Autor Tópico: Teologia Não é Ciência  (Lida 9922 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Teologia Não é Ciência
« Resposta #25 Online: 23 de Julho de 2007, 21:58:40 »
Outras religiões,como o budismo e o espiritismo,embora seus sectários sejam mais cultos,utilizam-se muito mais da fé do que da observação.

Putz, não me põe nessas más companhias... Budismo não tem sequer semelhança superficial com o Espiritismo, principalmente por critérios como esse.

Aliás, a  ciência morre quando confessa um credo. Em suma, a teologia não possui um objeto, um método também não.

A teologia comporta métodos.  Não são úteis como o científico, muito menos padronizados, mas existem.

Mesmo que se considerasse suas afirmações, teríamos uma história da religião,o que não é uma ciência, e não nos pode ditar a moral, nem qualquer outro aspecto da vida prática.

Outra afirmação um tanto exagerada; história da religião pode ter utilidade moral.  Embora, é claro, não deva DITAR a moral.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #26 Online: 23 de Julho de 2007, 22:00:18 »
Se é verdade que é possível unir religião e lógica, os sacerdotes estão nos escondendo algo do nosso conhecimento. O que Tomás de Aquino e tantos outros "sábios" da idade média nos acrescentaram?

Religião e lógica não são mutuamente excludentes.  No entanto, não vai ser com Tomás de Aquino que você verá os dois andando juntos.  Se você quer um exemplo cristão, tente Francisco de Assis ou Meister Eckhart.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #27 Online: 23 de Julho de 2007, 22:31:56 »
Que Teologia não é ciência os própios teólogos concordam...
Mas o  engraçado é que ela é a única disciplina universitária que eu conheço cujo um dos objetivos é provar que seu objeto de estudo existe. :D
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #28 Online: 23 de Julho de 2007, 22:43:17 »
Paradigmas de nossas vidas...
Não existem paradigmas quando se trata da busca pela compreensão da realidade. A ciência mostra que está do lado certo da questão. A religião só serve para atormentar as pessoas desde crianças com histórias mirabolantes e ridículas.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
« Resposta #29 Online: 24 de Julho de 2007, 03:04:24 »
A religião possui um alicerce preponderante para o homem que é a vida eterna, quem deseja obter vida eterna deve acreditar em algo transcedental para satisfazer o seu ego.
"Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força." Hipácia (Matemática de Alexandria, assassinada por uma turba Cristã em 415 DC)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #30 Online: 24 de Julho de 2007, 03:15:23 »
Existem algumas formas de se definir o que é ciência ou não, a modinha é o conceito de falseabilidade de Karl Popper.

Não é uma questão de modinha. O falseacionismo popperiano provém de uma profunda reflexão acerca de como o intelecto humano pode conhecer o mundo que o rodeia. É uma epistemologia e uma metafísica bastante profundas.
Certo algumas pessoas que nem levam isto em consideração adotam o falseacionismo de Popper por este colocar a astrologia, o marxismo, a psicanálise e o criacionismo todos no saco de pseudociência. Mas isto não tira o mérito do sistema de demarcação.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 24 de Julho de 2007, 06:02:12 »
A religião possui um alicerce preponderante para o homem que é a vida eterna, quem deseja obter vida eterna deve acreditar em algo transcedental para satisfazer o seu ego.

(De novo essa história...)

"Vida eterna" é um conceito um tanto exótico, mesmo no meio religioso.  Não são todas as religiões que se deixam levar por essa tosqueira materialista que é "vida eterna".

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 24 de Julho de 2007, 13:16:59 »
Não é uma questão de modinha. O falseacionismo popperiano provém de uma profunda reflexão acerca de como o intelecto humano pode conhecer o mundo que o rodeia. É uma epistemologia e uma metafísica bastante profundas.
Certo algumas pessoas que nem levam isto em consideração adotam o falseacionismo de Popper por este colocar a astrologia, o marxismo, a psicanálise e o criacionismo todos no saco de pseudociência. Mas isto não tira o mérito do sistema de demarcação.
Não usei "modinha" com intuito de tirar o mérito do sistema, longe de mim falar isso. :)

APODman

• Visitante
« Resposta #33 Online: 24 de Julho de 2007, 17:08:53 »
Discordo do autor do tópico e fico com o nosso amigo Rody Infinity, São Tomás de Aquino provou em seu tempo que é possível sim aliar idéias místicas com a lógica fundando portanto uma faceta da ciência, a Filosofia Medieval. A única verdade absoluta e inerente que conheço é a Matemática.

Alguns discordam.

[ ]´s

Offline Cego

• Nível 02
  • *
« Resposta #34 Online: 25 de Julho de 2007, 14:26:47 »
Se é verdade que é possível unir religião e lógica, os sacerdotes estão nos escondendo algo do nosso conhecimento. O que Tomás de Aquino e tantos outros "sábios" da idade média nos acrescentaram?

Religião e lógica não são mutuamente excludentes.  No entanto, não vai ser com Tomás de Aquino que você verá os dois andando juntos.  Se você quer um exemplo cristão, tente Francisco de Assis ou Meister Eckhart.
Desde a aurora das civilizações,as religiões induzem o homem a dar as mais tolas explicações para os acontecimentos. Onde há fé, inexiste a lógica, a crença a sufoca.
Quanto mais fé, mais feses.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #35 Online: 25 de Julho de 2007, 18:19:25 »
Desde a aurora das civilizações,as religiões induzem o homem a dar as mais tolas explicações para os acontecimentos. Onde há fé, inexiste a lógica, a crença a sufoca.

