Autor Tópico: Psicografias de Chico Xavier!  (Lida 16718 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Morbius

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 413
  • Sexo: Masculino
Psicografias de Chico Xavier!
« Online: 13 de Julho de 2007, 10:33:32 »
As psicografias de chico xavier eram impressionantes, reproduziam fielmente a letra da pessoa falecida, fatos particulares da pessoa e diversos idiomas.

Especialistas ja examinaram as "obras" de xavier e concluíram a veracidade da comunicação com espíritos.

Então eu pergunto: Como tudo isto poderia ser fraudado?


Abraços!

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Psicografias de Chico Xavier!
« Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2007, 10:42:41 »
Quais são suas fontes, as evidências que dão suporte a essa sua afirmação?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Morbius

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 413
  • Sexo: Masculino
Re: Psicografias de Chico Xavier!
« Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2007, 10:50:06 »
Citar


O perito em Grafoscopia, Dr. Carlos Augusto Perandrea, escreveu um Livro chamado "A Psicografia à Luz da Grafoscopia" (Editora Fé). É um Trabalho Científico inédito no mundo publicado na Revista Científica Semina da Universidade Estadual de Londrina. O autor prova a comunicação psicográfica comparando a letra ( padrão ) do indivíduo antes da morte e depois em mensagens mediúnicas ( psicografia ) analisando em laudo Técnico e chegando à conclusão de autenticidade gráfica.
Perandrea é professor da Universidade Estadual de Londrina  Paraná, Criminólogo, Perito Judiciário em Documentoscopia ; Professor Universitário, na Universidade Estadual de Londrina, desde 1972 ( Medicina Legal - Identificação Datiloscópica e Grafotécnicca - Curso de Direito ) ; confirma a autoria gráfica de mais de 400 psicografias ( mensagem de "Espíritos" ) recebidas através do médium Chico Xavier quando comparadas com a grafia das pessoas enquanto ainda vivas ( o que se constituiria em uma prova da sobrevivência da consciência humana ao fenômeno da morte física ).
Das 400 psicografias, 398 foram também confirmadas por outros peritos da área, ou seja, UMA CONFIABILIDADE DE MAIS DE 99,5%. A autenticidade deste Trabalho foi publicado na Revista Científica da Universidade de Londrina, a Revista Semina, em 1990, e igualmente apresentada, em outra oportunidade, em um Congresso Nacional, diante de mais de 500 Profissionais e Peritos da área, sem uma única contestação (!!!) O método grafoscópico empregado por esse Perito é totalmente aberto a investigações, sendo amplamente utilizado pela Justiça, em casos de âmbito geral de todo o mundo há muito tempo ( tanto para condenar um réu, como para absolver ). A metodologia utilizada por Perandrea é a padrão em Grafoscopia Judiciária, que é uma área que tem sólido respaldo Científico já há muitas décadas.


Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Psicografias de Chico Xavier!
« Resposta #3 Online: 13 de Julho de 2007, 11:31:51 »
Tem também a análise literária do Parnaso de além-túmulo, numa dissertação de mestrado da Unicamp:

Citar
O livro de poemas mediúnicos Parnaso de além-túmulo, do médium mineiro Francisco Cândido Xavier (Chico Xavier), composto por 259 poemas atribuídos a 56 poetas brasileiros e portugueses, é o objeto de estudo desta dissertação. A intenção do trabalho é levantar algumas questões, do interesse da teoria literária, suscitadas por esse tipo de literatura, como a autoria, o pastiche, o estilo, os limites do literário. A dissertação é formada por três capítulos. O primeiro trata do histórico das edições de Parnaso; dos poetas apresentados como os autores espirituais; dos conteúdos da antologia e das repercussões de Parnaso no meio espírita e na imprensa em geral. O segundo capítulo é formado por cinco estudos que procuram verificar, a partir de algumas referências críticas, que tipos de pontos em comum existem entre poemas de Parnaso e a obra de autores a quem são atribuídos. Para essa análise, selecionei um corpus de cinco poetas: três portugueses, João de Deus, Antero de Quental e Guerra Junqueiro, e dois brasileiros, Cruz e Sousa e Augusto dos Anjos. Os resultados desses cotejos sugerem que os poemas de Parnaso não seriam o produto de uma simples imitação literária. O último capítulo, à guisa de conclusão, é um desdobramento dos resultados obtidos nas duas primeiras partes do trabalho. Intitulado “O contexto literário de Parnaso”, estudam-se neste capítulo os seguintes temas: a configuração autoral e a intenção probatória da antologia; alguns pressupostos do entendimento espírita de arte; a inspiração literária e o espiritismo; Chico Xavier e a psicografia e, por fim, os propósitos persuasivos da literatura espírita.


