Autor Tópico: Best-seller na França lista '40 razões para não ter filhos'  (Lida 8333 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Best-seller na França lista '40 razões para não ter filhos'
« Resposta #25 Online: 23 de Dezembro de 2008, 09:26:58 »
Eu não pretendo ter filhos... mas não preciso de 40 motivos

1) dinheiro... é muito caro sustentar um filho até o cara terminar a faculdade (vejo pelos meus pais...)

2) Objetivos de vida. Tenho muitos planos pra minha vida, como viajar muito. Com filho eu nem adiaria, abortaria estes planos.

3) Acho que sou completamente irresponsável pra poder cuidar e sustentar um filho...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #26 Online: 23 de Dezembro de 2008, 10:32:09 »
O terceiro motivo raramente impede alguém, infelizmente... parabéns pela lucidez, Diego.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #27 Online: 23 de Dezembro de 2008, 10:39:53 »

Crianças vêm ao mundo basicamente por dois motivos: por descuido do casal(...)

Falso.

Citação de: Unknown
... ou por que os pais ou um deles acredita que o filho irá completá-lo (a).

Falso. Para quê ler o resto ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #28 Online: 23 de Dezembro de 2008, 10:55:50 »
Mas então, por que mesmo assim, se sabemos que o mundo é tão cheio de armadilhas, ainda continuamos colocando filhos no mundo? Na minha opinião (podem haver outros) são estes os motivos:
1. Influência cultural. Meus avós, meus pais tiveram filhos. Então, vou tê-los também.
2. Geralmente os adultos que não têm filhos, consciente ou não, sentem-se inferiores aos que têm filhos, e quanto mais avançam no tempo, mais aflora o desejo de tê-los.
3. A sociedade muitas vezes discrimina os "sem filhos". É profundamente maldoso os comentários que uma mulher sofre geralmente de amigas e tias porque ainda não tem filho.
3. Sair da casa dos pais.
4. A crença de que a vida de casado, com filhos, é o supra-sumo em felicidade.
5. Por paixão ou amor, o indivíduo pensa não conseguir mais viver sem seu objeto de desejo, e decide casar e ter filho para prender o parceiro para o resto da vida.
6. Pelo pensamento equivocado ensinado pela nossa cultura de que somente um filho tornará a mulher completa.
7. Por pressão do companheiro, um dos cônjuges acaba concordando em ter filho.
8. Pressão da Igreja no "crescei e multiplicai- vos".

Que vontade de complicar !  Somos primatas, gente, não somos leopardos nem serpentes...

Ser Humano -> espécie -> reprodução.

O resto é lixo cultural.

Eu tenho um filho porque adoro crianças, esperei ter a minha casa para ter um filho, criei uma filhota que hoje está na faculdade, e a minha felicidade independe de filhos, aliás, uma das minhas felicidades é estar aqui; digamos que é maior por haverem mais pessoas. É claro que é lindo cuidar de criança pequena, mas tem que pensar que depois cresce, lógico. Mas crescer sem os filhos e sem lhes ensinar, e ser ensinado por eles tem que ser cogitado. Toda a parte do crescimento já passei, e adorei. Agora quis ter um filho do começo, trocar as fraldas, tudo isso. É difícil ? Custoso ? Sim !

A mulher é pressionada a ter filhos, é verdade, mas também é verdade que (pelo menos tirando alguns bolsões de pobreza e o mundo islâmico em que as coisas não mudaram) hoje é muitíssimo menos pressionada comparando com qualquer outro momento da historia.

A minha esposa queria ter filho faz tempo mas concordamos que morando de aluguel não seria bom, como já tinha sido sofrido com a nossa 1a filha. E esperamos até última hora, diga-se de passagem.

