É o que já se discutiu em outro tópico: na teoria, todas as ideologias e religiões são iguais diante das regras do fórum, mas na prática, o islamismo goza de uma proteção bem maior. O que é um humor saudável quando dirigido ao cristianismo torna-se um bárbaro ato de racismo, preconceito e agressão gratuita quando dirigido ao islã.
As pessoas podem ter repulsa do que quiserem. Não vamos deixar o politicamente correto invadir o fórum, seria desastroso. Se um islâmico se sente ofendido porque alguém não gosta da religião dele não é missão do fórum resolver esse problema sentimental do sujeito. Nada mais natural do que alguém querer demonstrar a sua falta de apreço por qualquer tipo de crença em um fórum cético, seja o islamismo, o cristianismo, o espiritismo ou qualquer coisa. Se os seguidores do primeiro são mais sensíveis, o problema é com eles e não com o resto da humanidade.
De pleno acordo.
Mas não podemos deixar de levar em conta que existe uma onda de islamofobia , relacionada ao contexto geopolítico mundial a partir do fim da bipolarização entre EUA/URSS , que segue na esteira das intervenções militares das potências ocidentais (em particular os EUA) no Oriente Médio.
É importante delimitar claramente entre a crítica ao Islã e a islamofobia da mesma forma que ,
mutatis mutandi, entre a crítica ao Judaísmo e o anti-semitismo. A crítica religiosa se baseia na contraposição aos pressupostos da fé em questão e , no caso das duas citadas , no arcaísmo e anacronismo de suas concepções políticas e sociais para o mundo moderno. Já o anti-semitismo e a islamofobia são construções ideológicas reducionistas , negando especificidades e heterogeneidades nas comunidades , gerando consequências discriminatórias e excludentes ;. em suma são posturas racistas.
Não é questão de ser politicamente correto ( qual crítica real o é ?) , mas saber o limite entre crítica e intolerância.