Autor Tópico: como ser contra o Islã?  (Lida 6509 vezes)

One

• Visitante
Re: como ser contra o Islã?
« Resposta #25 Online: 09 de Julho de 2007, 13:06:33 »
Eu também. E na verdade eu estava pensando em criar algum outro símbolo menos óbvio pra criticar o Islã. O que acredito que também não seria contra.

Claro que isso violaria minha diretriz de manter o mesmo avatar por anos, mas....

Se eu usar um avatar de Maomé com Bomba, posso atrair a ira dos Maometanos, mas estou ferindo alguma regra? Se eu por na assinatura "eu não gosto de muçulmanos. mesmo." isso fere alguma regra? Entendo que não.

Não gosta é seu direito.
Diga que muçulmano é terrorista e está a cometer delito federal.
De qual país?

Brasil

One

• Visitante
« Resposta #26 Online: 09 de Julho de 2007, 13:09:16 »
Um símbolo de "proibido Islã" não chega a constituir crítica, é apenas uma manifestação de repulsa; sem um contexto e argumentação torna-se um insulto.

As pessoas podem ter repulsa do que quiserem. Não vamos deixar o politicamente correto invadir o fórum, seria desastroso. Se um islâmico se sente ofendido porque alguém não gosta da religião dele não é missão do fórum resolver esse problema sentimental do sujeito. Nada mais natural do que alguém querer demonstrar a sua falta de apreço por qualquer tipo de crença em um fórum cético, seja o islamismo, o cristianismo, o espiritismo ou qualquer coisa. Se os seguidores do primeiro são mais sensíveis, o problema é com eles e não com o resto da humanidade.

Só que não é um muçulmano quem está a denunciar.

E que bom que seria ver as pessoas a denunciarem o errado.
Esconder-se por trás do politicamente correcto não conseguirá apagar a ideologia dos racistas que se valem dos sentimentos propícios das pessoas para os escutar.
No passado uma Europa anti-semita disposta a escutar deu no que deu...

One

• Visitante
« Resposta #27 Online: 09 de Julho de 2007, 13:09:45 »
E não vou continuar, prefiro retirar-me de momento

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 09 de Julho de 2007, 13:11:23 »
A lei brasileira me proíbe de fazer generalizações? Ou tem algo contra "chamar alguém de terrorista" especificamente?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #29 Online: 09 de Julho de 2007, 13:16:19 »
A lei brasileira me proíbe de fazer generalizações? Ou tem algo contra "chamar alguém de terrorista" especificamente?

Chamar alguém de terrorista, pode ter implicações civis. Tipo alguem pedir indenização por dano moral. Se vai ganhar a ação é outra coisa. No campo penal, dependendo do contexto, pode configurar o crime de injúria ou de difamação.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 09 de Julho de 2007, 13:20:30 »
Eu também. E na verdade eu estava pensando em criar algum outro símbolo menos óbvio pra criticar o Islã. O que acredito que também não seria contra.

Claro que isso violaria minha diretriz de manter o mesmo avatar por anos, mas....

Se eu usar um avatar de Maomé com Bomba, posso atrair a ira dos Maometanos, mas estou ferindo alguma regra? Se eu por na assinatura "eu não gosto de muçulmanos. mesmo." isso fere alguma regra? Entendo que não.

Uma figura de Maomé com uma bomba eu não sei se seria permitido, afinal, não sei até que ponto é sustentável a teoria de que Maomé disseminou o terrorismo. Teria que ser discutido no conselho. À princípio eu estou inclinado a achar ele dentro das regras, embora ache de péssimo gosto.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 09 de Julho de 2007, 13:32:09 »
Um símbolo de "proibido Islã" não chega a constituir crítica, é apenas uma manifestação de repulsa; sem um contexto e argumentação torna-se um insulto.