http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000236698

Nesse link tem para download a dissertação.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

APODman

  • Visitante
Re: Psicografias de Chico Xavier!
« Resposta #4 Online: 13 de Julho de 2007, 12:04:09 »
Citar
A Hóstia-Carne apresentava, como ainda hoje se pode observar, uma coloração ligeiramente escura, tornado-se rósea se iluminada pelo lado oposto, e tinha uma aparência fibrosa; o Sangue era de cor terrosa (entre amarelo e o ocre), coagulado em cinco fragmentos de formas e tamanhos diferentes.
           Serenada a emoção de que todo o povo foi tomado, e dadas aos Céus as graças devidas, as relíquias foram agasalhadas num tabernáculo de marfim, construído a mando das pessoas mais credenciadas do lugarejo.
           A partir de 1713, até hoje, a Carne passou a ser conservada numa custódia de prata, e o Sangue, num cálice de cristal.
           Os Frades Menores Conventuais guardam o Milagre desde 1252, por vontade de Landulfo, bispo da vila de Chieti. Os monges da Ordem de São Basílio guardaram o Milagre até 1176 e os Beneditinos até 1252.
           Em 1258 os Franciscanos construíram o santuário atual, que foi transformado em 1700 de romântico-gótico em barroco. Desde 1902 as relíquias estão custodiadas no segundo tabernáculo do altar monumental, erigido pelo povo de Lanciano no centro do presbitério.

O Milagre e a Ciência

           Aos reconhecimentos eclesiásticos do Milagre, a partir de 1574, veio juntar-se o pronunciamento da Ciência moderna através de minuciosas e rigorosas provas de laboratório.
           Foi em 18 de novembro de 1970 que os Frades Menores Conventuais decidiram, devidamente autorizados, confiar a dois médicos de renome profissional e idoneidade moral a análise científica das relíquias. Para tanto, convidaram o Dr. Odoardo Linoli, Chefe de Serviço dos Hospitais Reunidos de Arezzo e livre docente de Anatomia e Histologia Patológica e de Química e Microscopia Clínica, para, assessorado pelo Prof. Ruggero Bertelli, Prof. emérito de Anatomia Humana Normal na Universidade de Siena, proceder aos exames.
           Após alguns meses de trabalho, exatamente a 4 de março de 1971, os pesquisadores publicaram um relatório contendo o resultado das análises:

A Carne é verdadeira carne.
O Sangue é verdadeiro sangue.
A Carne é do tecido muscular do coração (contém, em seção, o miocárdio, endocárdio, o nervo vago e, no considerável espessor do miocárdio, o ventrículo cardíaco esquerdo).
A Carne e o Sangue são do mesmo tipo sangüíneo (AB) e pertencem à espécie humana.
No Sangue foram encontrados, além das proteínas normais, os seguintes minerais: cloreto, fósforo, magnésio, potássio, sódio e cálcio. As proteínas observadas no Sangue encontram-se normalmente fracionadas em percentagem a respeito da situação seroproteínica do sangue vivo normal. Ou, seja, é sangue de uma pessoa VIVA.
A conservação da Carne e do Sangue, deixados em estado natural por doze séculos e expostos à ação de agentes físicos, atmosféricos e biológicos constitui um fenômeno extraordinário.
           E antes mesmo de redigirem o documento sobre o resultado das pesquisas, realizadas em Arezzo, os doutores Linoli e Bertelli enviaram aos Frades um telegrama nos seguintes termos:

                                        "E o Verbo se fez Carne!"

