia da mente de Chalmers.

A projeciologia é considerado um dos ramos da conscienciologia, e é através dela que a conscienciologia cresceu mais, pois é abordado diversos fenômenos parapsíquicos e explicado através desse paradigma. Os experimentos são feitos em laboratórios próprios, mas a base é a projeção da consciência, como "prova" principal. Eles tem muitos estudos sobre EQM nos materiais de pesquisa. E muitos textos para sobre a diferenciação entre a projeção da consciência e diversos outros estados alterados da consciencia, como o sono por exemplo.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

APODman

  • Visitante
Re: Desafio da conscienciologia
« Resposta #17 Online: 09 de Julho de 2007, 17:04:27 »
Como executar um teste que consiga demonstrar que de fato houve uma projeção da consciência ( projeção astral ) ?


[ ]´s

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Desafio da conscienciologia
« Resposta #18 Online: 09 de Julho de 2007, 17:29:51 »
Wagner Alegrete, ele apareceu no programa da discorevy sobre o tema, promove cursos e nesses cursos ele faz um experimento nos moldes dos que são feitos pelos pesquisadores da parapsicologia, dos fenômenos psi.

E tem outras metodologias que eu vi no CEAC, e outras fontes nos Projeciologia. Os laboratórios tem o intuito de registrar as experiências. Mas a principal fonte é a experiência subjetiva, que na conscienciologia, tem novo estatus, e por isso é considerado um novo paradigma, no qual tem a auto experimentação como um de deus princípios, assim como a multidimensionalidade, onde é justificada no livro de projeciologia com a teoria das cordas.

Edit: Errei, não é teoria das cordas, é modelo da séria harmônica.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Desafio da conscienciologia
« Resposta #19 Online: 09 de Julho de 2007, 18:23:02 »
Falou em "mudar os paradigmas", começou a feder "pseudociência".

Adriano, como é que se testa uma projeção de consciência? Como se faz para saber que isso se trata de algo verdadeiro e não uma idéia maluca na cabeça de gente maluca?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Tash

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.191
  • Sexo: Masculino
    • http://about.me/alganet
Re: Desafio da conscienciologia
« Resposta #20 Online: 09 de Julho de 2007, 18:29:47 »
Mas a principal fonte é a experiência subjetiva, que na conscienciologia, tem novo estatus, e por isso é considerado um novo paradigma, no qual tem a auto experimentação como um de deus princípios, (...)

Não entendi. Certas evidências só podem ser conseguidas individualmente, através de experimentação?

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Desafio da conscienciologia
« Resposta #21 Online: 09 de Julho de 2007, 19:14:40 »
Falou em "mudar os paradigmas", começou a feder "pseudociência".
Thomas Kuhn se utiliza desse conceito para mostras as revoluções científicas, e Lakatos complementa com a racionalidade, da metodologia de programas de pesquisa científica. Tem teóricos mais recentes que definem a espistemologia como linguística, e a metodologia como normativa. Penso ser assim. O link sobre isso é http://www.scientiaestudia.org.br/arquivo/PT_Fapesp_2001-4/logica.asp

Adriano, como é que se testa uma projeção de consciência?
Tem os laboratórios de projeção, e os cursos do IIPC. E o livro sobre projeciologia tem citações científicas.

Como se faz para saber que isso se trata de algo verdadeiro e não uma idéia maluca na cabeça de gente maluca?
Uma boa hipótese é considerar todos malucos mesmo, inclusive eu. Mas assim como Paul Feyerabend questiona as relações de poder na ciência através da astrologia, Focault faz o mesmo através da psiquiatria.

Mas a principal fonte é a experiência subjetiva, que na conscienciologia, tem novo estatus, e por isso é considerado um novo paradigma, no qual tem a auto experimentação como um de deus princípios, (....)