Trabalhar aborrece também. Por que 'todo o mundo' trabalha ? Bom, assim como o textozinho acima, nem 'todo o mundo' trabalha (fazer textozinho-bloguês com generalizações pobres é o pior!!!) e não dá para explicar somente pelo lado cultural. É simples: a gente trabalha porque precisa de dinheiro. A gente tem filhos porque somos uma espécie, somos mamíferos, adoramos carinhos, e gostamos dos nossos filhotes. Sem filhos a humanidade acaba. É claro que deve haver planejamento, mas isso não quer dizer não ter filhos.A adoção é muito legal, agora eu já 'adotei' uma filhota de 7 anos, e agora tive um meu. Algum problema, quer encarar, quer ? :P

O que eu fico impressionado sim, é a quantidade de jovens que tem filhos indesejados e sequer cogitam o aborto. Isso sim é uma questão cultural e muito importante, mas geralmente sequer é mencionada. A minha mãe (que viveu sua juventude dezenas de anos atrás, ou seja, numa sociedade muito mais liberal nesse sentido) já me disse que fez 2 abortos antes de casar, porque consideraram que ainda não era hora. E tiveram dois filhos lindos e saudáveis, um deles está inclusive escrevendo isto. Algo que me parece que seria absolutamente normal, se o aborto não fosse esse monstro que pintam.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #29 Online: 23 de Dezembro de 2008, 11:00:51 »

Falso.

2.

Mas então, por que mesmo assim, se sabemos que o mundo é tão cheio de armadilhas, ainda continuamos colocando filhos no mundo? Na minha opinião (podem haver outros) são estes os motivos:
1. Influência cultural. Meus avós, meus pais tiveram filhos. Então, vou tê-los também.
2. Geralmente os adultos que não têm filhos, consciente ou não, sentem-se inferiores aos que têm filhos, e quanto mais avançam no tempo, mais aflora o desejo de tê-los.
3. A sociedade muitas vezes discrimina os "sem filhos". É profundamente maldoso os comentários que uma mulher sofre geralmente de amigas e tias porque ainda não tem filho.
3. Sair da casa dos pais.
4. A crença de que a vida de casado, com filhos, é o supra-sumo em felicidade.
5. Por paixão ou amor, o indivíduo pensa não conseguir mais viver sem seu objeto de desejo, e decide casar e ter filho para prender o parceiro para o resto da vida.
6. Pelo pensamento equivocado ensinado pela nossa cultura de que somente um filho tornará a mulher completa.
7. Por pressão do companheiro, um dos cônjuges acaba concordando em ter filho.
8. Pressão da Igreja no "crescei e multiplicai- vos".

Que vontade de complicar !  Somos primatas, gente, não somos leopardos nem serpentes...

Ser Humano -> espécie -> reprodução.

O resto é lixo cultural.

Eu tenho um filho porque adoro crianças, esperei ter a minha casa para ter um filho, criei uma filhota que hoje está na faculdade, e a minha felicidade independe de filhos, aliás, uma das minhas felicidades é estar aqui; digamos que é maior por haverem mais pessoas. É claro que é lindo cuidar de criança pequena, mas tem que pensar que depois cresce, lógico. Mas crescer sem os filhos e sem lhes ensinar, e ser ensinado por eles tem que ser cogitado. Toda a parte do crescimento já passei, e adorei. Agora quis ter um filho do começo, trocar as fraldas, tudo isso. É difícil ? Custoso ? Sim !

A mulher é pressionada a ter filhos, é verdade, mas também é verdade que (pelo menos tirando alguns bolsões de pobreza e o mundo islâmico em que as coisas não mudaram) hoje é muitíssimo menos pressionada comparando com qualquer outro momento da historia.

A minha esposa queria ter filho faz tempo mas concordamos que morando de aluguel não seria bom, como já tinha sido sofrido com a nossa 1a filha. E esperamos até última hora, diga-se de passagem.

