Autor Tópico: Como explicam?  (Lida 5666 vezes)

Offline Porto

• Nível 12
  • *
Re: Como explicam?
« Resposta #25 Online: 18 de Julho de 2007, 22:55:58 »
O principal a saber é que não precisamos dessa hipótese se temos outras muito mais plausíveis e simples
"The computers are useless, they can only give you answers."
"Os computadores são inúteis, eles podem apenas lhe fornecer respostas."
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 18 de Julho de 2007, 23:10:34 »
Sobre a questão da distância temporal, não vou nem comentar.

Sobre cor de carros:

Na Fiat, as cores mais vendidas são as prata e cinza, com um percentual de quase 70%.
http://www.diarioweb.com.br/noticias/imp.asp?id=61664

E olha que cinza e prata, numa foto de jornal, são praticamente a mesmíssima coisa.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 19 de Julho de 2007, 00:22:47 »
Explicação: No máximo, coincidência.

(O engraçado é que nunca eles "sabem" com quem, quando, onde e etc....)

Um fenômeno psi, paranormal.

Legal, isso foi ironia da sua parte, ou, digamos, não?
Não, apesar de ser contra o ceticismo tradicional, a estatística demonstra que é um fenômeno anômalo, um fato que foge do normal, a chamada coincidência, mas não explica. A parapsicologia tenta explicar isso.
Eu só posso estar muito afastado do CC.... O Adriano falou isso...?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #28 Online: 19 de Julho de 2007, 00:52:29 »
Um fenômeno psi, paranormal.

Legal, isso foi ironia da sua parte, ou, digamos, não?
Não, apesar de ser contra o ceticismo tradicional, a estatística demonstra que é um fenômeno anômalo, um fato que foge do normal, a chamada coincidência, mas não explica. A parapsicologia tenta explicar isso.
Eu só posso estar muito afastado do CC.... O Adriano falou isso...?
Novos tempos  :hihi:

Se o que eu pessoalmente considero a crença mais absurda da humanidade (deus) não pode ser negada, e é "possível" de existir, então tudo o mais é válido, e estou com os céticos que consideram que não devemos nem negar os fenômenos psi, e nem confimar, mas pesquisar.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #29 Online: 19 de Julho de 2007, 06:16:03 »
Vamos calcular um pouco........ Li em algum lugar que a cada noite temos 40 sonhos, imagine 6 bilhões de pessoas vezes 40 sonhos por noite, quantos sonhos são....... Óbvio que uma hora ou outra vai acontecer alguma coisa que alguém sonhou.......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

APODman

• Visitante
« Resposta #30 Online: 19 de Julho de 2007, 09:46:08 »
Seria deveras uma coincidência, integrando a cor, pessoa e ocasião.

Ahh, eu vou precisar de um viés pra creditar isso...
Antigos colegas são, normalmente, incontáveis.
Carro prata, então, nem se fala.
E por aí vai.

Esqueceu de citar a relativa instantaneidade do evento após a citação da mulher, a exclusividade de vínculo do falecido (Colega de minha mãe).

Quantos acidentes ocorreram após um predição desta mulher ? Quantas vezes ela predisse ou sentiu que algo ruim iria ocorrer e nada ocorreu ? Um único caso de "predição" não o coloca acima daquele que o acaso permitiria ( 50% de chance de ocorrência ).

O mais correto a se afirmar neste caso é que realmente se tratou de uma coincidência. O que ocorre é que dadas as circunstâncias ele se tronou marcante o que favorece uma seleção de resultados.

[ ]´s

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 19 de Julho de 2007, 12:22:18 »
Vamos calcular um pouco........ Li em algum lugar que a cada noite temos 40 sonhos, imagine 6 bilhões de pessoas vezes 40 sonhos por noite, quantos sonhos são....... Óbvio que uma hora ou outra vai acontecer alguma coisa que alguém sonhou.......

À cada noite temos 40 sonhos, mas você se lembra de 40 sonhos quando acorda? E todos os dias você se lembra que sonhou ao acordar? Meu recorde histórico é de uma certa manhã eu acordar lembrando de 3 sonhos que tive, mas sonhar para mim é algo relativamente incomum.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 19 de Julho de 2007, 12:24:07 »
Eu ainda aposto na alternativa das falsas memórias. Mas quero lembrar também de uma coisa: coincidências existem! Eu mesmo já relatei aqui no CC uma enorme que aconteceu comigo recentemente: ../forum/topic=9512.1150.html#msg214904

Quais são as chances?