Não entendi. Certas evidências só podem ser conseguidas individualmente, através de experimentação?
São duas as possibilidades, a experimentação pessoal, e as experiencias de laboratório, as experiencias parapsíquisas em geral, mas é um tema muito controverso e muito questionável. A contribuição do ceticismo é sempre de aumentar o rigor dos experimentos.
 
A experimentação pessoal é mais fácil e acessível, ou também é possível considerar delírios e alucinações. A explicação pscológica e psiquiátrica é muito utilizada por céticos, pois geralmente são reproduzidas muitas das provas parapsíquicas.


Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

APODman

  • Visitante
Re: Desafio da conscienciologia
« Resposta #22 Online: 10 de Julho de 2007, 09:20:17 »
Já debati com representantes do IIPC no Superpop, ele tb argumentou em prol vlidade das experiências subjetivas como validadoras dos relatos de Projeção Astral.

Porém quando questionado em como definir tais experiências pessoais são de fato fruto de uma experiência projetiva ou mera ilusão, auto-sugestão, engano, mentira, etc. ele não soube responder objetivamente pois não há como definir na forma atual de sesu testes.

Ou seja a Projeciologia não é capz de trzer informações além de relatos de experiêncis que juram projetivs que juram que são verdadeiras sem terem como definir isto.

Em outras palavras abaixo do verniz cientificista aplicam o famigerado "Acredite em mim por favor" ( não se trata de uma crítica direta a vc Adriano, mas ao IIPC ).

[ ]´s

Offline Sklogw

  • Nível 19
  • *
  • Mensagens: 589
  • Sexo: Masculino
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
Re: Desafio da conscienciologia
« Resposta #23 Online: 10 de Julho de 2007, 10:16:25 »
Me desculpem, mas a projeciologia, conscienciologia, seja lá o que for, pra mim é uma impostura ainda maior que a pseudo-ciência espírita. Pior, enquanto os espíritas ainda têm a humildade (nem todos, é verdade) de usar termos simples para os objetos de seu estudo (fluidos, perispírito, ectoplasma, etc.) a projeciologia está introduzindo uma nomenclatura típica do pior jargão médico. Aliás, o tal "Tratado de Projeciologia" lembra muito os tratados médicos que o Dr. Waldo deve ter estudado na faculdade, cheio de definições, etimologias, classificações múltiplas, jargão clínico (usualmente isso seduz a classe média, interessada em coisas psíquicas "sérias" e "científicas").

"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Desafio da conscienciologia
« Resposta #24 Online: 10 de Julho de 2007, 10:42:47 »
Eu concordo que ao conscienciologia e a projeciologia não tem provas conclusivas e que tem esse aspecto do "acreditem em mim", mas a crítica também está no mesmo nível, críticas como você Apodman disse que estão enganados, são mentirosos, auto sugestão, alucinação entre outros que eu enquadro nas explicações psicológicas e psiquiátricas, no estilo de Carl Sagan, no livro "O mundo assombrado pelos demônios", no capítulo 6, alucinações; e no capítulo 8, sobre a distinção de visões verdadeiras e visões falsas, em que ele dita alguns trechos de livros de psiquiatras, eu mesmo não levo nada disso a sério, embora goste muito de psicologia e psiquiatria e já li muito a respeito, tenho outras conclusões a respeito. 

E sobre a consciênciologia ser impostura maior que o espiritismo, concordo, mas o que penso é que enquadram como igual. O espiritismo é avacalhado pela conscienciologia, e eu pessoalmente não gosto da religião espírita, de falar sobre deus, de fazer um evangelho segundo o espiritismo, da própria palavra espírito.
Os neologismo da conscienciologia eu vejo como uma grande sacada, e associo a filosofia analítica, que mais ou menos pelo que estou vendo está ligada a atual (ou pelo menos dessa corrente de pensamento que tem muito peso atualmente) definição de epistemologia, baseada na estrutura da linguagem, enquanto o método científico é normativo, mas com base nessa linguagem.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!