Concordo totalmente. E a fé é ainda mais ardilosa. Faz da lógica sua serva fiel.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #36 Online: 26 de Julho de 2007, 15:13:44 »
Paradigmas de nossas vidas...
Não existem paradigmas quando se trata da busca pela compreensão da realidade. A ciência mostra que está do lado certo da questão. A religião só serve para atormentar as pessoas desde crianças com histórias mirabolantes e ridículas.

Em todo caso, eu sugiro que você leia novamente o que escrevi, entenda a que me referi como paradigma, antes de postar.
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #37 Online: 26 de Julho de 2007, 15:15:17 »

Quanta besteira...

Diga-me, és apenas mais um radical querendo se expor?
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 26 de Julho de 2007, 15:17:06 »
Devo te lembrar que ad hominens são proibidos neste forum, Rod. :)

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #39 Online: 26 de Julho de 2007, 16:40:54 »
Eu preferiria aferir como "pergunta grosseira".

Curioso, a maioria das pessoas aqui do fórum têm o desairoso hábito de julgar, com essa terminologia latinizada, quaisquer tipos de citações. Sugiro que não houve ad hominem, e questiono-me, de novo, quanto a posição do sr. Cego em relevância das máximas citadas pelo mesmo a todo instante até então, porque, elas, no mínimo, exigem uma proposta melhor elaborada.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 26 de Julho de 2007, 16:49:50 »
Tentou desqualificar o argumento do Cego com uma pergunta sobre sua pessoa, isso é um ad hominem. :)

Peço também que sempre que ver ad hominens ou outra coisa fora das regras do fórum ou do bom senso, avise a moderação pelo sistema que o fórum dispõe. Já que "tu quoques" não nos comove nem um pouquinho.

Grato. :)

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #41 Online: 26 de Julho de 2007, 17:04:22 »
Premissa como "Onde há fé, inexiste a lógica, a crença a sufoca." tanto revela posição enviesada como sugere que não haja discussão sobre a mesma.

A intenção da pergunta não era, pois, promover injuria.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 26 de Julho de 2007, 17:17:56 »
Tudo bem, Rod. :)

Eu também não concordo com o Cego, acho que ele poderia explicar um pouco mais a afirmação dele e dizer porque pensa assim.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #43 Online: 26 de Julho de 2007, 17:55:03 »
O cego poderia dizer isso: fé é emoção. As pessoas falam: "sinto fé", não "penso fé". Acho que a lógica é o contrário: "eu penso com lógica", não "sinto com lógica".
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
« Resposta #44 Online: 27 de Julho de 2007, 23:02:18 »
O cego poderia dizer isso: fé é emoção. As pessoas falam: "sinto fé", não "penso fé". Acho que a lógica é o contrário: "eu penso com lógica", não "sinto com lógica".

Desculpa, você é inteligente mas achei seu argumento obtuso, até porquê existem pessoas convictas que expressam uma fé puramente racional, minha namorada por exemplo é cristã e ela é teísta porquê já logrou uma experiência biunívoca com Deus muito mais robusta que a estereotipada glossolalia perpetrada exorbitantemente pela cristandade pentecostal, como minha namorada é uma testemunha de Jeová, ela não acredita na glossolalia mas sim na xenoglosia, por isso eu acredito que a fé dela é genuinamente lógica. Argumentos de fé provinientes da famigerada glossolalia são ad hoc na minha opinião pois todos eles são baseados na emoção, no sentimento de êxtase. Eu não possuo uma bargatela de fé em Deus porque eu nunca tive uma experiência transcedental com esse ser, contudo existe pessoas nesse mundo que já obtiveram esta experiência bíunivoca com esse ser transcedental e eu acho incoerente julga-lás.
« Última modificação: 27 de Julho de 2007, 23:22:55 por Alexandre Malta »
"Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força." Hipácia (Matemática de Alexandria, assassinada por uma turba Cristã em 415 DC)

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #45 Online: 28 de Julho de 2007, 05:51:25 »
Se a sua namorada teve uma experiência com deus, um contato intelectual, deve provar que a teve, pois caso contrário, desconfio que tenha tido uma alucinação.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 28 de Julho de 2007, 08:57:08 »

fé não se sente nem se pensa, se tem.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #47 Online: 28 de Julho de 2007, 09:43:52 »
Se há fé, há dentro da mente, e a mente só pode sentir ou pensar. Logo...

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 28 de Julho de 2007, 10:20:05 »
Alexandre Malta,

Peraê, peraê.... Vc se diz ateu, não.....?
Pô, nõ entendo mais nada....  :hein:

Sobre a "experiência com deus":

Já passou pela cabeça dela que várias, melhor dizendo, milhões de pessoas tiveram 'essa experiência' com espíritos, outros deuses (Sem ser o maldito "Jeová".... "Há" vários outros deuses......) e etc, e etc, etc?

Isso é apenas fruto de uma mente que quer se satisfazer com algo, ou seja, conforto psicológico. Nada mais... ...nada menos.

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
« Resposta #49 Online: 28 de Julho de 2007, 11:33:08 »
Também acredito nessa sua afirmação mutação, mas o meu ceticismo me permite respeitar as opinião contrárias. O própio René Descartes no seu discurso sobre o método afirma que um convicto possue tanta certeza quanto um convencido diante de um fenômento ontológico. Descartes alerta que o convicto intuísta é anormal, mas quem é convicto por experiência não é anormal, é um ser perfeitamente normal, eu acredito na opinião de Descartes apesar de achar que seja impossível que uma pessoa tenha uma experiência transcedental conclusiva, por isso ainda sou agnóstico.

Abraços!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!