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #33 Online: 19 de Julho de 2007, 12:57:51 »
Esqueceu de citar a relativa instantaneidade do evento após a citação da mulher, a exclusividade de vínculo do falecido (Colega de minha mãe).
2 dias depois?
Isso é que é esticar o termo instantaneidade

Não, dois dias referentes á ligação de minha mãe, na verdade ele morreu no dia anterior ao da ligação, ela o visitiaria em seu velório. E repare que disse instantaneidade relativa, consegue figurar isso? Um dia pode ser muito, ou pouco... etc

Podemos considerar a possibilidade de a memória de sua mãe e da amiga dela não serem tão confiáveis assim. Não, não estou insinuando que sua mãe sofra de amnésia, prometo que vou tentar me expressar melhor.

Pelo que você contou da história, no dia em que sua mãe conversou com a amiga ela não tinha grandes motivos para levar muito a sério aquelas coisas curiosas que sua amiga lhe disse. Ela ainda não sabia que ela era uma "profeta".

Se você encontra um amigo seu, tem uma conversa informal e ele lhe diz uma coisa aparentemente sem muita importância, quais são as chances de dois dias depois você se lembrar exatamente o que foi que ele disse? Provavelmente você poderá recordar da idéia geral, mas não de todos os detalhes.

No caso da sua mãe, porém, aconteceu algo muito ruim dois dias depois daquela conversa, algo que lhe rendeu um certo impacto emocional - imagino que essa notícia tenha lhe emocionado bastante, já que seu antigo colega era importante o suficiente para ela para justificar uma viagem a São Paulo. Imagine então o que se passa na cabeça dela quando ela, depois de receber essa trágica notícia, se lembra do relato da sua amiga?

Mas será que ela se lembrou mesmo? Sob o choque de uma notícia como essa, lembrando da idéia geral do relato de sua amiga e percebendo que surpreendentemente parte do que ela disse coincidiu com o que de fato aconteceu, sua mãe pode ter se impressionado a ponto de se recordar de detalhes a mais que não aconteceram. Por exemplo, sua amiga pode não ter falado nada sobre o carro do acidentado ser prata. Talvez ela não tenha falado nada nem mesmo sobre um carro, talvez tivesse dito somente que sonhou que algo ruim aconteceria com um conhecido dela. A partir daí sua mãe pode ter imaginado outros temperos que coloriram a história. Quando ela ligou para a amiga para contar "ei, lembra que você me disse que sonhou com isso, isso e isso?", a amiga também já não lembrava mais tão bem assim do que aconteceu e acabou criando ela também essas falsas memórias.

Portanto, eu não nego que uma garnde coincidência aconteceu sim, mas chamo a atenção para que talvez a coincidência afinal não seja tão grande assim.

Se você não acha que a minha defesa para a hipótese de falsas memórias tenha sido convincente, sugiro a você que dê uma olhada neste link aqui: Criando falsas memórias. :ok:

Willy, eu estou garantindo que postei fatos, eu examinei-os, inclusive indagando minha mãe e sua amiga novamente para me certificar, cabe apenas analisá-los como estão, porque eu não vejo nenhuma possibilidade de erro para eles, como o caso da falsa memória que tu postou.

Seria deveras uma coincidência, integrando a cor, pessoa e ocasião.

Ahh, eu vou precisar de um viés pra creditar isso...
Antigos colegas são, normalmente, incontáveis.
Carro prata, então, nem se fala.
E por aí vai.

Inicialmente não houve instantaneidade ( o que seria o relativa?) , já que o relato diz que o acidente ocorreu após dois dias. Qual a relação temporal seria considerada significativa? Se o fato ocorresse um mês após ainda seria considerado significativo?
Quanto a exclusividade do vínculo... A categoria de antigos colegas tem quantas pessoas? Desde o primário? Não foi feita uma delimitação no universo dos colegas (sexo , idade, características fisicas) que desse uma especificidade maior ao sonho.
Acidentes automobilísticos são (infelizmente) a principal causa de morte violenta no Brasil , daí que um antigo colega (inespecífico) morrer em acidente de carro após alguem ter sonhado com isto algum tempo antes não tem significância maior que uma coincidência.
Resta o detalhe da cor do carro ser prata, que já dá uma maior especificidade no sonho ( e é o único detalhe deste tipo), mas mesmo assim nem tanto:carros cor prata são comuns , o que diminui mas não elimina a coincidência.
Por outro lado a notícia diz que o carro era prata ou isso é inferido da foto? Se a cor é referida no corpo da notícia tudo bem mas se é pela foto aí não dá para afirmar já que fotos coloridas jornalísticas têm baixa qualidade de tons e  em um carro as cores cinza claro , prata , verde lagoon ou champagne facilmente pareceriam ser a mesma .
De qualquer modo um relato como este não permite maiores conclusões justamente por ser inespecífico , seria necessário um detalhamento maior para se considerar a probabilidade  de premonição.