As pessoas podem ter repulsa do que quiserem. Não vamos deixar o politicamente correto invadir o fórum, seria desastroso. Se um islâmico se sente ofendido porque alguém não gosta da religião dele não é missão do fórum resolver esse problema sentimental do sujeito. Nada mais natural do que alguém querer demonstrar a sua falta de apreço por qualquer tipo de crença em um fórum cético, seja o islamismo, o cristianismo, o espiritismo ou qualquer coisa. Se os seguidores do primeiro são mais sensíveis, o problema é com eles e não com o resto da humanidade.

Só que não é um muçulmano quem está a denunciar.

E que bom que seria ver as pessoas a denunciarem o errado.
Esconder-se por trás do politicamente correcto não conseguirá apagar a ideologia dos racistas que se valem dos sentimentos propícios das pessoas para os escutar.
No passado uma Europa anti-semita disposta a escutar deu no que deu....

Racistas? Europa anti-semita? Por favor, não vai ser com isso que vai conseguir bons argumentos para limitar o direito da pessoas de expressar as suas opiniões sobre o islamismo.

E mesmo uma figura de Maomé com uma bomba deve ser aceita. É uma charge, é humor, não pode ser levada literalmente. Pode apenas estar criticando aqueles que matam em nome dele. Pode não estar criticando nada, pode ser apenas uma brincadeira. Mas se não podemos fazer piada com Maomé, o primeiro que postar um trecho de filme do Monty Python no tópico dos melhores vídeos deve ser punido no fórum?

Quando aconteceram aqueles episódios de intolerância relacionados à publicação das charges no jornal dinamarquês eu pensei que tivessemos no fórum um reduto onde as liberdades de opinião e expressão fossem valorizadas. Não decepcionem.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #32 Online: 09 de Julho de 2007, 13:58:58 »
One (não vou te chamar de Ricardo desta vez para evitar confusão com o Mioto), não importa se eu sou ou não muçulmano.  Em nenhum dos dois sentidos.

E você bem que podia passar um pouco de borracha também; Liquid Snake pode ter sua história, mas aqui é outro fórum e até o momento ele tem mostrado disposição em ouvir e ceder.  Não posso censurá-lo por isso.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #33 Online: 09 de Julho de 2007, 14:03:09 »
As pessoas podem ter repulsa do que quiserem. Não vamos deixar o politicamente correto invadir o fórum, seria desastroso.

Nem oito nem oitenta, Mioto.  Provocação é provocação, e o próprio Liquid Snake reconheceu que há benefícios em evitá-la.

Se um islâmico se sente ofendido porque alguém não gosta da religião dele não é missão do fórum resolver esse problema sentimental do sujeito. Nada mais natural do que alguém querer demonstrar a sua falta de apreço por qualquer tipo de crença em um fórum cético, seja o islamismo, o cristianismo, o espiritismo ou qualquer coisa. Se os seguidores do primeiro são mais sensíveis, o problema é com eles e não com o resto da humanidade.

Não temos de posar de guardiões de crença alguma, é bem verdade.  Mas tampouco devemos ser cúmplices de agressão gratuita.  No meu entender parte da participação de um fórum é procurar cuidar para que o entendimento seja possível.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #34 Online: 09 de Julho de 2007, 14:13:26 »
É o que já se discutiu em outro tópico: na teoria, todas as ideologias e religiões são iguais diante das regras do fórum, mas na prática, o islamismo goza de uma proteção bem maior. O que é um humor saudável quando dirigido ao cristianismo torna-se um bárbaro ato de racismo, preconceito e agressão gratuita quando dirigido ao islã.

De pleno acordo.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #35 Online: 09 de Julho de 2007, 14:38:13 »
É o que já se discutiu em outro tópico: na teoria, todas as ideologias e religiões são iguais diante das regras do fórum, mas na prática, o islamismo goza de uma proteção bem maior. O que é um humor saudável quando dirigido ao cristianismo torna-se um bárbaro ato de racismo, preconceito e agressão gratuita quando dirigido ao islã.