           E o impressionante é que é a Carne do Coração. Não a carne de qualquer parte do Corpo adorável de Jesus, mas a do músculo que propulsiona o Sangue – e portanto a vida – ao corpo inteiro; do músculo que é também o símbolo mais manifesto e o mais eloqüente do amor do Salvador por nós.
           A Eucaristia é, na verdade, o dom por excelência do Coração de Jesus. "Meu Coração é tão apaixonado de amor pelos homens", disse um dia o Cristo em Parayle-Monial, revelando seu Sagrado Coração a Santa Margarida Maria. Uma paixão que o conduziu à cruz, que torna hoje presente sobre nossos altares, em nossos sacrários e até em nossos corações.
           Em todo o caso, guardemos isto: na Eucaristia eu recebo o Cristo todo inteiro. É verdadeiramente que se dá e que eu como.
           Tanto na hóstia como no vinho, está Jesus Cristo vivo e inteiro (corpo, sangue, alma e divindade). A comunhão eucarística existe nas duas espécies, na espécie do pão e na espécie do vinho, só que o vinho não é somente o sangue de Jesus, mas sim o próprio Jesus. E da mesma forma a hóstia não é somente carne, mas sim o próprio Jesus. O que aconteceu em Lanciano, acontece em todas as igrejas do mundo e em qualquer missa, a única diferença é que lá em Lanciano além de transubstanciar a substância (pão e vinho), transubstanciou-se também a aparência.

fonte: http://deusvivorj.sites.uol.com.br/lanciano.htm


[ ]´s

APODman

  • Visitante
Re: Psicografias de Chico Xavier!
« Resposta #5 Online: 13 de Julho de 2007, 12:14:14 »
Assim como em Lanciano o grafologista recebeu as cartas já prontas, não atestou pela sua confecção.

No caso da análise do Parnaso esta é uma análise subjetiva. Outros peritos poderiam ter opiniões opostas como de fato já tiveram.

Ter passado pela análise de uma bancada não me admira em uma área de humanas. Tenho um migo que obteve sua tese em Psicologia dizendo que a origem dos sentimentos estava no coração ( de forma literal e não figurada ).

Chico continuou piscografado por décadas a fio após Parnso, sempre repetindo a estrutura de texto, forma e estilo de linguagem sem NUNCA ter trazido nenhuma informação realmente útil ou que estivesse acima de uma generalização óbvia sobre o modo de ser do ser humano. Dados precisos que RARAMENTE aparecessem em suas mensagens podem muito bem ter sido conseguidos de outras formas como a consulta como os dados dos visitanets em hoteis ( que devia ser agendado com semans de antecedência ). Os hotéis teriam interesse nisto ( Chico movimentva o turismo da região ), Chico teria interesse nisto  ( conseguia vultosas somas para seus projetos sociais ).

[]´s



Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: Psicografias de Chico Xavier!
« Resposta #6 Online: 13 de Julho de 2007, 12:44:57 »
Assim como em Lanciano o grafologista recebeu as cartas já prontas, não atestou pela sua confecção.

Isso é um ponto importante. A suposta assinatura do defunto enquanto era vivo pode ser falsa. Até eu posso inventar um assinatura, dizer que é de um fulaninho que morreu e depois "psicografar" outra igualzinha. Claro que um perito ia dizer que a segunda é legítima, afinal, as duas são da mesma pessoa ::)

Tudo o que ia precisar para virar um médium reconhecido na comunidade espírita seriam algumas testemunhas jurando que conheciam o morto e que a letra dele era igualzinha a como desenhei. Talvez um documento de identidade falso servisse como um tempero a mais no embuste.