O depoimento da amiga de minha mãe dizia amigo de sexo masculino, a cor do carro foi mostrada na foto e relatada no texto (juntamente á especificação do modelo do mesmo).
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 19 de Julho de 2007, 13:07:15 »
Rod, falsas memórias são coisas relativamente comuns, de uma vez, fui vítima delas. Mais ainda quando um forte impacto emocional está envolvido. Não há nada de vexatório nisso. Recomendo mais uma vez que você dê uma olhada no texto que indiquei, nem que como uma mera curosidade :ok:

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #35 Online: 19 de Julho de 2007, 15:19:02 »
Sinto que alguem vai morrer hoje em um acidente de carro.

:)
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Suyndara

• Visitante
« Resposta #36 Online: 19 de Julho de 2007, 15:59:24 »
Coincidências acontecem  :wink:

Uma vez sonhei que minha melhor amiga havia capotado o carro e morrido...acordei e liguei para ela contando o sonho e pedindo para ela tomar cuidado ao dirigir...

Uma hora depois ela me ligou, cochilou no volante e capotou o carro. Ela saiu ilesa, o carro deu perda total.

E não acho que tenha sido uma premonição, afinal ela tinha tirado ch a menos de um mês e todo mundo estava preocupada com ela viajando sozinha...

Mas é claro, toda a família acha que eu salvei a vida dela  :hihi:

Tá bom, valeu o churrasco... :histeria:

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #37 Online: 19 de Julho de 2007, 18:25:30 »
Rod, falsas memórias são coisas relativamente comuns, de uma vez, fui vítima delas. Mais ainda quando um forte impacto emocional está envolvido. Não há nada de vexatório nisso. Recomendo mais uma vez que você dê uma olhada no texto que indiquei, nem que como uma mera curosidade :ok:

Não é preciso, é só tu figurar que tais falsas memórias seriam um efeito possível em minha mãe, mas o depoimento da amiga dela foi anterior, e portanto, independente. Caso faça diferença, eu repito que indaguei a mesma, ela confirmou ter dito exatamente o que eu postei no início do post.
« Última modificação: 19 de Julho de 2007, 18:28:36 por Rod Infinity »
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #38 Online: 19 de Julho de 2007, 18:31:18 »
Coincidências coincidências ...
A vida está cheia delas.

Sou cético, mas vai saber ...
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Nero

• Nível 10
  • *
  • Sou o Imperador Artista de Roma
« Resposta #39 Online: 19 de Julho de 2007, 19:47:55 »
Isso é exatamente igual a história do pai de santo que "previu" o acidente do vôo 3054. Só apareceu falando isso depois que o incidente aconteceu.
Eu sou Nero, o imperador
Que sentiu dor,
Que provocou dor,
Um artista amador.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 19 de Julho de 2007, 19:54:36 »

Uma vez sonhei que minha melhor amiga havia capotado o carro e morrido...acordei e liguei para ela contando o sonho e pedindo para ela tomar cuidado ao dirigir...

Uma hora depois ela me ligou, cochilou no volante e capotou o carro. Ela saiu ilesa, o carro deu perda total.

E não acho que tenha sido uma premonição, afinal ela tinha tirado ch a menos de um mês e todo mundo estava preocupada com ela viajando sozinha...

Uma vez pensei na morte de uma pessoa e esta, no mesmo dia, morreu. Meu deus! Eu tenho poderes!  :histeria:

Narkus

• Visitante
« Resposta #41 Online: 19 de Julho de 2007, 19:55:14 »
Uma vez eu sonhei com uma pergunta assim q eu fazia pra mim mesmo:
- Se um incendio comecar no segundo pavimento de uma casa de 3 andares ela pode pegar fogo por inteira ou apenas do 2 e do 3?

No dia seguinte uma casa do meu bairro que tinha 3 pavimentos pegou fogo.

Eu não lembro muito do sonho, mas lembro da dúvida que eu tinha durante o sonho...

Eu fiquei surpreso pois eu nem tinha dado importância pro sonho, mas a relação entre o que sonhei com o que aconteceu era bastante grande: 3 pavimentos + incêndio.

Foi uma conscidência considerávelmente forte, mas se formos fazer os cálculos...

