Carlos,
Atualmente, temos a moral definida como atemporal e cultural. O que aprece ser certo para nós, pode não ser no Oriente Médio, por exemplo.
Porém, penso que a moral irá se igualar entre os povos com o passar do tempos. Já que, como afirmei anteriormente, tenho comigo que uma Lei Moral foi definida no Universo, assim como as Leis físicas. E conforme a humanidade como um todo for progredindo, essa Lei ficará mais evidente e as disparidades de conceitos morais ficarão menores. Justamente pela aplicação da Razão Auréa. Mesmo que ela não possa ser assimilada pela maioria de nós, ou mesmo compreendida. O que é o meu caso, por exemplo. Se eu a tivesse assimilado, teria evitado vários erros cometidos a outras pessoas, que me atormentam até hoje. Erros banais, como ofender algumas pessoas através de apelidos
No exemplo citada por você, eu posso entender que a tribo não possui consciência de como aplicá-la, já que para ela o deus do mal é algo real e inquestionável. Caso ocorra do progresso intelectual e material cheguar a esta tribo, é possível que com a aquisição de certos conceitos intelectuais a tribo passe a ver o deus do mal como um mito e passará a enxergar que o sacrificio seja imoral. Já que, os xamãs, depois de tudo que viveram poderiam vir a pensar da seguinte forma: "e se fosse eu a ter o dente-de-leite nascido na arcada superior? Como me sentiria ao ser entregue em sacrificio??".
Daí, me pergunto, orgãos como a ONU, a UNICEF, não seriam tentativas de se encontrar acordos ou pensamentos comuns entre as nações? Definições de Leis em comum, que reflitam necessidades morais coletivas?
Desculpe por estar entrando em uma questão que tenho como filosófica, mas adoro este tipo de conversa!
Abraços,
Douglas