Autor Tópico: Dean Radin fala sobre entrelaçamento quântico para explicar os fenômenos psi  (Lida 11210 vezes)

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
Re: Dean Radin fala sobre entrelaçamento quântico para explicar os fenômenos psi
« Resposta #25 Online: 12 de Julho de 2007, 15:45:11 »
A questão é que psi, está associado a pessoas, a seres humanos, também chamados fenômenos parapsíquicos,  e se for ao extremo rigor as divisões de ciência, físico só pode falar de objetos inanimados. 
:umm: Deixa eu ver se eu consigo explicar...o que falei acima foi um trocadilho. Não foi um argumento sério (acho que já argumentei o bastante anteriormente).
Na verdade foi uma piada de físico. Psi é a letra grega normalmente utilizada para descrever a função de onda de um sistema quântico. Mas essa psi é uma função complexa (isso é, imaginária) e não uma função real. Hã... acho que não tem muita graça, principalmente explicando.
Ah, e isso aí que você falou Adriano, está parecendo aquilo de que você reclamou no começo do tópico (que só os acadêmicos poderiam falar de MQ). Por quê é que os físicos não podem falar de seres humanos? Aliás se asim fosse, seria mais um motivo pelo qual as especulações de Radin não fazem sentido, afinal a física não se presta a isso, certo?
« Última modificação: 12 de Julho de 2007, 15:48:09 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Suyndara

• Visitante
Re: Dean Radin fala sobre entrelaçamento quântico para explicar os fenômenos psi
« Resposta #26 Online: 12 de Julho de 2007, 15:49:27 »
Na verdade foi uma piada de físico. Psi é a letra grega normalmente utilizada para descrever a função de onda de um sistema quântico. Mas essa psi é uma função complexa (isso é, imaginária) e não uma função real. Hã... acho que não tem muita graça, principalmente explicando.

Perde a graça mesmo, mas fazer o quê? :P

Eu tinha um bonequinho desses (do seu avatar), taquei fogo nele numa das brincadeiras...hihihihihi

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 12 de Julho de 2007, 15:52:53 »
Faltou o principal argumento contra Dean Radin: ele diz que psi é real, mas qualquer físico, por mais capenga que seja, sabe que psi é complexa...
 :hihi:

:lol:  Eu desisti de entender mecânica quântica quando me apresentaram uma "grandeza" que não quer dizer absolutamente nada, mas cuja norma é uma probabilidade. Função de onda é o tridente do capeta! :diabo:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #28 Online: 12 de Julho de 2007, 15:56:06 »
Eu ainda vou fazer o curso de física, só para não me assustar mais com nenhuma equação  :P

Já fiz algumas matérias como "convidada" (eu xavecava o professor e ele me deixava participar das aulas...mas eu perguntava demais  :vergonha:)

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #29 Online: 12 de Julho de 2007, 15:57:12 »
Função de onda é o tridente do capeta! :diabo:
Literalmente!  :biglol:

Eu tinha um bonequinho desses (do seu avatar), taquei fogo nele numa das brincadeiras...hihihihihi
Era daqueles de plástico que não se mexiam e vinham em várias cores da coleção Guerras Secretas? Passei os meus pros sobrinhos pequenos e agora a maioria deles está mordida além da possibilidade de reconhecimento!

Eu ainda vou fazer o curso de física, só para não me assustar mais com nenhuma equação  :P

Já fiz algumas matérias como "convidada" (eu xavecava o professor e ele me deixava participar das aulas...mas eu perguntava demais  :vergonha:)
Faz sim! Os cursos de física precisam de mulheres bonitas! :ok:
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #30 Online: 12 de Julho de 2007, 16:03:01 »
A questão é que psi, está associado a pessoas, a seres humanos, também chamados fenômenos parapsíquicos,  e se for ao extremo rigor as divisões de ciência, físico só pode falar de objetos inanimados. 
:umm: Deixa eu ver se eu consigo explicar...o que falei acima foi um trocadilho. Não foi um argumento sério (acho que já argumentei o bastante anteriormente).
Ah, e isso aí que você falou Adriano, está parecendo aquilo de que você reclamou no começo do tópico (que só os acadêmicos poderiam falar de MQ). Por quê é que os físicos não podem falar de seres humanos? Aliás se asim fosse, seria mais um motivo pelo qual as especulações de Radin não fazem sentido, afinal a física não se presta a isso, certo?
Mas o grande questionamento da filosofia da ciência, é exatamente esse, a validação das ciências em geral. O que acontece é a multidisciplinaridade, como exemplo tem a neurociência e ciências afins, que são várias.