- 1 ano tem 365 dias, portanto temos em torno de 365x8 horas de sono em 1 ano.
- Incêndios acontecem bastante. Eu poderia ter achado considência se eu soubesse de alguma outra casa qualquer de 3 pavimentos tivesse sido encendiada.
- Sonhar com algo a ver com incêndio não é raro.
- Em meio a um infinito conjunto de acontecimentos que acontecem a cada segundo aliado aos inúmeros acontecimentos que podemos sonhar nas 8 horas de sono diárias, não é de se impressionar que algumas "intersecções" ocorram em toda vida. Eu até acho que eu poderia ter presenciado mais conscidencias fortes como essa se eu apenas "lembrasse de todos os meus sonhos após acordar".
« Última modificação: 19 de Julho de 2007, 19:58:30 por Narkus »

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #42 Online: 19 de Julho de 2007, 20:08:08 »

Eu nunca salvei ninguém :( ...
Uma vez eu sonhei que eu tava num aeroporto (calma... faz tempo) olhando os aviões decolarem e pousarem... (não era Congonhas) e aí veio um avião...pousou e explodiu... e derrepente apareceu um cara do meu lado e falou (algo assim): é...isso acontece quando o avião pousa em alta velocidade... e eu acordei... e aí no mesmo dia... no site do UOL "Acidente de Avião... " e aí eu fui olhar a notícia e a causa do acidente era muita velocidade na hora do pouso... (algo assim)  tudo bem...eu podia ter escutado a notícia quando eu tava dormindo mas... não tinha ninguém em casa...e a TV, rádio tavam desligados, e o meu ap é muito grande e do meu quarto não dá pra ouvir os barulhos do apartamento vizinho... só se tivesse passado um carro com um alto falante dizendo: "avião cai e mata tantas pessoas em tal país a causa foi erro na hora de pousar o avião..." aí eu teria escutado...mas também teria acordado...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #43 Online: 19 de Julho de 2007, 20:33:06 »
Isso é exatamente igual a história do pai de santo que "previu" o acidente do vôo 3054. Só apareceu falando isso depois que o incidente aconteceu.

Não é a mesma coisa, monsieur...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 19 de Julho de 2007, 21:22:12 »
Não é preciso, é só tu figurar que tais falsas memórias seriam um efeito possível em minha mãe, mas o depoimento da amiga dela foi anterior, e portanto, independente. Caso faça diferença, eu repito que indaguei a mesma, ela confirmou ter dito exatamente o que eu postei no início do post.

Como eu também já argumentei, dois dias depois do acidente a amiga de sua mãe também provavelmente não se recordaria exatamente de tudo o que ela mesma teria falado, somente das linhas gerais. Ao ser "lembrada" por sua mãe de coisas que ela não disse, se ela for uma pessoa sugetionável, ela compartilharia dessas falsas memórias. Falsas memórias são facilitadas quando alimentadas pela crença coletiva nelas, mesmo que nesse caso a coletividade se resuma a duas pessoas.

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #45 Online: 19 de Julho de 2007, 23:04:53 »
Willy,

O fator de "falsas memórias" é interessante mas seria interessante dar uma outra opinião sobre o caso descartando esta possibilidade de acordo com o que o Rod está expondo. Quem sabe as coisas aconteceram realmente como as pessoas da história narrada relataram?

Creio que o tópico não tem a intenção de procurar uma resposta exata, mas realmente colher várias opiniões sobre o caso.

Opinião

Já dando uma opinião de forma bem simplista e resumida, considero coincidência. O ocorrido pode causar admiração, mas de forma isolada não passa disto e não prova nada.

« Última modificação: 19 de Julho de 2007, 23:08:07 por Discípulo da Razão »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 27 de Julho de 2007, 23:48:41 »
Reavivei o Tópico para registrar um exemplo de grande coincidência, que tem tudo para entrar para a história, principalmente em função da forte tendência a superstições que impera em nosso interior.

A notícia é trágica, mas vá lá:

Jornal O Tempo
Acidente mata 11 pessoas em Porteirinha

Entre os mortos, estavam nove romeiros que estavam em ônibus que seguia para Chapada do Norte

BIANCA MELO

Pelo menos 11 pessoas - incluindo nove romeiros de Chapada do Norte (Vale do Jequitinhonha) - morreram e 29 ficaram feridas ontem em um acidente com um ônibus especial da Xavier Tur, na altura de Porteirinha, Norte de Minas (582 km de Belo Horizonte). O ônibus com 56 passageiros retornava de viagem a Bom Jesus da Lapa (BA) e colidiu com um caminhão carregado de cerâmica. Entre os mortos, estão três crianças da mesma família e os motoristas dos dois veículos.

Uma coincidência de números assombra a tragédia: o acidente ocorreu na MGT-122, KM 122 e foi registrado como o boletim de ocorrência número 200122, da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=52692
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!