Mas então, por que mesmo assim, se sabemos que o mundo é tão cheio de armadilhas, ainda continuamos colocando filhos no mundo? Na minha opinião (podem haver outros) são estes os motivos:
1. Influência cultural. Meus avós, meus pais tiveram filhos. Então, vou tê-los também.
2. Geralmente os adultos que não têm filhos, consciente ou não, sentem-se inferiores aos que têm filhos, e quanto mais avançam no tempo, mais aflora o desejo de tê-los.
3. A sociedade muitas vezes discrimina os "sem filhos". É profundamente maldoso os comentários que uma mulher sofre geralmente de amigas e tias porque ainda não tem filho.
3. Sair da casa dos pais.
4. A crença de que a vida de casado, com filhos, é o supra-sumo em felicidade.
5. Por paixão ou amor, o indivíduo pensa não conseguir mais viver sem seu objeto de desejo, e decide casar e ter filho para prender o parceiro para o resto da vida.
6. Pelo pensamento equivocado ensinado pela nossa cultura de que somente um filho tornará a mulher completa.
7. Por pressão do companheiro, um dos cônjuges acaba concordando em ter filho.
8. Pressão da Igreja no "crescei e multiplicai- vos".
Que vontade de complicar ! Somos primatas, gente, não somos leopardos nem serpentes...
Ser Humano

espécie

reprodução.
O resto é lixo cultural.
Eu tenho um filho porque adoro crianças, esperei ter a minha casa para ter um filho, criei uma filhota que hoje está na faculdade, e a minha felicidade independe de filhos, aliás, uma das minhas felicidades é estar aqui; digamos que é maior por haverem mais pessoas. É claro que é lindo cuidar de criança pequena, mas tem que pensar que depois cresce, lógico. Mas crescer sem os filhos e sem lhes ensinar, e ser ensinado por eles tem que ser cogitado. Toda a parte do crescimento já passei, e adorei. Agora quis ter um filho do começo, trocar as fraldas, tudo isso. É difícil ? Custoso ? Sim !
A mulher é pressionada a ter filhos, é verdade, mas também é verdade que (pelo menos tirando alguns bolsões de pobreza e o mundo islâmico em que as coisas não mudaram) hoje é muitíssimo menos pressionada comparando com qualquer outro momento da historia.
A minha esposa queria ter filho faz tempo mas concordamos que morando de aluguel não seria bom, como já tinha sido sofrido com a nossa 1a filha. E esperamos até última hora, diga-se de passagem.
Trabalhar aborrece também. Por que 'todo o mundo' trabalha ? Bom, assim como o textozinho acima, nem 'todo o mundo' trabalha (fazer textozinho-bloguês com generalizações pobres é o pior!!!) e não dá para explicar somente pelo lado cultural. É simples: a gente trabalha porque precisa de dinheiro. A gente tem filhos porque somos uma espécie, somos mamíferos, adoramos carinhos, e gostamos dos nossos filhotes. Sem filhos a humanidade acaba. É claro que deve haver planejamento, mas isso não quer dizer não ter filhos.A adoção é muito legal, agora eu já 'adotei' uma filhota de 7 anos, e agora tive um meu. Algum problema, quer encarar, quer ?

O que eu fico impressionado sim, é a quantidade de jovens que tem filhos indesejados e sequer cogitam o aborto. Isso sim é uma questão cultural e muito importante, mas geralmente sequer é mencionada. A minha mãe (que viveu sua juventude dezenas de anos atrás, ou seja, numa sociedade muito mais liberal nesse sentido) já me disse que fez 2 abortos antes de casar, porque consideraram que ainda não era hora. E tiveram dois filhos lindos e saudáveis, um deles está inclusive escrevendo isto. Algo que me parece que seria absolutamente normal, se o aborto não fosse esse monstro que pintam.