é tão difícil que eu prove que o islamismo perigoso é uma minoria dos 1.4 bilhões quanto você me provar que não. não tenho acesso a nenhum estudo. a palestina elegeu o hamas, o irã o ahmadinejad. entende-se que pelo menos metade destes países é ou apoiadora ou conivente com as idéias radicais dessas entidades. também evidência suficiente de que não são casos isolados os de islâmicos fundamentalistas estão na mídia freqüentemente em passeatas com não pouca gente em prol de causas que, bem, se alinhariam um bocado ao ideário dos fundamentalistas.
sei que a 'teologia esclarecida' islâmica é muitas vezes moderada e não radicalmente anti-ocidental. mas os islâmicos não têm papa então pouco importa que o al-azhar declare uma fatwa pacífica se um mufti dali manda matar alguém. de nada me adianta mostrar o entendimento de um clérigo ou de um movimento como esse que colocou aí, pug; o islã não é uniforme. uma placa escrita 'muslims want peace' vale tanto quanto as que sempre aparecem do tipo 'death to infidels'. pouco importa o que diga a teologia esclarecida para os que vão às vias de fato, aliás. terroristas e homens-bomba não costumam ouvi-la tanto. e o islã não é só o que é dito na mesquita ou madrassa da sua preferência, o islã é o que acontece e o que pode acontecer: o islã é, também, al qaeda e carro bomba.
virou moda o 'atos isolados' nos dias de hoje. se o mst invade um prédio público e quebra tudo, epa, 'foram atos isolados'. se os estudantes invadem a reitoria da usp e danificam os bens, 'atos isolados'. se o hamas lança um míssel em israel, 'atos isolados'. se um manifestante taca um molotov no policial, 'atos isolados'. e claro que o grupo nunca consegue apontar quem foram os autores dos 'atos isolados', o que é até estranho dado que atos isolados deveriam saltar à vista numa boa-mocice uniforme de todos.
não se falava tanto em atos isolados antes, parece. agora até se exime totalmente a coletividade de atos condenáveis de que ela foi causa primeira com base nessa alegação.
pois eu digo o que acho; se os atos isolados ocorrem é porque há espaço para que ocorram. é porque seus autores não vão sofrer nenhuma sanção moral da coletividade em que estão inseridos, porque, em suma, aquilo é TOLERADO. e essa tolerância, ao meu ver, é responsabilidade.