De pleno acordo.
Mas não podemos deixar de levar em conta que existe uma onda de islamofobia , relacionada ao contexto geopolítico mundial a partir do fim da bipolarização entre EUA/URSS , que segue na esteira das intervenções militares das potências ocidentais (em particular os EUA) no Oriente Médio.
É importante delimitar claramente entre a crítica ao Islã e a islamofobia da mesma forma que , mutatis mutandi, entre a crítica ao Judaísmo e o anti-semitismo. A crítica religiosa se baseia na contraposição aos pressupostos da  fé em questão e , no caso das duas citadas , no arcaísmo e anacronismo de suas concepções políticas e sociais para o mundo moderno. Já o anti-semitismo e a islamofobia são construções ideológicas reducionistas , negando especificidades e heterogeneidades nas comunidades , gerando consequências discriminatórias e excludentes ;. em suma são posturas racistas.
Não é questão de ser politicamente correto ( qual crítica real o é ?) , mas saber o limite entre crítica e intolerância.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #36 Online: 09 de Julho de 2007, 15:03:52 »

De pleno acordo.
mas saber o limite entre crítica e intolerância.

E lembrar que o mesmo limite deveria valer para todas as outras ideologias, religiões, de forma absolutamente igual. Repetindo: o que contra o cristianismo é considerado inofensivo, costuma tornar-se absurdo, bárbaro, racista, agressivo quando dirigido ao islamismo. Esse privilégio do islã com relação à crítica é que não me desce. Como o caso de um negro poder manifestar o orgulho que tem por sua etnia, mas se um branco fizer o mesmo já viu né....

É uma "ditadura dos oprimidos" isso.
« Última modificação: 09 de Julho de 2007, 15:22:11 por Procedure »

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #37 Online: 09 de Julho de 2007, 15:50:56 »
Assuntos delicados já são um problema. Mexer com um povo com um ego delicado torna a coisa pior ainda!

Acho que deveríamos ter uma diretriz de como agir em geral sobre manifestações contra qualquer tipo de religião. Símbolos anti-cristãos por exemplo nunca causaram polêmica por aqui.

Eu não vi nada de mais no avatar do Liquid Snake.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 09 de Julho de 2007, 15:54:05 »

Chamar alguém de terrorista, pode ter implicações civis. Tipo alguem pedir indenização por dano moral. Se vai ganhar a ação é outra coisa. No campo penal, dependendo do contexto, pode configurar o crime de injúria ou de difamação.
Eu pensei nisso. Mas digamos que eu resolva arriscar? O fórum vai barrar?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 09 de Julho de 2007, 16:21:13 »

Eu pensei nisso. Mas digamos que eu resolva arriscar? O fórum vai barrar?

Não sei guinevere/osias... eu não colocarei empecilho. Mas caso você queira, avisa antes e dai o conselho dá um parecer.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #40 Online: 09 de Julho de 2007, 16:52:10 »
Dizer que quem é contra o islamismo é racista é uma ótima trincheira, coloca o islamismo como algo intocável que não pode ser criticado de forma alguma. Racismo ao meu ver é preconceito professado contra pessoas de uma mesma etnia, ser contra o islamismo (religião que é professada por várias etnias) ao meu ver não pode ser considerado racismo. Negar uma vaga de emprego a um muçulmano (pelo fato desse ser o que é) por exemplo é uma forma velada de preconceito, mas não pode ser considerado racismo.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 09 de Julho de 2007, 18:43:46 »
Acho que é bobeira... sou contra mas não vou ficar alardeando, posso ser mal interpretada... e quero fazer amizade com islamicos que me ensinem Árabe pelo msn :lol:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #42 Online: 10 de Julho de 2007, 11:00:11 »
O problema são as segundas intenções atrás de certos símbolos como este que você citou Gui....

O rapaz ainda não fez nada de errado....... melhor parar o pré-julgamento......

Você está enganado. Eu não estou pré julgando ninguém. Em nunhum momento expus aqui meus sentimentos em relação a esse "rapaz".
Mas pode ter a certeza que estou atenta ao que se passa.  :|
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #43 Online: 10 de Julho de 2007, 11:02:09 »
O problema são as segundas intenções atrás de certos símbolos como este que você citou Gui....
que seriam?

Xenofobia.