Trabalhar aborrece também. Por que 'todo o mundo' trabalha ? Bom, assim como o textozinho acima, nem 'todo o mundo' trabalha (fazer textozinho-bloguês com generalizações pobres é o pior!!!) e não dá para explicar somente pelo lado cultural. É simples: a gente trabalha porque precisa de dinheiro. A gente tem filhos porque somos uma espécie, somos mamíferos, adoramos carinhos, e gostamos dos nossos filhotes. Sem filhos a humanidade acaba. É claro que deve haver planejamento, mas isso não quer dizer não ter filhos.A adoção é muito legal, agora eu já 'adotei' uma filhota de 7 anos, e agora tive um meu. Algum problema, quer encarar, quer ? :P

O que eu fico impressionado sim, é a quantidade de jovens que tem filhos indesejados e sequer cogitam o aborto. Isso sim é uma questão cultural e muito importante, mas geralmente sequer é mencionada. A minha mãe (que viveu sua juventude dezenas de anos atrás, ou seja, numa sociedade muito mais liberal nesse sentido) já me disse que fez 2 abortos antes de casar, porque consideraram que ainda não era hora. E tiveram dois filhos lindos e saudáveis, um deles está inclusive escrevendo isto. Algo que me parece que seria absolutamente normal, se o aborto não fosse esse monstro que pintam.

2.

Exceto pelo fato que ainda não tenho filhos, nada a alterar ou acrescentar a resposta do JCatino.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Gi

• Nível 15
  • *
  • Carpe Dien
« Resposta #30 Online: 23 de Dezembro de 2008, 16:24:38 »
Bem, eu sou mãe, portanto posso falar com propriedade do assunto...
Filhos? filho? não importa 1 ou mais, se você é um ser humano e tem um, é impossível não ama-lo, até agora a única coisa que me agradou nesse tópico foi o Diego, acho que na verdade ele é muito responsável e ciente da sua incapacidade de ter um filho, na verdade acho que é a melhor coisa que uma pessoa pode fazer por sí mesma ou pelo seu filho...decidir não te-lo, mas se tivé-lo pode ter certeza que será uma pessoa muito mais feliz, já que não importa como o filho seja, o amor presenteado a ele por sua mãe é totalmente inerente a qualquer vontade....

Isso é claro se quiser realmente ter um filho.

E a autora, ainda vai descobrir que seus filhos realmente não são seus, ela deve ter sido abduzida por um ET e eles trocaram sua memória pela de outra mulher, impossível ser mãe e falar essas barbaridades....

Desculpe se alguém discorda, mas é o que eu sinto... 
O único lugar onde o êxito chega antes do trabalho é no dicionário. (Vidal Sassoon)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 23 de Dezembro de 2008, 16:47:19 »
Eu concordo com o que JCantino postou acima, mesmo eu que não tenho filhos.

Não concordo com o que JCantino postou sobre o aborto, mas do resto eu concordo.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #32 Online: 23 de Dezembro de 2008, 17:09:24 »

1) dinheiro... é muito caro sustentar um filho até o cara terminar a faculdade (vejo pelos meus pais...)

2) Objetivos de vida. Tenho muitos planos pra minha vida, como viajar muito. Com filho eu nem adiaria, abortaria estes planos.

3) Acho que sou completamente irresponsável pra poder cuidar e sustentar um filho...

Concordo contigo, Diego. No entanto, acho que eu começaria pelo 3: não sei se tenho responsabilidade suficiente para cuidar de uma criança. Filho é para o resto da vida - não importa o que você faça ou tenha, você vai carregá-lo junto durante seus momentos de sucesso e fracasso.

