Carlos,
Entendo.
O que me faz pensar dessa forma é porque tenho a uma visão de ordem no Universo, de que ele é regido por Leis fisicas, que acabaram por resultar no que ele é hoje. Ou seja, nada de fantástico ou fora do comum ocorreu desde o Big-bang até a eclosão de vida na Terra, onde chegamos a maturidade tecnológica de podermos modificar genes de animais, devido o cumprimento de Leis Fisicas.
Algumas Leis conhecemos, outras desconhecemos. Penso que a das mesma forma que possuímos Leis fisicas, temos Leis que nos regem moralmente.
Afinal, a vida aconteceu dentro do Universo, dentro dessas Leis fisicas, estarmos tendo uma discussão metafísica é um evento, mesmo que sem importância, dentro do todo, não? Fazemos parte desse todo.
Ora, se possuímos conflitos existenciais, morais, a idéia de uma Lei imutável para reger nossa vida moral estaria descartada? Se nossa vida moral, nossos atos conscientes fazem parte desse todo?
E a Lei Aurea foi citada não somente no Cristianismo, mas também no Islamismo, no Judaísmo, no Budismo, no Hinduísmo, no Confucionismo, no Taoísmo, no Zoroastrismo, no Sikihismo, no Jainismo. Penso que é algo dificil de aplicar, mas conforme formos amadurecendo, poderemos ir ajustanoo a aplicação dela.
Um exemplo: Se aplicássemos ela da seguinte forma: Não me sentiria bem que minha mulher me traísse. Por que irei então trai-la? Como ela se sentiria?
Ou ainda, porque escreverei um texto rebaixando os homosexuais? Me sentiria bem se encontrasse um texto onde eles rebaixam os heteros?
Acredito que com as experiências da vida, vamos apurando esta análise. Podemos comprovar isto com a evolução de algumas Leis humanas, não? Algo que era licito anteriormente, hoje não é mais. Como a Lei onde poderíamos devolver a mulher quando fosse descoberto ela não ser mais virgem, por exemplo.
Por que a Razão Aurea foi tão citada? Seria ela uma percepção de Leis Morais que regem nossa conduta, assim como as Leis fisicas regem os eventos do Universo?
Não sei. São perguntas que faço constantemente.
Abraços,
Douglas