Mas, assumindo que o Chico Xavier era bonzinho e nunca enganaria alguém, eu pergunto outra coisa: esse artigo do Parandrea tem uns 17 anos. Mesmo assim, uma pesquisa pelo nome do "Carlos Augusto Perandrea" no Google em inglês apresenta somente um único resultado. E curiosamente quem aparece não é esse pesquisador, mas o seu filho, o Júnior, na lista de aprovados do vestibular da PUC de 2002... Mesmo procurando em páginas em português, aparentemente o nome dele só é citado em sites espíritas ou parapsicológicos. O que será, então, que o Dr. Perandrea está esperando para exibir suas descobetas ao mundo? Por que o orgulho em se dizer que esse é um "trabalho científico inédito no mundo"? Será que a Nature ou a Science não estariam interessadas nessa pesquisa?


« Última modificação: 13 de Julho de 2007, 12:50:27 por Willy Nilly »

Offline Shinigami-Ateu

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.666
  • Sexo: Masculino
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
Re: Psicografias de Chico Xavier!
« Resposta #7 Online: 13 de Julho de 2007, 17:38:01 »
Será que Chico Xavier faz psicografia em mandarim, árabe ou japonês?
Ele era muito famoso quando vivo, será que algum defunto internacional nunca procurou seus serviços?
Eu tenho uma dúvida, Chico Xavier fazia suas pscografias tanto com a mão direita e com a mão esquerda?
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: Psicografias de Chico Xavier!
« Resposta #8 Online: 13 de Julho de 2007, 17:41:36 »
Será que Chico Xavier faz psicografia em mandarim, árabe ou japonês?
Ele era muito famoso quando vivo, será que algum defunto internacional nunca procurou seus serviços?
Eu tenho uma dúvida, Chico Xavier fazia suas pscografias tanto com a mão direita e com a mão esquerda?

Segundo disseram no tópico "Emmanuel fala latim?", CX já psicografou em hebraico.

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Psicografias de Chico Xavier!
« Resposta #9 Online: 14 de Julho de 2007, 16:36:42 »
No caso da análise do Parnaso esta é uma análise subjetiva.
Não tem nada de subjetivo, a literatura é bem objetiva, casa autor tem um determinado estilo literário, e isso que foi analisado na dissertação.

Outros peritos poderiam ter opiniões opostas como de fato já tiveram.
Tem fontes?

Ter passado pela análise de uma bancada não me admira em uma área de humanas. Tenho um migo que obteve sua tese em Psicologia dizendo que a origem dos sentimentos estava no coração ( de forma literal e não figurada ).
Evidência anedótica. Isso não é um argumento satisfatório, pois é subjetivo, e não tem relação alguma com a dissertação que está disponibilizada. É também um espantalho.


Chico continuou piscografado por décadas a fio após Parnso, sempre repetindo a estrutura de texto, forma e estilo de linguagem sem NUNCA ter trazido nenhuma informação realmente útil ou que estivesse acima de uma generalização óbvia sobre o modo de ser do ser humano.

Dados precisos que RARAMENTE aparecessem em suas mensagens podem muito bem ter sido conseguidos de outras formas como a consulta como os dados dos visitanets em hoteis ( que devia ser agendado com semans de antecedência ). Os hotéis teriam interesse nisto ( Chico movimentva o turismo da região ), Chico teria interesse nisto  ( conseguia vultosas somas para seus projetos sociais ).

[]´s



Qual é a fonte? Qual é o estudo que corrobora esse argumento e se contrapõe a dissertação apresentada?



Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Psicografias de Chico Xavier!
« Resposta #10 Online: 14 de Julho de 2007, 19:17:28 »
Ter passado pela análise de uma bancada não me admira em uma área de humanas. Tenho um migo que obteve sua tese em Psicologia dizendo que a origem dos sentimentos estava no coração ( de forma literal e não figurada ).
Só abrindo um parênteses aqui com relação ao que escreveu o APODman, há um fato que é bastante interessante. Quando era criança, eu pensava realmente que os nossos sentimentos vinham do coração, pois é um ato natural o nosso coração bater mais forte em situações emotivas.

Quando cresci um pouco mais e comecei a estudar ciências no colégio, fui de certa forma condicionado a acreditar que isso era apenas uma ilusão; que na realidade quem tudo sentia era o cérebro e que seria até meio ridículo levar a mão ao peito em situações emotivas. Deveríamos levar à cabeça. Chegava até a tentar controlar racionalmente os meus batimentos cardíacos em situações de forte emoção.