Sem contar que ainda quero viajar muito e ter liberdade de ir para onde quiser a hora que eu quiser - isso sem me preocupar se a babá vai querer assumir as crianças no fim de semana ou se minha mãe ou minha sogra vão querer paparicar os netos quando eu quiser fugir com meu namorado para um lugar exótico. ::)

E quanto ao dinheiro... Nâo quero ter um filho sem ter uma certa estabilidade financeira que me permita dar a ele o melhor - educação, saúde, lazer, etc.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 23 de Dezembro de 2008, 17:09:40 »
<a href="http://www.youtube.com/v/nojWJ6-XmeQ" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/nojWJ6-XmeQ</a>

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 23 de Dezembro de 2008, 18:26:32 »
A sua rotina com seus filhos se dará em função de: postura, dinheiro, tempo

Conheço país que tem três filhos, ganham muito bem, e ficam relativamente pouco com os filhos, saem muito, ficam com a parte boa e o resto do tempo os filhos ficam com a baba.

Conheço outro casal em posição financeiramente semelhante e fazem questão de ficar o tempo possível com os filhos, só saem juntos, etc..

Eu gosto de ficar com meus filhos todo o tempo que posso, brinco com eles muito e fico angustiado se passo algum tempo sem isso, por exemplo quando viajo. Minha filha de 5 anos agora pode ficar um tempão com coleguinhas, dorme na casa de amigos as vezes até. O pequeno (1.4 anos) exige atenção o tempo todo, e para mim é obrigação dos pais dar.

O custo tem que ser levado em conta. Em SP (região morumbi), uma escola de criança não sai por menos do que 1400,00, sem contar outros gastos. Então, com dois filhos lá se vão mais de 3K por mês. Se não quer pagar, sua opção é escola pública.

Minha vida sem meus filhos não seria tão bacana. Sempre quis isso, é parte de mim.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2008, 20:38:16 por Agnóstico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #35 Online: 23 de Dezembro de 2008, 21:28:05 »

Totalmente de acordo!!
É um tanto egoísta meu motivo, mas poxa... Só tenho uma vida e olha o tamanho desse mundo! Como é que vou conhecer tudo que quero com filhos?? E não saberia lidar com um filho que virasse crente/funkeiro.
E se eu quiser companhia eu compro um cachorro ou um peixinho.
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #36 Online: 23 de Dezembro de 2008, 21:37:44 »
 :P Concordo, não suporto a idéia de dedicar toda a minha vida a alguém.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #37 Online: 23 de Dezembro de 2008, 21:41:08 »
:P Concordo, não suporto a idéia de dedicar toda a minha vida a alguém.

E com filhos você não está protegida pelo divórcio... :P
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #38 Online: 23 de Dezembro de 2008, 21:59:45 »
Eu sou mãe e não me imagino mais sem minha filha. Demoramos bastante para tê-la depois de casados e curtimos bem nosso casamento, o que também nos deu tempo de planejar tudo. Planejar uma época em que nossa condição financeira nos permitisse dar o necessário e algumas coisinhas mais... :D

Eu acho que ter filhos é uma questão bem pessoal... o meu marido não queria muito, mais por medo de errar. Mas acho que ele já se descobriu um excelente pai... E eu tava exalando maternidade... adotava amigas carentes como filhas, praticamente... hihihi

Eu posso dizer que minha pequena me completa, não como mulher, mas como ser humano. A paciência, por exemplo, é uma coisa que só se desenvolve mesmo tendo uma criança pra cuidar. E tem outra... ser o mundo de alguém (mesmo que por apenas alguns anos) é fantástico. Ela chamando a mamã e dando beijos babados é melhor sensação do mundo!

Por isso que eu fico tão revoltada com mães que matam seus filhos ou que escrevem asneiras como essa aí do início do tópico.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #39 Online: 23 de Dezembro de 2008, 23:33:18 »
A paciência, por exemplo, é uma coisa que só se desenvolve mesmo tendo uma criança pra cuidar.
Quando minha irmã nasceu eu tinha dez anos, então ajudei a criar ela. E pelo menos no meu caso, posso dizer que isso não me ajudou muito em relação à paciência. Só me ajudou a perceber quanta responsabilidade é preciso ter pra cuidar de uma criança mesmo.