Existe também as ciencias política, sociólogica, psicólogica e a economica, mas todo mundo gosta de falar bobagem nessas áreas e as vezes nem consideram ciência.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #31 Online: 12 de Julho de 2007, 16:07:48 »
Desculpe, mas não entendi o que você está tentando dizer Adriano.
Você acha que a física não tem nada a dizer sobre os seres humanos (se for isso, já ouviu falar de biofísica ou de física médica)? Ou é o contrário?
Pode reformular?

APODman

• Visitante
« Resposta #32 Online: 12 de Julho de 2007, 16:08:56 »

Mas a Suy seria apenas para alegrar os olhos da turba.

Pq o único a se alegrar diariamente com isto e todo resto é o maridão aqui.  ;)

[ ]´s

Suyndara

• Visitante
« Resposta #33 Online: 12 de Julho de 2007, 16:10:16 »

Era daqueles de plástico que não se mexiam e vinham em várias cores da coleção Guerras Secretas? Passei os meus pros sobrinhos pequenos e agora a maioria deles está mordida além da possibilidade de reconhecimento!

Exatamente!

Eu e meu irmão erámos endiabrados :vergonha:

Citação de:  link=topic=12014.25.html#msg221540 date=1184266566

Brigada!

Tem a minha irmã já, uai :P

Ela tem pós-doc e é professora na UFMT :ok:

Quando prestei vestibular até fiquei tentada, mas na época eu rasgava os cadernos qdo errava o exercício :histeria:

Agora quero trabalhar com energia nuclear :wink:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #34 Online: 12 de Julho de 2007, 16:11:48 »

[ ]´s

Claro né? Direitos reservados :wink:

Se bem que vc sabe que os xavecos aumentam qdo sou a professora né? :P

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #35 Online: 12 de Julho de 2007, 16:17:20 »
Você acha que a física não tem nada a dizer sobre os seres humanos (se for isso, já ouviu falar de biofísica ou de física médica)? Ou é o contrário?
Pode reformular?

Eu acho adequado o diálogo entre as disciplinas científicas, assim como ocorre nas ramificações interdisciplinares, como você citou. O que eu penso é que não deve ser ignorado uma ciência em detrimento da outra.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #36 Online: 12 de Julho de 2007, 16:19:47 »
Depende do que se denomine por "ciência"  ::)

Projeção astral e criacionismo não valem  :P

APODman

• Visitante
« Resposta #37 Online: 12 de Julho de 2007, 16:20:25 »
Pode reformular?

Eu acho adequado o diálogo entre as disciplinas científicas, assim como ocorre nas ramificações interdisciplinares, como você citou. O que eu penso é que não deve ser ignorado uma ciência em detrimento da outra.

Ciência do "acreditem em mim" ?

[ ]´s

APODman

• Visitante
« Resposta #38 Online: 12 de Julho de 2007, 16:22:08 »

[ ]´s

Não estranhe se dia após dia cada vez menos gente responder a chamada  :D

:beijos:

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #39 Online: 12 de Julho de 2007, 16:26:27 »

[ ]´s

:vergonha:
Ops, foi mal. Mas é só pra olhar mesmo... já seria o suficiente (por que tá difícil aguentar só cueca todo santo dia  :chorao:)

Pode reformular?

Também acho adequado o diálogo entre disciplinas, DESDE que os interlocutores sibam do que estão falando ou estejam dispostos a aprender (do contrário, caímos nas palhaçadas denunciadas por Sokal). Esse não é o caso de Radin, se estivesse pelo menos disposto a aprender veria que há muitas coisas sem sentido em seu discurso. 

Suyndara

• Visitante
« Resposta #40 Online: 12 de Julho de 2007, 16:29:01 »
Ah,

Não reclame...no meu curso só tinham 3 homens (todos gays)  :chorao:

Meu cunhado que se deu bem, ganhou a concorrencia entre 40 marmanjos xavecando a única mulher da turma... :histeria:

Se bem que ele é "nerd-mor"  :hihi:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #41 Online: 12 de Julho de 2007, 16:30:42 »
Tem a parapsicologia, com os estudos psi, com o intuito de estudar os chamados fenômenos anômalos, é um exemplo, embora muito controverso ainda. Já outras ciências já estão bem estabelecidas, e vão além das tradicionais física, química e biologia.

Projeção astral e criacionismo não valem  :P

O IIPC, da projeção astral, tem o certificado de utilidade pública do governo federal, como uma instituição de ensino. Já a revista deles, não teve uma boa avaliação, ficou entre os piores, entre revistas técnicas de psicologia, pois está classifica nessa área. E eu não duvido que tenha uma revista similar de astrologia.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #42 Online: 12 de Julho de 2007, 16:33:11 »
O SESU aprova "qualquer coisa", basta ter um professor doutor no corpo docente  |(

Digamos que eles não tem competência para fazer esse tipo de avaliação...