Lendo mais tarde sobre a DE, em algum lugar encontrei que quem na realidade sente as emoções não é o corpo, mas o espírito, que faz com que o corpo se manifeste. Isto significa, pelo menos na tese espiritual, que a representação física dos sentimentos pode realmente estar situada na região do coração, embora não haja aparentemente mais nada lá do que um punhado de músculos involuntários.

Não sei de que lado está a razão nesta questão, mas que somos condicionados pela ciência a achar que tudo vem do cérebro, isso somos, seja verdade ou não.

Isso me lembra também o caso de uma menina, que vi há algum tempo do Discovery Channel, que por causa de uma doença foi obrigada a retirar metade do cérebro fora (o lado esquerdo ou direito, não me lembro), preenchendo a área com uma espécie de silicone (não sei se era isso) e que, apesar disso, aparentemente levava uma vida normal, jogava bola, ia a escola, etc... Essa parte do cérebro não faz falta? Pessoas às vezes têm AVCs em uma parte do cérebro e ficam com metade do corpo paralisado. Será que se tirássemos essa parte do cérebro fora cirurgicamente a outra parte do corpo se restabeleceria?

É para pensar...

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Psicografias de Chico Xavier!
« Resposta #11 Online: 14 de Julho de 2007, 19:21:18 »
No caso da análise do Parnaso esta é uma análise subjetiva. Outros peritos poderiam ter opiniões opostas como de fato já tiveram.
Mas é claro que só pode ser considerado científico os laudos que atestam a falsidade. O restante só pode ser pseudocientífico... ::)
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: Psicografias de Chico Xavier!
« Resposta #12 Online: 14 de Julho de 2007, 19:25:05 »
Isso me lembra também o caso de uma menina, que vi há algum tempo do Discovery Channel, que por causa de uma doença foi obrigada a retirar metade do cérebro fora (o lado esquerdo ou direito, não me lembro), preenchendo a área com uma espécie de silicone (não sei se era isso) e que, apesar disso, aparentemente levava uma vida normal, jogava bola, ia a escola, etc... Essa parte do cérebro não faz falta? Pessoas às vezes têm AVCs em uma parte do cérebro e ficam com metade do corpo paralisado. Será que se tirássemos essa parte do cérebro fora cirurgicamente a outra parte do corpo se restabeleceria?

É para pensar...

Um abraço.

Não sou especialista, mas já li por aí que crianças que precisam retirar um hemisfério cerebral se recuperam muito bem e podem levar uma vida normal, pois a parte que sobra de seu cérebro ainda é capaz de assumir as funções da porção retirada. No caso de adultos, porém, isso não acontece, um adulto que tivesse um hemisfério cerebral removido sofreria graves conseqüências.


EDIT: Veja o link: http://www.guia.heu.nom.br/hemisferectomia.htm
« Última modificação: 14 de Julho de 2007, 19:27:32 por Willy Nilly »

Offline Porto

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Re: Psicografias de Chico Xavier!
« Resposta #13 Online: 14 de Julho de 2007, 22:02:07 »
Isso não significa porém que "outro" orgão esteja tambem envolvido com a consciencia humana.

Pessoas que tem o cérebro totalmente removido morrem.
"The computers are useless, they can only give you answers."
"Os computadores são inúteis, eles podem apenas lhe fornecer respostas."
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

APODman

  • Visitante
Re: Psicografias de Chico Xavier!
« Resposta #14 Online: 16 de Julho de 2007, 08:31:16 »
Acho estranho os espíritas defenderem que o tipo de cso relatado da menina seja um exemplo de que existe um "algo mais"  ( espírito ) que na verdade é o responsável pelos processo cognitivos e vitais ( o cérebro apenas espelharia as atividades mentais do espírito ) de modo que quando extraida metade do cérebro mesmo assim continuamos com atividades normais. Então para que cérebro ?

