Lamento o fato do meu irmão ser tão atrapalhado com uma simples viagem de mudança. Ele deveria partir hoje para chegar em Salvador terça à noite. Pois bem, ontem ele arrumou tudo e já deixou o carro cheio das coisas que iria levar. Só que, como o carro ficou muito cheio, as minhas sobrinhas ficam aqui em casa até quarta, quando elas irão de avião. Até aí, tudo bem, pois basta uma autorização do juizado de menores para que elas viajem sem problemas, só que quem disse que ele e minha cunhada pensaram nisso? Só lembraram disso hoje e ficaram desesperados tentando achar um juizado aberto para que eles pudessem conseguir a autorização e partir, mas não conseguiram nada. No final, sobrou para minha mãe ir com elas na quarta-feira, matando de vez os planos da minha mãe de ir ao aniversário da minha avó, que será na terça no Paraná. E como eles não dispunham do dinheiro para bancar a passagem da minha mãe, acabou sobrando para minha irmã.
E a coisa não acaba aí: a idéia original dos dois (estavam comentando ontem), era viajar até Gov. Valadares (uns 900km) hoje. Só que quando eu levantei, por volta do meio-dia, fazia só quinze minutos que eles haviam terminado de tomar o café da manhã e estavam desesperados com esse assunto do juizado. A essa altura, o meu irmão já teve o bom senso de reconhecer que a viagem seria no máximo até BH. Daí, enquanto conversávamos e olhávamos o guia rodoviário, concordamos que amanhã seria melhor ele fazer a viagem de BH até Vitória da Conquista, e na terça até Salvador. Como o trecho de amanhã é o mais longo, eu comentei que o ideal seria acordar amanhã bem cedo e pegar a estrada logo. Aí chegou minha cunhada, que só havia ouvido a parte de acordar cedo e diz toda tranquila:
- É, amanhã a gente pode acordar lá pelas 9:30h, tomar café e seguir viagem.
E eu:
- 9:30h? O que é isso? Amanhã, vocês têm que levantar umas 6:00h, senão vocês não conseguem fazer o trecho planejado.
Acho que meu irmão não gostou muito do meu comentário, mas não pode deixar de reconhecer que eu estava certo - de BH até Vitória da Conquista são uns 850 km - e disse para ela:
- Amanhã a gente tem que levantar assim que o hotel ou pousada começar a servir o café da manhã e já comer e sair. 9:30h já será muito tarde.
Para não esticar muito a história, basta dizer que eles só saíram de casa por volta das 14:30h. E ainda iam passar na casa da mãe dela para pegar uma coisa, para só então irem de vez. Como essa casa fica longe daqui, deduzo que saíram de lá por volta das 16:00h, e isso porque eles disseram que não ficariam lá nem cinco minutos e porque creio que eles não pegaram trânsito até lá. E quando saíam minha cunhada já admitia a possibilidade de nem chegar em BH e dormir ela alguma cidade próxima, tipo Betim ou Contagem, enquanto meu irmão só cogitava BH e nada mais.
E durante toda essa enrolação a única coisa que eu pensava era: "...e esse é o homem que há alguns anos me chamava de tranquilo e relapso". Já são quase meia-noite e não creio que eles já tenham chegado em BH.