Eles que experimentem tentar abrir um mestrado  :histeria: :histeria:

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #43 Online: 12 de Julho de 2007, 16:35:11 »
Ah,

Não reclame...no meu curso só tinham 3 homens (todos gays)  :chorao:

Meu cunhado que se deu bem, ganhou a concorrencia entre 40 marmanjos xavecando a única mulher da turma... :histeria:

Se bem que ele é "nerd-mor"  :hihi:

Eu também sou "nerd-mor". Mas o problema é que a única mulher da minha turma já desistiu faz um tempo, e as bichetes são seno e cosseno.

Tem a parapsicologia, com os estudos psi, com o intuito de estudar os chamados fenômenos anômalos, é um exemplo, embora muito controverso ainda. Já outras ciências já estão bem estabelecidas, e vão além das tradicionais física, química e biologia.

Controverso por que grande parte de seus pesquisadores procura soluções quânticas mirabolantemente híper-científicas para explicar fen6omenos cuja própria existência tem de ser validada ainda, e para os quais há explicações muito mais simples.

APODman

• Visitante
« Resposta #44 Online: 12 de Julho de 2007, 16:50:52 »

Como dito anteriormente a pesquisa Psi hoje encontra seu ponto de estudo mais sólido nas pesquisas com experimentos Ganzfeld justamente por serem mensuráveis e analisáveis estatisticamente ( de forma cuidadosa evitando assoacições espúrias por exemplo ).

Do que eu saiba a Projeciologia se fundamenta apenas na coleçãode dados ( entenda-se aqui de relatos ). Testes simples como medir a frequência com que voluntários que aleguem projetar-se transcrevam corretamente verifiquem números ou sequências alfanuméricas aleatórias ( sendo que nem mesmo os condutores do experimento saibam quais sejam ) em um compartimento lacrado dsitante do local de projeção são prontamente reijeitados como frutos de mentes céticas e que eles não necessitam demonstrar nada desta forma. Os relatos daqueles que dizem se projetar são tomados como verdade se atendem determinadas caraterísticas subjetivas pré-estipuladas pelos donos da Projeciologia.

Em outras palavras: "se vc contar a estorinha ( que eu criei como verdade) que quero ouvir então o que vc está dizendo é verdade."

[ ]´s

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #45 Online: 12 de Julho de 2007, 19:51:39 »
Adriano, aqui entre nós, você é o Olavo de Carvalho, não é?

APODman

• Visitante
« Resposta #46 Online: 13 de Julho de 2007, 09:18:14 »
Adriano, aqui entre nós, você é o Olavo de Carvalho, não é?

Maldade, o cara não merece isto. :D

Quem está mais para Olavo de Carvalho é o Morbius ( será que tal comparação é passível de cartão amarelo  ?  :o  )

[]s

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 13 de Julho de 2007, 10:55:37 »
Cês se comportem aí... :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #48 Online: 14 de Julho de 2007, 20:24:02 »

Como dito anteriormente a pesquisa Psi hoje encontra seu ponto de estudo mais sólido nas pesquisas com experimentos Ganzfeld justamente por serem mensuráveis e analisáveis estatisticamente ( de forma cuidadosa evitando assoacições espúrias por exemplo ).
São evidências dos fenômenos psi, e demonstrado nos vídeos do inter psi, que tem um bom trabalho de divuldagação nesse sentido. Embora no link http://skepdic.com/brazil/ganzfeld.html , tenha considerações importantes a respeito do teste que minimiza essa importância.

Do que eu saiba a Projeciologia se fundamenta apenas na coleçãode dados ( entenda-se aqui de relatos ). Testes simples como medir a frequência com que voluntários que aleguem projetar-se transcrevam corretamente verifiquem números ou sequências alfanuméricas aleatórias ( sendo que nem mesmo os condutores do experimento saibam quais sejam ) em um compartimento lacrado dsitante do local de projeção são prontamente reijeitados como frutos de mentes céticas e que eles não necessitam demonstrar nada desta forma. Os relatos daqueles que dizem se projetar são tomados como verdade se atendem determinadas caraterísticas subjetivas pré-estipuladas pelos donos da Projeciologia.

Em outras palavras: "se vc contar a estorinha ( que eu criei como verdade) que quero ouvir então o que vc está dizendo é verdade."

[ ]´s
O que me impactou foi os estudos que vi sobre meditação, na reportagem da revista mente e cérebro, e as tecnicas projetivas me parecem ter muita relação com a meditação.

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #49 Online: 15 de Julho de 2007, 01:19:15 »
Eu ainda adoto a linha de pensamento "Quem somos nós?".

Se aparecer a palavra quântico e não tiver uma unica equação, é tudo bobagem.
"The computers are useless, they can only give you answers."
"Os computadores são inúteis, eles podem apenas lhe fornecer respostas."
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!