E pelo contrário, eu diria que não é bom esperar um filho nascer pra gente criar paciência, porque não é bom a criança ter de aguentar o peso da nossa imaturidade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #40 Online: 23 de Dezembro de 2008, 23:34:11 »
Não sei, acho que é questão de vocação mesmo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #41 Online: 24 de Dezembro de 2008, 00:18:20 »
A paciência, por exemplo, é uma coisa que só se desenvolve mesmo tendo uma criança pra cuidar.
Quando minha irmã nasceu eu tinha dez anos, então ajudei a criar ela. E pelo menos no meu caso, posso dizer que isso não me ajudou muito em relação à paciência. Só me ajudou a perceber quanta responsabilidade é preciso ter pra cuidar de uma criança mesmo.

E pelo contrário, eu diria que não é bom esperar um filho nascer pra gente criar paciência, porque não é bom a criança ter de aguentar o peso da nossa imaturidade.

Acho que a postura de irmão é bem diferente da postura de pai (pelo menos deve ser). Também ajudei a cuidar dos meus irmãos, principalmente do pequeno (dava banho, fazia almoço, dava comida e levava o caçula de 4 pra escolinha, antes de ir para a aula, quando eu tinha só 9 anos), e paciência mesmo é algo que eu desenvolvi só quando mãe.

Eu acho que é diferente quando se é mãe/pai e durante os 9 meses todas/todos deveriam se preparar para o que vem depois. É aí que começa o exercício da paciência. Eu acho que nos primeiros anos de vida do filho é mais fácil ser tomado de medo do que de ira. Quando nasce o bebê, também nasce a mãe.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #42 Online: 24 de Dezembro de 2008, 00:18:33 »
Não sei, acho que é questão de vocação mesmo.

Certamente que é.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #43 Online: 24 de Dezembro de 2008, 00:32:27 »

Falso.

Concordo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #44 Online: 24 de Dezembro de 2008, 00:46:38 »
Sabem, acho que isso de criar filhos vem em boa parte do exemplo.  Nesse sentido é "hereditário"; pais mal criados tendem a ser negligentes eles próprios.  É o que tenho visto, pelo menos.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #45 Online: 24 de Dezembro de 2008, 00:51:17 »
Talvez seja, Luis... não tinha pensado dessa forma, mas posso dizer que eu engrossaria as estatísticas a favor dessa idéia...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #46 Online: 24 de Dezembro de 2008, 01:01:15 »
Um dos indícios são os relatos que tenho visto de pais que dizem que não tiveram tal ou qual coisa, por isso não vão dá-las aos próprios filhos. 

Acho que tanto o amor quanto a negligência são difíceis de esquecer e inspiram a vontade de passá-los adiante para a próxima geração.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #47 Online: 24 de Dezembro de 2008, 01:14:25 »
Será que é isso?

Meus pais sempre falavam que queriam dar para nós o que não tiveram... e eu me sinto assim em vários aspectos, embora não possa reclamar de muita coisa (só coisas pontuais, na verdade).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #48 Online: 24 de Dezembro de 2008, 01:43:25 »
Já os meus chegaram a me convencer de que iam passar fome se eu não fizesse o que eles queriam.

Não por coincidência, nem minha irmã nem eu queremos ter filhos.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #49 Online: 24 de Dezembro de 2008, 01:55:02 »
Ah, tipo, queriam uma mesadinha básica?

Sei de um caso assim... de alguém bem próximo... é triste... chega a ser patético na verdade.

É uma total inversão de valores! São os pais que devem se sacrificar pelos filhos, não o contrário! Mas o que esperar de pessoas que cultuam um pai que deu seu único filho em sacrifício dos outros?

Olha Luis, se você tem consciência que o problema é esse, é fácil quebrar o ciclo. De repente ser pai poderia até ajudar o processo. Mas como eu disse, é algo pessoal  demais...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!