Mas na realidade, como o Willy explicou, o cérebro é capaz de redirecionar funções criando atalhos ou destinando áreas que antes não eram  exclusivas para determinadas funções de modo que a exerceçam. Isto é possível pois o cérebro possui redundância de funções. Não é necessário um espírito para explicar isto.

[ ]´s

APODman

  • Visitante
Re: Psicografias de Chico Xavier!
« Resposta #15 Online: 16 de Julho de 2007, 08:34:54 »
Ter passado pela análise de uma bancada não me admira em uma área de humanas. Tenho um migo que obteve sua tese em Psicologia dizendo que a origem dos sentimentos estava no coração ( de forma literal e não figurada ).
Só abrindo um parênteses aqui com relação ao que escreveu o APODman, há um fato que é bastante interessante. Quando era criança, eu pensava realmente que os nossos sentimentos vinham do coração, pois é um ato natural o nosso coração bater mais forte em situações emotivas.

Quando cresci um pouco mais e comecei a estudar ciências no colégio, fui de certa forma condicionado a acreditar que isso era apenas uma ilusão; que na realidade quem tudo sentia era o cérebro e que seria até meio ridículo levar a mão ao peito em situações emotivas. Deveríamos levar à cabeça. Chegava até a tentar controlar racionalmente os meus batimentos cardíacos em situações de forte emoção.

Lendo mais tarde sobre a DE, em algum lugar encontrei que quem na realidade sente as emoções não é o corpo, mas o espírito, que faz com que o corpo se manifeste. Isto significa, pelo menos na tese espiritual, que a representação física dos sentimentos pode realmente estar situada na região do coração, embora não haja aparentemente mais nada lá do que um punhado de músculos involuntários.

Não sei de que lado está a razão nesta questão, mas que somos condicionados pela ciência a achar que tudo vem do cérebro, isso somos, seja verdade ou não.

Isso me lembra também o caso de uma menina, que vi há algum tempo do Discovery Channel, que por causa de uma doença foi obrigada a retirar metade do cérebro fora (o lado esquerdo ou direito, não me lembro), preenchendo a área com uma espécie de silicone (não sei se era isso) e que, apesar disso, aparentemente levava uma vida normal, jogava bola, ia a escola, etc... Essa parte do cérebro não faz falta? Pessoas às vezes têm AVCs em uma parte do cérebro e ficam com metade do corpo paralisado. Será que se tirássemos essa parte do cérebro fora cirurgicamente a outra parte do corpo se restabeleceria?

É para pensar...

Um abraço.

O cérebro libera hormônios ( que atuam diretamente siobre orgãos ou induzem  liberção de outros hormônios em outras glândulas que por sua vez atuam diretamente sobre os orgãos ) que podem ocasionar uma série de reações fisiológicas entre elas o aumento dos batimentos cardíacos.

E isto não se trata de um condicionamento muito menos basedo em um "acredite em mim" mas a conclusão advinda de experimentos.

[ ]´s

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Psicografias de Chico Xavier!
« Resposta #16 Online: 16 de Julho de 2007, 10:58:57 »
Eu só estava divagando, APODman. Eu não estou usando espíritos para explicar nada (por enquanto) e não descarto as explicações da ciência para o caso da menina, ou das emoções. Eu precisaria me aprofundar um pouco mais para opinar com mais segurança. Eu só citei os casos para refletirmos sobre...

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Douglas

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 309
  • Sexo: Masculino
Re: Psicografias de Chico Xavier!
« Resposta #17 Online: 21 de Julho de 2007, 23:25:46 »
Eu adquiri o livro do Perandrea. Só não tive tempo para ler, ainda.

O trabalho dele foi divulgado na revista Semina (revista científica da Universidade de Londrina).

Observação: Chico já psicografou em italiano também (além do inglês e do hebraico).
Observação 2: Perandrea, além de utilizar-se de psicografias coletadas, através de familiares, coletou outras dezenas de psicografias no ano de 1989. Seu livro foi escrito em 1990/1991.
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

APODman

  • Visitante
Re: Psicografias de Chico Xavier!
« Resposta #18 Online: 23 de Julho de 2007, 10:09:41 »
Citar
Observação: Chico já psicografou em italiano também (além do inglês e do hebraico).
Observação 2: Perandrea, além de utilizar-se de psicografias coletadas, através de familiares, coletou outras dezenas de psicografias no ano de 1989. Seu livro foi escrito em 1990/1991.