Atenção que não estou dizendo aqui que esse ou aquele é xonófobo!  |(  Que fique bem claro aqui.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #44 Online: 10 de Julho de 2007, 11:13:50 »

que segundas intenções? quais as suas segundas intenções por trás dessa caricatura de Jesus no seu avatar? a hipocrisia é tão grande, que tenta defender o islão e ao mesmo tempo atacar o cristianismo. é o que manda o  politicamente-correto, o cristianismo pode ser atacado e o islão não.

Primeiramente menino: eu não estou defendendo o islão ou islã como queira. Eu defendo o direito de se expressar desde que não ofenda alguém e para mim e seu antigo nick era ofensivo.

Em segundo lugar o meu avatar a MEU VER não tem nada de provocatório ou de debochado. Muito pelo contrário, acho que há beleza, leveza.

E o politicamente correto para mim é o respeito mútuo. É por falta de respeito e compreensão que o mundo está como está. Não é atacando cristãos, muçulmanos, judeus ou sei lá mais o quê que chegaremos a algum lado bom na história da humanidade. Para mim a(s) guerra(s) começa(m) dessas pequenas e estúpidas batalhas!

Tenho dito.  :hein:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #45 Online: 10 de Julho de 2007, 11:15:59 »
Eu penso que absolutamente NADA deva ficar isento de críticas.
As procedentes vingam e as improcedentes perdem-se no vento.

Crítica é uma coisa, ofensa gratuita é outra...... Apoiamos a primeira e não queremos a segunda....

Crítica sempre! Ofensa eu dispenso... :P

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #46 Online: 10 de Julho de 2007, 11:24:48 »

Acorda. Este fórum é e sempre foi POLITICAMENTE CORRETO...

Eu não gostei do nick e demonstrei minha opinião, e não sou nem de longe religiosa e não sou a favor de nenhuma até agora. Mas se a administração achar que o nick é normal mesmo nos tempos delicados em que vivemos....tudo bem! Mas pelo direito de dar minha opinião tentando não ofender ninguém eu lutarei sempre. |(

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #47 Online: 10 de Julho de 2007, 11:39:28 »

Só que não é um muçulmano quem está a denunciar.E que bom que seria ver as pessoas a denunciarem o errado.
No passado uma Europa anti-semita disposta a escutar deu no que deu....

Não foi mesmo. Fui eu quem deu o alerta! (denúncia é uma palavra muito forte, né!?)

É um direito dos foristas acho eu.

E não foi melhor ter tirado? Eu achei.

Mas não podemos deixar de levar em conta que existe uma onda de islamofobia , relacionada ao contexto geopolítico mundial a partir do fim da bipolarização entre EUA/URSS , que segue na esteira das intervenções militares das potências ocidentais (em particular os EUA) no Oriente Médio.É importante delimitar claramente entre a crítica ao Islã e a islamofobia da mesma forma que , mutatis mutandi, entre a crítica ao Judaísmo e o anti-semitismo. A crítica religiosa se baseia na contraposição aos pressupostos da  fé em questão e , no caso das duas citadas , no arcaísmo e anacronismo de suas concepções políticas e sociais para o mundo moderno. Já o anti-semitismo e a islamofobia são construções ideológicas reducionistas , negando especificidades e heterogeneidades nas comunidades , gerando consequências discriminatórias e excludentes ;. em suma são posturas racistas.Não é questão de ser politicamente correto ( qual crítica real o é ?) , mas saber o limite entre crítica e intolerância.

Adoro meninos inteligentes e sensíveis... :ok:

O problema não é criticar mas como se faz essa crítica.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #48 Online: 10 de Julho de 2007, 11:42:47 »

E Gui/Osias...esse avatar é a sua cara e a sua luta né?!  :P

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 10 de Julho de 2007, 13:46:23 »
Bom... é o cartaz de um filme que eu AINDA nem vi, hehehe. Foi o melhor que pude pensar pra deixar a pessoa "avisada" pra depois não dizer "ei, esse macho me enganou fazendo eu pensar que era uma menininha! :D"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!