Em nenhum dos caso ele acompanhou a mensagem ser feita.

[ ]´s

Offline Douglas

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 309
  • Sexo: Masculino
Re: Psicografias de Chico Xavier!
« Resposta #19 Online: 23 de Julho de 2007, 19:34:31 »
Precisaríamos ler o livro e o artigo publicado na revista cientifica de Londrina para nos cientificarmos dessa certeza que você trás.
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

APODman

  • Visitante
Re: Psicografias de Chico Xavier!
« Resposta #20 Online: 24 de Julho de 2007, 09:53:11 »
Precisaríamos ler o livro e o artigo publicado na revista cientifica de Londrina para nos cientificarmos dessa certeza que você trás.
Precisaríamos ler o livro e o artigo publicado na revista cientifica de Londrina para nos cientificarmos dessa certeza que você trás.

O estudo de Perandrea publicado na revista Semina da Universidade de Londrina pode ser lido aqui:

- http://216.239.51.104/search?q=cache:oIUhuRp0rkgJ:paginas.terra.com.br/educacao/espirito/perandrea.pdf+Psicografia+a+Luz+da+Grafoscopia+and+semina&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=3&gl=br

Como pode observar Perandrea utilizou mensagens que iam do ano de 76 a 83 sendo que seu livro é de 91 ou seja Perandrea trabalhou apenas com mensagens já prontas dadas a ele muito tempo depois de confeccionadas.

[ ]´s

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: Psicografias de Chico Xavier!
« Resposta #21 Online: 24 de Julho de 2007, 21:00:58 »
Não sei se é porque eu sou um completo leigo em grafoscopia, mas para mim as psicografias de Chico não se parecem absolutamente em nada com a letra original apresentada. Vejam à partir da página 68.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Douglas

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 309
  • Sexo: Masculino
Re: Psicografias de Chico Xavier!
« Resposta #22 Online: 25 de Julho de 2007, 14:21:00 »
O ideal seria o cepticismo colocar um especialista em grafoscopia, de preferência céptico, para analisar o artigo dele e ver se procede.

E porque não executar o mesmo trabalho de Perandréa com outros médiuns, como Divaldo e Raul Teixeira?

Essa seria uma posição verdadeiramente Céptica!
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: Psicografias de Chico Xavier!
« Resposta #23 Online: 25 de Julho de 2007, 15:30:35 »
O ideal seria o cepticismo colocar um especialista em grafoscopia, de preferência céptico, para analisar o artigo dele e ver se procede.
Eu faria isso, se tivesse dinheiro sobrando.

Mas uma coisa já ficou clara. A alegação do Morbius de que as psicografias de Chico Xavier "reproduziam fielmente a letra da pessoa falecida" não procede. Pelo menos não nesse trabalho, haja vista que o autor se detém nos detalhes grafotécnicos para concluir a legitimidade das psicografias.

E porque não executar o mesmo trabalho de Perandréa com outros médiuns, como Divaldo e Raul Teixeira?

Essa seria uma posição verdadeiramente Céptica!
Não Douglas. A obrigação de produzir as provas é de quem acredita. Então você deve fazer essa pergunta para os defensores da psicografia, não para os céticos. Pergunte a eles por que não executam o mesmo trabalho com outros médiuns e publicam em revistas indexadas.

A posição verdadeiramente cética é esperar essas provas aparecerem para depois discutí-las e não correr atrás das provas das alegações dos outros.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: Psicografias de Chico Xavier!
« Resposta #24 Online: 25 de Julho de 2007, 18:51:28 »
Só complementando o Ângelo, se o ônus da prova por alegações extraordinárias coubesse aos céticos teríamos que fazer experimentos até para provar que abacaxis regados com Coca-Cola à luz da Lua cheia durante anos bissextos não saem voando.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!